Contente
A presença de árvores coníferas perenes em uma casa ou apartamento não só afeta positivamente a qualidade do ar, mas também cria uma atmosfera especial calorosa e acolhedora na casa. Há um grande número de coníferas ornamentais que são pequenas em tamanho e adequadas para o cultivo doméstico. O abeto em vaso é uma planta ideal para decorar qualquer divisão. Cuidar de tal abeto em casa é bastante simples e pode ser feito mesmo por quem não tem muita experiência no cultivo de plantas ornamentais.
É possível cultivar abeto em um apartamento
Não há dificuldades particulares no cultivo de abetos em casa, uma vez que essas árvores enraízam-se bem em quase todos os ambientes naturais.
Não tenha medo de que o abeto da casa fique muito quente. Tendo uma origem meridional ou mesmo subtropical (o abeto é nativo do Cáucaso e da América Central), as plantas geralmente têm boa tolerância a uma ampla gama de temperaturas (de -30 ° C a + 35 ° C). Eles são capazes de ficar sem água por um longo tempo e é muito mais fácil para eles suportar secas do que o excesso de alagamento.
Variedades de abeto em uma panela
Atualmente, existem várias dezenas de variedades de abetos decorativos, adaptados para o cultivo doméstico. Ao mesmo tempo, também existem variedades comuns que mudam seu ciclo de vida normal em casa, seu crescimento diminui significativamente. Portanto, para árvores em terreno aberto, a taxa média de crescimento é de 30-50 cm por ano, em condições internas diminuem para 4-6 cm por ano.
Uma foto de vários tipos de abetos internos é apresentada abaixo:
Atualmente, as variedades mais populares para cultivo em um apartamento são as seguintes raças:
Nordman Fir
A sua variedade anã, Golden Spreader, atinge uma altura não superior a 1 m em 10 anos, ao mesmo tempo que a sua copa é muito densa e densa. O diâmetro da coroa nessa idade também é de cerca de 1 m. As agulhas têm uma cor verde-dourada brilhante no topo e branco-fosco embaixo.
Fraser Fir
Possui uma coroa cônica densa. Os rebentos estendem-se para cima a partir do tronco em um pequeno ângulo. Em condições naturais, a altura das árvores chega a 15-20 m, em casa - cerca de 10 vezes menos.
Abeto vertical
É uma espécie de abeto Nordman com tronco mais longo e copa delgada. Em casa, chega a 1,5-2 m. Cultivar esse tipo de abeto em um vaso é bastante problemático, pois você terá que literalmente lutar contra o seu crescimento.
Abeto dourado
Às vezes é chamado de coreano, embora isso não seja totalmente verdade. Em geral, o termo “dourado” pode ser entendido como várias raças desta planta, tanto tendo uma tonalidade dourada constante, como mudando a cor das agulhas com a mudança das estações. Em um apartamento, essa mudança na cor das agulhas raramente pode ser vista, uma vez que as condições de guarda da planta, via de regra, não mudam.
O abeto dourado original tem uma cor permanente verde-amarela ou dourada. Pertence a raças anãs, cujo crescimento raramente ultrapassa 1 m.
Abeto Cinzento
Outro nome para a planta é abeto decorativo de uma cor. Normalmente seu crescimento não ultrapassa 1,25 m. A árvore tem copa assimétrica. As agulhas são finas, relativamente longas e densas. Freqüentemente, devido à semelhança externa, esta planta é confundida com o abeto decorativo.
Condições ideais para o cultivo de abetos em um apartamento
Em primeiro lugar, deve-se lembrar que o crescimento do abeto em casa em um vaso não é até certo ponto totalmente natural para esta planta, portanto, para uma vida longa e longa, ela precisará de certas condições.
Em primeiro lugar, trata-se da composição do solo para a planta. Ao contrário dos pinheiros e abetos, que podem crescer em quase todos os tipos de solo (além disso, eles preferem solos ácidos), o abeto e o thuja são calcífilos. Ou seja, para eles, a norma é levemente alcalina, ou, em casos extremos, solo neutro. E se os primeiros anos de vida de uma planta podem crescer em solos em que predomina a turfa (rica em nutrientes, porém, um componente muito "ácido"), então, no futuro, sua quantidade deverá ser reduzida.
O solo em si deve ser moderadamente úmido, sem água estagnada. A umidade excessiva pode levar rapidamente à decomposição das raízes e à morte da árvore.
A temperatura ambiente, assim como a umidade do ar, em princípio, pode ser qualquer coisa. A umidificação constante excessiva do ar para a planta é indesejável. A temperatura ótima para o cultivo interno está entre + 20 ° C e + 25 ° C.
Como transplantar um abeto para uma panela
É aconselhável transplantar imediatamente a árvore comprada em um novo recipiente. Mas isso não se aplica a plantas compradas no inverno. Eles requerem um período de aclimatação de cerca de 1 mês.
Escolhendo um vaso de flores
É aconselhável escolher o volume da panela de abeto na faixa de 5 a 10 litros. Um volume menor não será suficiente para uma planta, em um maior, a planta irá direcionar a maior parte de sua energia para o crescimento do sistema radicular, o que, claro, afetará não só o seu crescimento, mas também a sua atratividade.
Por outro lado, vasos maiores contêm mais nutrientes e, depois de um tempo, a planta recupera seu exterior. Além disso, mais solo é capaz de reter a umidade por muito tempo.
Em ¼ parte da altura do vaso, é necessária a drenagem de argila expandida ou pedrinhas. Também será necessária a presença de um palete com altura de cerca de 7 a 10 cm.
Um transplante de planta é necessário a cada 2-3 anos. Eles fazem isso no meio do outono. Neste caso, o diâmetro do vaso deve ser aumentado em 2 cm A planta é transplantada juntamente com um pedaço de terra. Ao mesmo tempo, o solo antigo não é lavado ou limpo, para não prejudicar o sistema radicular. Os fertilizantes são aplicados 15-20 dias após o transplante.
Preparação do solo
Solo fracamente alcalino pode ser obtido de várias maneiras. É melhor usar solo argiloso ou frondoso como base. O uso de substratos contendo turfa é permitido, mas sua quantidade no volume total deve ser pequena. A composição aproximada do solo pode ser a seguinte:
- húmus - 2 partes;
- terra do gramado - 2 partes;
- areia de rio - 2 partes;
- turfa - 1 parte.
É aconselhável polvilhar a terra do vaso em cima com uma camada de areia de rio com 1 cm de espessura ou palha de serragem ou agulhas.
Plantando abeto em uma panela
Você pode plantar o abeto decorativo em um vaso de duas maneiras: por meio de estacas ou usando sementes.O método de sementes é mais preferível, pois o cultivo durante a propagação pelo método vegetativo é muito longo - de vários meses a um ano, e o resultado do enraizamento para algumas variedades de plantas pode ser questionável.
O método de plantio de sementes é dividido em várias etapas:
- É necessário coletar sementes de botões totalmente maduros.
- Antes do plantio, as sementes são estratificadas - são mantidas em um refrigerador a temperaturas de + 2-5 ° C por cerca de um mês.
- Imediatamente antes do plantio em um vaso, as sementes são embebidas em água com temperatura de + 20-25 ° C.
- As sementes são plantadas na primavera (melhor em abril). O plantio de sementes no solo não deve ser muito profundo, 1-2 cm é o suficiente.
- Imediatamente após o plantio e rega das sementes, o vaso é coberto com papel alumínio e colocado em um local aquecido e com sombra. Quando os brotos aparecem, o filme é removido e o próprio vaso é exposto à luz solar.
- Se a semente foi plantada em uma "caixa de mudas" especial, ela deve ser colhida, ou seja, transplantada para um local definitivo do vaso. Isso só pode ser feito quando a altura das plantas jovens atinge 8-10 cm.
Se for feita uma escolha a favor do cultivo com estacas, o algoritmo para plantar abeto decorativo em um vaso será o seguinte:
- O preparo do material começa com a seleção dos brotos lignificados de uma planta adulta. Eles devem estar perfeitos, vários ferimentos, vestígios de podridão e outros danos nos brotos devem estar ausentes.
- As estacas são cortadas dos rebentos selecionados e o seu comprimento não deve ultrapassar 12 cm.
- A parte inferior das estacas é limpa de agulhas e umedecida em uma solução de estimulador de crescimento de raízes.
- O corte é colocado em uma mistura de turfa e areia (na proporção de 1 para 1), após o que é coberto com uma película. Remova o filme somente após o enraizamento.
Com o tempo, será necessário alterar a composição do solo, já que a turfa é um ambiente ácido, e o abeto prefere solos levemente alcalinos. Este é um procedimento bastante complicado, pois apresenta o risco de danos ao sistema radicular. Portanto, o plantio é feito em recipiente separado de pequeno volume, necessário apenas para o enraizamento das estacas.
No futuro, toda a planta com um caroço de terra é transplantada para um lugar permanente no solo com a composição correspondente. Esta é também uma das razões pelas quais o cultivo de sementes de abeto é preferível.
Como cuidar de um abeto em casa
Cuidar do abeto de interior em casa é uma rotina de regar, alimentar e podar a planta. Além disso, esta última raramente é utilizada para a maioria das variedades ornamentais, uma vez que a planta apresenta baixas taxas de crescimento, via de regra, sua copa, formada de forma natural, não necessita de processamento especial.
Como regar um abeto em uma panela
A rega de plantas é realizada de acordo com o esquema usual para plantas ornamentais. O solo é regado com água morna (2-3 ° C acima da temperatura ambiente) até um estado de umidade média. A rega geralmente é feita uma vez por semana. Uma panela de 5-10 litros não requer mais do que 0,5-1 litros de água para uma rega.
A rega é realizada na raiz. É melhor não usar uma bandeja coletora; além disso, toda a água do reservatório deve ser removida 30 minutos após o término da rega. No inverno, a frequência da irrigação não muda, mas a quantidade de água diminui 1,5-2 vezes.
Uma alternativa à rega é borrifar a planta a cada 3-4 dias com água de um borrifador.
Como alimentar
Uma vez que a planta tem uma pequena quantidade de solo, cuidar do ambiente envolve a aplicação de fertilizantes adicionais. A cobertura é feita várias vezes por temporada. Normalmente, 3-4 alimentação com uma preparação complexa para coníferas ornamentais (por exemplo, Kemira universal) é o suficiente para uma planta.
Poda
Na maioria dos casos, cuidar de um abeto em casa não envolve poda intensiva da planta. A maioria das variedades ornamentais foi selecionada com base na formação de copas independentes.
No entanto, a poda higiênica, como a poda de brotos de crescimento excessivamente rápido, deve estar presente (e em algumas variedades, por exemplo, Nordman ou Upright, é obrigatória). A época de poda ideal é no meio da primavera.
Regras para cuidar de um abeto em uma panela no inverno
Normalmente, as condições para a manutenção de abetos no inverno não são muito diferentes das do verão. Você simplesmente não deve colocar uma panela de lenha perto de aparelhos de aquecimento ou em locais de alta umidade (por exemplo, na cozinha). Além disso, no inverno, a planta deve ser regada com menos intensidade, sendo totalmente abandonada a alimentação.
Em alguns casos, é possível tirar o abeto fora das instalações no inverno, de forma a aproximar as condições da sua conservação às naturais. Isso é feito para finalidades diferentes. Por exemplo, para estimular uma mudança na cor das agulhas ou para aumentar o número de cones na próxima temporada.
A planta normalmente tolera tais procedimentos, porém, as regras básicas para sua implementação devem ser seguidas a fim de evitar sua morte.
Deve ser entendido que em um volume limitado do vaso, o solo congela muito mais rápido do que em condições naturais. Podemos dizer que se você expor a planta por muito tempo à geada, o solo vai congelar completamente, o que levará à morte da planta. Portanto, esses procedimentos não devem demorar muito.
Se houver desejo de deixar a planta "curtir" a geada, isso deve ser feito por curtos períodos de tempo. Na maior parte do inverno, o abeto, neste caso, pode ficar em algum lugar da casa, onde a temperatura será bastante baixa, mas não abaixo de zero. Assim, será possível manter o abeto na panela até a primavera.
Doenças e pragas do abeto de interior
O abeto tem alta resistência à maioria das doenças e pragas. A única doença grave é o fungo causado pela umidade excessiva do solo.
Se a planta foi atacada por um fungo, deve ser tratada com qualquer fungicida. A melhor solução, nesse caso, seria o tratamento com solução de sulfato de cobre a 1%, seguido do transplante da planta para outro solo. No futuro, para evitar a repetição desses casos, a rega da árvore deve ser reduzida.
Das pragas, destacam-se o rolo da pinha e a traça do rebento. Essas pragas deverão ser tratadas com inseticidas ou acaricidas (por exemplo, com Aktara, Caesar, Commander, etc.).
Conclusão
O abeto decorativo em vaso é uma das melhores soluções da floricultura moderna. Ela será capaz de se encaixar perfeitamente em quase qualquer interior. Cuidar de um abeto na panela em casa é simples e pode ser feito com um mínimo de tempo e custos materiais.