Contente
O enredo pessoal é uma espécie de tela do artista. A aparência da paisagem depende dos proprietários e designers. Por que não tentar recriar cantos temáticos dedicados a diferentes plantas. Desde os tempos antigos, o abeto tem um efeito benéfico nas pessoas. Os antigos gregos consideravam esta planta sagrada, identificando-a com a deusa Hécate. Hoje, o balsâmico fir Nana é amplamente utilizado na aromaterapia. Ao plantar essa planta no local, você pode obter seu próprio canto de relaxamento. E no inverno, vai se transformar em um fabuloso playground, envolto em uma atmosfera de magia e celebração.
Descrição do balsâmico abeto Nana
Balsam fir Nana vem da família Pine. São árvores pequenas com cerca de 1 m de altura, cuja copa pode ter forma de almofada ou uma forma cônica geometricamente regular. Os ramos do abeto balsâmico são bastante extensos, decorados com densas agulhas. É curto - apenas 4-10 mm de comprimento e não mais do que 1 mm de largura. Brilhante, com uma rica tonalidade verde nos adultos e um delicado verde claro nos jovens. O meio e as bordas das agulhas também têm um tom claro, e o fundo são decorados com uma faixa branca com um tom azulado.
Ao crescer, é necessário levar em consideração as peculiaridades do sistema radicular superficial do abeto balsâmico Nana. Ele também possui outros recursos. Por exemplo, todas as passagens de resina são concentradas em uma casca lisa. Em outras coníferas, eles estão localizados na madeira. Os cones cônicos são altamente decorativos. Suas cores variam do marrom puro a várias impurezas de violeta.
Bálsamo de nana em paisagismo
Parece original como uma cerca viva. Balsam fir Nana é harmoniosamente combinado com várias árvores e ervas. Será uma verdadeira decoração para os becos. A vizinhança de agulhas de pinheiro com um lago artificial será bastante interessante.
Plantando e cuidando do abeto Nana
O cultivo de pinheiros nana não requer nenhuma habilidade especial. É o suficiente para criar condições confortáveis, e a árvore vai se deliciar com sua bela aparência.
Preparação da parcela de mudas e plantio
A escolha deve ser abordada com cuidado. As melhores mudas de abeto balsâmico Nana podem ser encontradas em viveiros ou lojas especializadas. Além disso, você pode consultar a equipe. Você não deve comprar mudas com menos de quatro anos. Na aparência, as árvores devem ser saudáveis, com casca lisa e uniforme, sem ferimentos e brotos secos. Preste atenção ao solo no recipiente. Com os devidos cuidados com a planta, ela ficará limpa e moderadamente úmida.
A época ideal para o plantio no solo é a primavera. É necessário selecionar uma área sombreada com antecedência. Uma vantagem adicional será a proximidade do reservatório. Mas plantar pinheiros nana perto da estrada é uma má ideia. Ela não tolera gases e ar seco.
O solo deve ser preparado com antecedência:
- Deve ser limpo ervas daninhas e desenterrar. Nana Balsam Fir prefere solos argilosos moles.
- Cerca de duas semanas antes do plantio, uma cova é preparada.
- Em seguida, dois baldes de água são despejados nele. A umidade deve ser completamente absorvida pelo solo.
- Depois disso, outra escavação é realizada (aproximadamente para uma pá de baioneta).
- A drenagem é colocada no topo: fragmentos de tijolo e pedra triturada fina.
- Agora é a vez do substrato. É melhor cozinhá-lo você mesmo com argila e húmus com areia. Adicione também cerca de 10 kg de serragem, um pouco de turfa e nitrophoska (200-300 g). Misture tudo bem.
- A cova de plantio é preenchida aproximadamente até a metade com a mistura resultante.
Portanto, o solo permanecerá em pé pelos próximos 14-15 dias. Deve encolher.
Regras de pouso
Um pequeno monte é feito do solo. Uma muda de abeto balsâmico é colocada nele. As raízes devem ser espalhadas com cuidado. O nível do colar da raiz deve corresponder ao nível da borda superior do caroço. Mudas de pinheiro nana são polvilhadas com terra e ligeiramente compactadas. Agora a planta precisa ser regada em abundância.
2,5 m de espaço livre são deixados entre as árvores. Se pousarem nos becos, então pelo menos 5 m.
Regar e alimentar
Você não pode exagerar em umedecer a terra. Mas as condições do deserto também não são adequadas. Duas ou três regas são feitas durante a primavera. Para isso, apenas água decantada é utilizada. Depois que o solo é removido e solto. A aspersão da coroa é usada no verão.
Bálsamo de Nana adora um ambiente fértil. Assim que se passaram dois anos após o plantio, é hora de fertilizar. O procedimento é realizado a cada primavera. A cobertura é aplicada ao círculo do tronco da árvore (100 g de Kemira para cada espécime). Além disso, você pode apoiar o abeto balsâmico no outono. Durante este período, complexos minerais são usados.
Mulching e afrouxamento
Solo pesado com crosta seca pode matar o abeto balsâmico. Para que as raízes respirem e recebam umidade suficiente, é necessário afrouxá-las. Considerando que o sistema radicular é superficial, não mais que 10-12 cm de profundidade, ao longo do caminho é necessário se livrar das ervas daninhas.
A cobertura morta geralmente é realizada após o plantio do abeto Nana (preservação da umidade) e no outono (aquecimento das plantas). As melhores matérias-primas são casca, aparas de madeira e serragem. A camada máxima não excede 10 cm. Para arbustos jovens, uma camada de cobertura morta de 5 cm é suficiente. Não cubra o colar da raiz do abeto balsâmico.
Poda
Realizado apenas quando necessário. Fir Nana não tolera manipulação excessiva da coroa. A poda higiênica é feita antes que o suco comece a se movimentar. Galhos secos e danificados de pinheiro Nana são removidos apenas com tesouras de jardim especiais. Antes do procedimento, devem decorrer pelo menos 10 anos a partir da data do plantio. Às vezes, os brotos de abeto balsâmico Nana são podados com mais freqüência, mas não mais do que um terço de seu comprimento.
Preparando-se para o inverno
Como um representante típico das coníferas, o abeto balsâmico Nana tolera com calma as geadas. Os arbustos jovens são adicionalmente isolados com ramos de abeto. Os troncos são cobertos por uma camada de turfa. No topo do abeto, Nana pode ser coberta com capas de tecido especiais. Eles não só protegerão as plantas, mas também se tornarão uma decoração adicional do local.
Reprodução
Várias opções de reprodução para o abeto Nana são possíveis.
Estacas. Eles são colhidos no início da primavera, até que o fluxo intenso de seiva comece. Nana começa a cortar o abeto balsâmico de manhã ou à noite. O comprimento de corte ideal é de 5 a 7 cm. Apenas plantas jovens com rebentos anuais podem ser uma fonte de material de plantio. Um botão é deixado no topo da estaca. As chamadas estacas do calcanhar criam raízes mais rapidamente. Eles não são cortados, mas abruptamente arrancados. Um pedaço de casca permanece no local de desconexão. Está rebarbado. Após o corte acabado é desinfetado em uma solução pálida de permanganato de potássio (várias horas são suficientes). Agora você precisa escolher um pote ou caixa que seja adequado para o tamanho. Uma mistura de solo de húmus com terra folhosa e areia é despejada nele. Os cortes são colocados no substrato acabado e selados com papel alumínio. É aconselhável aquecer os recipientes por baixo.
Para que as mudas criem raízes com sucesso, você precisa fornecer a elas uma temperatura alguns graus acima da temperatura ambiente. Você também precisará de luz solar intensa, ventilação regular e umidade. As primeiras raízes desaparecerão apenas no segundo ano. Bálsamo de nana tem uma taxa de crescimento lenta.
Sementes. Escolha um botão ligeiramente imaturo. Ele seca naturalmente por um tempo. Em seguida, as sementes são removidas. Eles precisam passar por um endurecimento a frio. As sementes são colocadas sobre um pano úmido e dobradas delicadamente. Em seguida, colocam em um recipiente com areia e enviam para a geladeira. Eles vão passar vários meses lá. Em abril, é hora de semear. Isso pode ser feito diretamente em campo aberto. Você vai precisar de uma cama separada com solo arenoso. As sementes ficam 2 cm enterradas, não vale a pena humedecer. Em vez disso, as plantações são cobertas com papel alumínio. Em cerca de um mês, os primeiros brotos vão deliciar.
Doenças e pragas
O abeto balsâmico Nana é resistente a várias doenças. Apenas condições climáticas inadequadas podem enfraquecer sua imunidade.
Nesse caso, você pode enfrentar as seguintes doenças:
- Spruce-fir hermes. As agulhas começam a amarelar, aparecem pequenos caroços brancos. Eles são como fibras de algodão. Você pode combatê-los com inseticidas sistêmicos.
- Ferrugem da agulha. Doença fúngica comum na primavera ou verão. Os animais jovens são os mais afetados.
Entre as pragas, podem ser observados os seguintes espécimes:
- Traça da pinha. As lagartas emergem das larvas, que roem os cones e comem as sementes. A planta é tratada com inseticidas.
- Clique besouros destruir o sistema radicular do abeto balsâmico Nana. Você deve ter um cuidado especial em maio.
- Besouros de casca apenas arbustos enfraquecidos são afetados. Às vezes, essas pragas aparecem no local junto com mudas de abeto de baixa qualidade.
Conclusão
Bálsamo do abeto Nana é legitimamente considerado a rainha entre as coníferas. Cuidar dela não trará muitos problemas. Os seus óleos ricos em nutrientes ajudam a relaxar, têm um efeito benéfico no coração e nos vasos sanguíneos. Depois de plantar um abeto no local, você pode adquirir não apenas um arbusto excepcionalmente bonito, mas também um médico caseiro.