Contente
O abeto balsâmico é uma planta ornamental perene com propriedades medicinais. A pátria da árvore conífera é a América do Norte, onde predominam as espécies de pinheiros. O abeto é usado ativamente por jardineiros e paisagistas para criar conforto e estilo no local. A planta está adaptada a todas as zonas climáticas, pelo que não existem dificuldades especiais no cultivo.
Descrição do abeto balsâmico
A descrição da árvore não pode ser reduzida a uma característica, pois foram criadas mais de 50 espécies de abetos balsâmicos, sendo 20 delas decorativas. O abeto comum cresce rapidamente em condições naturais até 14-25 m. As agulhas são em forma de anel, brilhantes e lisas. Dependendo da variedade, a cor da copa na parte superior é verde escura ou clara, na parte inferior é branco esverdeado ou verde fosco. O comprimento das agulhas é de 2-4 cm, a largura é de 1 a 3 mm. Diâmetro da copa - 4-7 m. O topo do abeto é cônico-cônico, bifurcado.
Os rebentos são arredondados, castanhos. Os cones são alongados, obtusos, castanho-avermelhados quando maduros, violeta-acinzentado fosco quando jovens. O abeto é autopolinizado pelo vento através das flores masculinas na forma de pequenos brincos. Após o amadurecimento, os botões caem por conta própria. Uma vara permanece no abeto desde o botão. As novas agulhas são renovadas nos ramos a cada 4-5 anos e têm um aroma resinoso e ácido. O abeto balsâmico tolera bem a seca, geadas até - 40-45 ° С.
As variedades ornamentais crescem até 1 a 2 m, a copa é trapezoidal, esférica ou achatada, há vários topos que precisam ser cortados durante o crescimento. Os ramos estão engrossados, não há nós. Os cones crescem de 3 a 5 cm. A cor das agulhas vai do verde brilhante ao azul. A média de vida de uma árvore selvagem e ornamental é de 250 anos.
Onde cresce o abeto balsâmico
A maioria das variedades de abeto balsâmico cresce no Canadá, EUA, a variedade se estende desde as costas do Pacífico até o Oceano Atlântico. Após a introdução de algumas variedades no território da Rússia, boas taxas de crescimento foram observadas em todas as zonas florestais argilosas do país. Na taiga e na zona climática média, a planta se reproduz de forma independente em grande escala. No entanto, os abetos não podem ser encontrados nas estepes florestais ou zonas estepárias - o solo é de má qualidade.
Uso em paisagismo
No projeto paisagístico, as agulhas balsâmicas são usadas para completar a imagem de um estilo clássico ou temático de composição de jardim. Com a presença de uma árvore perene, uma atmosfera harmoniosa surge no local mesmo no inverno. As árvores costumam ser plantadas em frente a chalés de verão, usando um único padrão de plantio ou combinando a planta com outras variedades anãs. Por exemplo, a variedade de abeto brilhante tem uma forma original de copa e um pequeno crescimento, o que permite colocar de forma compacta várias árvores na frente da casa ou ao longo de um caminho de jardim. Essas árvores são combinadas com outras espécies de pinheiros: cipreste, buxo, zimbro, thuja.As agulhas de pinheiro são populares em jardins do norte, da Inglaterra ou de paisagens minimalistas.
Variedades de abeto balsâmico
Variedades selvagens raramente criam raízes após o transplante - uma mudança no solo e no clima pode prejudicar a planta, portanto, os abetos-anões são os mais populares atualmente. As coníferas ornamentais são mais adequadas a condições climáticas variáveis. Isso permite cultivar independentemente uma nova variedade ou cultivar um abeto após o transplante de uma muda de uma região para outra.
Bálsamo de pinheiro
Bonsai perene de crescimento lento. A planta cresce bem em solos acidificados, o que permite plantar uma árvore em qualquer lugar. Em crescimento atinge 0,5-1 m, então o desenvolvimento pára. A copa tem até 50 cm de diâmetro e os primeiros anos de cultivo requerem rega regular 3-4 vezes por semana. Piccolo desenvolve-se favoravelmente tanto ao sol como à sombra, sombra parcial. As agulhas adultas são verdes, com o início da primavera, aparecem brotos de um tom verde claro brilhante.
No projeto paisagístico, está presente como o principal detalhe de um jardim de coníferas no estilo japonês ou alpino. O pouso em um caminho de pedra misturado com musgo ou urze criará um ambiente aconchegante e moderno. Em casa, os jardineiros fazem de forma independente uma injeção de óleo de abeto. Os ramos floridos e jovens são cortados para a decoração da casa, e os fitoncidas secretados pelo abeto Abies Balsamea Piccolo matam germes e vírus dentro de casa.
Bálsamo de Nana
Um arbusto da família dos pinheiros, cresce até 1-1,5 m. A ramificação da copa chega a 2-2,5 m, as agulhas estão engrossadas, mas a poda dos ramos não é necessária. O abeto tem uma tonalidade verde brilhante, os ramos inferiores escurecem com o tempo. A árvore cresce em uma bola redonda ou achatada. A planta se autopoliniza, após a estação de crescimento, aparecem cones roxos, que se desenvolvem nas cordas superiores das agulhas balsâmicas e amadurecem em meados de novembro.
Para o plantio, as mudas são adquiridas em vasos de turfa com substrato prolongado, o que permitirá que a planta se enraíze rapidamente. Nana balsâmica cresce por muito tempo - 30-40 cm em 10 anos. Adequado para cultivo decorativo em vasos. Jardineiros experientes aconselham o replantio do abeto a cada 3-4 anos em março ou novembro, então o enraizamento será favorável e a árvore não doerá.
Diamante de Balsam Fir
O tipo de madeira decorativa mais difundido e popular, frequentemente encontrado na Rússia. A variedade foi desenvolvida na Coréia. O crescimento da planta para em 0,5 M. A forma esférica da árvore se encaixa compactamente no estilo moderno de design paisagístico. Local favorável para agulhas balsâmicas Brilhante - sombra ou sombra parcial, nestas condições a árvore estende-se por 4-5 cm por ano. Regue o abeto 1-2 vezes por semana. O diamante não é resistente à geada, portanto, no inverno, a árvore é coberta com feno e tecido. A variedade pode ser cultivada em casa com mudas ou sementes.
Outras variedades de abeto balsâmico
Cerca de 30 variedades de abeto balsâmico de espécies selvagens e decorativas crescem no território do país. No ambiente natural do cinturão florestal da Rússia, você pode encontrar as variedades de pinheiro Belaya, Makedonskaya, Kavkazskaya ou Sakhalin. A vida útil dessas variedades é de mais de 300 anos. Das variedades anãs, raramente se encontram Kiwi, Hudsonia, Green Globe e Molly. São semelhantes às variedades Brilliant ou Nana, mas apresentam algumas peculiaridades quando cultivadas. Por exemplo, se o pinheiro balsâmico Piccolo é despretensioso no plantio e no cuidado, então Molly ou Kiwi precisam de um cronograma de rega rígido, poda e pulverização, de modo que essas variedades raramente são compradas para projetos paisagísticos.
Plantar e cuidar do abeto balsâmico
Você pode plantar uma árvore decorativa em qualquer estação do ano, exceto no inverno. Se possível, deve haver um reservatório com sombra ou sombra parcial nas proximidades.Para que o pinheiro comece a trazer prazer estético inicialmente, é necessário seguir as regras de plantio e organizar a rega e a alimentação.
Preparação da parcela de mudas e plantio
Para o plantio, são adquiridas mudas de 3-4 anos, quando a planta atinge 20-25 cm de crescimento. As variedades selvagens podem ser cultivadas a partir de sementes ou estacas. As raízes das mudas compradas são examinadas quanto a câncer de raiz, podridão ou outros danos. Quando vistas, as agulhas não devem esfarelar, desbotadas ou amareladas. Os ramos secos são cortados em tecido vivo. Antes do plantio, o abeto é endurecido por quedas de temperatura: são colocados na geladeira por 3 horas, depois em local aquecido. O plantio é feito junto com o solo de raiz.
O abeto balsâmico cresce mal em solos pesados, nem sempre cria raízes em solo arenoso ou preto. Observa-se bom crescimento e enraizamento em solos frios e ligeiramente ácidos. O assento é colhido 5-10 dias antes do plantio. Solos pesados são diluídos com drenagem. Cave um buraco de 50 cm de profundidade e largura, despeje drenagem ou pedrinhas no fundo. A distância entre as árvores deve ser de 2-3 m, embora o parâmetro dependa do tipo de muda. Antes do plantio, o solo é desinfetado.
Regras de pouso
A descrição e as regras de plantio para o abeto balsâmico são padrão, independentemente da variedade escolhida. Para que o enraizamento corra bem, você precisa seguir estas regras:
- a camada de drenagem deve ter pelo menos 20-30 cm;
- é melhor borrifar uma camada de fertilizantes mistos sobre a pedra triturada ou seixos;
- o colar da raiz deve estar nivelado com o solo;
- mudas jovens com tronco fino não devem ser compradas;
- a época ideal para o plantio é março ou setembro, para o transplante é novembro ou abril.
As raízes do material de plantio são umedecidas com água, que é misturada com uma pequena quantidade de estimulantes de crescimento. As mudas são colocadas sobre a camada de substrato e cobertas com o solo remanescente. Aryk é formado em torno do tronco para irrigação. As agulhas balsâmicas são regadas com um pouco de água. As árvores jovens não são resistentes a fortes rajadas de vento, por isso o abeto é amarrado a uma treliça ou plantado próximo à cerca.
Regar e alimentar
O abeto balsâmico reage a regas frequentes, mas o solo não deve ser enchido demais. Na primeira rega, 1 árvore deve ocupar 2 a 3 litros. Uma árvore adulta precisa de até 10-15 litros de água. Até 2-3 regas por semana. Na estação quente do verão, a frequência de rega aumenta para 4 a 5 vezes por semana diariamente.
O abeto é alimentado 2 a 3 vezes por ano. Estrume, aditivos de potássio e cinzas de madeira são adequados como fertilizantes. A primeira alimentação é feita 2-3 anos após o plantio. O jardineiro é recomendado para realizar alimentação adicional de acordo com as estações:
- na primavera para aplicar estrume ou excrementos de pássaros;
- no verão, com crescimento ativo, uma pequena quantidade de composto é adicionada ao solo;
- no final de novembro ou antes da primeira geada, as agulhas são alimentadas com superfosfatos.
Mulching e afrouxamento
As raízes do abeto crescem rapidamente erva daninha, portanto, após cada rega, é preciso soltar o solo e remover as ervas daninhas. Para o inverno e para a preservação da umidade por um longo prazo, as valas de irrigação ao redor do tronco são cobertas com feno, serragem e grandes escombros. A espessura da camada deve ser de 10 a 15 cm. A camada de cobertura morta para uma árvore adulta é de 20 a 40 cm.
Poda
Com o início da primavera, as variedades decorativas são examinadas quanto à presença de ramos secos ou doentes. Os ramos inferiores são cortados em um terço ou removidos completamente. Para dar forma, a coroa é cortada. Um corte sanitário é realizado a cada temporada. As ferramentas são desinfetadas em uma solução de manganês ou cinza de madeira.
Preparando-se para o inverno
No inverno, o tronco da árvore é caiado de cal com uma mistura de sulfato de cobre. As raízes são cobertas com cobertura morta e o tronco é envolto em material de cobertura.As raízes são cobertas com um lapnik a 50-80 cm do tronco, porque o sistema radicular se desenvolve nas camadas superiores. Dos roedores, as raízes são polvilhadas com substâncias de odor pungente. Com o início da primavera, as árvores novas são cobertas com um pano do lado ensolarado para que os galhos não queimem ao sol.
Reprodução
O abeto balsâmico é propagado por estacas, sementes ou mudas. Um ramo jovem com um botão apical, no qual existem vários brotos, é cortado de uma muda de um ano. As mudas podem ser plantadas diretamente na cova ou colocadas em recipiente com alta umidade. As estacas de árvores com 2 ou 4 anos de idade criam raízes bem.
As sementes são obtidas a partir de cones em flor, que são cortados imaturamente junto com um galho. O material de plantio é seco, embebido e aguardando a germinação. Você pode plantar várias sementes de uma vez e cobrir a estufa. Todos os dias, antes do surgimento dos brotos, a estufa é aberta por 3-4 horas.
Doenças e pragas
Como qualquer planta conífera, o abeto é afetado por doenças fúngicas e atacado por pragas. As doenças mais perigosas:
- câncer de raiz;
- escurecimento;
- shute marrom;
- ferrugem.
O agente causador pode ser o não cumprimento das regras de plantio, material de plantio de má qualidade ou água insuficiente durante a irrigação. O aparecimento da doença pode ser evitado borrifando as agulhas com agrotóxicos, processando com névoa quente ou fria.
Conclusão
O abeto balsâmico é uma cultura ornamental que não apresenta problemas particulares durante o cultivo. Variedades anãs estão se espalhando por todo o mundo, os criadores estão desenvolvendo novas variedades, o que significa que a população de arbustos perenes não diminuirá. Eles são despretensiosos para as condições de cultivo e trazem prazer estético para a paisagem do jardim ou ambiente doméstico.