Contente
A galinha d'angola ainda não se tornou uma ave completamente comum em quintais privados, e as espécies exóticas e a origem africana da ave sugerem que a galinha d'angola precisa de algum tipo de alimento especial incomum. Na verdade, em termos de dieta, a galinha-d'angola não difere da galinha. O alimento para a galinha d'angola, assim como o alimento para galinhas, deve consistir em cereais, proteínas animais e vegetais, minerais, vitaminas e oligoelementos.
Como quase todos os parâmetros em pintadas e galinhas são iguais, os proprietários não se preocupam com o que alimentar as galinhas d'angola e, calmamente, alimentam-nas com ração comum para galinhas. Mas, neste caso, deve-se ter em mente que é melhor não dar comida às galinhas d'angola destinada a frangos de corte... Não vai prejudicá-los, mas os pássaros vão engordar, o que, em tese, as galinhas d'angola não deveriam.
A única diferença entre pintadas e galinhas é a época de postura. As galinhas, especialmente as raças de ovos, podem pôr todo o ano e sua dieta é quase a mesma durante todo o ano. No verão, as galinhas recebem grama e, no inverno, ração suculenta e finamente picada. Em casa, as galinhas-d'angola se alimentam de grãos secos e insetos no verão, mas em cativeiro, as galinhas-d'angola, como as galinhas, podem receber grama no verão e comida suculenta no inverno.
As galinhas-da-índia correm sazonalmente. Como regra, as aves começam a pôr seus primeiros ovos nos últimos dias de fevereiro. Mas nos Césares, o instinto de fertilização é ativado a partir de meados de março, quando o dia não passa de 14 horas e a temperatura do ar está acima de 17 ° C, de modo que os primeiros ovos nas galinhas d'angola geralmente não são fertilizados.
O mecanismo aqui é bastante simples. Os pássaros botam ovos em lotes. Normalmente, cada lote é "calculado" para um mês. A fertilização dos ovos ocorre na fase de formação de um futuro lote de ovos. Ou seja, os ovos de fevereiro-março em pintadas começaram a se formar no final de janeiro - início de fevereiro, quando os machos ainda estavam inativos. O próximo lote, que as aves começarão a botar em abril, terá tempo para os césares fertilizarem. Portanto, a coleta de ovos para reprodução deve começar em abril, e a alimentação, preparação para a postura de ovos, deve ser iniciada em fevereiro. Ainda melhor desde o início do inverno.
Criadores experientes de gado e aves têm um princípio: se você não sabe o que fazer, faça como na natureza. Na natureza, a galinha-d'angola vive no Norte da África, onde a estação de crescimento começa com o início da estação das chuvas. As chuvas começam em outubro e terminam em março-abril. Ao longo do inverno, as galinhas-d'angola selvagens comem grama verde e caramujos acordados, fornecendo-se vitaminas e reservas de cálcio e proteína animal para a futura postura de ovos. Além disso, na maioria das vezes a temperatura do ar no inverno é +10 durante o dia e +7 à noite. Chuveiros adicionam frescor.
Ao manter uma galinha-d'angola em um aviário, o ritmo da ave é perturbado devido à iluminação artificial e à temperatura do ar muito alta, portanto, nas galinhas d'angola, o ciclo de postura dos ovos começa antes do tempo, enquanto as galinhas d'angola não são tão dependentes em condições externas e mantiveram hábitos "selvagens".
No inverno, é melhor trazer a dieta da galinha d'angola o mais próximo possível da dieta de seus ancestrais selvagens.
Dieta de galinhas d'angola no inverno
Alimentar pintadas em casa, é claro, será diferente da opção "selvagem". Na Rússia, no inverno, não há onde obter grama verde e caramujos, portanto, esses ingredientes da dieta das galinhas-d'angola terão de ser substituídos por alimentos suculentos, laticínios e resíduos de carne.
Como substituir a grama
Em vez de grama, as galinhas-d'angola comem alegremente repolho fresco picado, cenoura e beterraba. Você pode dar aos pássaros resíduos vegetais da mesa da cozinha. Além de vegetais, as aves devem receber trigo e aveia germinados. Esses ingredientes são especialmente importantes porque gramíneas de cereais e são o principal alimento das aves selvagens.
Na pátria das galinhas d'angola, crescem aveia selvagem, bluegrass, aveia selvagem e outros cereais. Há também painço - também nativo da África. Portanto, todo esse grão germinado pode e deve ser dado aos pássaros no inverno.
A partir de "produtos domésticos" você pode dar às galinhas d'angola agulhas finamente picadas, ricas em vitamina C no inverno.
Na primavera, com o início do crescimento das agulhas jovens nas coníferas, aumenta a concentração de óleos essenciais perigosos para os animais. Portanto, as agulhas são fornecidas apenas no inverno.
Às vezes, você pode topar com essas tabelas de dieta.
Em geral, a dieta não é ruim se você conhecer as propriedades das agulhas e excluí-las da dieta das galinhas-d'angola a tempo, substituindo-as por grãos germinados e as primeiras folhas verdes.
Não é necessário cortar a grama para a alimentação. Basta amarrar as plantas na vassoura e pendurá-las ao alcance dos pássaros. Então, tudo o que resta é jogar fora os caules ásperos e não comestíveis.
Outro elemento indesejável na dieta da galinha d'angola: a farinha de peixe. É indesejável apenas para quem vai comer a galinha-d'angola que recebeu esta farinha. Mas é bom para o pássaro. Portanto, pode e deve ser dado às camadas.
Grãos e alimentos compostos
Para fornecer proteína vegetal às galinhas-d'angola, pode-se adicionar leguminosas ao grão especificado, no qual há pouca proteína, mas muitos carboidratos. Normalmente, os pássaros são alimentados com soja barata, mas se alguém desconfia de rações geneticamente modificadas, a soja pode ser substituída por ervilhas, lentilhas ou feijão.
Todos os concentrados, especialmente leguminosas e milho, são esmagados e misturados antes do uso. As galinhas d'angola recebem a mesma taxa que as galinhas. Uma galinha poedeira pesando 1,5 kg requer 100 - 120 g de ração de grãos. As galinhas d'angola pesam mais e a taxa para essas aves é aumentada em proporção ao seu peso. Se um galinha d'angola de frango e pesa cerca de 3 kg, então as aves devem receber cerca de 200 g de ração composta.O controle do peso é feito de forma tátil. No caso da obesidade, a taxa de alimentação de grãos é reduzida, sem privar as aves de ração verde.
Como substituir a proteína natural
Nas condições da Rússia central, os caracóis e gafanhotos familiares às galinhas d'angola podem ser substituídos por:
- carne e ossos ou farinha de peixe;
- cortes de carne finamente picados;
- miudezas de peixes;
- queijo tipo cottage;
- soro de leite fermentado, que pode ser usado em vez de água no preparo do mosto úmido.
Portanto, se você der ração leiteira às galinhas-d'angola no verão, então com a expectativa de que as aves os comam imediatamente, sem deixá-los por várias horas.
Farinha ou miudezas de peixe são ruins porque a carne de aves adquire um cheiro distinto de peixe. É melhor não dar esta ração aos rebanhos destinados ao abate.
Curativos minerais e vitaminas
Normalmente, as vitaminas devem estar presentes na ração. Geralmente não é necessário adicionar adição especial, especialmente se as aves recebem ração composta de fábrica para poedeiras.
Para fornecer cálcio às galinhas d'angola, um recipiente com conchas é colocado no aviário. Você pode misturar giz de ração na ração, mas em pequenas quantidades, pois o giz pode grudar em pedaços e entupir o intestino da ave. As próprias conchas de galinha da índia comem o quanto precisam.
Também colocam um cocho com areia para as galinhas-d'angola, de onde os pássaros bicam seixos e se banham.
Dieta de verão
No verão, pintadas caipiras podem encontrar esquilos animais comendo insetos e vermes.
Ao manter as galinhas d'angola em um aviário, a ave não tem a oportunidade de se abastecer de ração animal e é difícil coletar manualmente a ração natural para elas no verão na Rússia.Portanto, no alimento composto para pintadas, você terá que misturar farinha de carne e ossos ou dar peixe picado.
Os avicultores experientes fornecem proteína animal fresca às aves, especialmente larvas de reprodução. Se os vizinhos não estiverem dispostos a escrever reclamações, você pode usar estas dicas:
- Despeje o caldo de aveia em um pedaço de grama. Os pássaros comerão a farinha de aveia e as moscas colocarão ovos no muco remanescente;
- despeje os restos da sopa de peixe no mesmo pedaço de grama. As larvas começarão ainda mais rápido.
As galinhas d'angola são alimentadas 2 a 3 vezes ao dia. Os concentrados são geralmente administrados de manhã e à noite. Durante o dia, os pássaros são alimentados com grama e purê úmido.
Criação de pintinhos de galinha-d'angola
Na natureza, as cesarianas nascem durante um período de seca, quando da comida só ficam sementes caídas de cereais, formigas e todos os mesmos pequenos caramujos brancos. As cesarianas não podem pegar moscas e gafanhotos nos primeiros dias de vida.
No primeiro dia após a eclosão, a galinha-d'angola não come. No segundo dia, os pintinhos podem receber ração inicial para pintinhos ou codornas. Você mesmo pode fazer comida para a galinha-d'angola. Infelizmente, existem poucos vídeos na rede sobre galinhas d'angola em geral e sobre alimentação de pintinhos em particular.
O vídeo indica que o alimento para a codorna misturado com a gema é preparado para a galinha d'angola no comedouro. Este é um grande erro. Um ovo cozido tem umidade suficiente para embeber a ração. A ração composta embebida azeda muito rapidamente. Como resultado, os pintinhos ficam com dor de estômago e os proprietários estão convencidos de que por vários dias os pintinhos devem receber permanganato de potássio e cebolas verdes finamente picadas devem ser dadas a eles "para desinfecção". Embora não haja nada para desinfetar nos intestinos, você pode facilmente queimar a delicada mucosa intestinal de um pintinho recém-nascido com uma cebola queimando. Os pintinhos nascem estéreis. Se o ovo foi infectado enquanto ainda estava no pássaro ou se o pintinho pegou a infecção na incubadora, o permanganato de potássio e as cebolas não ajudarão. Um curso de antibióticos é necessário, se indicado.
Ovo e a ração devem ser separados em recipientes diferentes. Além disso, o ovo também se deteriora rapidamente e é necessário poder removê-lo sem afetar o composto alimentar. O próprio pintada encontrará e comerá o que precisa no momento.
Porquinhos-da-índia crescidos, alimento composto para codorna e grama com um ovo:
Como alimento verde, que pode ser misturado com um ovo, é melhor não levar cebolinhas, mas brotos de trigo, aveia ou cevada especialmente cultivados no momento da eclosão dos pintinhos.
Tentar alimentar uma galinha-d'angola recém-nascida batendo com o dedo na popa é um exercício inútil, pois no primeiro dia o pintinho ainda não come e, provavelmente, no segundo, terá tempo de encontrar um comedouro sozinho. Em geral, você não precisa alimentar os filhotes. Eles precisam garantir acesso constante e livre à alimentação. Uma galinha d'angola que se recusa a se alimentar tem maior probabilidade de ter uma patologia de desenvolvimento e não sobreviverá, mesmo se for alimentada à força.
Uma velha receita de comida para pintinhos: painço cozido mais um ovo cozido.
Em geral, alimentar e cuidar de pequenas galinhas d'angola é o mesmo que para galinhas. As galinhas d'angola semanais já podem ser gradualmente transferidas para a alimentação de aves adultas. É melhor misturar primeiro a ração inicial para pintos e a ração composta para aves adultas, uma vez que os pintos podem não entender que grânulos grandes são comestíveis. Enquanto vasculha os alimentos compostos, os Césares gradualmente se acostumam a comer grandes grânulos de ração "adulta".
Os avicultores experientes envolvidos na criação de aves de raça pura argumentam que o problema com as galinhas-d'angola não é maior, mas não menor do que com aquelas raças de galinhas que são privadas do instinto de incubação. Portanto, se um iniciante não tem medo da necessidade de incubar ovos de galinha-d'angola, ele pode iniciar este pássaro original com segurança.