Contente
Provavelmente, pelo menos uma macieira cresce em cada lote doméstico. Esta árvore frutífera dá generosamente a sua colheita ao proprietário, exigindo apenas um pouco de atenção em troca. O cuidado mínimo com a planta é a poda. Mudas novas são podadas para formar uma copa, mas as árvores velhas são rejuvenescidas dessa forma. Para executar adequadamente o procedimento de rejuvenescimento de velhas macieiras, é necessário conhecer os princípios e o momento ideal de sua implementação.
Por que podar velhas macieiras
O crescimento descontrolado da macieira pode fazer com que a planta sombreie todo o canteiro do jardim e, ao mesmo tempo, deixe de produzir safras. As velhas macieiras sem rejuvenescimento podem morrer completamente. Em que poda permite substituir ramos velhos por rebentos frutíferos jovens e formar uma bela copa de planta compacta. O rejuvenescimento de velhas macieiras permite aumentar a produtividade devido à competente redistribuição de nutrientes. Em árvores bem formadas, cada galho recebe a quantidade necessária de luz solar, o que contribui para um amadurecimento uniforme e completo dos frutos. A ausência de vegetação em excesso garante a circulação normal do ar, evitando a propagação de doenças e pragas de insetos.
Por isso, podando velhas macieiras permite que você obtenha uma árvore bonita e bem cuidada no local e uma colheita saborosa e "saudável" de frutas maduras.
Qual é a melhor época para podar uma árvore frutífera
Entre os jardineiros, as disputas não param quando é melhor cortar macieiras: na primavera ou no outono? A esse respeito, cada jardineiro tem sua opinião.
Profissionais recomendam:
- Pode podar as mudas jovens na primavera, antes que o estágio ativo do movimento da seiva comece. Isso evitará que a árvore ainda imatura congele no inverno.
- No outono, podar velhas macieiras. À medida que a temperatura cai, eles entram em um estado dormente e a poda causa danos mínimos a eles. Até a primavera, todas as feridas cicatrizarão e a macieira começará seu novo ciclo de vida sem atrasar o crescimento. Nesse caso, as geadas de inverno não são terríveis para a planta.
- No verão, você só pode podar alguns galhos para diluir a copa da macieira.
- Nas regiões do sul é possível podar mudas jovens e macieiras adultas no inverno, mas esse procedimento deve ser feito com muito cuidado para não danificar a frágil copa congelada.
Analisando as recomendações acima, podemos dizer que podar velhas macieiras no outono é o ideal. Ele permite que você rejuvenesça a árvore sem causar sofrimento. Já no início da primavera, esta planta irá deliciá-lo com verduras frescas e em tempo hábil dará frutos saborosos, grandes e em grandes quantidades.
Aparar uma macieira no outono é necessária em um momento em que a folhagem já caiu e o movimento da seiva no corpo da planta parou, mas neste caso não vale a pena esperar geadas. Infelizmente, não é possível nomear a data exata do evento devido às características climáticas de cada região. Portanto, cada proprietário deve monitorar independentemente a previsão do tempo e cortar a árvore frutífera cerca de 3-4 semanas antes do início das geadas estáveis.
Regras básicas para poda
Ao longo do período vegetativo, a partir do momento do plantio da muda, o jardineiro deve cortar a macieira anualmente, observando as regras e princípios básicos.Dependem mais da idade da árvore frutífera: nos primeiros 5 anos é necessário formar uma copa, depois o cuidado consiste em retirar ramos com crescimento anormal e doentes. Uma macieira de 20 anos é considerada velha e precisa ser rejuvenescida. Ao contrário da poda e desbaste sanitário, o procedimento para rejuvenescer uma macieira no outono deve ser realizado de acordo com as seguintes regras:
- É necessário rejuvenescer apenas macieiras saudáveis, que após o procedimento poderão se desenvolver plenamente e frutificar. Árvores com muitos galhos quebrados secos e doentes devem ser substituídos por mudas completamente novas. Não vale a pena eliminá-los.
- No rejuvenescimento, grandes galhos devem ser retirados, portanto, para minimizar os danos, o evento deve ser realizado com a planta em repouso.
- No processo de rejuvenescimento, deve-se tomar cuidado para remover os ramos que mais impedem a penetração da luz solar no fundo da copa.
- Antes de prosseguir com o rejuvenescimento, é necessário preparar uma serra e um podador. O instrumento deve ser afiado e desinfetado.
- Recomenda-se iniciar o rejuvenescimento com a retirada dos ramos maiores. Usando o princípio: é melhor excluir um galho grande do que muitos pequenos.
- Todos os ramos devem ser retirados no próprio tronco, sem deixar o cânhamo. Isso evitará o desenvolvimento de doenças no corte.
- Todos os ramos quebrados, secos e com crescimento impróprio estão sujeitos à remoção obrigatória.
Você não será capaz de rejuvenescer uma árvore rapidamente, então seja paciente. Para a implementação total do procedimento, levará de 2 a 3 anos, dependendo do abandono da macieira. A poda velha e doente, bem como os ramos "extras" de acordo com as regras propostas acima, deve ser realizada no primeiro e segundo anos de rejuvenescimento. A poda de um grande número de galhos em um ano pode matar a planta.
A fase final de formação deve ser realizada de forma poupadora, observando as regras:
- Os ramos esqueléticos maciços devem ser podados, deixando uma seção de 3,5 m de comprimento.
- Você precisa remover os brotos velhos que interferem no desenvolvimento dos ramos jovens.
- Os ramos velhos sob rebentos jovens em desenvolvimento ativo devem ser removidos.
É muito fácil formar árvores maduras, que na fase inicial de cultivo tinham um contorno de copa claro e eram regularmente desbastadas. Neste caso, o rejuvenescimento pode ser realizado em 1-2 anos sem muito esforço e danos à planta. É muito mais difícil formar corretamente uma árvore velha negligenciada, que tem crescido incontrolavelmente sua massa verde ao longo dos anos. Nesse caso, você precisa ser guiado pelas seguintes regras:
- Você precisa encurtar a velha macieira em 1/3 de toda a altura.
- As partes mais espessas da coroa devem ser desbastadas.
- Os ramos que já pararam de crescer e não se desenvolveram por vários anos devem ser removidos.
- Em um ano, não devem ser removidos mais do que 2-3 ramos grandes com uma espessura de 10-15 cm.
- Os pequenos ramos frutíferos devem ser cortados em vários botões para ativar o crescimento e torná-los mais fortes.
- Fatias em ramos de até 2 cm de diâmetro cicatrizam sem dor e rapidamente.
- Os ramos inferiores da macieira não devem obscurecer os ramos superiores.
- A formação de velhas macieiras é mais fácil de realizar de acordo com o selecionado esquema durante vários anos.
Tendo se familiarizado com os princípios e regras, fica claro como rejuvenescer uma velha macieira. Com base apenas nas teses propostas, poderá desenvolver a sua própria estratégia e formar a copa da macieira com competência, dando-lhe um aspecto decorativo e devolvendo vitalidade. Os esquemas de recorte propostos abaixo ajudarão a avaliar visualmente a escala e a tecnologia do trabalho.
Esquemas para a formação de velhas macieiras
As velhas macieiras podem ser formadas arbitrariamente, com foco nos princípios e regras básicos, ou aderindo a um determinado esquema. O esquema de poda pode ser qualquer um, você pode encontrar muitas opções em várias fontes. Tentaremos descrever dois esquemas para podar velhas macieiras no outono. Uma opção será do interesse de jardineiros iniciantes e ocupados, e a segunda opção sobre como rejuvenescer uma macieira é destinada mais a profissionais.
Uma opção simples para rejuvenescer velhas macieiras
Um esquema simples para a formação de macieiras é baseado nas regras básicas de rejuvenescimento. Seu princípio é o seguinte:
- É imperativo remover galhos doentes, quebrados e secos.
- Reduza todos os ramos saudáveis em 2 m.
- Ao rejuvenescer, abra cada galho ao sol, tanto quanto possível.
Este esquema é claramente demonstrado na imagem:
A poda de uma velha macieira de acordo com este esquema deve começar com a remoção dos galhos secos, doentes e quebrados. Você também precisa afinar um pouco a coroa perto do tronco. Recomenda-se realizar essas ações no primeiro ano de formação. No próximo outono, será necessário encurtar cada galho da macieira em 1,5-2 metros. No terceiro ano de formação, recomenda-se retirar um terço de todos os rebentos jovens. O desbaste e a poda higiênica devem ser feitos anualmente. O método duplica as leis biológicas do desenvolvimento das plantas e é um dos mais suaves. É ele que é freqüentemente usado por jardineiros novatos em sua prática.
Uma maneira moderna de rejuvenescer
Para jardineiros profissionais e experientes, é recomendado o uso de um método de coordenadas rejuvenescimento da velha macieira... É realizado em 2 estágios e o intervalo de tempo entre os estágios pode ser de vários anos. Para deixar claro como cortar adequadamente uma velha macieira no outono de acordo com essa tecnologia moderna, tentaremos dar uma descrição detalhada e fotos ilustrativas:
- No outono, faça uma poda profunda em uma velha macieira, retirando a maior parte da copa do lado sul. Recomenda-se deixar um "chapéu" verde com 3 m de altura e 2 m de largura.
- Ao realizar podas profundas, você deve tentar fazer o mínimo de cortes possível.
- Todos os cortes devem ser processados com grama de jardim. As fatias em galhos grossos devem ser embrulhadas adicionalmente em polietileno preto para uma cicatrização rápida.
- Após o lado sul formado dar a primeira floração e frutos, pode-se recorrer ao aparamento do resto da copa. Este segundo estágio de rejuvenescimento pode ocorrer em 3-4 anos. Deve ser realizada no outono, observando as mesmas regras que eram utilizadas na poda do lado sul da árvore.
Você pode rejuvenescer não só a parte aérea da macieira, mas também suas raízes. O rejuvenescimento da raiz deve ser feito na primavera. Para fazer isso, é necessário cavar uma trincheira de 4 m de largura do tronco da planta e uma profundidade de 60-70 cm. Em toda a área da trincheira, é necessário cortar um pouco as raízes. Polvilhe solo nutritivo no topo do sistema radicular remanescente com a adição de fertilizantes de fósforo e potássio.
Os dois métodos de rejuvenescimento propostos exigem muito tempo e, infelizmente, não se pode esperar um resultado rápido de tais ações. É provavelmente por isso que alguns jardineiros aconselham realizar uma poda cardinal de uma macieira em um ano, reduzindo a copa da árvore em 3-5 vezes de uma vez. Claro, tal decisão em alguns casos pode ser justificada, mas para uma árvore frutífera, tal poda profunda será estressante e é altamente provável que a macieira não sobreviva a tais mudanças.
Você pode descobrir alguns pontos errôneos no rejuvenescimento de velhas macieiras no vídeo:
Conclusão
Para os jardineiros novatos, é muito difícil entender e assimilar imediatamente todas as informações acima, por isso sugerimos assistir a um videoclipe em que um especialista mostrará como podar uma velha macieira e dará alguns conselhos práticos sobre como fazê-lo o procedimento de rejuvenescimento:
O resultado do rejuvenescimento de uma macieira podada pode ser visto no vídeo:
Uma demonstração visual permite avaliar a necessidade desse procedimento: uma massa de brotos verdes e verdes e uma copa exuberante darão à velha árvore uma nova vida, e depois de alguns anos a planta atualizada agradecerá ao competente dono com um delicioso colheita pelo cuidado e esforços mostrados.