Contente
Após o abate de um porco, sua cabeça é primeiro separada, após o que a carcaça é enviada para processamento posterior. Cortar uma cabeça de porco exige cuidado. Um agricultor novato deve ter uma abordagem responsável a este processo, a fim de evitar a possível deterioração da carne e vísceras.
Preparação de ferramentas e local de trabalho
Os princípios básicos mais importantes são o lugar certo e a mesa na qual o processo de desossa será realizado. O corte de cabeças de porco em casa deve ser feito em uma sala limpa. A mesa para ela deve ser grande e estável. Também para desossar você precisará de:
- várias tábuas de corte de diferentes tamanhos;
- taças fundas para preparar alimentos;
- facas afiadas - cozinha, lombo com lâmina rígida, bem como cutelo de ponta grossa;
- toalhas de papel ou pano limpo;
- luvas médicas;
- água corrente.
A necessidade de uso de várias facas deve-se às especificidades do corte da cabeça. Por exemplo, um cutelo é usado para cortar o crânio. A faca de filé é usada diretamente para tirar a pele da carne.
Como cortar a cabeça de um porco sem machado
O primeiro passo é limpar a fuligem formada quando o porco é chamuscado nas orelhas e em outras partes da cabeça. Nesta fase, não lave a cabeça - a pele seca tornará mais conveniente separar as partes externas ao cortar. O processo passo a passo de corte de uma cabeça de porco é tradicionalmente realizado na seguinte sequência:
- As orelhas são cortadas com uma faca afiada. Deve-se ter cuidado para manter a linha de corte o mais próximo possível do crânio. As orelhas de porco são amplamente utilizadas na culinária de diversos aperitivos e saladas. Orelhas cozidas em marinada coreana são muito populares. Uma das melhores formas de utilizá-los é fumando - o prato resultante é considerado uma verdadeira iguaria.
- O próximo passo é cortar a bochecha. É separado com a mesma faca junto com a carne adjacente a ele. O corte correto é do topo da cabeça em direção ao remendo. A faca deve ir o mais próximo possível do crânio, sem tocá-lo. Deve-se tomar cuidado especial próximo às órbitas dos olhos - seus danos acidentais podem levar à entrada de fluido ocular na carne. O Cheek é utilizado para a preparação de vários snacks - fumados, cozidos e em conserva. Muitas donas de casa assam no forno com legumes.
- A cabeça é colocada em uma casa de toras sobre a mesa, após o que a carne é retirada da parte frontal. Essa carne pode ser usada para carne picada em combinação com outras partes da carcaça do porco - ombro ou pescoço.
- Agora precisamos separar o idioma. Para fazer isso, vire a cabeça, corte a polpa do queixo. Uma língua é retirada do orifício resultante. Muitos pratos são preparados com essa parte do porco. A língua é cozida, frita, fervida e em conserva. É adicionado a saladas e aperitivos. O Aspic feito de língua de porco é considerado uma verdadeira obra de arte culinária.
- O próximo passo é cortar a cabeça de porco ao meio. Para fazer isso, um golpe forte é aplicado na ponte do nariz com um cutelo. Em seguida, os ossos são cortados com uma faca afiada, separando a parte superior da cabeça da inferior.
- Os olhos são removidos da parte superior. Em seguida, o cérebro é cortado com uma faca afiada, que deve ser lavada com água limpa. O cérebro é mais frequentemente usado na preparação de vários patês.
- Um patch é cortado. É utilizado na culinária para a preparação de carnes gelatinosas e salgados.As donas de casa também cozinham com verduras e colocam na caçarola.
- Para separar os maxilares, é necessário cortar o ligamento que os conecta. Do fundo, são separados os ossos, sobre os quais fica a carne. Eles são perfeitos para fazer caldos e sopas ricos.
Os blanks obtidos no corte de uma cabeça de porco devem ser tratados com especial cuidado. Acredita-se que seja necessário cozinhá-las imediatamente após a desossa. Se os subprodutos forem colhidos para uso futuro, deixe-os de molho em água fria por 6 horas e depois seque-os com toalhas de papel.
Como cortar a cabeça de um porco em carne gelatinosa
O prato mais popular preparado pelas donas de casa a partir de uma cabeça de porco é a carne gelificada. Essa parte do porco contém uma grande quantidade de cartilagem e pele, que, durante o cozimento prolongado, liberam ativamente o colágeno - substância necessária para a solidificação do caldo. As orelhas e o adesivo são as partes das quais o colágeno é liberado mais rapidamente. Freqüentemente, eles são adicionados separadamente ao cozinhar carne gelatinosa de um presunto ou pernil.
Cozinhar carne com gelatina de cabeça de porco requer uma abordagem responsável na preparação dos ingredientes. Inicialmente, você precisa mergulhar a cabeça na água por um longo tempo. A condição ideal é mantê-lo na água por 12 horas. Em seguida, eles enxugam e começam a cortar.
Recomenda-se retirar previamente as peças impróprias para a cozedura de carnes gelatinosas. Isso inclui olhos e dentes. Os olhos são removidos com uma colher, tomando cuidado para não prejudicar a integridade da membrana ocular. Os dentes são removidos com um alicate ou cortados juntamente com as mandíbulas.
Primeiro, um remendo e orelhas são cortados da cabeça. Em seguida, é cortado em duas partes iguais entre os olhos. Então, cada uma das partes resultantes deve ser dividida em mais duas. Para carne gelificada, a divisão estrita em bochecha, parte frontal e assim por diante não é importante. A principal condição para cortar a cabeça de um porco para a carne gelificada é a necessidade de pedaços aproximadamente do mesmo tamanho. Como resultado, cada uma das peças deve ter de 8 a 10 cm de tamanho.Esta abordagem permitirá que você obtenha o caldo perfeito.
Conclusão
Cortar uma cabeça de porco é um processo simples. Se todas as regras forem seguidas, obtém-se uma grande quantidade de carnes e vísceras, que podem ser utilizadas para preparar um grande número de delícias culinárias. Se a cabeça for cortada para carne gelificada, o processo não apresenta nenhuma dificuldade.