Contente
O outono é a época de ouro da queda das folhas. Jardineiros observadores há muito perceberam que diferentes espécies e até mesmo variedades começam a perder suas folhas em momentos diferentes. Variedades de macieiras de inverno permanecer verdes por mais tempo do que os do verão. Mas também acontece que as mudas ou árvores frutíferas encontram o inverno com folhas. Por que a macieira não perdeu as folhas no inverno e que medidas devem ser tomadas? Isso se encaixa na norma e o que isso sinaliza?
Resumidamente sobre a fisiologia da queda das folhas
Antes de pensarmos nas razões e consequências da relutância da macieira em se separar da folhagem no outono, vamos relembrar do curso de botânica escolar por que isso acontece. No início, a folha perde a cor verde, que está associada à destruição da clorofila. Por que está entrando em colapso? Devido à falta de água e com redução da duração da luz do dia no outono. Nas folhas que mudam de cor, ocorrem processos importantes: a saída de nutrientes para o parênquima e a formação de uma camada de cortiça na base do pecíolo. Quando esses processos são concluídos, a folha cai.
No curso da evolução, as plantas decíduas se adaptaram ao clima frio intenso e prolongado. Ao alterar a duração do dia e a temperatura, as árvores "determinam" quando começar a se preparar para o inverno. Em condições naturais, as árvores saudáveis perdem as folhas velhas em tempo hábil, o que sinaliza o fim da estação de crescimento e a saída para um sono profundo.
Se a macieira despachou as folhas amareladas em tempo hábil, certifique-se de que todos os processos de crescimento foram interrompidos nela, a casca amadureceu em um crescimento jovem e sua resistência à geada está em um nível alto. Se as folhas não caírem, descascar e cortar o problema não resolverá. Você precisa ajudar a macieira de uma maneira diferente.
O que pode causar a queda das folhas
Compreendendo a fisiologia da queda das folhas, o jardineiro não deve considerar sua ausência a norma, mesmo que essa situação se repita por mais de um ano e a árvore suporte o inverno com segurança.
Além das manifestações externas (congelamento do crescimento jovem), características de regiões com invernos rigorosos, podem haver desvios ocultos, expressos na baixa produtividade e na fragilidade da própria macieira.
Por que a folha permanece verde e adere firmemente ao pecíolo, mesmo no final do outono? Na árvore, os processos de crescimento ainda estão ativos e a nutrição das folhas continua, pois há necessidade de produtos fotossintéticos. As razões para esse fenômeno podem ser as seguintes:
- violação do esquema de fertilização: a superalimentação de nitrogênio na segunda metade do verão ou a introdução de húmus nos troncos no outono, provoca um crescimento ativo de massa verde; as mudas, plantadas em covas bem cheias, alongam o período de cultivo e não têm tempo de se retirar antes do frio;
- esquema de irrigação incorreto ou chuvas fortes no outono após um verão seco: o excesso de umidade no solo não permite que a macieira abrande o seu crescimento, no outono quente é possível uma segunda onda de crescimento de rebentos;
- inconsistência das variedades de maçã com a região de cultivo: variedades do sul com uma longa estação de cultivo, plantadas na Faixa do Meio ou na região do Volga, simplesmente não têm tempo para completá-la no inverno;
- uma anomalia natural quando o inverno chega cedo com uma queda brusca de temperatura.
Além das razões listadas para a violação da queda das folhas, a folhagem pode permanecer na macieira e devido a doenças. Por exemplo, mudas afetadas por uma queimadura bacteriana e ramos individuais de macieiras frutíferas tornam-se pretas com as folhas e tornam-se cerosas.Ao mesmo tempo, as folhas seguram firme e não voam.
Parcialmente, as folhas podem permanecer nas macieiras até o final do outono, especialmente nas variedades de inverno, mas voam com os primeiros ventos de inverno. Este fenômeno é normal e não deve ser alarmante.
Erros comuns que os jardineiros cometem
Infelizmente, os moradores do verão notam tarde demais o despreparo das mudas de maçã para o inverno. No outono, eles começam a ir para a dacha com menos frequência (devido ao mau tempo) e, após a colheita das raízes, param completamente. Resultado: chegamos à dacha depois da primeira neve para cobrir as flores e havia um jardim verdejante. E o que fazer?
Se a neve já caiu e as folhas estão congeladas, é melhor não fazer nada e esperar um inverno ameno. É um erro agarrar num podador e cortar as folhas congeladas ou, pior ainda, arrancá-las à mão. Isso não ajudará em nada a macieira, você se exaurirá e deixará estragos na casca jovem no local onde o pecíolo está preso. Não vale a pena arrancar as folhas mesmo no outono antes da geada, pois são apenas um sinal, e não a causa da baixa robustez invernal. Se ainda houver uma oportunidade de construir um abrigo para mudas de maçã, então isso será mais útil.
Para uma macieira adulta, invernar com folhas e crescimento imaturo é repleto de congelamento apenas. Árvores jovens e mudas podem morrer de geada ou secar no início da primavera. Portanto, eles requerem atenção especial.
Alguns jardineiros recomendam tratar folhas de maçã no outono com alta concentração de agrotóxicos para provocar secreção. Tal medida é inadmissível, uma vez que a árvore sofre forte queimadura e as folhas caem em decorrência de forte estresse. Essa "ajuda" afetará negativamente a robustez invernal da macieira. Os produtos químicos podem ser processados, mas devem ter uma finalidade específica. Iremos considerá-los a seguir.
Quais ações tomar
Existem várias recomendações para ajudar a evitar problemas com a queda das folhas de uma macieira:
- não comece variedades caprichosas de macieiras do sul em seu site, compre mudas de jardineiros locais;
- não demore o plantio de mudas, dê-lhes tempo para se prepararem para o inverno;
- ao plantar no outono, adicione apenas fósforo e potássio à cova de plantio sob a macieira e deixe matéria orgânica e fertilizantes de nitrogênio para a primavera;
- siga as regras de fertilização e não alimente em excesso, uma macieira adulta cresce bem em solos com nível médio de fertilidade e sem fertilizantes;
- sob condições desfavoráveis, alimente a macieira com fertilizantes de fósforo e potássio.
Se, no outono, você perceber que suas árvores ou mudas não perderão a folhagem, será necessário tomar medidas para proteger ainda mais a macieira das baixas temperaturas e dos ventos de inverno. Prepare a moldura para fixar o material de cobertura.
Cubra os troncos das mudas de maçã com uma camada de 10 cm de cobertura morta de agulhas, turfa, estacas de grama ou folhas secas sem infecção. Lascas de casca decorativas desempenham uma função estética e protetora.
É aconselhável envolver o tronco da muda de macieira com um material de cobertura da copa. Se as mudas são anuais e compactas, também envolvem toda a copa com folhas. Você pode usar serapilheira ou fibra de fibra.
Como cobrir adequadamente uma jovem macieira, veja o vídeo:
Este procedimento ajudará a macieira a suportar a geada. Se houver muita neve, borrife as árvores com ela. Como uma folha permanece nos galhos, é necessário retirar o abrigo imediatamente após o estabelecimento das temperaturas positivas para que os botões não apodreçam.
Características do uso de preparações para queda de folhas
Se no início do outono as macieiras não apresentarem sinais de abrandamento dos processos de crescimento (amarelecimento das folhas, lenhificação dos rebentos jovens, diferenciação dos botões), podem ser utilizados preparados especiais à base de reguladores de crescimento.
O etileno é sintetizado nas plantas para ativar a queda das folhas. A cumarina e o ácido abscísico são poderosos inibidores naturais do crescimento.
Os inibidores sintéticos projetados para remover as folhas são chamados de desfolhantes. Na horticultura, desfolhantes à base de etileno eram usados anteriormente.
Não use preparações tóxicas obsoletas para processar macieiras no outono: hulks, ethafon, etrel, clorato de magnésio, desitrel e outros. Esses tratamentos farão mais mal do que bem. Os especialistas incluem danos aos pontos de crescimento, queimaduras marginais e redução da vitalidade como efeitos colaterais.
Em viveiros industriais, para preparar mudas de maçã para escavação, são usados quelato de cobre e citrel (à base de silício). A pulverização é realizada somente após as árvores terem sido tratadas com preparações contendo enxofre. A eficácia do desfolhante dependerá da condição da árvore, das condições climáticas durante a estação de crescimento e durante o período de dormência.
Penetrando nos tecidos vegetais através da folha, os desfolhantes aceleram o processo de envelhecimento, destroem a clorofila nas folhas e causam a queda artificial das folhas. O tratamento com medicamentos deve ser realizado no início do processo natural de envelhecimento da folha para acelerá-lo. O uso anterior resulta em redução da eficiência.
A desfolha também é realizada durante um transplante forçado de uma árvore adulta. Em qualquer caso, não se recomenda ultrapassar as dosagens indicadas pelo fabricante. O não cumprimento das instruções pode levar à morte dos rins e interrupção do crescimento. Com um grau de dano moderado na primavera, há um atraso na abertura dos botões e, como resultado, uma mudança na vegetação e novamente saindo com folhas no inverno.
Nos últimos anos, com os caprichos da natureza, muitas vezes a folhagem da macieira permanece no inverno, independentemente da região de cultivo. Mas não apenas o fator natural é o motivo. Freqüentemente, a relutância em estudar variedades zoneadas ou a aquisição deliberada de macieiras grandes e doces de variedades do sul leva à morte do jardim.
A folhagem verde restante sinaliza a baixa robustez invernal da macieira, portanto a principal tarefa do jardineiro é aumentar a robustez invernal e preservar os brotos e botões. Mais uma vez, notamos que folhas parciais com brotos lignificados não devem ser alarmantes. Para algumas variedades de macieiras, esse fenômeno é especialmente típico, por exemplo, para a popular Antonovka.
E o que fazer na primavera se a macieira já hibernou com as folhas, corte as próprias folhas fortes com um setor? E framboesas também, obrigado também
Boa tarde, caro Nurlai!
Você não precisa cortar as folhas que a macieira não derrubou no outono. Eles próprios cairão com a chegada do calor. Agora você só precisa observar como sua macieira sobreviveu às geadas de inverno. Se tudo estiver em ordem e os rins começarem a inchar no devido tempo, então nada de terrível aconteceu. A folhagem vai cair sozinha assim que os botões começarem a florescer.
Nas framboesas, você também não deve aparar ou arrancar as folhas.
E mais longe. Há muitas dicas de supostos jardineiros na rede que, nesses casos, é necessário tratar as árvores com agrotóxicos com urgência. Em nenhum caso isso deve ser feito. Você pode não apenas prejudicar suas árvores, mas também destruí-las.
Desejamos a você altos rendimentos!