Diarreia em leitões e porcos: causas e tratamento

A criação de porcos é um negócio lucrativo, mas problemático. A saúde de animais jovens e adultos deve ser monitorada constantemente, pois esses animais estão sujeitos a diversas doenças. Um problema comum enfrentado pelos agricultores é a diarreia em leitões e porcos adultos.

Não subestime uma doença como a diarreia, pois pode levar à morte de um animal. Como regra, na fazenda, todos os porcos são mantidos em uma sala comum - por isso, a morte de gado por diarreia pode se tornar massiva.

Possíveis causas de diarreia em leitões e porcos adultos

A diarreia é frequente, evacuações soltas que podem ser uma condição independente ou um sintoma que indica problemas de saúde mais graves. Antes de iniciar o tratamento para diarreia em suínos, você deve descobrir a causa desta doença.

A diarreia em porcos de diferentes idades pode ser desencadeada pelos seguintes fatores:

  1. Condições de criação de porcos inadequadas aos padrões sanitários. Se estiver muito frio no celeiro, a imunidade dos adultos, e ainda mais dos leitões, diminui rapidamente. Isso leva ao fato de o corpo dos porcos ser atacado por várias infecções, inclusive as intestinais. A limpeza rara ou de má qualidade do celeiro também pode causar diarreia em leitões. De fato, em apenas algumas horas, um milhão de bactérias e micróbios perigosos se desenvolvem no feno manchado com fezes de porco. A cama do chão deve ser trocada regularmente, pois fica suja.
  2. A água que não é potável também causa diarreia em leitões e porcos. Não é altamente recomendável regar todo o rebanho, especialmente os leitões pequenos, com água de uma fonte não verificada.
  3. Parasitas intestinais são especialmente perigosos para bebês. Normalmente, os leitões se infectam com helmintos durante a caminhada, por isso é necessário monitorar a limpeza não só no celeiro, mas também na área da rua acessível aos porcos. A diarréia causada por parasitas em porcos não é tão fácil de tratar: os helmintos ainda precisam ser identificados e são muito bons em se esconder. Quando os remédios convencionais para a diarreia são ineficazes, as fezes dos leitões devem ser doadas com urgência para análise de helmintos. Porcos de dois a quatro meses podem morrer facilmente devido aos vermes, porque os parasitas são muito tóxicos, envenenam fortemente o corpo fraco do leitão.
  4. As doenças infecciosas não surgem do nada. Quando os leitões com menos de 2 meses estão com diarreia, é possível suspeitar de uma doença latente na mãe. Um porco que contraiu uma doença infecciosa no final da gravidez transmite a infecção aos leitões antes mesmo de nascerem. Como a imunidade da mãe não resistiu à infecção, o corpo da porca não desenvolveu anticorpos - os bebês ficam indefesos contra a doença. Se o tratamento da diarreia nos próprios leitões não funcionar, é necessário cuidar da saúde da porca ou desmamar os bebês da mãe, pois junto com o leite recebem uma nova dose da infecção todos os dias.
  5. Os porcos podem ter as mesmas doenças internas que os humanos. No caso de diarreia em um animal adulto ou em leitões de três a quatro meses, pode-se suspeitar de inflamação intestinal, problemas hepáticos, biliares ou estomacais. Normalmente, essas doenças podem ser identificadas pelo aparecimento de fezes (fragmentos de alimentos não digeridos, presença de muco, estrias de sangue nas fezes, descoloração).Os leitões que acabam de nascer ocasionalmente apresentam defeitos congênitos dos órgãos internos, que se manifestam, em primeiro lugar, por diarréia. O tratamento nesses casos não ajuda, infelizmente.
  6. Uma dieta desequilibrada também causa diarreia em porcos. Leitões que são trocados apenas por alimentos grosseiros geralmente reagem com diarreia. Tanto a grama recém-cortada quanto os novos alimentos podem causar problemas estomacais em animais jovens mais velhos. Não se esqueça de que os porcos adultos são propensos a comer demais - você precisa monitorar constantemente o tamanho das "porções". A diarreia causada por uma dieta desequilibrada não é particularmente perigosa. Via de regra, essa diarreia não precisa ser tratada - a digestão do leitão é normalizada imediatamente após a correção nutricional.
  7. A intoxicação em porcos e leitões (diarreia bacteriana) não é incomum. Piggies costumam comer tudo o que está sob seu nariz. Portanto, o fazendeiro deve manter a ordem no celeiro, limpar os comedouros da ração azeda a tempo e trocar a água regularmente. O envenenamento leva à intoxicação, e essa condição é especialmente perigosa para porcos pequenos - sem tratamento, eles podem morrer rapidamente de diarreia.
  8. As substâncias tóxicas e venenosas são as causas mais raras, mas muito perigosas, de diarreia em leitões. Os porcos são curiosos, eles provam imediatamente qualquer objeto novo. É necessário garantir que não haja venenos, fertilizantes, produtos químicos e medicamentos no estábulo ou no passeio. Porquinhos pequenos podem ser envenenados mesmo com tinta velha, por isso não é recomendado pintar e envernizar tábuas no chão e na cerca do celeiro.
Atenção! Em caso de intoxicação por toxinas ou alimentos de má qualidade, o porco, o mais rápido possível, deve receber um sorvente (carvão ativado ou branco, o medicamento Enterosgel). O medicamento irá ligar as substâncias tóxicas e removê-las com segurança do corpo do porco.

Você precisa começar a tratar a diarreia em porcos e leitões imediatamente, sem perder tempo precioso. Quanto mais cedo o animal recebe ajuda competente, mais chances o fazendeiro tem de sair.

Por que a diarreia é perigosa em leitões e porcos

É imperativo tratar a diarreia de um leitão, este não é um problema que passa sem deixar vestígios. A diarreia é uma doença perigosa que, em alguns casos, pode levar à morte não só de animais jovens, mas também de toda a população de porcos adultos.

Importante! A diarreia não é uma doença, mas apenas um sintoma de algum desvio no funcionamento do corpo. Antes de tratar uma dor de estômago em um leitão, você precisa descobrir a causa.

A diarreia é muito insidiosa, porque em poucas horas pode levar à morte de um porquinho. Essa condição é tanto mais perigosa quanto menor for a massa do animal: os bebês morrem muito rapidamente. O fazendeiro geralmente tem vários dias para salvar um porco adulto e forte da diarreia.

Diarreia severa, agravada por vômitos e febre alta, leva à rápida eliminação de fluidos do corpo. Junto com a água saem do corpo do leitão sais e minerais valiosos, sem os quais o funcionamento dos órgãos vitais (coração, sistema nervoso, cérebro) é impossível.

É a desidratação, associada à intoxicação, que causa a morte em massa dos porcos. O tratamento da diarreia nas fases iniciais deve ter como objetivo restaurar o equilíbrio salino e alcalino no corpo do porco.

Sintomas de diarreia em leitões e porcos

Não é difícil identificar um porco com diarreia - esses indivíduos são imediatamente visíveis na manada. Os sinais de diarreia são considerados:

  1. Fezes soltas. Em leitões saudáveis, as fezes são geralmente de densidade média. Em indivíduos com diarreia, a defecação pode ocorrer até de forma espontânea, pois as fezes são muito líquidas, às vezes como a água.
  2. As evacuações mais de cinco vezes ao dia não são mais a norma.
  3. Está sempre molhado debaixo do rabo de um leitão com diarreia - é preciso literalmente olhar por baixo do rabo das crianças para não perder o problema.
  4. Um porco com diarreia enfraquece rapidamente, parece letárgico, se recusa a comer ou come menos do que o normal.Via de regra, um animal com diarreia fica deitado de lado e respira pesadamente.
  5. Diarréia crônica causada por mau funcionamento do sistema digestivo, leva à exaustão do porco, diminuição acentuada do peso do animal. O leitão do porco doente é pálido, a pele está suja e despenteada.

Aviso! Mesmo pequenas mudanças no comportamento dos porcos pequenos devem alertar o criador. Afinal, a diarreia em leitões até 2 meses muitas vezes termina em morte precisamente por causa da assistência prestada fora do prazo ou incorretamente.

Leitões recém-nascidos difamam: motivos e o que fazer

Leitões que se alimentam apenas de leite materno também podem difamar. Além disso, na prática, isso acontece com bastante frequência. Existe até um ditado entre os fazendeiros: "Para evitar problemas, muitas vezes olhe para baixo do rabo dos porcos." É claro que, nesses casos, a causa da diarreia está na condição da porca.

Leitões recém-nascidos e crianças menores de um mês de idade podem difamar devido a fatores como:

  • mastite em uma porca, que às vezes não mostra sinais externos;
  • a caça que começou no porco no 7º ao 10º dia após o parto aumenta o nervosismo da mãe, faz com que ela vagueie pelo celeiro, cave feno, deite menos, leva à diminuição da quantidade de leite e diminuição do seu teor de gordura;
  • deficiência de leite de porco ou nutrição insuficiente;
  • a superalimentação da porca também pode provocar diarréia em leitões;
  • mesmo uma temperatura baixa no celeiro pode afetar a saúde da porca e causar diarréia em leitões recém-nascidos.

O tratamento da diarreia em leitões lactentes, por vezes, resume-se à normalização do estado da porca. O chão do celeiro é coberto com uma cama grossa de feno seco, uma lâmpada é acesa para aquecimento adicional do quarto. O criador deve monitorar a qualidade e a quantidade da ração do porco permitido, estar atento ao estado de saúde da mãe.

É muito difícil tratar a diarreia em porquinhos em casa, porque cada minuto conta! Se os recém-nascidos apresentarem diarreia intensa, vômitos, febre, medidas urgentes devem ser tomadas. Em primeiro lugar, você terá que pegar os bebês da porca para bloquear o acesso à comida. Em seguida, uma solução eletrolítica deve ser vertida na boca de cada porco: "Regidron", "Smecta". Como último recurso, água fervida com adição de suco de limão é adequada para o tratamento primário da diarreia. Depois disso, você precisa ligar para o veterinário. O médico determinará a dosagem e aplicará aos leitões as injeções para diarréia: probiótico + sulfanilamida.

Leitões em crescimento têm diarreia: causas e como tratar

Os leitões desmamados da mãe são mais fáceis de curar da diarreia, porque já ganharam peso e ficaram um pouco mais fortes. Em casos leves, o agricultor será capaz de lidar com a situação sozinho, sem a ajuda de um veterinário.

Aviso! A causa da diarreia em leitões adolescentes (2-5 meses) é frequentemente uma transição brusca para alimentos sólidos, uma mudança na alimentação, erva fresca na dieta. O tratamento de tais animais jovens deve ser realizado em combinação com a correção nutricional.

Os medicamentos para o tratamento da diarreia em leitões de 2 a 5 meses são os mesmos usados. Basta levar em consideração os diferentes pesos dos bebês e calcular a dosagem do medicamento de acordo com as instruções.

Como no caso dos recém-nascidos, eles imediatamente começam a soldar leitões adolescentes. Para fazer isso, você pode usar:

  • Medicamentos “humanos”, como “Smecta”, “Regidron” e outros eletrólitos (os pós são diluídos em água e a solução é gradualmente vertida na boca do porco a cada meia hora);
  • soluções independentemente preparadas de sais e minerais (uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de açúcar são dissolvidas em um copo de água);
  • cloreto de potássio ou solução de cloreto de sódio a 0,9% - um leitão de 2 a 4 meses não pode receber mais do que 100 mg de sais por dia;
  • infusões de ervas medicinais como camomila, urtiga, casca de carvalho.

Além das drogas, os leitões precisam beber muitos líquidos. Se os bebês, além da diarreia, tiverem vômitos, a cada 15-20 minutos deverá ser despejada água na boca em pequenas porções.Para dessoldar, é melhor usar água fervida ligeiramente morna.

O veterinário deve selecionar o medicamento para diarreia em leitões. Normalmente, os porcos de 2 a 5 meses de idade são prescritos os seguintes medicamentos:

  1. Para diarreia infecciosa, "Akolan" é usado. Eles precisam tratar os leitões por cinco dias, escolhendo uma dosagem baseada em 1 g do medicamento por 10 kg de peso corporal. Serão necessárias duas doses do medicamento por dia.
  2. "Brovaseptol" é um antibiótico, portanto, é tratado com diarreia bacteriana e intoxicação complexa em leitões. O medicamento é vendido na forma de pó ou injeções. O pó deve ser adicionado à ração de acordo com o peso do porco (1 g por 10 kg de peso do animal). O tratamento continua até que os sintomas de diarreia no leitão desapareçam, mas não por mais de cinco dias.
  3. A preparação combinada "Biovit" contém um antibiótico do grupo das tetraciclinas, minerais e vitaminas necessários para que um leitão se recupere da diarreia. A quantidade de medicamento depende da idade do "paciente". Os leitões recém-nascidos recebem 0,75 g por dia, os bebés até um mês de idade - 1,5 g, os porcos de 1 a 3 meses são tratados com 3 g de "Biovit" por dia. Os leitões com 5-6 meses de idade precisarão de cerca de 7-7,5 g para tratar eficazmente a diarreia.
  4. Recomenda-se dar "Amoxicilina" aos leitões nos casos mais graves. Um antibiótico forte é administrado por via intramuscular. Eles tratam da diarreia em porcos pequenos e adultos.

Conselho! Quando a diarreia passar, você pode furar os leitões com uma série de preparações de vitamina B12 - isso ajudará o corpo do bebê a se recuperar mais rapidamente da doença.

O que fazer se os porcos tiverem diarreia

Os porcos adultos também sofrem de diarreia. Se você precisar agir muito rapidamente com leitões, o criador terá vários dias para tratar indivíduos adultos. Portanto, não há necessidade de tratar o porco ao acaso: a causa exata da condição dolorosa deve ser estabelecida. Idealmente, os testes (sangue e fezes) são feitos de um animal com diarreia, cujos resultados irão indicar com segurança o agente causador da doença.

Na prática, os fazendeiros raramente recorrem a veterinários para obter ajuda ao tentar curar um porco com medicamentos comprovados ou remédios populares. Se um adulto tem diarreia, antes de mais nada, é preciso considerar as fezes - às vezes, isso ajuda a estabelecer a causa da doença. Então:

  1. Uma consistência muito líquida de fezes ou a presença de fragmentos de alimentos não digeridos indicam um mau funcionamento do sistema digestivo. Nesses casos, os porcos são tratados com probióticos. Você pode tentar mudar a comida, remover grama fresca da dieta do animal.
  2. A espuma em uma poça de fezes e um odor pútrido pronunciado são evidências de uma infecção bacteriana. Isso significa que o porco foi envenenado ou comeu comida estragada. É necessário tratar essa diarreia com antibióticos.
  3. Uma perturbação do trato gastrointestinal pode causar fezes cinzentas, amarelas ou verdes, seu conteúdo de gordura. Isso às vezes é tratado mudando a dieta ou mudando o tamanho das "porções".
  4. A cor muito clara das fezes do porco indica um mau funcionamento do fígado ou uma quantidade insuficiente de bile. Em seguida, os órgãos doentes do animal são tratados, solicitando-se a ajuda de um veterinário.
  5. Fezes vermelhas e marrons escuras são um alarme! Não será possível prescindir de um especialista, pois o porco está com hemorragia interna - é necessária uma operação.
  6. Se o vômito for adicionado à diarreia do porco, e a pele e as membranas mucosas do animal estiverem anormalmente secas, a doença é provavelmente causada por parasitas. Nesses casos, o tratamento consiste no uso de medicamentos anti-helmínticos. Eles dão remédios para todo o gado, com o propósito de prevenção.

Os porcos são tratados com os mesmos medicamentos que os leitões por 2 a 5 meses. Não é necessário soldar os adultos, basta garantir que os animais com diarreia tenham acesso constante a água limpa e fresca.

Tratamento da diarreia em leitões e porcos com métodos alternativos

Em casos leves de envenenamento ou com problemas menores com o trato gastrointestinal em porcos, você pode passar sem a ajuda de medicamentos.A diarréia em leitões ocorre entre 2 e 5 meses de idade e em adultos pode ser tratada com remédios populares. Formas eficazes e comprovadas:

  1. Tintura alcoólica de coníferas. Este produto é um extrato de agulhas de pinheiro, que tem um efeito adstringente pronunciado. Recomenda-se que os leitões de 2 a 6 meses de idade sejam tratados com 2 ml de tintura três vezes ao dia. É conveniente administrar o medicamento a suínos com uma seringa sem agulha.
  2. Desde o nascimento, os leitões podem ser tratados com decocções com efeito envolvente. Esses remédios não o salvam de diarreias complexas, mas protegem as paredes do estômago e evitam a inflamação. Você pode cozinhar uma decocção de sementes de linho, arroz, aveia.
  3. As infusões de ervas também ajudam a "reter" os intestinos de um porco doente. São preparados com ervas farmacêuticas: camomila, casca de carvalho, chicória, urtiga dióica, calêndula, espinheiro. Para obter o melhor efeito, você pode tratar a caxumba com decocções de várias ervas. Em um balde de água fervente, cozido no vapor um copo de coleta amassada, certifique-se de filtrar e dar ao porco para beber em vez de água.
Aviso! Não há necessidade de testar remédios populares em leitões recém-nascidos - os bebês só precisam de ajuda qualificada e eficaz.

Independentemente do método escolhido, o tratamento da diarreia suína deve começar com uma dieta rigorosa. No primeiro dia não é dada comida de todo, a partir do segundo dia de tratamento, os leitões recebem metade da porção habitual pelo menos 5-6 vezes ao dia. Se o porco se recusar a comer por vários dias, isso não é motivo para pânico. Ao contrário, será mais fácil para o corpo se limpar de toxinas e bactérias.

Medidas de prevenção

Um bom mestre é aquele cujos porcos não adoecem. Para não perder os primeiros sinais da doença e não perder parte do gado, é melhor prevenir a diarreia nos animais. Isso é fácil de fazer - você só precisa:

  • mantenha o celeiro limpo, forneça calor e boa nutrição ao rebanho;
  • certifique-se de que os porcos não comem demais e não passam fome;
  • tratar profilaticamente os leitões de cinco dias com preparações de ferro (Ferroglyukin, Ferrodex), que os protegerá contra diarreia e anemia;
  • para fortalecer a imunidade do gado com complexos vitamínicos para porcos ou dar aos animais óleo de peixe e vitamina B12;
  • prevenir suínos de todas as idades da deficiência de vitamina A, que é responsável pela digestão (ração com cenoura, ervilha, grama);
  • introduzir gradualmente novos alimentos na dieta dos porcos;
  • a comida dos leitões não deve conter fragmentos grandes, deve ser triturada;
  • ração com mofo, mau cheiro, misturas azedas, restos de comida não devem ser dados a porcos;
  • duas vezes ao ano para todo o rebanho fazer profilaxia com anti-helmínticos;
  • lave regularmente comedouros e bebedouros.

Os suínos não precisam ser tratados se forem mantidos de maneira adequada. O organismo desses animais é muito semelhante ao dos humanos. Podemos dizer que um porco adulto é uma criança de dois anos, ela também "pegará" uma infecção e terá diarreia com a mesma facilidade.

Conclusão

O tratamento da diarreia em leitões não é uma tarefa fácil. Às vezes, você simplesmente não pode viver sem um especialista. Tem hora que, por um motivo tão banal, o fazendeiro perde a maior parte do rebanho. Para evitar problemas, você precisa manter os porcos limpos, alimentá-los com comida de qualidade e seguir as recomendações para a prevenção da diarreia. Se os leitões já estiverem doentes, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. As preparações para diarreia e sua dosagem são selecionadas levando-se em consideração apenas a idade e o peso dos animais.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção