Contente
As maçãs de verão são boas porque amadurecem muito rapidamente - sem esperar pelo outono, você pode desfrutar do sabor e do aroma das frutas frescas. Inverno variedades de maçã têm suas próprias diferenças fundamentais, a principal delas é que se recomenda comer os frutos algumas semanas após a colheita. São maçãs de inverno destinadas ao armazenamento de longo prazo, transporte de longa distância, processamento, secagem e venda fresca. As variedades de maturação tardia têm muitas vantagens, mas também existem algumas características que você precisa conhecer na fase de plantio de mudas.
Maioria as melhores variedades de maçãs de inverno serão listados neste artigo. Fotos com títulos também serão apresentadas aqui, resumidas características cada variedade tardia: a classificação ajudará a determinar o tipo específico de macieira.
Características gerais das espécies tardias
As maçãs de inverno, ao contrário das de verão, não costumam ser comidas diretamente da árvore - essas frutas devem descansar por um tempo para adquirir doçura e aroma. Algumas semanas são suficientes para alguns tipos de maçãs de amadurecimento tardio, enquanto outras tornam-se saborosas apenas alguns meses depois. Este fato deve ser levado em consideração pelo jardineiro, pois ele deverá equipar o armazenamento para a colheita de inverno e aguardar o amadurecimento biológico da fruta.
Na época da colheita, os frutos devem estar na fase de maturação técnica, e seu sabor, aroma e cor aparecerão um pouco mais tarde - já durante o armazenamento. Quanto mais quente estiver no armazenamento, mais cedo as maçãs amadurecerão: o amido se transformará em açúcar e os ácidos irão evaporar durante a "respiração" da fruta.
Outra característica das variedades de inverno é sua robustez de inverno: como regra, essas árvores toleram bem invernos gelados, não temem as geadas recorrentes da primavera (o período de floração ocorre no início do verão).
Prós de frutas tardias
Deliciosas maçãs de inverno, armazenadas até a primavera e às vezes até o próximo verão, têm muito mais vantagens. Vale a pena obter pelo menos uma macieira tardia em seu jardim por vários motivos:
- as frutas têm uma qualidade de conservação muito boa - algumas variedades podem ser armazenadas por até oito meses;
- a colheita pode ser transportada para qualquer distância;
- as maçãs amadurecem perfeitamente quando são colhidas, então você não precisa esperar o inverno para colher;
- a consistência da polpa nas variedades de inverno é densa e a casca das maçãs é espessa e forte (os frutos não perdem a apresentação por muito tempo, não se amassam nem apodrecem);
- a colheita tardia é adequada tanto para consumo in natura como para qualquer tipo de processamento;
- as árvores têm boa resistência de inverno, suas flores não se desintegram após as geadas da primavera.
A única desvantagem das variedades de amadurecimento tardio é que não adianta comer as frutas imediatamente após a colheita - as maçãs precisam deitar por um tempo para se tornarem doces e aromáticas.
Classificação de espécies de maturação tardia
Entre as variedades de maçãs de inverno, há aquelas que produzem frutos verdes, vermelhos ou amarelos, há frutos listrados ou coloridos com um blush brilhante. Em fazendas e jardins privados do país, você pode encontrar variedades antigas e testadas pelo tempo ou os híbridos mais recentes. Os desenvolvimentos de criadores nacionais, adaptados às condições climáticas locais e novidades estrangeiras, são populares, surpreendendo com altos rendimentos e extrema durabilidade.
A este respeito, existem várias classificações de espécies de macieiras com períodos de maturação tardios. Na maioria das vezes, essas variedades são divididas em três grupos, dependendo da duração máxima de armazenamento da cultura, por isso são diferenciadas:
- início do inverno;
- inverno;
- macieiras no final do inverno.
Em cada um desses grupos, existem dezenas de variedades dignas perfeitamente adaptadas ao clima de qualquer parte da Rússia. Os melhores e mais populares tipos de macieiras de inverno serão descritos com mais detalhes.
Espécies do início do inverno
É comum incluir neste grupo as macieiras, cujos frutos têm a vida útil mais curta - em caves bem equipadas e ventiladas, a colheita vai até janeiro-fevereiro.
Antonovka comum
As variedades verdes do grupo de inverno são bastante raras, porque a maioria das maçãs de amadurecimento tardio é de cor vermelha. Uma das espécies domésticas mais antigas - Antonovka - até hoje não perde sua relevância.
A árvore está bem adaptada a climas temperados, resiste a muita umidade, tolera perfeitamente geadas e é imune a crostas. As mudas geralmente entram na fase de frutificação após os dez anos de idade. Antonovka produz uma colheita a cada ano, o número de maçãs é grande - até 500 kg por árvore.
Árvores de inverno Antonovka alto, com uma coroa poderosa. Maçãs de tamanho médio - 150-200 gramas. A fruta tem forma oval-cónica, a casca é de cor amarelo esverdeado (na fase de maturação técnica a cor das maçãs é verde intenso). A fruta tem um gosto bom, doce como o vinho. Recomenda-se comer frutas Antonovka não antes do final de outubro, e elas podem ser armazenadas até fevereiro.
Honey Crisp
São maçãs de origem americana, lindas na aparência e muito saborosas. Eles se distinguem de outras espécies de inverno por sua carne invulgarmente crocante. As maçãs têm um sabor agridoce.
Os frutos são grandes, em forma de cone e carmesim profundo. Pontos que lembram grãos de morango se projetam na casca. O peso médio da fruta é de 220 gramas, algumas maçãs podem pesar mais de 350 gramas.
As árvores crescem até o tamanho médio, são resistentes à crosta e têm uma boa imunidade ao oídio. O rendimento e a resistência de inverno da variedade Honey Crisp também estão no mesmo nível. A colheita do início do inverno deve ser guardada na geladeira, então as maçãs durarão até os últimos dias de fevereiro.
Grupo de inverno
De acordo com as análises, as variedades de macieiras de inverno são as mais populares na Rússia - este grupo inclui centenas de híbridos nacionais e estrangeiros. Costuma-se chamar macieiras de inverno, cuja colheita pode ser armazenada até março-abril. Isso significa armazenar frutas em porões convencionais e com boa ventilação, enquanto em geladeiras com câmara de gás, por exemplo, as maçãs ficarão ainda mais armazenadas.
Anis Scarlet
A macieira foi cultivada por criadores de folk da região do Volga, a variedade se mostrou melhor em solos não chernozem. O anis pode resistir a geadas de até -45 graus, por isso é adequado para quase todas as regiões do país.
A macieira dá frutos de 5 a 7 anos após o plantio, tem imunidade à crosta, tolera bem a seca e é pouco exigente para a composição do solo. A produção de anis é alta - cerca de 300 kg por árvore.
As árvores são poderosas, têm uma copa esférica. Os frutos são pequenos, pesando em média cerca de 65 gramas. A casca das maçãs é esverdeada com um blush rosa ou vermelho turvo. A polpa é firme, doce e azeda, suculenta e crocante. Pode-se armazenar a safra até a primavera, desde que o porão seja ventilado e os frutos tratados com um remédio especial para "pimenta".
Cortland
Híbrido americano, que não se enraizou bem na Rússia devido à sua robustez baixa no inverno. Cortland é adequado para as regiões do sul, onde dá rendimentos médios, é imune à sarna e tolera a seca normalmente.
A frutificação começa 5-6 anos após o plantio. Os frutos são redondos, ligeiramente achatados. O peso médio das maçãs é de 100-120 gramas. A casca é pintada de tom verde-amarelado, há manchas vermelho-escuras na superfície da fruta e uma camada cerosa também é visível.
A polpa de Cortland é branca como a neve, de grão fino, suculenta, com um aroma delicado e agradável. A colheita pode ser guardada na geladeira até maio - as maçãs continuam tão saborosas e lindas.
Welsey
Uma variedade americana muito popular na Rússia. Welsey se agrada com uma excelente imunidade à crosta, robustez média no inverno - a árvore resiste a uma queda de temperatura de -25 graus, mesmo sem abrigo.
A macieira de inverno entra na fase de frutificação no início - no terceiro ou quarto ano após o plantio. A colheita dá todos os anos, mas depois precisa de uma poda cuidadosa. As árvores são bastante altas e têm copas cônicas. A forma das maçãs é regular, plana e redonda. O tamanho da fruta é médio e acima da média - cerca de 130 gramas.
A casca das maçãs é densa, amarela e apresenta um tom avermelhado. A polpa com tonalidade esverdeada, suculenta, crocante, doce e azeda, aromática. Você pode comer doces maçãs Wellsie de inverno um mês após a colheita, elas são perfeitamente transportadas, podem ser armazenadas até o final de março.
Espécies de final de inverno
Se você já está plantando macieiras de inverno no jardim, escolha as variedades mais recentes, cujos frutos podem ser armazenados até o próximo verão. Costuma-se chamar as macieiras de final de inverno, cuja colheita é feita da mesma forma - no final de setembro ou na primeira quinzena de outubro, mas as maçãs dessas espécies podem ser armazenadas até o próximo verão (maio-junho) .
Inverno moscow
Uma excelente variedade doméstica de final de inverno com excelente robustez de inverno, alta produtividade, resistência a crostas, frutificação precoce.
Árvores de médio porte com copa densa. As maçãs são muito grandes, o peso médio dos frutos é de 220 gramas. O formato é correto, redondo-cônico, não há nervuras nos frutos. Durante a colheita, as maçãs ficam verdes, depois ficam amareladas, podendo apresentar estrias vermelhas na superfície.
A polpa é cremosa, doce e azeda, com um aroma picante pronunciado. A maturidade do consumidor da variedade Moskovskoe Zimnee começa no final de novembro. A colheita é armazenada até o final da primavera.
Rossoshanskoe listrado
Bom variedade de macieira tardia resistente ao invernoo que dá altos rendimentos. A árvore começa a dar frutos de 5 a 6 anos após o plantio, produzindo safras todos os anos. A desvantagem desta variedade de inverno é a instabilidade de formar crostas - você terá que tratar a macieira com preparações especiais várias vezes durante o verão.
As maçãs são muito grandes - até 350 gramas, seu formato é redondo-cônico. A casca é amarelo-esverdeada com um rico blush vermelho em toda a superfície. A polpa é esverdeada, muito saborosa, suculenta, aromática. A colheita fica muito tempo armazenada, tolera bem o transporte.
Árvores colunares
Uma macieira colunar de inverno não é uma raridade. Essas árvores são apreciadas por seu tamanho compacto e rendimento surpreendente: em uma pequena área, um residente de verão pode cultivar várias macieiras com diferentes períodos de maturação.
Moeda
Variedade tardia com rendimentos muito bons. As macieiras são anãs (até 180 cm), possuem copa compacta. As árvores toleram bem as baixas temperaturas, não têm medo de sarna e não precisam de cuidados especiais.
Os frutos moeda são redondos, têm casca amarela, com um rico blush em toda a superfície. Peso médio - cerca de 100 gramas. O sabor das maçãs é doce e azedo, o aroma é fortemente pronunciado, a polpa é suculenta.
A moeda entra em frutificação 1-2 anos após o plantio. A colheita deve ser em outubro, e você pode armazená-lo por 3-4 meses.
Conclusão
É difícil imaginar um pomar sem macieiras de inverno. São essas árvores de amadurecimento tardio que produzem frutos que podem ser armazenados por vários meses. Estas maçãs de inverno são vendidas em lojas e mercados, fazem deliciosas compotas e marmeladas aromáticas. Existem muitas variedades de macieiras tardias, as mais populares das quais são apresentadas neste artigo.
Mais informações sobre as variedades de macieiras de inverno e as regras para cultivá-las estão descritas neste vídeo: