Leitões Karmaly: cuidado e alimentação

Karmals não são raça de porco na verdade, mas um híbrido heterótico entre Mangal e barrigas de maconha vietnamitas. A prole do cruzamento como resultado da heterose tem melhores qualidades produtivas do que as raças originais. Mas o aparecimento de animais é obtido com base no princípio de "como os genes cairão".

Você pode até comparar fotos de porcos Karmal:

No primeiro, o aparecimento de Karmala está mais próximo de Mangal. Na segunda foto, Karmal tem características óbvias de um vismoth vietnamita. Mas a lã é um pouco mais grossa.

Se lembrarmos que Mangal também é um híbrido entre a mangalitsa húngara e um javali, então às vezes o resultado dessa "dupla hibridização" é impressionante. E é bom se você impressionar um porco da raça Karmal, serão características produtivas e uma carne saborosa, e não o caráter e os hábitos de um javali.

Quem é karmal

Em primeiro lugar, devo mencionar que às vezes Karmala é chamado de híbrido com um porco coreano. Esta opinião levanta algumas dúvidas, pois embora os porcos coreanos sejam parentes próximos do vietnamita e também descendam do javali chinês, os “Koreyanka” são pouco conhecidos no mundo.

Na Coréia, esses animais foram mantidos por muito tempo como aproveitadores de dejetos humanos e ainda são pouco conhecidos no mundo. Somente a partir da década de 60 do século passado, a dieta dos porcos coreanos passou a ser alterada para uma mais civilizada, e para manter, em vez de uma fossa embaixo de uma latrina, começaram a construir chiqueiros.

Interessante! Os conhecedores da carne de porco coreana acreditam que o sabor da carne se deteriorou após a conversão dos leitões coreanos a um conteúdo civilizado.

No território da CEI, não há distinção entre as raças vietnamita e coreana. E se você adicionar aqui várias raças chinesas, também descendentes do mesmo javali chinês selvagem, você pode ficar completamente confuso.

Os porcos Karmaly são de dois tipos: o híbrido F1 Mangala / Coreano e o híbrido de retrocruzamento. Segunda opção: F1 é cruzado com Mangal novamente. Por isso, apesar do efeito da heterose, o peso do Karmal pode ser muito diferente. Os vietnamitas atingem um peso máximo de 150 kg. Os braseiros podem pesar 300 kg. Um híbrido F1 adulto pesa 220 kg. Onde está o efeito da heterose? Melhorar a qualidade da carne. Se você precisar obter um animal maior, F1 é cruzado novamente com Mangal. O peso do porco resultante Karmala em seis meses já chega a 150 kg. As características gustativas da carne da raça de porco Karmal com 75% de sangue Mangal são melhores que as das raças originais, mas na aparência este cruzamento já é difícil de distinguir do Mangal.

Interessante! A nova "raça" Karmal é conhecida apenas no espaço de língua russa.

A principal dificuldade com um híbrido é que de acordo com a foto e até mesmo um porco vivo, Karmala pode ser facilmente confundido com um vietnamita ou mangal. Isso é usado por criadores sem escrúpulos, vendendo leitões vietnamitas, que estão muito mais baratos hoje, sob o disfarce de caros Karmals.

A única maneira garantida de obter exatamente Karmala é cruzar você mesmo a porca Mangala com um javali vietnamita. Para obter a segunda versão do Mangala, será necessário cruzar uma porca Mangala com um javali F1.

Em uma nota! Ao cruzar animais com uma grande diferença de tamanho, uma raça maior deve ser usada como rainha.

Benefícios de Karmala

Karmal combina as qualidades positivas do porco vietnamita e Mangala. Com alimentação completa, Karmal atinge a maturidade sexual aos 4 meses, como as barrigas de maconha vietnamitas. No ano, o Karmal chega a 200 kg, assim como o Mangal.

A grande questão é quem esta raça tem a baixa quantidade de banha anunciada.Segundo os proprietários dos leitões Karmalov, após o abate, ninguém tem uma camada de gordura superior a 3 dedos. São os porcos vietnamitas que se distinguem por uma quantidade relativamente pequena de banha adquirida.

Interessante! Muitas vezes você pode encontrar informações de que a banha de Karmal é muito fina e se separa facilmente da carne.

Nenhuma das raças originais possui esta propriedade. Você pode obter carne magra dos vietnamitas se os mantiver "de dieta" sem lhes dar grãos. Mas o bacon ainda adere firmemente à carne e deve ser cortado.

Mangals herdou de Mangalits a capacidade de armazenar gordura entre as fibras musculares. Com uma engorda de alta qualidade, eles também ganham bem a gordura e devem ser eliminados.

A resistência ao gelo de Karmal é claramente da raça Mangal. Karmals, como Mangals e Hungarian Mangalits, podem ser mantidos ao ar livre no inverno. Eles têm um casaco grosso o suficiente para suportar o frio do inverno.

Um personagem agradável e bem humorado é freqüentemente indicado como propaganda nos méritos. Mas é assim que o animal será sortudo e domesticado. O javali é o habitante mais perigoso da floresta. Nem tigres, nem lobos, nem ursos se associam com adultos. Se os genes do javali "pularem" em Karmal, ele dificilmente será dócil e bem-humorado.

Outra vantagem é chamada de imunidade forte, que supostamente não requer vacinas. Uma ilusão muito perigosa que contribui para a propagação de epizootias.

Importante! Independentemente da "força" da imunidade, a vacinação é necessária para todas as raças de suínos.

Leitões, existem diferenças

Sobre as características externas e produtivas dos leitões Karmalov, as informações também são bastante contraditórias. Algumas fontes afirmam que todos os Karmalyats nascem listrados, como javalis. Outros argumentam que a cor de nascimento dos leitões da raça Karmal pode ser quase qualquer:

  • listrado;
  • Cinza "liso";
  • ruiva;
  • Preto.

Existem apenas afirmações sobre o nascimento de porcos brancos ou malhados. O que é um tanto estranho, já que há fotos de leitões de Karmalov de malhado ou terno branco ao lado de irmãos listrados de uma cor.

Pode-se presumir que se trata de uma foto de um rebanho misto de leitões de diferentes raças. Mas a foto de uma porca malhada da raça Karmal com leitões refuta essa suposição. Malhado não apenas uma porca, mas também os próprios leitões.

Com a idade, as listras desaparecem nos leitões, como no javali.

De acordo com comentários sobre porcos Karmaly, eles podem ser mantidos em um cercado aberto no inverno a partir de um mês de idade. Mas se você não precisa apenas de um leitão de raça exótica, mas de um porco gordo, é melhor não manter os filhotes nessas condições. Mesmo em animais selvagens jovens no inverno, no clima frio, o crescimento diminui ou pára totalmente. O crescimento jovem começa a crescer novamente apenas com o início do calor.

Para animais selvagens, o ganho de peso diário não é interessante, mas para humanos é muito importante. Manter um leitão por até um ano em vez de 6 meses não é lucrativo. Portanto, alimentar e cuidar dos leitões Karmal é o mesmo que para animais jovens de outras raças.

Até o vídeo mostra que, pelo fato de os leitões serem híbridos, os irmãos da mesma ninhada têm diferenças muito fortes. As características produtivas também serão diferentes.

Contente

Karmals adultos podem, de fato, ser mantidos ao ar livre, protegendo-os das chuvas. Os leitões durante o período de crescimento intensivo requerem uma sala fechada, onde a temperatura não caia abaixo de 15 ° C. Tanto para os animais adultos quanto para os jovens, a palha é colocada no chão, onde os porcos podem se enterrar para se aquecer.

Alimentando

Como alimentar Karmal depende dos objetivos de sua manutenção. Na ração de um animal de engorda, predominam os alimentos para grãos e os alimentos para grãos.

Em uma nota! Para qualquer tipo de alimentação, a dieta deve incluir alimentos vegetais.

Não, Karmals não são porcos herbívoros como anunciado em muitos sites. Eles são onívoros. Como qualquer animal onívoro, para uma digestão normal, eles precisam de fibras, que obtêm do pasto da grama no verão. No inverno, os Karmals precisam receber raízes e outros vegetais.

Karmals será capaz de viver de uma forragem de pasto, mas neste caso não há necessidade de esperar produtividade deles. Sua dieta também deve conter proteínas animais, que os porcos podem obter dos laticínios. Você também pode adicionar farinha de carne e ossos à dieta. Os reprodutores não destinados ao abate também recebem peixe e farinha de peixe.

Testemunhos

Dmitry Kolopenyuk, Samara
Eu li muitos comentários sobre a raça de porco Karmal. Eles eram tidos como animais muito despretensiosos, exigindo quase nenhum custo de alimentação e chiqueiro. Tentei encontrar, mas não era uma raça, mas um cruzamento. E não há garantia de que você será vendido exatamente a cruz desejada, e não qualquer outro porco sob o disfarce de Karmal. Se você quer ter certeza de que tem o cruzamento certo, compre as raças originais e cruze você mesmo. Afinal, comprei alguns Karmals. Ou não Karmalov. Em geral, os porcos realmente eram diferentes. Cresceu muito rapidamente, ganhou 100 kg por 6 meses. O segundo em seis meses tinha apenas 70 kg. Em geral, não vi muita diferença com a raça Great White.
Oleg Alekseev, Chernigov
Tentamos dissolver os Karmals. Os leitões foram retirados de um vendedor de confiança, que tinha mangals e vietnamitas. Mas a prole realmente acabou sendo muito diferente. Alguns estão mais próximos dos vietnamitas, outros de Mangal. Tiramos de ninhadas diferentes. Tentamos cruzá-los juntos. Resultado ... não faremos mais isso. Faz sentido criar Karmals na primeira geração.

Conclusão

Avaliações de porcos Karmal são muito diferentes. Isso se deve ao fato de que Karmal é um híbrido. Consequentemente, mesmo na mesma ninhada podem existir leitões com características completamente diferentes. Também ainda é impossível dizer algo sobre as reais características produtivas dos Karmals, uma vez que existem poucos dados estatísticos. Ainda é exótico. Ainda não se sabe se o híbrido Karmal terá seu lugar em quintais privados ou se os criadores de suínos preferirão uma raça diferente de suínos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção