Podando macieiras no inverno

Qualquer pessoa que cultive macieiras sabe que cuidar das árvores frutíferas inclui podar os galhos anualmente. Este procedimento permite formar a copa de maneira adequada, regular o crescimento das plantas e aumentar a produtividade. A poda pode ser feita no início da primavera ou no final no outono, mas jardineiros experientes, profissionais da área sabem que a melhor opção é podando macieiras no inverno. Além disso, na seção, falaremos sobre por que exatamente no inverno deve-se ameixa seca árvores frutíferas e como fazê-lo corretamente.

Por que podar macieiras

Mudas jovens e macieiras já bastante adultas no jardim devem ser cortadas anualmente, porque:

  1. Poda correta permite distribuir racionalmente os nutrientes por todo o arbusto, aumentando o rendimento das colheitas.
  2. A copa densa impede a penetração da luz solar, o que contribui para o desenvolvimento de doenças, apodrecimento de frutos e reprodução de parasitas.
  3. Remover galhos secos e danificados ajuda a curar a macieira.
  4. A coroa informe está muito espalhada, seus finos vértices não suportam o peso do fruto.

Nos primeiros anos após o plantio, as macieiras jovens precisam ser podadas com muito cuidado, pois nessa época há um crescimento ativo dos órgãos vegetativos, e a árvore ganha uma copa excessivamente densa, que posteriormente será bastante difícil de se formar. Se a poda nos estágios iniciais do cultivo for negligenciada, então a colheita só poderá ser feita nos primeiros anos; no futuro, a frutificação da árvore diminuirá significativamente ou parará completamente. As árvores maduras também precisam ser podadas anualmente para melhorar sua saúde e aumentar a produtividade.

Importante! Sem podar, uma macieira pode não apenas reduzir a produção, mas também morrer.

Por que é melhor podar uma macieira no inverno

A poda até do menor galho é estressante para a árvore, por isso é recomendável realizá-la durante o chamado período de sono, quando é interrompido o movimento do suco no corpo da macieira. O ciclo de vida da planta diminui no final do outono. As árvores frutíferas despertam no início da primavera, o que é sinalizado pelo aparecimento de botões. Muitos jardineiros, concentrados nas mudanças das estações, tentam podar as macieiras no outono ou na primavera, sem pensar que a época ideal para a poda é no inverno.

A poda de macieiras no inverno é preferível porque:

  • No inverno, as macieiras ficam em um estado de dormência estável e a probabilidade de danificá-las é reduzida ao mínimo.
  • Os ramos sem folhagem são claramente visíveis e pode-se avaliar objetivamente as dimensões da planta, determinar a necessidade de encurtar ou remover certos ramos.
  • No inverno, há uma baixa atividade de parasitas e bactérias que podem se instalar em um corte recente de madeira.
  • Do meio do inverno até a primavera, passa-se tempo suficiente para que as fatias cicatrizem com segurança.
  • As baixas temperaturas no inverno agem como anestésico, reduzindo o estresse na macieira.
  • No inverno, o jardineiro tem tempo para fazer o trabalho com a melhor qualidade.
  • As macieiras cortadas no meio do inverno despertam na primavera sem crescimento atrofiado.

Assim, é a poda de inverno que possibilita a formação de copas de árvores frutíferas da mais alta qualidade, causando-lhes o mínimo sofrimento.No entanto, vale lembrar que existem restrições para este evento: você pode cortar e encurtar galhos apenas a uma temperatura de pelo menos -150C. Temperaturas abaixo desse limite fragilizam as plantas e, mesmo com o maior cuidado, existe a chance de quebrar um galho útil e saudável ou danificar a casca frágil. Deve-se notar que a poda de inverno das macieiras de variedades tardias é sempre tolerada sem problemas, as variedades de maturação média e precoce dos frutos são ligeiramente mais sensíveis.

Importante! Temperaturas extremamente baixas podem danificar o local do corte, podendo levar ao apodrecimento na primavera.

Métodos e regras de poda

A poda da maçã depende da idade, altura e características varietais da planta. Tentaremos entender em detalhes cada um desses fatores separadamente.

Poda dependendo da idade da macieira

O diagrama abaixo demonstra alguns princípios gerais da formação da copa das macieiras, dependendo da idade:

É necessário formar jovens macieiras de acordo com as seguintes regras:

  • Durante os primeiros 4-5 anos, você precisa formar a copa da macieira de forma a deixar de 6 a 8 ramos esqueléticos.
  • Apenas os ramos mais longos e fortes devem ser deixados na camada inferior.
  • Quanto mais alto o nível, mais curtos os ramos devem ser nele. Isso permitirá que a planta “abra” tanto quanto possível.
  • É necessário remover os ramos que crescem para baixo e horizontalmente ao lado. Você também deve evitar o arranjo paralelo de ramos.

Assim, é nos primeiros anos de cultivo que se deve tentar formar corretamente o esqueleto da macieira. Nesse caso, a poda adicional de galhos não será muito difícil. Consistirá apenas em desbastar e curar a árvore.

Não se esqueça das velhas macieiras do jardim. Em primeiro lugar, para as árvores frutíferas maduras, é necessária uma poda higiênica. Envolve a remoção de galhos doentes, quebrados ou danificados. Para a realização de podas sanitárias, o inverno é excelente, quando não há absolutamente nenhum movimento da seiva no corpo da planta.

Importante! Na primavera, a poda higiênica de árvores é proibida.

Cuidar de macieiras maduras também envolve encurtar brotos finos e galhos velhos e grossos. Você pode encurtar os brotos com tesouras de poda. Uma serra é adequada para galhos grossos. É preciso cortar os ramos corretamente, sem deixar o cânhamo, pois o câmbio sobre eles se arrasta muito lentamente, com o que o cânhamo seca e se torna um viveiro de pragas e bactérias.

Conselho! No inverno, a casca e a madeira da própria macieira são frágeis.

Para não danificar a planta, recomenda-se fazer primeiro uma incisão no galho de baixo para cima e depois cortar o galho completamente por cima. Nesse caso, o galho se quebrará por sua própria gravidade, sem arrancar a casca do tronco.

 

Conselho! É melhor cortar galhos finos de uma macieira no final de fevereiro, quando a probabilidade de fortes geadas já passou.

Poda de macieiras dependendo das características varietais

Além do fator idade, o tipo de planta afeta o método e a intensidade da poda. Algumas macieiras regulam independentemente a formação de brotos e, neste caso, apenas os ramos doentes devem ser removidos. Na maioria das macieiras híbridas, no nível genético, os criadores estabeleceram esse recurso de autorregulação.

O corte de macieiras é necessário não apenas para aumentar a produção, decorar o jardim ou curar as plantas, mas também para torná-lo conveniente para a colheita. Então, algumas macieiras sem poda, podem atingir 8 m de altura. Por isso a altura de formação da copa depende da variedade, tipo de porta-enxerto: costuma-se deixar uma copa de 3-5 m de altura em porta-enxertos vigorosos. Se o estoque for médio do tamanho, a altura da copa não deve exceder 4 M. Variedades de baixo crescimento e híbridos crescem até 2-2,5 m no total.

Esquemas para a formação de macieiras

É necessário formar a copa de todas as árvores frutíferas de forma que os raios do sol iluminem cada galho o máximo possível.Isso pode ser feito de forma arbitrária, focando apenas nas regras acima ou aderindo a um determinado esquema. Assim, para os jardineiros, foram propostos pelo menos 4 esquemas diferentes para a formação da copa das macieiras:

Poda esparso esparso

Este método de formar macieiras envolve a criação de camadas. Cada camada inferior deve ser o mais aberta possível. É necessário aderir aos princípios dessa formação desde os primeiros anos de cultivo:

  1. No primeiro ano, você precisa delinear vários ramos principais inferiores a uma altura de 50-60 cm do tronco. Todos os greens acima de 80-90 cm do tronco devem ser removidos.
  2. No segundo ano, 2 ramos fortes com direções opostas devem ser deixados na camada inferior. A segunda fileira deve ser planejada 15 cm mais alta que a inferior para que seus ramos não obscureçam os brotos inferiores.
  3. No terceiro ano de cultivo, deve-se dar atenção aos ramos esqueléticos já existentes. Devem ser cortados a uma distância de 50 cm do tronco. Este ano, ramos adicionais da terceira camada precisam ser colocados.
  4. No quarto ano, você precisa formar a camada superior final, que consiste em uma ramificação.
  5. Em todos os anos subsequentes, a forma de coroa existente deve ser mantida removendo brotos finos.

O método de poda esparsa em camadas é preferível para macieiras. É mais comumente encontrado na natureza e permite que frutas de boa qualidade sejam cultivadas em grandes quantidades.

Esquema fusiforme

O objetivo desse esquema é que cada galho acima da macieira deve ser deslocado alguns graus em relação ao galho inferior. Neste caso, é permitido deixar 3-4 ramos nos ramos inferiores, apenas 1-2 ramos são deixados nos ramos localizados no meio do tronco e nos ramos superiores todo o crescimento lateral é removido. Começo a colocar os ramos inferiores a uma altura de 50-70 cm do colo da raiz.

Como resultado desta formação, obtém-se uma forma muito decorativa da árvore. Se você levantar todos os galhos, a forma da planta se parecerá com um fuso. Este recurso deu a este método seu nome. A vantagem desse método, além de seu alto efeito decorativo, é a praticidade na colheita de maçãs.

Formação em forma de taça

Este método de formar macieiras é semelhante a um esquema de descarregamento de camadas. A única diferença é que no primeiro ano de cultivo, restam 3-4 ramos do esqueleto e os dobram a 70-80 graus do tronco. Essa deformação forçada permite que você faça a mesma moldura para a tigela. Os ramos das camadas superiores também podem ser ligeiramente dobrados para trás para criar uma forma de árvore decorativa. A formação de uma macieira em forma de tigela é bem demonstrada na foto abaixo.

Palmeta vertical

Este esquema se aplica apenas a macieiras subdimensionadas com galhos frágeis. Para essas árvores, o suporte é vital, que pode ser feito na forma de cordas esticadas horizontalmente ao longo da cerca ou da parede de uma casa, um galpão. A distância entre os fios horizontais (suportes) deve ser de 40-45 cm, para uma macieira de baixo crescimento basta instalar 3-4 desses fios e um suporte vertical no tronco da árvore.

Usando este esquema de formação, é conveniente cortar ramos no inverno, mas os rebentos esqueléticos não podem ser amarrados em geadas severas. Nesse caso, existe uma grande probabilidade de quebrar rebentos frágeis.

Algumas dicas importantes

É muito difícil formar uma macieira corretamente. Isso requer habilidades, conhecimentos e habilidades. É importante que os jardineiros iniciantes sigam algumas regras gerais que tornarão a planta saudável e aumentarão a produtividade:

  • Recomenda-se podar os brotos laterais fortes no inverno por 4-6 gemas.
  • A poda de brotos fracos em 2-3 botões ativa seu crescimento.
  • Os ramos que crescem para baixo ou em um ângulo muito agudo com o tronco devem ser cortados.
  • Os ramos doentes devem ser removidos completamente para evitar a propagação da doença.
  • Ao podar, não deixe o cânhamo.
  • Para podar macieiras, você precisa usar apenas uma ferramenta afiada e desinfetada.
  • A temperatura no inverno na época da poda e por vários dias após a realização do evento não deve cair abaixo de -150A PARTIR DE.
  • Deixe o mínimo possível de feridas na macieira e, portanto, às vezes é melhor remover um galho grande do que vários brotos laterais nele.
  • As feridas na macieira precisam ser tratadas com verniz de jardim ou tinta.

Todas as regras são claramente demonstradas no vídeo:

Certamente, o conselho de um profissional ajudará um jardineiro novato a podar uma macieira com cuidado e competência no inverno.

Você pode se familiarizar separadamente com os erros mais comuns ao podar macieiras no seguinte vídeo:

Assim, o inverno é ao mesmo tempo o período mais suave e ao mesmo tempo perigoso para a poda de macieiras. As geadas de inverno interrompem o processo de fluxo dos sucos e colocam a planta em um estado de sono, a "anestesia". O perigo está na fragilidade da casca e da madeira. O menor movimento estranho pode danificar a planta. Por isso é preciso trabalhar com cautela e paciência. Não tenha pressa, pois cada novo corte é uma ferida para a árvore. Tente ser um "cirurgião" preciso e responsável nesta situação, e então com certeza tudo sairá "excelente".

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção