Contente
- 1 Diferenças pelas quais você pode determinar o sexo de um peru
- 1.1 No tubérculo genital
- 1.2 Ao longo do comprimento das penas nas asas
- 1.3 Ao longo do cume
- 1.4 Por comportamento
- 1.5 Por esporas
- 1.6 Por "corais"
- 1.7 Pela borla no peito
- 1.8 Ao longo do "brinco" acima do bico
- 1.9 Pela glândula em volta do pescoço
- 1.10 Tamanho do peru
- 1.11 Nas pernas
- 1.12 Pela largura do peito
- 1.13 Pelas penas da cauda
- 1.14 Por volume da ninhada
- 1.15 Pelas penas da minha cabeça
- 1.16 Pelas penas do pescoço
- 1.17 Por voz
- 2 Conclusão
Quase todos os criadores de peru novatos se perguntam: como distinguir um peru de um peru? A resposta é extremamente importante, uma vez que as condições de criação e alimentação dos perus variam de acordo com as características sexuais.
Existem vários métodos para determinar o sexo dos perus. Cada método tem seus prós e contras. O principal ponto negativo é que nenhum dos métodos em consideração dá 100% de garantia da exatidão da determinação do sexo. É possível determinar com precisão o sexo apenas por métodos de laboratório e em perus adultos.
Diferenças pelas quais você pode determinar o sexo de um peru
No tubérculo genital
Esse método é chamado de japonês (Ventsexing) - pelo nome do país, cujos avicultores determinaram o método de revelar o sexo dos pintinhos recém-nascidos pelo tamanho e forma do tubérculo genital.
Se o procedimento for realizado mais tarde, será mais difícil determinar o sexo, pois os sinais que diferenciam os machos das fêmeas começam a se atenuar com o tempo.
Vantagem do método: permite que você determine o sexo imediatamente após a eclosão (todos os outros métodos - após 2 meses)
Desvantagens:
- a possibilidade de ferir o peru;
- a possibilidade de infectar o pintinho com bactérias de seus intestinos;
- uma certa habilidade é necessária.
Como determinar o sexo de um peru pela cloaca
- Promova o esvaziamento do intestino do pintinho.
- Segurando o peru sobre a cubeta com uma mão, aperte levemente seu abdômen e as laterais com o meio, o polegar e o indicador da mesma mão. Os restos de fezes devem ser removidos com cotonete ou gaze.
- Segure o peru corretamente quando visualizado. Deve ser segurado com uma mão: com a esquerda, se a pessoa que realiza a inspeção for destra, com a direita - se for canhota. O pintinho deve ficar de cabeça para baixo (a cabeça fica entre o dedo mínimo e o anular). As patas precisam ser presas entre os dedos médio e indicador, ou seja, o peru precisa ser um pouco expandido (veja foto). É importante não apertar muito o pintinho.
- Abra corretamente a cloaca. O tubérculo genital dos machos está localizado na parte inferior da cloaca, dá para ver quando sai para fora. Para fazer isso, é necessário abrir corretamente a cloaca. Isso deve ser feito com o polegar e o indicador da mão, sem segurar o peru. Os dedos devem ser posicionados ao longo das bordas do ânus. Estique ligeiramente a cloaca, empurre para dentro e aperte ligeiramente os dedos. O polegar da mão que segura pode ajudar no processo.
- Determine o gênero. Os machos terão dois tubérculos genitais, perus - um, não muito pronunciado.
Ao longo do comprimento das penas nas asas
Tempo de determinação: desde o primeiro dia de vida
Nos machos, todas as penas da fileira extrema de asas têm o mesmo comprimento; nas fêmeas, elas são diferentes, mas se nivelam à medida que crescem. É por isso que esse método de detecção de sexo só funciona na infância em perus.
Ao longo do cume
Tempo de definição: a partir de 2 semanas
Nos perus, a crista é brilhante, brilhante, bem pronunciada quando quente. Nos perus, a crista é pequena e desbotada.
Precisão do método: 70%
Por comportamento
Tempo de determinação: a partir de 1 mês
Os perus têm uma postura orgulhosa.Eles assumem uma postura especial e abrem o rabo como um leque. Quando o macho está excitado ou zangado, seus corais ficam vermelhos e o processo acima do bico fica tenso. As fêmeas são mais sociáveis, amontoadas em bandos. Eles costumam se comportar de forma mais agressiva do que os perus.
Por esporas
Tempo de determinação: a partir de 2 meses
Os machos são caracterizados pela presença de processos córneos nas patas - esporas. Os perus precisam deles para lutar. Spurs às vezes são encontrados em forma embrionária em mulheres.
Na foto - um esporão no dedo do homem
Por "corais"
Tempo de determinação: a partir de 2 meses
Os machos têm “corais” na cabeça e no pescoço - crescimentos que podem aumentar de tamanho devido à presença de um grande número de capilares neles. "Corais" são características sexuais secundárias, estão ausentes nas mulheres.
A foto mostra a diferença entre o macho e a fêmea na presença de "corais":
Pela borla no peito
Tempo de determinação: a partir de 13 semanas
Os machos têm uma escova dura de penas no peito (entre o esterno e o bócio). A própria plumagem no peito dos perus é áspera e espessa. Nas mulheres, a borla também é encontrada, mas com muito menos frequência. A plumagem no peito dos perus é mais macia e não tão densa quanto nos machos.
Olhe para a foto da aparência da borla no peito de um peru:
Ao longo do "brinco" acima do bico
Tempo de determinação: a partir de 13 semanas
Perus de ambos os sexos apresentam protuberâncias acima do bico. Em perus, esse processo carnoso é grande, em momentos de excitação pode aumentar de comprimento (até 15 cm) e largura. Os perus têm um rudimento quase imperceptível acima do bico.
Pela glândula em volta do pescoço
Tempo de determinação: a partir de 5 meses
O método é considerado não científico, mas válido. A glândula é encontrada apenas em perus, é determinada por palpação (parece uma verruga peluda ao toque).
Tamanho do peru
Os perus machos parecem maiores e mais fortes do que os perus. Os perus adultos são muito maiores e mais pesados do que os perus.
Nas pernas
Os perus têm pernas mais longas do que as mulheres, e as pernas são maiores.
Pela largura do peito
Os machos têm seios mais largos do que os perus.
Pelas penas da cauda
Os perus têm caudas bonitas: com penas lisas e densas. Nas mulheres, a cauda é muito mais simples.
Por volume da ninhada
O método foi proposto por fazendeiros americanos. Segundo suas observações, os excrementos das fêmeas são mais abundantes do que os dos perus, caem de uma colina. Nos machos, a ninhada é mais densa, apresentando-se na forma da letra "J" do inglês.
Pelas penas da minha cabeça
Os perus têm a cabeça careca e ruiva, os perus têm penugem. As fêmeas têm cabeças menores do que os perus.
Pelas penas do pescoço
A parte nua do pescoço dos homens é mais longa do que a das mulheres.
Na foto: preto - masculino, claro - feminino. Vê-se que o pescoço do peru é mais nu do que o do peru.
Por voz
Os machos, ao contrário das fêmeas, “borbulham”. Também existe uma forma popular de identificar um homem dando uma voz: assobiar alto, se ele atender, então é um homem.
Conclusão
Conhecendo as principais características inerentes a um determinado sexo de perus, é muito fácil identificar o sexo até mesmo de um filhote recém-nascido.