Glória aos vencedores das variedades de macieiras

A macieira é uma das culturas hortícolas mais comuns. O número de variedades aumenta, novas variedades são adicionadas a cada ano. Jardineiros experientes entendem que novas macieiras ainda precisam ser testadas quanto à conformidade com a descrição e adequação para o cultivo em uma área específica. Por isso, costumam dar preferência a variedades antigas e comprovadas, que já comprovaram suas excelentes qualidades. Entre elas está a macieira Glory to the Winners.

História de criação

90 anos atrás, os funcionários da Estação de Jardinagem Experimental de Mlievskaya, em homenagem ao famoso criador ucraniano, o pomologista L.P. Simirenko, L.M.Ro e P.E. Foi assim que apareceu Glory to the Winners. Em ucraniano, o nome soa como Glória ao Peremozhtsy. É isso que está presente no Cadastro Estadual de Conquistas Reprodutoras, onde a variedade de maçã foi introduzida em 1975. Foi originalmente destinado ao cultivo em jardins industriais nas seguintes regiões:

  • Caucasiano do Norte;
  • Nizhnevolzhsky;
  • Terra Negra Central.

É aí que todas as vantagens da variedade se manifestam tanto quanto possível.

Os jardineiros as apreciaram rapidamente e começaram a plantar esta macieira na Região Central.

Descrição da variedade e características com uma foto

As maçãs da variedade Slava Pobeditel amadurecem em épocas diferentes, que dependem da região de cultivo. No sul, é verão ou início do outono. Mais perto do norte, as maçãs amadurecem muito mais tarde.

Altura da árvore adulta

As variedades de maçã mais antigas costumam ter grande vigor. Glória aos Vencedores não é exceção. Brotos lineares marrons são cobertos por pequenas lenticelas. A estrutura geniculada fracamente dos ramos brilhantes marrom-avermelhados torna a coroa estrutural. A altura de uma macieira adulta depende diretamente do contexto agronômico e do local de plantio, podendo chegar a 3,8 m. Se não forem atendidas todas as condições necessárias para o plantio e cuidados, a árvore ficará mais baixa.

Fruta

As maçãs em Slava Peremozhtsam são elegantes, grandes ou médias (até 150 g) oblongas arredondadas, frequentemente com um ligeiro estreitamento cônico no topo. O formato da fruta pode ser alinhado ou apresentar costelas sutis.

Quando totalmente maduras, as maçãs são verdes claras, mas a cor principal é quase invisível sob o rubor vermelho borrado que cobre a fruta.

Importante! As Maçãs da Glória para os Vencedores amadurecem muito rapidamente. Recolhidos na fase de maturação técnica, não são tão elegantes.

As maçãs têm uma leve cobertura cerosa e toda a superfície está salpicada de perfurações subcutâneas. Alguns deles têm um centro corky. O pedúnculo é fino e não muito longo.

O funil estreito não tem organismos, é liso. As câmaras de sementes são volumétricas, alongadas verticalmente. Não há mais do que 6 pequenas sementes marrons nelas.

Importante! As maçãs do maior tamanho e de excelente qualidade amadurecem em pomares gramíneos com umidade suficiente.

Produção

A produtividade desta variedade de maçã depende do local onde cresce a Glory to the Winners. Onde há umidade suficiente, até 195 centners são colhidos de cada hectare do jardim. Em regiões mais secas, a colheita é menor.

Atenção! Glória aos Vencedores em um porta-enxerto anão ou semianão é adequado para plantio compactado e dá até 300 centners de maçãs por hectare.

Se falamos de uma árvore individual, então o rendimento médio que pode ser obtido com ela é de 72 kg; com bom cuidado, até 120 kg de maçãs já são retirados de uma árvore de 10 anos.

Eles não ficarão pendurados nos galhos por muito tempo após o amadurecimento, especialmente se o solo não estiver úmido o suficiente. Nesse caso, os frutos caem facilmente. A vida útil das maçãs depende da região. No sul, eles podem permanecer por apenas 2 semanas, no norte da região da Terra Negra Central - esta é uma variedade de maçã que amadurece no outono. Aqui as maçãs são armazenadas até dezembro.

Resistência de inverno

Nas regiões recomendadas para cultivo, a robustez de inverno de Glory to the Winners está em um bom nível. Na região central, em invernos rigorosos, nota-se o congelamento dos brotos das macieiras.

Resistência a doenças

Entre as principais doenças da Glória dos Vencedores está a sarna, que é apenas ligeiramente afetada por ela. Em alguns anos, é possível a manifestação de outras doenças:

  • podridão de frutas;
  • oídio;
  • citosporose;
  • brilho leitoso.

Se você tomar medidas preventivas, as doenças da macieira podem ser evitadas.

Largura da coroa

Em Slava Peremozhtsy, a forma da copa depende da idade da macieira: no início é larga piramidal, depois de alguns anos torna-se altamente oval ou assume uma aparência arredondada. Os ramos do esqueleto com o tronco formam um ângulo agudo na fase inicial de crescimento, que deve ser levado em consideração na escolha do método de poda. Com o tempo, a copa da macieira começa a se espalhar.

É coberto por folhas claras ligeiramente enrugadas que apresentam uma tonalidade amarelada fraca. Na primavera, as árvores brilham com botões vermelhos, que se abrem em flores rosas perfumadas, lembrando a forma de um pires. Isso torna a macieira muito decorativa, assim como na época de maturação dos frutos.

Autofertilidade

Esta macieira não é autofértil, o que é inerente à grande maioria das variedades antigas. Portanto, deve haver polinizadores no jardim para a Glória dos Vencedores. A distância entre eles não é superior a 40 m. Jardineiros experientes atraem especialmente as abelhas para o jardim, o que aumenta o rendimento.

Polinizadores

O melhor de tudo, Glory to the Winners é polinizada por Melba, Borovinka, Vadimovka, Antonovka. Essas variedades têm o mesmo tempo de floração.

A frequência de frutificação

É inerente à maioria das variedades antigas. Glory to the Winners não tem isso nos primeiros anos de frutificação: as maçãs amadurecem anualmente. No futuro, o tamanho da colheita varia em anos diferentes.

Aviso! A frequência de frutificação no Glory to the Winners é mais pronunciada com pouco cuidado.

Avaliação de degustação

O sabor excelente da sobremesa é a marca registrada do Glory to the Winners. Esta variedade tornou-se a base para a criação de muitas outras macieiras com maçãs igualmente saborosas. A polpa branca e ligeiramente cremosa se distingue por sua maciez, suculência e aroma. Seu sabor é doce e azedo, e isso é compreensível: quando o teor de açúcar é quase 11%, o ácido na polpa granular é inferior a 1%. A pontuação da degustação é alta - 4,5 pontos.

Pousar

Plantar de acordo com todas as regras determina todo o futuro destino da árvore.

Seleção do local, preparação do poço

Para fazer com que a macieira se sinta confortável, as seguintes condições devem ser atendidas:

  • a coroa de espalhamento da Glória dos Vencedores dita a distância entre as mudas no plantio de 6 m;
  • escolha um lugar bem iluminado, não deve haver ventos predominantes;
  • um bom suprimento de umidade é muito importante para a Glória dos Persas, mas a água subterrânea deve ser baixa;
  • a composição mecânica do solo é selecionada por franco-leve ou franco-arenoso com quantidade suficiente de matéria orgânica.
Conselho! Não é recomendado cultivar uma macieira em solo arenoso Slava Winners, como último recurso, cavar um buraco de meio metro de diâmetro e enchê-lo bem com nutrientes com adição de turfa e argila para capacidade de umidade.

Se o solo for argiloso, a macieira não é plantada em um buraco, mas em um monte solto de solo fértil.

O tamanho padrão de uma cova de plantio para uma macieira é de 80x80 cm e deve ser preparada um mês antes do plantio.

No outono

No outono, a macieira deve ser plantada um mês antes do início das geadas estáveis. Se a muda foi comprada mais tarde, é melhor cavar, pois não terá tempo de criar raízes. As macieiras de um ou dois anos são escolhidas para o plantio - elas criam raízes melhor. Algoritmo de aterrissagem:

  • enchemos o buraco cavado com solo fértil em um terço;
  • cavamos uma estaca do lado sul da cova - amarraremos uma muda de macieira a ela;
  • a gente instala, endireita as raízes, e enche de terra para que o colo da raiz não estrague.
Aviso! O local de vacinação deve estar voltado para o sul.

Bata levemente o círculo do tronco, despeje 1-2 baldes de água nele e cubra com cobertura morta.

Importante! Numa criança de um ano, encurtamos o rebento em um terço; se a muda da macieira tem dois anos, cortamos não só o rebento central, mas também os ramos laterais.

Ao plantar uma macieira no outono, adicionamos fertilizante - superfosfato e sal de potássio (150 g cada) ao círculo do tronco antes da cobertura morta.

Na primavera

Você pode plantar uma macieira até que os botões floresçam. O algoritmo de plantio é o mesmo, mas os fertilizantes são adicionados ao terço superior da cova.

Cuidado

Para a Glória aos Vencedores, o cuidado adequado é muito importante. Sem ela, os frutos ficam menores e perdem a qualidade.

Regar e alimentar

O fato de que uma macieira jovem precisa ser regada após o plantio, semanalmente, até que surjam novos crescimentos, também é conhecido por jardineiros novatos. Mas as árvores adultas de Glória aos Vencedores não precisam de menos umidade.

Importante! Com sua falta, os frutos ficam menores e se desintegram fortemente.

Durante os períodos de seca, uma macieira adulta requer pelo menos 7 baldes de água para cada metro do círculo do tronco.

Glory to the Winners é sensível não apenas à umidade do solo, mas também ao ar. Portanto, se possível, equipar a irrigação com aspersão.

Esquema de alimentação:

  • na primavera - fertilização mineral completa com adição de nitrogênio;
  • no verão - fertilização mineral completa, mas deve ser aplicada até meados de julho;
  • no outono - suplementos de fósforo e potássio.

Para aproximar os nutrientes das raízes da macieira, a fertilização é aplicada em uma vala com 40 cm de profundidade cavada ao longo do perímetro da copa, preenchendo-a com solo fértil.

Pulverização preventiva

Tratamentos preventivos do jardim na primavera são realizados para combater possíveis doenças e pragas. Para o primeiro, as preparações contendo cobre são adequadas - Bordeaux líquido ou uma solução de sulfato de cobre, Hom, Topaz. Misturas em tanque de Aktara e Horus, Decis, Kinmiks são usadas contra pragas. Pulverize sobre um cone verde. Após a floração, Celinone é mais eficaz. Isso não apenas protege a macieira contra pragas, mas também contra sarna.

Poda

A copa geral da macieira Slava Peremozhtsy requer constante formação, desbaste e clareamento da copa. Mais detalhes podem ser encontrados no vídeo e no diagrama.

Abrigo para o inverno, proteção contra roedores

Onde Glory to the Winners é dividido em zonas, ela não precisa de abrigo para o inverno. Nas regiões centrais, será útil isolar a zona da raiz com cobertura adicional de turfa ou húmus com uma camada de até 15 cm. Uma muda de macieira jovem pode ser envolvida em spunbond. Mas a proteção contra roedores é obrigatória. A maneira mais fácil de fazer isso é com uma malha especial, envolvendo o tronco da macieira. Iscas envenenadas são espalhadas ao seu redor.

Conselho! Os roedores não gostam do cheiro de querosene, por isso um pano umedecido com ele espantará os animais.

Vantagens e desvantagens da variedade

Como qualquer macieira, Glory to the Winners tem suas vantagens e desvantagens. Vamos exibi-los na tabela.

Dignidade

desvantagens

Sabor fantástico

Baixa tolerância à seca

Bom rendimento

Derramamento rápido de frutas

Resistência de inverno suficiente

Alto - as maçãs são inconvenientes para colher

 

Densidade da coroa

Prevenção e proteção contra doenças e pragas

A prevenção das doenças da maçã começa no início da primavera, já foi descrita acima. Doenças que afetam a macieira:

  • sarna - manchas marrons em frutas e folhas secas, fungicidas contendo cobre ajudam;
  • oídio - uma camada branca de esporos de fungos nas folhas de uma macieira, os métodos de controle são os mesmos do caso anterior;
  • podridão ou moniliose da fruta - crescimentos brancos circulares e manchas marrons na fruta, combata-a com fungicidas contendo cobre ou fitosporina.

As principais pragas da macieira:

  • ácaro de feltro de maçã - suga os sucos das folhas, luta - tratamento com Fufanon, Aktellik, Kinmiks;
  • sugador de maçã - um inseto sugador com asas verdes transparentes, medidas de controle - Karbofos, Rovikurt, Fufanon, eles também ajudam contra pulgões;

  • A mariposa é uma lagarta de uma pequena borboleta cinza, da qual Glory to the Winners é pulverizada com produtos biológicos ou químicos à base de piretróides.

Conclusão

A Macieira Glória aos Vencedores é uma boa variedade que pode ser plantada tanto no seu próprio jardim como num jardim industrial. O sabor da sobremesa de suas maçãs não deixará ninguém indiferente, como comprovam as críticas dos consumidores.

Testemunhos

Igor Lugin, 40 anos, Bryansk
Herdei uma casa em uma aldeia com um grande jardim. As macieiras eram velhas. No primeiro ano eu decidi ver que tipo de frutas eles vão ter, com que separar e qual copa rejuvenescer por poda. Quando o jardim floresceu, uma macieira com botões vermelhos e lindas flores rosa chamou a atenção. Eu estava ansioso pelas frutas. Amadureceram em setembro e se revelaram surpreendentemente saborosos e muito elegantes. De acordo com o catálogo, ele determinou que esta é a Glória aos Vencedores. Na primavera fiz uma poda rejuvenescedora de uma macieira e há vários anos que aprecio o sabor doce de frutas maravilhosas.
Anna Sergunina, 28 anos, libedana
Temos um grande jardim fora da cidade, muitas árvores de fruto, incluindo macieiras. O sortimento de mudas foi selecionado com ótima análise. Entre as novas variedades promissoras, existem várias variedades antigas e testadas pelo tempo. Um deles é Glória aos Vencedores. A árvore poderosa nos dá muitas maçãs deliciosas quase todos os anos. Guardamos alguns deles na geladeira até dezembro, e o restante vai para o processamento. O sabor é incrível, todo mundo gosta.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção