Contente
O abeto Fraser é uma planta conífera popular que muitas pessoas plantam em seus quintais. Cuidar dele é simples e as qualidades decorativas são muito altas. Esta cultura é adequada até mesmo para proprietários de pequenas fazendas.
Descrição do abeto Fraser
O abeto Fraser (Abies Fraseri) é semelhante ao abeto balsâmico (Abies balsamea) e é frequentemente considerado uma subespécie dele. O nome da árvore vem do nome do botânico escocês John Fraser. Ganhou fama no sudeste da América, foi domesticado em 1811.
O abeto Fraser é uma pequena árvore conífera perene, atingindo uma altura de 10 m e o tronco tem cerca de 45 cm de circunferência. A copa é cônica, os ramos são retos, freqüentemente localizados em um ângulo de cerca de 40 °. A casca é fina e bastante lisa, apresenta uma tonalidade cinza acastanhada. Quanto mais velha a planta, mais fissuras e irregularidades aparecem no tronco. O abeto Fraser é freqüentemente chamado de dinamarquês.
As agulhas são torcidas na base e dispostas em espiral. Seu comprimento é de cerca de 2 cm e largura de 0,2 cm A cor das agulhas do abeto Fraser é verde escuro, mudando para cinza na base. Na parte inferior, há duas listras prateadas. Os cones em forma de cilindro ficam de pé, o seu comprimento chega a 7 cm e a largura é de 3 cm. A cor em tenra idade é púrpura, passando para castanho claro na maturidade. Escamas de cones localizadas no topo são verdes, amareladas ou roxas, com resina saliente.
Fraser fir em paisagismo
Uma planta popular em paisagismo. Mas deve-se ter em mente que a árvore sofre com o ar poluído.
O abeto é bom para usar em plantações de grupo ou becos. Seus vizinhos podem ser bétulas, bordos e uma variedade de arbustos. Se a planta for uma variedade de baixo crescimento, então é melhor colocar coníferas anãs ou perenes que cobrem o solo próximo.
O abeto Fraser também é comumente encontrado em sebes. Isso é conveniente porque você não precisa cortá-los. Como as agulhas não se desintegram por muito tempo, o abeto também é usado na floricultura.
O abeto de Fraser é mostrado na foto:
O que é melhor: abeto de Fraser ou Nordman
O abeto Fraser pode ser encontrado comercialmente como árvore de Ano Novo. Ela tem uma bela aparência e a capacidade de ficar em casa por muito tempo sem perder as agulhas. Também oferecem o abeto Nordman, mas tem uma disposição de ramos pouco simétrica e bastante solta, o que reduz as qualidades decorativas da árvore. Além disso, as agulhas rapidamente começam a se desfazer dele. Ao contrário do abeto de Nordman, o abeto de Fraser tem uma forma mais densa e organizada, adequada para uso em paisagismo.
Plantando e cuidando do abeto Fraser
Para que a árvore cresça bem e não perca o aspecto decorativo, é necessário escolher o local de plantio adequado. Vale a pena considerar que a planta na natureza é encontrada nas montanhas, em grandes altitudes - há forte umidade e ar bastante fresco, verões curtos e invernos longos com neve. Conseqüentemente, é melhor não colocar uma árvore em áreas abertas e ensolaradas, uma sombra parcial seria o ideal.
Preparação da parcela de mudas e plantio
Na hora de escolher uma muda, eles dão preferência às plantas em recipientes. O plantio desse tipo de abeto é realizado em qualquer época do ano, exceto no inverno frio. O sistema radicular do recipiente desenvolve-se bem e a bola de terra permanece intacta, o que é extremamente importante para o plantio de coníferas.
A peculiaridade dos abetos é que a micorriza vive de suas raízes - um microrganismo que ajuda a assimilar água e nutrientes. Mas seca em 10-15 minutos na ausência de coma terrestre. Portanto, não é recomendável comprar abetos com as raízes nuas, pois não criará raízes e morrerá.
A área identificada pela árvore é desenterrada e removida. ervas daninhas... Duas partes do gramado são introduzidas no solo, uma parte de areia e turfa - isso vai melhorar suas propriedades.
Regras de pouso
Em geral, plantar um abeto Fraser não é difícil. Você deve seguir as regras:
- o plantio é possível na primavera e no outono, a árvore criará raízes igualmente bem;
- a cova é duas vezes maior que a massa de terra do sistema de raízes do abeto;
- o solo retirado da cova é misturado com composto antes de enchê-lo de volta;
- solo previamente preparado é colocado no fundo;
- o abeto com um torrão de terra umedecido é colocado em um buraco e colocado no mesmo nível da superfície do solo;
- a planta é coberta com os restos do solo e levemente socada;
- formar um círculo próximo ao tronco para irrigação e fertilização.
Isso conclui o processo de plantio do abeto Fraser. Resta apenas regar abundantemente e cobrir com adubo a superfície da terra próxima a ela.
Regar e alimentar
Cuidar de pinheiros não será difícil. Deve ser regada em tempo seco, e a umidade é necessária na primavera para estimular a árvore a acordar e crescer. Recomenda-se borrifar a coroa pelo menos uma vez por semana.
Os fertilizantes são aplicados na primavera, antes da cobertura morta. É melhor usar preparações granulares na taxa de 0,15 kg por 1 sq. m. Os abetos jovens precisam especialmente de alimentação.
Mulching e afrouxamento
O círculo no tronco é afrouxado quando uma crosta se forma no solo e coberta com agulhas. A planta também precisa ser removida. Durante esses eventos, o abeto é examinado quanto à presença de pragas e doenças.
Poda
A planta é naturalmente compacta, portanto a poda formativa não é necessária. As medidas sanitárias são obrigatórias na primavera, antes que o suco comece a circular pela árvore. Remova todos os ramos secos e doentes.
Preparando-se para o inverno
Visto que em condições naturais a planta hiberna em áreas com neve suficiente, ela deve ser protegida do vento gelado. Isso é especialmente verdadeiro para as árvores jovens - elas são protegidas contra geadas e sol muito forte na primavera durante os primeiros 3 anos de vida. O abeto Fraser adulto apresenta elevada robustez invernal, mantendo o seu efeito decorativo.
Características de cuidar de um abeto Fraser em uma panela
Ao cultivar abeto Fraser em uma panela, para o desenvolvimento bem-sucedido de uma cultura, você deve seguir as seguintes regras:
- evite água estagnada, use drenagem de alta qualidade e um reservatório;
- a rega é feita pela raiz, e as agulhas são borrifadas com água, que previamente se deixa sedimentar;
- em dias quentes, recomenda-se polvilhar o abeto com uma ducha fria;
- nos primeiros 2-3 anos após o plantio, a planta pode ficar sem fertilizar e, em seguida, produtos granulares para as plantações de coníferas são adicionados;
- a coroa não é formada, mas se houver desejo de fazê-lo, então os meses de primavera são preferíveis;
- uma vez a cada 2 anos, o abeto deve ser transplantado para um vaso maior, colocando o colo da raiz nivelado com o solo.
Reprodução
A árvore é bissexual, com as sementes começando a se formar aos 15 anos. Eles germinarão melhor em solos ricos em minerais, musgo, turfa - em um ambiente bastante úmido.Em casa, as sementes são plantadas na primavera, até o despertar dos botões. Você também pode fazer isso no inverno. Ao semear na primavera, a estratificação a frio é necessária por alguns meses. As sementes germinam a uma temperatura de cerca de + 20 ° C, sendo necessária rega moderada.
Esta cultura não é propagada por estacas, porque os rebentos não se enraízam bem. Apenas o método de semente é usado.
Doenças e pragas
A planta não se sente bem com mudanças bruscas de temperatura. A árvore começa a lançar suas agulhas e pode morrer. Também um problema comum é a podridão da raiz. As bactérias atacam a parte subterrânea da árvore quando muita água ou drenagem inadequada é usada. Além disso, a doença se espalha para o tronco e galhos. O sintoma é um amarelecimento acentuado das agulhas. Você pode salvar o abeto antes que a podridão se espalhe para o tronco. A árvore é desenterrada, as raízes doentes são removidas, tratadas com fungicida e colocadas em solo novo.
A planta é suscetível a outro tipo de podridão, que é causada por fungos inflamáveis. A doença se desenvolve nas raízes e sobe no tronco. As agulhas da árvore ficam amarelas, a cor da casca muda e espaços vazios são formados. Os próprios cogumelos podem ser vistos na base do tronco. O tratamento com fungicidas ajudará.
Das pragas do abeto Fraser, as mais comuns são:
- Ácaro-aranha - o principal perigo é que a praga forme 4-5 gerações em uma estação. A planta é coberta por pequenas teias de aranha, as agulhas afetadas ficam amarelas e voam. O ácaro tem medo de umidade excessiva, por isso uma ducha para a copa da árvore será uma boa prevenção. Se a praga já se instalou no abeto, então um inseticida é usado contra ela.
- Pulgão - bebe sucos das agulhas de uma árvore e faz com que caiam. A praga pode ser vista se você olhar de perto, atinge o tamanho de 1,5 mm. As agulhas caídas são removidas da árvore e queimadas. Os inseticidas são eficazes contra pulgões. O sulfato de cobre é usado como medida preventiva.
- Escaravelho - este nome une pragas como barbilho de abeto, peixinho dourado, quebra-nozes, khrushch. Eles danificam não apenas a casca da árvore, mas também as raízes e as agulhas. Os galhos morrem e secam. Os insetos são coletados e destruídos, um pica-pau que vive em uma árvore lidará bem com os besouros.
Conclusão
O abeto Fraser recebe principalmente críticas positivas de jardineiros, há muitas qualidades atraentes na descrição de suas variedades e belas fotos da árvore são propícias para a compra dessa variedade em particular. Para quem mora na cidade, pode ser um vaso de planta. Sujeito a todas as regras de cuidado, o abeto Fraser raramente adoece e sempre tem uma aparência decorativa.
Bom Dia!!! Qual a velocidade de crescimento de um pinheiro moído?
Bom Dia!
O abeto Fraser é classificado como uma cultura com uma taxa de crescimento moderada. O crescimento do abeto depende dos seguintes fatores:
• idade da planta;
• condições climáticas;
• composição do solo;
• cumprimento das regras de atendimento.
No entanto, no abeto, três períodos de crescimento podem ser notados. Nos primeiros 10-15 anos, ele cresce moderadamente e não aumenta muito de tamanho. Aos 10-11 anos, as mudas podem atingir 1,5-1,6 m de altura.
Mas no segundo período, que dura cerca de 20 anos, o abeto Fraser cresce mais ativamente. Durante este tempo, pode crescer até 11,5-12,5 m de altura. O crescimento natural será de 11-12 m ao longo de todo o período.
A partir dos 40 anos, o crescimento do abeto de Fraser diminui. Por um ano, pode ser 0,3-0,4 m.
Desejamos a você altos rendimentos!