Ovelha Kuibyshev: descrição, características

Hoje, na Rússia, existem relativamente poucas raças de ovinos relacionadas ao setor de carne. Praticamente não existem raças de carne apenas. Como regra, as raças que podem dar um bom rendimento de abate de carne são tanto gordurosas quanto gordurosas. Este último também inclui a raça de lã semi-fina de ovelhas Kuibyshev.

O desenvolvimento da raça Kuibyshev teve início na segunda metade da década de 30 do século XX. Esta raça foi criada na região de Kuibyshev cruzando carneiros Romney-pântano e ovelhas Cherkasy com procriação posterior de híbridos neles próprios. O trabalho com a raça durou de 1936 a 1948. Na saída, foi obtida uma ovelha capaz de produzir lã de qualidade relativamente alta e uma porcentagem bastante elevada de carne da carcaça.

Padrão de raça

As ovelhas Kuibyshev são animais grandes com ossos enormes. A constituição é forte. As pernas são de comprimento médio, firmes e bem inseridas.

A cabeça é larga, caracterizada por uma lã que cobre até a linha dos olhos. Não há chifres.

O corpo é longo, em forma de barril. As costas, lombo e sacro são largos. A linha superior do corpo é plana. Em geral, a forma do corpo corresponde às características da raça de carne. O peito é profundo e largo. A cauda é cortada.

Atenção! Em ovelhas Kuibyshev de raça pura, a lã não pode ter manchas vermelhas, especialmente nas pernas.

O peso médio dos carneiros é de 102 kg, as ovelhas são de 72 kg. Rendimento de carne de abate de 52 a 55%. Animais jovens de 8 a 9 meses produzem até 39 kg de carne.

A raça possui boas características de pelagem. O tosquia de um carneiro é de 5,5 kg, de uma ovelha, de 4,1 kg. Rendimento líquido de lã de 55 ± 1%. A lã é de boa qualidade, é uniforme, finura 46-56 qualidades e está localizada bem no meio da linha que determina a finura.

Costuma-se dizer que as ovelhas Kuibyshev se parecem com uma bola de lã. A descrição da raça de acordo com o padrão corresponde a esta comparação figurativa. A raça de ovelhas Kuibyshev se distingue por um significativo crescimento excessivo das pernas, embora seja inferior neste aspecto às raças de carneiros merino. O padrão é que a pelagem se estenda até a junta do punho nas pernas dianteiras e até a junta do jarrete nas pernas traseiras.

Em uma nota! Se eles oferecem animais com pernas "nuas", é, na melhor das hipóteses, um cruzamento de uma ovelha de lã grossa com uma de Kuibyshev. Na pior das hipóteses, é apenas uma raça de pêlo grosso.

Um ano após o último corte de cabelo, a lã desta raça deve ter pelo menos 11 cm de comprimento. O comprimento de 15 cm é considerado o ideal. No jovem Kuibyshev de um ano, o comprimento da lã chega a 12 cm.

A desvantagem de quase todas as ovelhas é a lã constantemente suja, devido ao fato de que a sujeira e o estrume grudam nela quando o rebanho é mantido em uma sala bastante fechada e a gordura secretada pela pele é retida. Se você lavar uma ovelha Kuibyshev, verá que uma cor agradável com um tom azulado será adicionada às características padrão de sua lã.

Ovelhas da raça Kuibyshev na Exposição de Ovinos de Todas as Rússias em Elista:

Contente

A raça de ovinos Kuibyshev está adaptada à vida no clima agudamente continental da região das estepes do Volga. Ela tolera bem os invernos e não precisa de uma sala quente para o inverno. Requisito básico: cama seca e sem vãos no celeiro. Ainda assim, esta raça tolera bem o calor do verão, o que é especialmente importante devido ao pertencimento dessas ovelhas ao grupo de lã semi-fina.

Importante! Ovelhas de lã semifina e lã fina são tosadas uma vez por ano na primavera, quando a lã acumulou uma quantidade suficiente de gordura.

As ovelhas têm cascos fortes que precisam de trituração natural durante o pastoreio prolongado em solo rochoso ou de aparar regularmente o chifre do casco. Os cascos são aparados a cada 6 a 8 semanas. Caso contrário, os cascos crescem, virando "esquis", e impedem as ovelhas de andar. O resultado geralmente é claudicação.

Dieta e alimentação

Em primeiro lugar, como qualquer herbívoro, o feno ou a erva fresca fazem parte da dieta das ovelhas. As ovelhas em lactação são mais bem alimentadas ad libitum, sem limitar suas necessidades de feno. Durante a lactação, o corpo do útero esgota seus recursos, o animal perde muito peso, mesmo recebendo a quantidade máxima de alimento possível. Por esse motivo, mesmo aquelas ovelhas que podem trazer cordeiros em qualquer época do ano não são recomendadas para acontecer mais de uma vez por ano. O corpo deve ter tempo para se recuperar e o útero deve ser engordado. Animais solteiros, animais jovens e produtores de carneiros recebem feno na proporção de 2 a 4 kg por dia.

Além do feno, as ovelhas recebem alimentos suculentos: beterraba forrageira, abóbora, abóbora, cenoura. A forragem suculenta melhora a digestibilidade do forragem, que, junto com a palha e o joio, também inclui o feno.

No caso de dar palha aos animais em vez de feno, deve-se tentar fornecer-lhes ração suculenta e concentrados, pois a palha praticamente não contém nutrientes. Os melhores tipos de palha são a palha de leguminosa, aveia, cevada e milheto.

Além disso, a dieta das ovelhas inclui suplementos minerais: sal, giz para ração, ossos e farinha de carne e ossos e vitaminas. Esses componentes são especialmente importantes se os animais receberem palha em vez de feno.

No verão, eles tentam pastar o rebanho na grama. Nesse momento, você pode reduzir os suplementos vitamínicos, deixando sal e minerais na dieta.

Reprodução

As ovelhas Kuibyshev não são altamente férteis. O número de cordeiros por cem ovelhas é de 130 a 145 cabeças. Devido à infertilidade das ovelhas, os cordeiros desta raça ganham bem peso e crescem mais fortes do que suas contrapartes de outras raças, resultando em 2 a 3 cordeiros por cordeiro.

A maioria das raças de ovelhas são criadas sazonalmente, trazendo cordeiros na primavera. As ovelhas são frequentemente vistas em agosto-setembro, com a expectativa de que os cordeiros nasçam na primavera, quando aparece a grama verde. Em regiões mais ao norte, é melhor chocar ovelhas mais tarde, pois a grama aparece mais tarde. Em particular, o manifesto de Pedro, o Grande, continha a exigência de enviar ovelhas ao rebanho apenas a partir de 26 de outubro. Portanto, os proprietários de ovelhas terão que regular de forma independente o tempo de acasalamento. Nas regiões do sul, as ovelhas devem ser fermentadas mais cedo, para que os cordeiros tenham tempo de comer a grama antes que queime. No norte, mais tarde, para que os cordeiros não precisem ficar muito tempo em um celeiro escuro e apertado em vez de no pasto.

Em uma nota! Suyagnost dura 150 dias, então você sempre pode calcular o tempo de lançamento de um carneiro em um rebanho em uma determinada região.

A caça às ovelhas dura 38 horas. É por isso que, durante o período de acasalamento, o carneiro deve estar constantemente no rebanho. Ele certamente não erra. Para um carneiro, 60 ovelhas podem ser determinadas. Se a inseminação não ocorreu, a ovelha volta ao cio após 17 ± 1 dias.

É importante não alimentar excessivamente as ovelhas, pois neste caso a fertilidade diminui. Carneiros gordurosos também não têm sementes de alta qualidade. Também é impossível matar os animais de fome, as ovelhas em más condições muitas vezes permanecem estéreis.

Conclusão

A ovelha Kuibyshevskaya é vantajosa porque dela você pode obter não apenas lã tradicional, e de qualidade bastante alta, mas também uma quantidade significativa de carne saborosa. Além disso, esta raça produz descendentes robustos e resistentes a doenças. Ao escolher uma raça de ovinos adequada para a obtenção de lã de alta qualidade e para carne, os proprietários de fazendas particulares devem prestar atenção à raça Kuibyshev comprovada pelo tempo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção