Contente
O desmame dos leitões de uma porca pode, sem exagero, ser considerado uma das etapas mais cruciais na atividade de um criador de porcos. Não apenas o bem-estar da prole, mas também a eficácia da reprodução posterior do adulto depende da competência com que esse procedimento é realizado. Portanto, é importante estudar os detalhes desse difícil processo com antecedência.
Com que idade os leitões são espancados de uma porca
Entre criadores de porcos experientes, freqüentemente surgem discussões sobre em que idade é mais apropriado desmamar os leitões de uma porca. Existem dois métodos principais de desmame:
- Cedo.
- Atrasado.
A escolha do método ideal para o desmame dos leitões da mãe depende dos objetivos que o criador de suínos persegue, uma vez que cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
O desmame precoce é denominado desmame dos leitões antes dos 2 meses de idade. É mais ativamente usado em grandes fazendas com grandes populações de animais. As vantagens do método incluem os seguintes aspectos:
- As porcas demoram menos a recuperar dos leitões após a engorda, uma vez que não se esgotam tanto como no desmame tardio;
- de uma porca é possível obter mais de 2 partos por ano;
- depois de um curto período de tempo, o porco pode voltar a acontecer com o javali;
- o sistema digestivo dos leitões se desenvolve mais rapidamente devido à introdução precoce de alimentos sólidos;
- A porca, da qual a ninhada foi desmamada, consome menos ração pelo fato de não precisar alimentar os leitões por muito tempo, o que, por sua vez, economiza significativamente.
O desmame tardio é realizado após os leitões atingirem a idade de 2,5 meses. Este método raramente é usado em fazendas onde os suínos são criados em escala industrial, pois é menos lucrativo do ponto de vista econômico. No entanto, também tem certas vantagens:
- no desmame tardio, obtém-se uma prole mais forte, com menos indivíduos debilitados;
- os leitões têm muito menos probabilidade de adoecer e têm um sistema digestivo mais forte.
As desvantagens deste método de desmame incluem:
- se os leitões não são desmamados antes dos 2 meses, o peso da mãe diminui muitas vezes mais rápido, por isso ela não entra na caça por mais tempo;
- a porca de criação precisa comer mais, o que acarreta custos adicionais;
- animais jovens que foram desmamados em estágios posteriores de crescimento têm mais dificuldade em mudar para alimentos sólidos e são mais frequentemente exigentes;
- Os leitões ficam muito chateados com a separação da mãe, o que afeta negativamente sua saúde.
Por essas razões, a maioria dos criadores de suínos prefere desmamar a ninhada da porca antes que os leitões tenham 50 a 60 dias de idade. No entanto, em alguns casos, os agricultores praticam o desmame ainda mais cedo.
Com que idade os leitões desmamam cedo
Com a abordagem certa, é possível desmamar os animais jovens da porca antes mesmo dos leitões completarem 1 mês de idade. Nesse caso, falam em desmame prematuro. Tem todas as vantagens do desmame precoce, ao mesmo tempo que reduz ainda mais o custo de manutenção da porca e permite aumentar o número de partos anuais. No entanto, tal método no CIS raramente é praticado devido ao fato de que os desmamados menores de 26 dias precisam de uma dieta especial à base de leite e concentrados especializados, que são muito caros e difíceis de obter.
Não há uma resposta inequívoca para a questão de quando é melhor desmamar os leitões da mãe: cada criador deve decidir por si mesmo quando realizar este evento. No entanto, independentemente do período de tempo do desmame, é necessário abordar esse procedimento com todo o cuidado.
Como desmamar leitões de uma porca
O desmame competente de leitões de uma porca é uma garantia de mais saúde para a prole e para a mãe. Esse processo requer cautela, pois qualquer ação errada pode traumatizar a psique dos animais e causar-lhes problemas de saúde. Uma preparação cuidadosa pode ajudar a mitigar os efeitos do desmame.
Preparação de desmame
Para os leitões, a separação da mãe é sempre um grande stress, por isso é necessário prepará-los para isso aos poucos. A preparação pode ser condicionalmente dividida em 2 fases:
- introdução de alimentos sólidos;
- reduzindo o tempo gasto com a mãe.
Portanto, na fase de introdução de alimentos complementares, as seguintes regras devem ser observadas:
- A partir do 3º dia de vida, os filhotes devem ser regados diariamente com água fervida, para que se forme nos organismos dos leitões a microflora necessária ao processamento dos alimentos mais duros.
- No 5º dia, vale a pena introduzir o leite de vaca fervido na alimentação dos animais jovens.
- O cardápio dos porcos de 7 dias já pode ser diversificado com uma mistura espessa feita de aveia em água ou leite.
- No 10º dia, vale a pena presentear os jovens com feno de alta qualidade, finamente triturado.
- A ninhada com duas semanas de idade já é capaz, além do leite, de assimilar grama e raízes frescas.
Durante a introdução dos alimentos complementares, é necessário dar aos leitões a oportunidade de se alimentarem com o leite materno. Nesse caso, a prole deve ser mantida junto com a porca.
Como desmamar adequadamente
Assim que os leitões se acostumarem com o novo tipo de alimentação, o desmame pode começar. Por esta:
- Poucos dias antes do procedimento, as porcas suprimem a produção de leite reduzindo a quantidade de alimentos e bebidas suculentos. No dia anterior ao desmame da prole da mãe, a quantidade de alimento é reduzida em 50%.
- Ao mesmo tempo, os leitões começam a ser desmamados da mãe por um curto período, aumentando a cada dia o tempo de separação. Idealmente, os jovens são trazidos para a porca apenas durante o período de alimentação.
- O número de refeições da prole também é gradualmente reduzido de 6 para 1.
- Após a retirada da porca dos leitões, os desmamados são mantidos no curral no mesmo ambiente por cerca de 7 a 10 dias para reduzir os efeitos do estresse nos animais.
Cuidado de leitões desmamados
Os leitões desmamados precisam de cuidados especiais, mesmo que tenham sido desmamados da mãe sem maiores complicações. Atenção adicional deve ser dada ao bem-estar dos jovens por 2 a 3 semanas após o desmame.
Alimentando
Sem uma mãe, os desmamados podem começar a se alimentar mais intensamente do que o normal. É assim que a resposta ao estresse se manifesta. Neste caso, os criadores de suínos devem cortar a ração diária dos animais jovens em 20% por 3-4 dias. Isso ajudará a eliminar a ingestão excessiva e evitar problemas com o delicado trato gastrointestinal dos animais. Nos próximos 7 a 10 dias, a quantidade de ração deve ser gradualmente retornada ao volume anterior.
A alimentação dos filhotes após o desmame é realizada 5 vezes ao dia, utilizando apenas alimentos frescos picados finamente. A ração pode ser deixada no curral por um tempo não superior a 1,5 - 2 horas, uma vez que o sistema digestivo dos desmamados ainda não está suficientemente forte e os alimentos armazenados por mais tempo podem provocar infecções intestinais. A dieta do leitão pós-desmame deve incluir:
- 20% de verduras suculentas;
- 70% de concentrados de qualidade;
- 5% de produtos de origem animal (leite, ovos);
- 5% de misturas de grãos.
Freqüentemente, os desmamados têm tendência à anemia, por isso é necessário enriquecer seu cardápio com suplementos alimentares e vitaminas que contenham ferro.
Se for necessário desmamar os leitões da porca antes de 1 mês, é necessário providenciar para que os animais jovens tenham leite de vaca em quantidade suficiente. A taxa diária para 1 leitão é de 20 litros, enquanto a alimentação do animal deve ser realizada em intervalos de 2 a 3 horas. A partir dos dois meses, os desmamados são transferidos para a alimentação sólida, continuando a alimentá-los com leite 5 vezes ao dia.
Contente
Os leitões que se estabilizaram após o desmame podem ser agrupados. Os desmamados, mais desenvolvidos fisicamente, estão unidos em manadas de 20 a 25 indivíduos. Animais pequenos e enfraquecidos são divididos em grupos de até 15 indivíduos. Os últimos fornecem nutrição mais intensa para ganho de peso.
Todos os animais jovens devem ser bem lavados e tratados com formulações de parasitas e vírus. Isso não servirá apenas como prevenção de doenças, mas eliminará odores estranhos que podem irritar os leitões e provocar conflitos entre animais de ninhadas diferentes. Ao mesmo tempo, os desmamados são vacinados.
Nas instalações onde se criam leitões, que foram desmamados da mãe por método muito precoce, vale especialmente a pena manter a limpeza e monitorar os indicadores de temperatura. A temperatura do ar em tais baias deve permanecer entre 20 - 25 ° C. Os desmamados mais velhos devem ter fácil acesso a um comedouro e água potável fresca.
Manutenção de porcos após o desmame dos leitões
A porca da qual a ninhada foi desmamada também requer maior atenção. A nutrição e os cuidados adequados irão ajudá-la a recuperar da engorda mais rapidamente e a voltar ao normal o mais rápido possível.
Alimentando
O tempo de chegada das porcas no cio depende diretamente de quanto elas estão engordadas. Por 2 meses de engorda de leitões, uma fêmea pode perder até 30 kg, e se a prole for desmamada mais tarde, todos os 50 kg. Em fêmeas emaciadas, o interesse na reprodução é significativamente reduzido, portanto, seria aconselhável que essas porcas aumentassem a quantidade de alimento em 15-20% antes do acasalamento. Isso aumentará significativamente a eficiência da fertilização. Alguns criadores de porcos usam o método de flushing para alimentar as porcas debilitadas, que consiste em aumentar a quantidade de alimento em 25 - 30% 1 - 2 semanas antes da inseminação. Após o acasalamento, o volume de comida é reduzido aos indicadores usuais.
Contente
Além de uma dieta especial, cuidar de uma porca não é muito diferente de cuidar de outros porcos. Freqüentemente, tudo se resume a manter a caneta limpa, procedimentos de higiene regulares e um regime de bebida estável.
A porca não deve ser mantida no mesmo cercado com os leitões durante o período de adaptação pós-desmame, é preferível providenciar um cômodo separado para ela.
Também vale a pena inspecionar a fêmea, em especial, o úbere, necessário para prevenir o desenvolvimento de mastite. Se houver sinais de alerta, você deve procurar imediatamente a ajuda de seu veterinário.
Quando a porca está pronta para o próximo parto
Depois de os leitões terem sido desmamados da porca, o seu estado deve ser cuidadosamente avaliado. As fêmeas que não emagreceram muito durante a alimentação dos filhotes, via de regra, entram no cio 7 a 12 dias após o desmame, após o que podem ser acasaladas com um javali. O acasalamento é realizado 2 vezes com intervalo de 10 - 12 horas.
As porcas magras devem ser alimentadas primeiro e ter tempo para entrar em forma. A inseminação é organizada durante o estro seguinte, após 20 a 25 dias.
Conclusão
Sempre que os leitões são desmamados de uma porca, é necessário que o criador esteja atento ao bem-estar dos animais e às condições de sua criação. Se você seguir estritamente as nuances do procedimento, é perfeitamente possível desmamar os filhotes da mãe com o mínimo de dificuldades e sem perdas financeiras.