Contente
Criar perus em casa não é uma tarefa fácil. Esses pássaros são caracterizados por uma disposição muito difícil, e é muito difícil agradá-los. Mas antes de trazer os primeiros pássaros para o seu local, você precisa decidir onde eles viverão. Se o potencial criador não tiver território suficiente para perus em crescimento, então a única saída é manter esses pássaros em gaiolas. Você pode comprar gaiolas de peru em lojas especializadas ou pode fazer as suas próprias. Vamos lhe dizer como fazer isso abaixo.
Prós e contras do conteúdo celular
Manter os perus em gaiolas, de acordo com muitos criadores, não é a decisão certa. Essas condições não são naturais para essas aves. Além disso, essas aves, via de regra, são privadas de pastagem total ao ar livre. Mas isso é mais comum para a criação de perus em escala industrial em grandes fazendas.
Se os perus forem criados para a casa e passarem tempo suficiente ao ar livre, esse conteúdo será bastante aceitável. Além disso, este método de contenção tem várias outras vantagens:
- economia significativa de ração;
- falta de roupa de cama;
- uso eficiente do espaço;
- a possibilidade de manter mais pássaros.
Raças grandes podem facilmente virá-lo, causando sérios ferimentos que podem ser fatais.
Regras para colocar perus em uma gaiola
Para que os perus não sintam forte desconforto com tal conteúdo, as seguintes condições devem ser atendidas:
- Cada macho deve ser mantido separadamente. Em primeiro lugar, isso é feito para a segurança deles. Afinal, dois machos na mesma jaula podem lutar e ferir um ao outro. Em segundo lugar, os machos são bastante grandes, então eles ficarão muito aglomerados.
- Até duas fêmeas podem ser colocadas em cada gaiola. As fêmeas são menores do que os machos e podem se dar bem juntos. Mas tal colocação só é possível se cada ave tiver livre acesso a comida e água. Colocar mais de dois perus na mesma gaiola pode prejudicar sua capacidade reprodutiva.
- Apenas pintinhos nascidos devem ser colocados em uma chocadeira - uma gaiola especial que atua como uma galinha chocadeira. Nele devem ser instalados elementos de aquecimento e lâmpadas de iluminação, que criam as condições necessárias para o crescimento ideal de cada peru.
Gaiolas de peru DIY com foto
Gaiolas compradas para perus são quase impossíveis de encontrar à venda, e seu custo pode desencorajar até mesmo o desejo mais forte de criar esta ave em casa. Portanto, a melhor saída nessa situação é fazer você mesmo gaiolas para perus. Além disso, lidar com isso não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista.
Ferramentas e materiais
Antes de começar a trabalhar, você precisa ter certeza de que possui todas as ferramentas e materiais necessários à mão.
Das ferramentas de que você pode precisar:
- lápis;
- martelo;
- serra de vaivém elétrica;
- Chave de fenda;
- pinças.
Se de repente algumas ferramentas não estiverem disponíveis, não se desespere. Você sempre pode pensar em como substituí-los, por exemplo, em vez de um quebra-cabeças, você pode usar uma serra e uma chave de fenda pode ser substituída por uma furadeira e uma chave de fenda.
Quanto aos materiais, não podem ser substituídos. Portanto, será necessário preparar com antecedência:
- ripas ou vigas de madeira;
- Madeira compensada;
- painel de plástico;
- malha de metal com malhas finas;
- canetas;
- rotações;
- parafusos e cantos de metal.
Se a futura gaiola for usada como chocadeira para animais jovens, então, além desta lista, você também precisará de elementos de aquecimento, uma lâmpada com tomada, um pedaço de cabo e um interruptor.
Fazendo uma gaiola para perus jovens
Os perus jovens não precisam de tanto espaço quanto os adultos, mas não devem se sentar em locais apertados. Portanto, ao calcular o tamanho, é fundamental levar em consideração o número de pintinhos. Nossa gaiola medirá 150x0,75 cm e uma altura de 0,75 cm, mas outros tamanhos podem ser usados se necessário.
A gaiola em si consistirá de uma estrutura feita de ripas ou vigas, às quais será fixada madeira compensada, que funciona como as paredes da gaiola. Deve haver portas na frente por onde seja conveniente cuidar dos pintinhos. As portas devem ser visíveis, pois os filhotes se sentirão desconfortáveis em uma gaiola surda e o criador não verá o que está acontecendo ali. O piso para pintinhos será dividido em duas partes. A primeira parte, o topo, é uma malha de metal sobre a qual os filhotes vão andar e através da qual seus excrementos cairão. E a parte inferior é um reservatório onde caem os dejetos.
Em primeiro lugar, você precisa preparar as futuras paredes. Para isso, são necessárias duas folhas de compensado com dimensões de 150x150 cm, que devem ser cortadas em duas metades. Como resultado, você obterá 4 segmentos com dimensões de 150x0,75 cm. Dois segmentos irão para o teto e a parede posterior. E os dois segmentos restantes precisarão ser cortados em mais duas partes, de modo que você obtenha quadrados de 0,75x0,75 cm - essas serão as paredes laterais. Agora você precisa fazer uma moldura de trilhos ou vigas, usando parafusos auto-roscantes e cantos de metal para sua fixação. Os cortes de compensado preparados devem ser fixados na moldura acabada.
Agora que a estrutura está pronta, você pode começar a fazer o chão. Para fazer isso, você precisa montar uma moldura desde as ripas até o tamanho do chão. No nosso caso, é 150x0,75 cm e deve ser fixada uma peça de rede metálica.
Uma palete para o piso é feita da mesma forma, mas em vez de uma malha de metal, um painel de plástico é preso à estrutura de ripas. Se você pegar madeira compensada, ela se deteriorará rapidamente sob a influência de fezes.
As portas dianteiras são feitas de acordo com o mesmo princípio: uma malha de metal é fixada na moldura de ripas. Mas, ao contrário do chão, as alças e dobradiças ainda precisam ser fixadas a eles. As portas acabadas são penduradas na moldura com dobradiças.
A gaiola está quase completa. Resta apenas fazer a iluminação nele conectando o cabo, tomada e interruptor.
Fazendo uma gaiola para um pássaro adulto
O princípio de fazer uma gaiola para jovens e adultos crescidos é muito semelhante ao de fazer uma gaiola para pintos. Eles serão diferentes em alguns recursos:
- Tamanho da célula. Os adultos são maiores que os filhotes e precisam de mais espaço. Portanto, o tamanho ideal para tal gaiola é 200x100 cm.
- A transparência das paredes. As células surdas não são adequadas para adultos. Eles ficarão muito nervosos com eles. Portanto, para a confecção de todas as paredes, é necessária a utilização de uma tela metálica, e não de chapas de compensado.
Não demora muito para fazer essas células. E a compra de todos os materiais custará significativamente menos do que a compra de uma gaiola acabada. Mas, ao fazê-lo, deve-se focar não na quantidade de material, mas na conveniência de encontrar um pássaro nele.