Contente
O abeto siberiano da família Pine é uma árvore comum na Rússia. Freqüentemente encontrado em coníferas mistas, às vezes formando grupos de abetos. Mesmo um passeio normal ao lado deste majestoso representante da flora tem um efeito benéfico no corpo humano. E o óleo essencial de abeto, obtido por destilação de agulhas, tem muitas propriedades úteis e únicas.
As propriedades curativas do óleo essencial de abeto
As propriedades curativas do óleo essencial de abeto siberiano são conhecidas há muito tempo pelos curandeiros populares, ele é usado para tratar uma série de doenças. Também é insubstituível como matéria-prima cosmética e de perfumaria. Possui as seguintes propriedades:
- atua como agente tônico e imunoestimulante, excelente fonte de energia;
- promove a cura de feridas, queimaduras, cortes;
- alivia o inchaço e a inflamação, reduz as dores reumáticas;
- melhora a circulação sanguínea, inclusive em vasos finos, aumenta a pressão sanguínea com hipotensão, estabiliza o trabalho do CVS;
- promove a regeneração do tecido ósseo;
- acalma, tem efeito analgésico;
- é um excelente adaptógeno, acalma e restaura o sistema nervoso, alivia o estresse, irritação, fadiga crônica;
- promove um sono profundo e saudável;
- afeta perfeitamente a pele, cicatrização de dermatites, úlceras, doenças de várias etiologias;
- promove liquefação e expectoração de catarro em caso de doenças pulmonares;
- tem um efeito antiviral e antimicrobiano pronunciado.
Composição e valor
As propriedades curativas do óleo essencial de abeto devem-se à sua composição química única. Esta substância é de cor dourada esverdeada, com um agradável aroma de coníferas amadeiradas, contém:
- tocoferóis, humuleno, alfa-pineno, mirceno, basaboleno, cadineno;
- taninos, acetato de bornilo;
- fitoncidas, canfenos, terpenos.
100 g do produto contém 30 g de gordura e o conteúdo calórico é de 280 kcal.
Em que o óleo essencial de abeto ajuda?
O tratamento com óleo essencial de abeto tem um efeito surpreendente. O remédio natural pode ser usado para curar as seguintes doenças:
- dermatoses, erupção purulenta, angulite;
- bronquite, traqueíte, otite média, sinusite, pneumonia, tuberculose;
- ulcerações pelo frio, queimaduras, ferimentos, para reabsorção de cicatrizes após operações, hematomas;
- deterioração da visão como resultado do trabalho em frente ao monitor;
- distúrbios nervosos, estresse, irritabilidade, insônia;
- pressão arterial baixa, neuralgia, neuroses;
- doenças do aparelho geniturinário, cistite, prostatite, uretrite;
- reumatismo, artrose, osteocondrose.
O produto melhora o estado geral do corpo, aumenta o tônus e o humor, aumenta a imunidade local e geral. Pode ser usado como anti-séptico para tratar mãos, objetos, superfícies, desinfetar água e ar. Um excelente remédio para procedimentos de cura: massagens terapêuticas e relaxantes, banhos e saunas, aromaterapia.
Óleo essencial de abeto para um resfriado
O uso de óleo essencial de abeto na aparência de um resfriado é inegável. 1-2 gotas de uma solução com base nele em cada passagem nasal efetivamente alivia o edema e a inflamação da mucosa, facilita a respiração, destrói a infecção, amolece os tecidos. O preparo é muito simples: 1 gota de éter por 10 ml de soro fisiológico.
Óleo essencial de abeto para resfriados
Para resfriados, inalações e aromaterapia são úteis. Se aparecer tosse, esfregar o tórax e as costas na área brônquica ajudará. Pode ser adicionado à decocção de ervas, chás ou sucos de frutas, como um eficaz agente anti-resfriado e anti-inflamatório.
Óleo essencial de abeto para psoríase
Na psoríase, algumas gotas do produto devem ser esfregadas nas áreas afetadas em movimentos circulares, pressionando levemente e massageando.
Tratamento da artrose do pé com óleo essencial de abeto
Esfregar, fazer compressas e banhos quentes ajudam na artrose e na artrite dos pés. Eles aliviam o inchaço e a inflamação, aliviam a dor e aumentam a circulação sanguínea.
Óleo essencial de abeto para o rosto
Se aparecerem espinhas, acne, herpes no rosto, basta tratar as áreas inflamadas 2 a 3 vezes ao dia com um cotonete embebido em óleo. É útil adicioná-lo a nutrir e limpar máscaras faciais, esfrega. A pele fica incrivelmente limpa, macia e brilhante de saúde.
Óleo essencial de abeto para cabelo
Avaliações de pessoas que usaram óleo essencial de abeto para tratar e fortalecer o cabelo são sempre positivas. Afinal, esse é um remédio verdadeiramente milagroso. Pode ser adicionado a máscaras nutritivas, massagens no couro cabeludo para estimular o crescimento e fortalecer os folículos capilares. Alivia perfeitamente a caspa, piolhos, doenças fúngicas.
Como usar óleo essencial de abeto
O produto é procurado tanto na medicina popular como na farmacologia. Uma série de preparações são feitas de óleo essencial de abeto, cujas propriedades benéficas são insuperáveis. Eles são prescritos para insuficiência cardíaca, reumatismo e para tratar inflamações. A substância é usada de várias maneiras.
Instruções para o uso de óleo essencial de abeto
Para que a ferramenta seja benéfica, as dosagens e recomendações devem ser seguidas. Exceder esses padrões pode prejudicar a saúde do paciente, por se tratar de um produto concentrado. Instruções para usar óleo essencial de abeto:
- para massagem, tomar 12 gotas do produto por 20 g de base gordurosa neutra;
- para moer, misture com uma base 1 a 1;
- dentro de tomar 1 gota duas vezes ao dia, misturado com mel, geléia, líquido com uma base ácida - bebida de frutas, suco;
- para desinfetar a sala, você precisa tomar 10 gotas a cada 30 m2;
- para preparar uma máscara ou tônico terapêutico, é necessário adicionar 12 gotas do produto de abeto a 10 ml da massa principal.
Banhos com óleo essencial de abeto
Adicione ao banho 50 ml de leite ou soro de leite misturado com 10 gotas de concentrado de abeto.
Óleo essencial de abeto para inalação
Para resfriados, inalações frias são indicadas. Adicione cinco gotas do agente à solução salina e ligue o aparelho.
As glândulas são lubrificadas com óleo essencial de abeto
No caso de amigdalite ou inflamação das amígdalas, a inalação e o enxágue são indicados, bem como a lubrificação das áreas afetadas com cotonetes embebidos em óleo essencial de abeto.
Aromaterapia com óleo essencial de abeto
Para aromaterapia, 5 gotas da substância devem ser colocadas em um umidificador ou lâmpada de aroma. Inspire por cerca de uma hora.
Nuances do uso de óleo essencial de abeto durante a gravidez
O óleo essencial de abeto, apesar de suas propriedades medicinais, está longe de ser uma panaceia, e seu uso durante a gravidez pode fazer mais mal do que bem. No primeiro trimestre, é preferível evitar o uso, pois há grande probabilidade de reações alérgicas graves, além de impacto negativo no desenvolvimento do feto. Durante todo o período de gravidez, não se deve tomar banho com essa substância, fazer massagem e levar para dentro.
Pode ser usado diluído, reduzindo a dosagem em 2 vezes:
- ao primeiro sinal de resfriado - para lubrificação perto do nariz, desinfecção de instalações na casa;
- para aliviar o inchaço e entorses;
- para o alívio da dor de cabeça e das dores musculares, como uma aromaterapia relaxante.
A inalação do agente também reduz o reflexo de vômito em caso de intoxicação, remove a náusea.
Limitações e contra-indicações
Apesar dos benefícios óbvios, o óleo essencial de abeto pode ser prejudicial. Em caso de uso impróprio, dosagem excessiva ou intolerância individual, as preparações que contenham este componente natural podem tornar-se perigosas. Existem contra-indicações:
- Epilepsia, tendência a convulsões.
- Hipertensão, reações alérgicas individuais.
- Doença renal crônica na fase aguda - pielonefrite, glomerulonefrite.
Conclusão
O óleo essencial de abeto é uma substância medicinal valiosa obtida de agulhas de pinheiro. Ele encontrou sua aplicação na farmacologia, na medicina popular. Usado para fins cosméticos e anti-envelhecimento. Este bioestimulador natural também foi mostrado para a prevenção do câncer, reabilitação pós-operatória. Para que o tratamento tenha o efeito máximo, devem ser observadas as dosagens indicadas nas instruções de uso.