Contente
A carne de porco é o tipo de carne mais bem digerido pelos humanos. É ideal mesmo para pessoas com doença hepática. Mas apenas com uma condição: a carne deve ser magra. Carne de porco e carne magra parecem ser conceitos incompatíveis, mas há raça de porco Um pietrain capaz de satisfazer essa necessidade. A carne de porco magra é mais seca e menos saborosa do que aquela com um pouco de gordura. Mas é sabido que a boa comida nunca é saborosa.
A promoção de um estilo de vida saudável fez seu trabalho, e os porcos Pietrain são muito populares nos países europeus e na América Latina. Na Rússia, devido às condições climáticas, Pietrain não obteve amplo reconhecimento e, em geral, a raça é utilizada para cruzamentos com raças gordurosas para melhorar as características produtivas dos filhotes.
História de origem
A raça Pietrain tem uma história de origem muito curta e clara. Esses porcos não têm ancestrais antigos misteriosos. Pietrain foi criado na Bélgica no início do século XX, cruzando porcos Berkshire, Great White e Yorkshire. A adição de raças de suínos belgas locais também não aconteceu sem. Na reprodução, a consanguinidade era freqüentemente usada para melhorar as qualidades da carne da raça. A qualidade da carne melhorou e a sobrevivência geral e aclimatação dos porcos Pietrain deterioraram-se.
Durante um período difícil no mercado de suínos no início dos anos 50 do século passado, a raça Pietrain ganhou popularidade e foi introduzida na Alemanha no início dos anos 60. Lá, o Pietrain ainda é usado hoje para melhorar as características de produção de outros suínos.
Na URSS, o Pietrain foi introduzido em 1964, mas foram justamente essas qualidades que se deterioraram no processo de criação da raça que impediram a ampla distribuição desses suínos no país. A união precisava de animais despretensiosos que pudessem se adaptar a diferentes zonas climáticas. As características da raça dos porcos Pietrain não atendiam aos requisitos dos zootécnicos soviéticos para animais produtivos. Mas um certo número de gado permaneceu, já que os representantes da raça conseguiram melhorar a produtividade dos porcos de banha de carne conhecidos na Rússia.
Descrição
Ao olhar para a foto de um representante da raça suína Pietrain, não há dúvidas sobre o direcionamento da produtividade. O javali Pietrain tem uma estrutura pronunciada de direção da carne do animal:
- corpo cilíndrico longo com tórax raso;
- presuntos poderosos;
- antebraços carnudos
- cabeça pequena com aurículas grandes mas finas.
Na descrição da raça suína Pietrain, o sulco característico ao longo da crista, o perfil reto da cabeça e a garupa larga também são indicados como traços característicos. Mas você não pode ver na foto superior. E o perfil reto não é visível na parte inferior.
Uma característica mais característica da raça é a cor preta e malhada - a única possível nos porcos Pietrain.
Produtividade
As características produtivas da raça suína Pietrain não impressionam, embora o rendimento de abate por carcaça seja de 80%. Mas o peso do rímel em si não é grande. O peso vivo do javali é de até 240 kg, suínos - até 150-170 kg. Ao mesmo tempo, os representantes da raça têm um consumo de ração muito alto para engorda. Os leitões Pietrain ganham 500 g diariamente, mas ao mesmo tempo precisam de 2,5-3 kg de ração por dia.Com a idade de 7 meses, os leitões Pietrain crescem até 90 kg. Outras raças de suínos podem ganhar até 100 kg em 6 meses.
Esta é a principal razão pela qual esta raça de corte conquistou o mercado europeu. Além disso, Pietrain se sente bem no clima ameno da Europa.
Profissionais da raça
A principal vantagem da raça é a resistência aos circovírus. O vírus geralmente leva à morte de animais. Porcos jovens de todas as raças de porcos, exceto Pietrain, sofrem da doença.
As vantagens também incluem:
- falta de tendência à obesidade;
- o rendimento da carne pura da carcaça é de até 65%;
- melhorar as características da carne de outras raças.
Minuses
Pietrain tem muito mais desvantagens e isso impede que a raça se espalhe para fazendas particulares:
- sensibilidade a extremos de temperatura;
- pouca capacidade de aclimatação;
- sensibilidade ao estresse;
- exatidão para alimentar;
- baixo ganho de peso;
- baixa produção de leite das porcas;
- carne de má qualidade.
A carne de Pietrain oxida rapidamente com o ar e perde umidade.
Contente
Devido à camada muito fina de bacon, os porcos Pietrain não toleram tanto o frio quanto o calor da mesma forma. Já a + 15 ° C, eles se sentem desconfortáveis. E a + 30 ° C, eles podem ter uma insolação. Para criar esta raça de porcos, é necessário um chiqueiro de clima controlado especialmente equipado. Na Rússia, os sistemas de aquecimento são tradicionalmente instalados em salas para animais; o resfriamento geralmente não é necessário no verão. Mas não neste caso. Para que o gado destes porcos se sinta bem, terá de ser instalado um ar condicionado no chiqueiro. Em particular, na foto há um porco Pietrain em um chiqueiro especialmente equipado.
Devido à sua pele fina, esses porcos não podem ser mantidos em uma grade de metal, como é o caso dos Brancos Grandes. A limpeza frequente da roupa de cama também é necessária para que a urina não corroa a pele. Tudo isso complica e aumenta o custo de criação de leitões Pietrain. Em geral, a criação desta raça está ao alcance apenas de grandes complexos ou estações de criação.
Alimentando
As fibras musculares sempre requerem mais alimento para manter a massa do que gordura do mesmo volume. Mas durante uma greve de fome, os músculos são "esvaziados" primeiro. Esta característica dos organismos vivos desempenha um papel negativo na criação e engorda dos porcos belgas. Devido à rápida combustão de nutrientes ao mesmo tempo em que garante as funções vitais de "atletas musculosos", Pietrain requer mais ração por quilo de peso do que os porcos gordurosos de carne.
Ao criar, deve-se levar em consideração que as porcas apresentam baixa produção de leite. O leite de uma porca sozinho não será suficiente para os leitões. A alimentação dos leitões terá de ser introduzida muito cedo. E isso apesar de geralmente nas granjas os leitões começarem a se alimentar já no 5º dia de vida. Consequentemente, Pietrain terá que dar comida adicional quase desde o primeiro dia.
Neste caso, a porca normalmente não traz mais do que 8 leitões por parto.
Os jovens que engordam recebem alimentos ricos em carboidratos e proteínas:
- resíduos de produção de carne e farinha de carne e ossos;
- peixe e farinha de peixe;
- Retorna;
- resíduos de laticínios;
- resíduos de cozinha;
- batatas cozidas;
- raízes;
- leguminosas.
Na verdade, os porcos são muito pobres em digerir grãos, especialmente grãos inteiros. Portanto, você não precisa ser especialmente zeloso com milho, cevada ou aveia.
A alimentação natural dos porcos consiste em vários tipos de nozes, bolotas, raízes, frutos silvestres e, às vezes, ração animal. Os javalis raramente pastam em cereais.
Reprodução
Antes de criar uma raça em seu próprio quintal, você precisa analisar cuidadosamente suas capacidades para criar condições adequadas para esses porcos. Criadores de suínos experientes desaconselham tentar recrutar um rebanho exclusivamente de representantes da raça belga.A melhor opção seria cruzar um javali Pietrain com uma porca Landrace ou Duroc. Quando cruzado com Landrace, o jovem cresce mais rápido, e quando cruzado com Duroc, as características da carne da prole melhoram. O cruzamento de três raças é frequentemente usado: Big White, Landrace e Pietrain. Mas esse cruzamento está disponível apenas para complexos de criação de suínos. O comerciante privado não tem oportunidade de manter tal conjunto de porcos.
Nuances de reprodução
A maturidade sexual em varrascos ocorre aos 8 meses. Os porcos amadurecem mais cedo como qualquer outra raça. Mas, para obter uma descendência madura, a porca Pietrain não é recomendada para ocorrer antes de 10 meses.
As porcas têm uma desvantagem significativa: não só são inférteis e dão pouco leite, mas também têm leite suficiente para apenas 6 crias. Se houver mais de 6 leitões na ninhada, eles precisam ser alimentados desde o primeiro dia. Caso contrário, o mais fraco morrerá de fome.
Ao introduzir a alimentação, dê a todos os porcos. A melhor alimentação seria um substituto do leite integral para leitões.
Esses substitutos costumam causar diarreia severa em leitões e é melhor comprar outros mais caros, mas de melhor qualidade.
A segunda opção para a alimentação: reverso e soro após fazer o requeijão. É melhor que o leite seja coalhado com cloreto de cálcio. O soro dessa coalhada não é ácido e contém uma dose adicional de cálcio.
Para aumentar a produção de leite, a porca precisa ser alimentada 4 vezes ao dia, dando rações com alto teor calórico e suculentas. Com alimentos complementares devidamente organizados, você pode salvar até uma dezena de leitões Pietrain como na foto abaixo.
Testemunhos
Conclusão
Avaliações sobre a raça de porcos Pietrain feitas por proprietários privados geralmente não são elogiosas. Isso se deve às características dos porcos belgas. É difícil para os proprietários privados fornecerem as condições necessárias. A melhor opção é comprar híbridos de ração na estação de criação.