Contente
Cada tipo de carne ao cortar carcaças de porco tem propriedades de consumo únicas. O sacro fica na parte de trás da espinha do porco. Este local destaca-se pela qualidade da carne e é indispensável para a preparação de um grande número de pratos, desde costeletas a variadas saladas.
Onde está o traseiro do porco
A garupa é a parte superior das costas do animal. Esta área do dorso do porco está inativa, então os músculos nesta área permanecem macios. A camada de gordura é subdesenvolvida aqui.
Acredita-se que, em um porco, a garupa deve ser larga o suficiente e não muito longa. Uma garupa lisa e ligeiramente inclinada é considerada ideal. Se em um animal esta parte do corpo é subdesenvolvida e estreita, estiloide, excessivamente curta, isso indica problemas no desenvolvimento adequado. Como resultado, a carne idealmente saborosa não pode ser obtida de tal indivíduo. Acredita-se também que a qualidade da carne de alcatra está diretamente relacionada à cauda do animal. Uma cauda fina e macia é uma garantia de um porco bem alimentado e criado.
Que parte da carcaça do porco é o sacro
Visualmente, o sacro é o fim da zona superior das costas. Na verdade, essa é uma parte separada da carcaça, que está localizada na parte superior do presunto. Muitas vezes também é chamada de carne adrenal devido à sua localização.
A garupa de um porco está localizada no corte do quadril obtido pelo corte da carcaça. Consiste nas partes superior, interna, externa e lateral. Depois de separar o presunto da carcaça, é necessário cortá-lo adequadamente. Portanto, para obter a alcatra, é necessário cortar a parte superior do corte do presunto.
Após a desossa inicial, o sacro é coberto com uma pequena camada de gordura. Dependendo do uso culinário, a gordura pode ser retida ou aparada, deixando apenas o tecido muscular limpo.
Qualidades distintas da carne
O alcatra costuma ser considerado um dos melhores tipos de carne entre as obtidas no corte de carcaças de porco. Os músculos localizados nesta área praticamente não são usados durante a vida do animal. A alcatra do porco está localizada em uma área onde a atividade física mínima significa a completa ausência de fibras musculares e tendões duros, de modo que a carne é extremamente macia.
Além de sua extraordinária maciez, a garupa é quase totalmente desprovida de camadas de gordura. Como resultado, a carne é equiparada a uma variedade magra, tornando-se extremamente popular entre as pessoas que se preocupam com sua saúde e praticam uma alimentação adequada. Além disso, esse produto é reconhecido por nutricionistas durante cursos voltados para a perda de peso e normalização dos processos metabólicos do organismo.
De acordo com as especificações geralmente aceitas para o corte varietal de carne de porco, todos os produtos semiacabados com caroços são divididos em várias categorias. O mais alto inclui produtos contendo até 10% de camadas de gordura. A alcatra é considerada uma das melhores partes da carcaça, junto com o lombo magro, o presunto e a costeleta.
Devido à ausência de fibras gordurosas, a alcatra da carcaça do porco é perfeita para pessoas que, por problemas de saúde, têm que abrir mão dos alimentos gordurosos.Devido à total falta de atividade física do animal, essa carne é facilmente absorvida pelo organismo. Graças a isso, a alcatra é perfeita para pessoas que sofrem de doenças do trato gastrointestinal.
Devido à alta qualidade da carne, a alcatra é um produto bastante caro. É significativamente mais caro do que uma omoplata, pescoço, peito e até mesmo um presunto. Nas lojas, essa parte da carcaça de porco costuma estar na mesma faixa de preço das peças de elite - filé mignon e costeleta.
O que pode ser cozinhado com alcatra e alcatra
O sacro há muito é considerado uma das partes mais valiosas das carcaças de porco. Durante séculos, os especialistas em culinária demonstraram milagres na preparação de uma variedade de pratos a partir dele. Os mais populares são:
- churrasco;
- assar;
- costeletas;
- porco cozido;
- escalope.
O sacro é o que mais se provou na preparação de kebabs. Como a carne em si é extremamente macia, não requer marinadas fortes para amolecer. Tradicionalmente, as marinadas são usadas no kefir ou água mineral com um mínimo de especiarias. Ao cozinhar, a camada mínima de gordura que envolve a carne impedirá que o kebab seque por dentro. O prato resultante será suculento e macio.
Além dos kebabs, a alcatra é utilizada para cozinhar todos os tipos de pratos grelhados e grelhados. A percentagem mínima de gordura permite obter um sabor especial tanto com uma torra rápida como com uma cozedura a lume brando. Por exemplo, a carne de porco bem grelhada é uma parte essencial de qualquer celebração europeia.
A alcatra mais delicada assada no forno revela-se muito saborosa e suculenta. As costeletas feitas com essa parte da carcaça são consideradas um prato dietético reconhecido pela comunidade mundial de alimentação saudável. Freqüentemente, a carne é simplesmente cortada em escalopes e frita até ficar crocante. Se você adicionar vegetais e queijo a ele e depois assá-lo no forno, obterá um prato que não é inferior aos equivalentes de restaurante.
Na verdade, os usos culinários da alcatra são virtualmente infinitos. Ele pode ser usado para fazer uma variedade de assados com seus vegetais favoritos, até mesmo bolinhos. A carne magra também é um ótimo complemento para várias saladas.
Conclusão
A alcatra encontra-se na parte superior da perna do porco e é uma das partes mais valiosas da carcaça do porco. A carne é muito macia e ao mesmo tempo dietética. Além disso, é extremamente benéfico para o corpo devido à quase total ausência de gordura corporal.