Contente
A lã de ovelha, que outrora se tornou a base da riqueza na Inglaterra e na Nova Zelândia, começou a perder sua importância com o advento de novos materiais artificiais. As ovelhas de lã foram substituídas por raças de carne ovina, que proporcionam uma carne tenra e saborosa, sem o cheiro característico de cordeiro.
Durante a era soviética, o cordeiro não era um tipo de carne muito popular entre a população precisamente por causa do cheiro específico, que, provavelmente, estava presente na carne das ovelhas lanosas. Naquela época, as economias da parte europeia da URSS não buscavam a criação de raças de carne, privilegiando a lã e a pele de carneiro.
O colapso da União e a quase total interrupção da produção afetaram gravemente a criação de ovinos. Mesmo fazendas coletivas e estatais bem-sucedidas, livrando-se de ramos não lucrativos, antes de mais nada eliminaram ovelhas. Carneiro de carne também caiu sob esse rinque, pois era muito problemático convencer a população a comprar carne de carneiro, principalmente por causa da falta de dinheiro e da disponibilidade de coxas de frango baratas dos Estados Unidos nas prateleiras. Nas aldeias, era mais conveniente para os comerciantes privados criarem cabras em vez de ovelhas.
Mesmo assim, a ovelha conseguiu sobreviver. As raças de carne ovina na Rússia começaram a se desenvolver e crescer em número, embora Gorkovskaya ainda precise da ajuda de especialistas e entusiastas da criação de ovelhas para não desaparecer completamente. Algumas das raças de carne ovina, agora criadas na Rússia, foram importadas do Ocidente, algumas da Ásia Central e algumas são raças primordialmente russas. Um brilhante representante deste último - Ovelha romanov.
Raça de ovelha romanov
A raça foi criada como uma ovelha de lã grossa com uma pele adequada para costurar roupas de inverno. É uma raça primordialmente russa que resiste bem ao frio russo, pelo que é hoje uma das mais numerosas raças mantidas por proprietários privados nas suas quintas.
O peso das ovelhas Romanov é relativamente pequeno e sua produtividade de carne é baixa. Uma ovelha pesa cerca de 50 kg, um carneiro até 74. Um cordeiro atinge um peso de 34 kg em 6 meses. Os animais jovens são enviados para abate após atingirem o peso vivo de 40 kg. Ao mesmo tempo, a produção letal de carcaças é inferior a 50%: 18-19 kg. Destes, apenas 10-11 kg podem ser usados para alimentos. O resto do peso é composto por ossos.
Ovelhas Romanov "levam" com sua abundância, trazendo de 3 a 4 cordeiros por vez e podendo se reproduzir em qualquer época do ano. Mas os cordeiros ainda precisam ser alimentados até o peso de abate. E isso também é um investimento em dinheiro.
Ovelha gorky
Raça de carne de ovelha criada na região de Gorky, na ex-URSS. Agora esta é a região de Nizhny Novgorod e é lá que um dos pequenos rebanhos de reprodução dessas ovelhas. Além da região de Nizhny Novgorod, a raça Gorky pode ser encontrada em mais dois distritos: Dalnekonstantinovsky e Bogorodsky. Nas regiões de Kirov, Samara e Saratov, esta raça é utilizada como melhorador para ovelhas locais de lã grossa, o que terá um efeito muito bom no gado criado nestas regiões e negativamente na raça Gorky.
Essas ovelhas foram criadas de 1936 a 1950 com base em ovelhas locais do norte e carneiros de Hampshire. Até 1960, havia um trabalho em andamento para melhorar as características da raça.
Descrição da raça
Exteriormente, as ovelhas são semelhantes aos seus ancestrais ingleses - o Hampshire. A cabeça é curta e larga, o pescoço é carnudo, de comprimento médio. A cernelha é larga e baixa, fundindo-se com o pescoço e formando uma linha com o dorso. O corpo é poderoso, em forma de barril. O peito é bem desenvolvido. A caixa torácica é redonda. O dorso, o lombo e o sacro formam uma linha superior reta. As pernas são curtas, inseridas largas. O esqueleto é fino. A constituição é forte.
A cor é o arminho, ou seja, a cabeça, cauda, orelhas e pernas são pretas. Nas pernas, o cabelo preto atinge as articulações do punho e jarrete, na cabeça até a linha dos olhos, o corpo é branco. O comprimento da pelagem é de 10 a 17 cm. A principal desvantagem da pelagem é a finura irregular nas diferentes partes do corpo. Não há chifres.
As ovelhas pesam de 90 a 130 kg. Ovelhas 60 - 90 kg. Os animais são bem musculosos.
Características produtivas
As ovelhas dão 5 a 6 kg de lã por ano, as ovelhas 3 a 4 kg. A qualidade de finura é 50 - 58. Mas por causa da heterogeneidade, a lã da raça Gorky não tem um preço alto.
A fertilidade das ovelhas Gorky é de 125 - 130%, em rebanhos de reprodução chega a 160%.
A produtividade da carne de ovinos da raça Gorky é ligeiramente superior à da raça Romanov. Aos 6 meses, os cordeiros pesam de 35 a 40 kg. A produção letal de carcaças é de 50 a 55%. Além da carne, o leite pode ser obtido das rainhas. Durante 4 meses de lactação de uma ovelha, você pode obter de 130 a 155 litros de leite.
As chamadas raças sem pêlos de ovelhas de corte estão ganhando popularidade. A lã nos animais, é claro, está presente, mas é semelhante à lã dos animais comuns que trocam de roupa e consiste em um casaco de lã e um subpêlo de inverno. Não é necessário cortar essas raças. Eles perdem cabelo por conta própria. Na Rússia, essas raças de ovelhas de pêlo liso são representadas pela Dorper, uma raça de carne bovina de origem sul-africana e um grupo emergente de ovelhas Katum.
Dorper
Esta raça foi criada na África do Sul no primeiro terço do século 20 através do cruzamento de carneiros Dorset Horn, ovelhas persas de cauda gorda de cabeça preta e cauda de gordura. Os cães Merino também participaram da criação da raça, da qual alguns dorpers adquiriram uma cor branca pura.
As condições na África do Sul, ao contrário dos estereótipos, são bastante duras. Incluindo mudanças bruscas de temperatura. Forçados a viver em tais condições com uma base alimentar muito modesta, os dorpers adquiriram excelente imunidade e resistência muito alta a doenças infecciosas e são capazes de suportar até invernos gelados e nevosos. Não há dúvidas sobre sua capacidade de suportar o calor do verão. Dorpers são capazes de ficar sem água por 2 dias, mesmo no calor.
Descrição dos dorpers
Os Dorpers têm uma cor bastante original: uma cor de corpo cinza claro com uma cabeça escura, herdada dos cravos persas. Aqueles dos Dorpers que têm a sorte de ter um merino em seus ancestrais têm uma pelagem branca no corpo e na cabeça.
As orelhas são de tamanho médio. Pele dobras no pescoço. Dorpers de cabeça branca tem orelhas rosadas e há um pequeno crescimento em sua cabeça, que eles herdaram do merino.
Os animais têm uma parte facial encurtada do crânio, como resultado a cabeça parece pequena e de perfil cubóide. As pernas são curtas, fortes, capazes de suportar o peso de um poderoso corpo carnudo.
O peso Dorper Rams pode atingir até 140 kg, com peso mínimo permitido pela norma de 90 kg. As ovelhas pesam de 60 a 70 kg, algumas podem ganhar até 95 kg. A produtividade da carne de ovinos Dorper está acima da média. Produção letal de rímel 59%. Aos 3 meses, os cordeiros dorper já pesam de 25 a 50 kg, e aos seis meses podem ganhar até 70 kg.
Criação de ovelhas e carneiros
As ovelhas Dorper podem gerar de 2 a 3 cordeiros fortes que podem seguir imediatamente sua mãe. Permanecer em dormitórios, via de regra, passa sem complicações devido às características estruturais da região pélvica.
Na Rússia, eles tentaram repetidamente cruzar as ovelhas Romanov com carneiros - dorpers. Os resultados dos híbridos de primeira geração foram encorajadores, mas é muito cedo para falar em criar uma nova raça.
No entanto, manter um dorper de raça pura na Rússia não é lucrativo por causa do casaco muito curto, com o qual ele, no entanto, não será capaz de suportar as geadas russas. A segunda desvantagem dos dorpers é a cauda de rato, que não aparece nas fotos. Ele está ausente por um motivo simples: ele está parado.Em animais mestiços, essa falta é atenuada.
Dentre as vantagens, destaca-se a alta qualidade da carne de dorper. Não é gorduroso, pelo que não apresenta o cheiro característico a gordura de borrego. De um modo geral, a carne desta raça ovina distingue-se pela sua textura delicada e bom gosto.
Dorpers já foram importados para a Rússia e, se desejar, você pode comprar ovelhas reprodutoras e material de sementes para uso em ovelhas de raças locais.
Conclusão
A criação de ovelhas hoje está se tornando muito mais lucrativa do que obter lã ou peles delas. Estas raças são caracterizadas por um ganho de peso rápido e carne de boa qualidade sem o cheiro espantar os compradores. Considerando que, ao criar essas ovelhas, você não precisa esperar um ano antes de obter a primeira safra de lã, criação de ovelhas a direção da carne está se tornando mais lucrativa do que a produção de lã de ovelha.