Reprodução de mudas de abetos em casa

Um dos métodos de propagação das coníferas é a colheita e germinação das estacas, preservando as características varietais da árvore. O abeto se propaga por meio de estacas sem problemas, desde que as mudas tenham uma série de condições durante o processo de cultivo.

É possível cultivar um abeto de um galho

O corte é um dos métodos de propagação usados ​​para coníferas. É escolhida quando é necessário preservar as propriedades decorativas da árvore. Quando cultivada a partir de sementes, a árvore pode perder algumas de suas qualidades externas.

Cultivar um abeto a partir de uma estaca é uma tarefa completamente solucionável. É importante escolher uma árvore-mãe saudável e cortar os brotos no momento certo. Mesmo que todas as condições sejam atendidas, apenas 30-40% das estacas estão enraizadas.

As vantagens da propagação do abeto por estacas:

  • todos os sinais da planta-mãe são preservados;
  • nenhum conhecimento ou habilidade especial são necessários;
  • alta resistência das mudas.

Apesar das vantagens do método, as estacas são usadas com menos frequência para o abeto do que para o cipreste, a tuia e outras coníferas. Se não for possível obter mudas, então outros métodos de propagação são escolhidos: por sementes ou por enxertia.

Características do cultivo de abetos a partir de mudas em casa

Para enraizar um abeto de uma filial, leve em consideração os seguintes recursos deste processo:

  • escolha a árvore fonte e seus brotos corretamente;
  • cumprir os termos do trabalho;
  • preparar o substrato;
  • fornecer o microclima necessário na sala;
  • cuidar de plantas enraizadas.

Sem processamento, as mudas de pinheiro siberiano, coreano, subalpino e Mayra não criam raízes. As espécies europeias unicolores e graciosas criam raízes as melhores de todas. Mesmo após o processamento, as estacas das variedades subalpinas e Arizona não dão raízes.

Importante! O enraizamento depende muito da variedade. Mesmo dentro da mesma espécie, os cortes dão resultados diferentes.

Época de corte de pinheiro

Para cultivar um abeto com uma estaca, é importante escolher o momento certo de trabalho:

  • no início da primavera;
  • no início do verão;
  • no final do verão;
  • no outono.

O período de maior sucesso é o final do inverno ou primavera, quando as árvores estão apenas começando a seiva. Nas regiões do sul é março, nos climas mais frios é abril. As estacas resultantes enraízam sem problemas dentro de um ano. Para o trabalho, escolha o período da manhã ou um dia nublado.

É permitido adiar as mudas para junho, quando a árvore está em desenvolvimento intensivo. Esse material de plantio na safra atual dá apenas calo. O sistema de raízes da cultura está se desenvolvendo para o próximo ano.

Se os dois primeiros estágios de corte forem ignorados, os brotos serão cortados em agosto. Durante este período, seu crescimento para e ocorre a dessalinização. Em setembro-novembro, as mudas de inverno são preparadas.

O material colhido na primavera e no verão pode ser plantado imediatamente. Ao coletar estacas para propagação de abetos no outono, elas são mantidas em uma sala fria até a primavera. Ao mesmo tempo, proporcionam um regime de temperatura de +1 a +5 ° C e alta umidade. É mais conveniente armazenar o material em um recipiente de plástico e na geladeira.

Como fazer um abeto crescer a partir de um galho

Existem várias etapas no processo de criação de ramos de abeto. Primeiro, as estacas são selecionadas e colhidas e, em seguida, são fornecidas as condições de armazenamento. O enraizamento exigirá um substrato, recipientes e um certo microclima. Quando as estacas estão enraizadas, são transferidas para uma área aberta.

Seleção e preparação de estacas

É melhor usar estacas de árvores jovens entre 4 e 8 anos de idade. Observe os ramos do topo da coroa. Se você cortar as estacas das áreas inferior ou intermediária, a probabilidade de seu enraizamento será significativamente reduzida. Nessas mudas, o tronco tem formato curvo e a copa não se ramifica adequadamente.

Os brotos anuais saudáveis ​​são escolhidos da árvore-mãe. O comprimento ideal das estacas é de 10 a 25 cm, devendo haver uma gema apical no ramo. Se você danificá-lo, o tronco começará a se ramificar e a coroa terá uma forma irregular.

Um podador ou faca é usado para cortar os cortes. O corte deve ser localizado 1 cm abaixo do local de dessalinização. Esta área é claramente visível devido à transição da cor do verde para o marrom.

Importante! É permitido o uso de ramos com madeira de dois anos na base - o chamado "talão". Então eles não são cortados, mas arrancados do tronco com um movimento brusco.

A uma distância de 4 - 6 cm, as agulhas e pequenos ramos são completamente removidos. Em condições favoráveis, novas raízes também surgem desses locais.

Como arrancar um abeto de um galho

Depois de receber o material de plantio, eles começam a enraizá-lo. Os galhos não retêm água. Se os brotos forem colhidos no final do verão ou outono, eles são borrifados com água e embrulhados em um pano úmido.

As mudas, prontas para o plantio, são colocadas em uma solução de um estimulador de cornerosta. O abeto praticamente não cria raízes sem esse tratamento. Use drogas especiais Kornevin, Ukorenit, Ribav. Eles são dissolvidos em água de acordo com as instruções.

Bons resultados são obtidos enraizando estacas de abetos em solução de IMA - ácido indolilbutírico. É obtido na concentração de 0,01%. Com maior teor de ácido, tem efeito tóxico. A solução funciona melhor a uma temperatura de +20 ° C. O fluido de trabalho não é resistente à luz e ao calor.

Conselho! Não é recomendado manter mudas de abetos por mais de 24 horas. Uma opção alternativa é aplicar o preparo seco na parte inferior do broto.

Além disso, a borda inferior dos cortes é mergulhada em uma solução de permanganato de potássio ou fundazol. Isso permitirá que você desinfete o material e evite doenças fúngicas.

Para mudas de abetos no inverno, um substrato é preparado, consistindo de terra de grama, húmus e areia. Todos os componentes são considerados em proporções iguais. Se for usado solo do local, primeiro ele é aquecido em um forno para desinfecção.

Para o enraizamento das estacas, são utilizados recipientes de plástico, nos quais são feitos furos de drenagem, obrigatoriamente, para a retirada da umidade. A altura ideal do recipiente é de 10 a 15 cm.

O procedimento para cortar o abeto em casa no inverno:

  1. Terra misturada com húmus é despejada em recipientes em camadas, com areia por cima.
  2. As estacas aprofundam 2 - 6 cm em um ângulo de 45 °. Deixe 10 cm entre eles.
  3. Os patamares são cobertos por um filme.
  4. O substrato é regado abundantemente.

O material é enraizado a uma temperatura de 20 - 25 ° C e uma umidade de 90%. Luz difusa também é necessária. Se o dia for muito curto, ligue os fitolamps.

O processo de formação da raiz leva até 9 meses. Primeiro, o calo é formado na parte inferior do broto na forma de neoplasias em fissuras e uma incisão. Então as raízes crescem. O aparecimento de calosidades não garante que a muda criará raízes.

Vídeo sobre a propagação de mudas de abetos em casa:

Como plantar um abeto com cabo em terreno aberto

No ano seguinte, as plantas enraizadas são transferidas para campo aberto. Para o abeto, escolha um local ensolarado ou sombra parcial. As mudas não toleram mal a poluição urbana. Todas as variedades requerem solo úmido e drenado.

As mudas são transplantadas em um dia nublado ou chuvoso. O local é preparado em 2 a 3 semanas. Depois que o solo encolhe, eles começam a transferir a muda para um novo local.

Procedimento de plantio de abetos:

  1. Na área selecionada, são feitos furos com diâmetro de 40 cm e profundidade de 50 cm.
  2. Uma camada de pedra triturada ou argila expandida com 10-15 cm de espessura é colocada no fundo.
  3. As estacas são retiradas com cuidado do recipiente, tentando não destruir o pedaço de terra.
  4. A planta é transferida para uma depressão, as raízes são cobertas com terra.
  5. O solo é regado abundantemente.
  6. As plantações são cobertas com tampas ou molduras de papel.

Cuidado após o plantio de mudas de abetos

Para fazer crescer uma árvore a partir de um galho de abeto, é importante cuidar adequadamente das plantas jovens. Nos primeiros anos após o plantio, seu desenvolvimento é retardado.

As plantações são regadas regularmente, mas não permitem que a umidade fique estagnada no solo. Afrouxe periodicamente o solo a uma profundidade de 25 cm e retire as ervas daninhas ervas daninhas... Para cobertura, fertilizantes Kemir ou outros complexos minerais são escolhidos.

Para cobertura morta do solo, turfa ou serragem é usada, que é despejada no círculo do tronco. Para o inverno, uma árvore jovem é coberta com ramos de abeto ou tecido não tecido.

Conclusão

O abeto por estacas multiplica-se sem problemas, se seguir as regras básicas. O trabalho começa com o preparo dos brotos que germinam em casa. As mudas são transferidas para um local permanente, onde recebem cuidados regulares.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção