Contente
Uma lenda generalizada de que o nome "galinha d'angola“Vem da palavra“ César ”, ou seja, este“ pássaro real ”, atrai muitos amantes da avicultura. A cor da galinha-d'angola também é muito bonita, embora muitas vezes dependa da raça da galinha-d'angola. A maioria deles tem uma pena em um pontinho, o que faz com que o pássaro pareça polvilhado de pequenas pérolas.
Na foto, uma galinha-d'angola de cor "média". Eles podem ser brancos, com uma pena azul ou malhados.
A origem da galinha-d'angola é do Norte da África e foi trazida para a Europa pelos antigos gregos. É verdade que naquela época a Europa não se deliciava com essas aves e o número de pintadas foi reduzido a zero. Estas aves foram trazidas de volta para a Europa pelos portugueses no século 15 da África Ocidental.
A galinha d'angola não pertence à família dos faisões (galinhas, pavões, faisões, perus), têm família própria, de todos os géneros, dos quais apenas a galinha d'angola comum é domesticada.
As galinhas-da-índia têm uma deliciosa carne dietética, de qualidade entre a caça e o frango caseiro.
Em países onde as galinhas d'angola são criadas, as aves são geralmente cozidas ou fritas em fogo muito baixo.
Uma galinha-d'angola domesticada é uma péssima mãe. Talvez o fato seja que em cativeiro, a galinha-d'angola não consegue fazer ninho para si mesma. Na natureza, o ninho de pintadas é uma depressão no solo, onde a ave põe até 8 ovos. Mas as galinhas-d'angola são muito tímidas. Se na natureza eles podem encontrar um lugar isolado onde podem chocar ovos, então em cativeiro isso é quase impossível. E se a galinha-d'angola for assustada, ela jogará o ninho.
É por causa do medo no cativeiro que as galinhas-d'angola são incubadas em uma incubadora. Tem mais uma coisa. Na natureza, as galinhas-d'angola se reproduzem durante os períodos de seca, pois seus filhotes são muito sensíveis à umidade e ao frio. Essas condições são fáceis de criar para as galinhas d'angola no sul do Mediterrâneo, mas muito mais difíceis nas condições mais ao norte. E mesmo na natureza, os césares podem morrer facilmente, molhando-se sob o orvalho que cai pela manhã. Levando em consideração todas essas condições, a incubadora é mais confiável.
Embora aconteça que as galinhas d'angola usem frango ou peru para a incubação. Você pode trazer galinhas e galinhas d'angola juntas sob uma galinha. Mas como as cesarianas precisam de uma semana a mais para eclodir do que as galinhas, os ovos de galinha são postos sob a galinha uma semana depois. E os termos dos perus peru são os mesmos que os do Caesars, os ovos podem ser colocados sob o peru ao mesmo tempo.
Incubação de ovos de galinha-d'angola em casa
Ovos de galinha da índia com uma vida útil de pelo menos uma semana e um peso de pelo menos 38 g são adequados para incubação.Os ovos devem ser castanhos. Eles podem ser castanhos claros ou escuros. Requisito obrigatório: casca forte.
Se os ovos fizerem barulho, eles não são adequados para incubação. Em sua concha existem microfissuras invisíveis a olho nu. Por meio dessas microfissuras, muito provavelmente, a microflora patogênica já penetrou, que se multiplicará rapidamente no ambiente quente e úmido da incubadora. Mesmo que ainda não haja infecção, o fluido evaporará pelas rachaduras muito rapidamente e o embrião morrerá de qualquer maneira.
As galinhas-da-índia começam a correr a partir dos 8 meses, mas o ovo para incubação é coletado de aves com um ano de idade.Para a reprodução, os ovos começam a ser coletados apenas na terceira semana de postura, uma vez que os primeiros ovos podem ser não fertilizados.
Antes da postura, o futuro ovo incubado é armazenado em uma sala com temperatura de 12 a 15 graus. Uma geladeira velha, mas ainda funcionando, é mais adequada para o papel de uma sala. Se você armazenar ovos-da-índia em caixas embaixo dos ovos de galinha, coloque-os com a ponta romba para cima. Pode ser guardado de lado, mas neste caso é necessário virar os ovos 2 a 3 vezes ao dia.
A galinha d'angola é uma ave muito desleixada em termos de ninhada. Para manter os ovos limpos, eles precisam ser colhidos 3-4 vezes ao dia. Além de todo o incômodo, a galinha-d'angola livre põe seus ovos em qualquer lugar, menos no ninho preparado para ela. Do ponto de vista do criador, este ninho é ideal para postura. As galinhas d'angola têm sua própria opinião. Portanto, as galinhas d'angola terão que ser mantidas em um aviário, ou para procurar locais onde decidam arranjar seus ninhos.
Ao incubar ovos de galinha-d'angola em casa, as medidas de higiene devem ser rigorosamente observadas. Principalmente por causa da desordem dos próprios pássaros.
Ao preparar ovos para incubação, além do exame externo, os ovos devem ser enxaguados com uma solução fraca de permanganato de potássio. A solução de permanganato de potássio deve ser preparada de fresco. Limpe suavemente as áreas sujas com um pano macio. É importante tentar não danificar a película protetora, sem a qual bactérias patogênicas podem penetrar em seu interior. Após o enxágue, os ovos são secos.
Antes de colocar os ovos na incubadora, eles são vistos em um ovoscópio. Os mesmos requisitos se aplicam se os ovos forem colocados sob a galinha.
Criação de galinhas d'angola em uma incubadora
Como as galinhas d'angola são frequentemente criadas sob uma galinha, e ajustar uma incubadora às necessidades de cada tipo de ave pode ser não apenas difícil, mas simplesmente impossível, muitos avicultores acreditam que a incubação de galinhas d'angola pode ocorrer nas mesmas condições da incubação de galinhas.
Criação bem-sucedida de galinhas d'angola:
Na verdade, o modo de incubação de ovos de galinha-d'angola é diferente do modo de incubação de ovos de galinha. Isso não é surpreendente quando você considera a diferença de clima das regiões de origem dessas espécies de pássaros. Não apenas os tempos de incubação diferem, mas também a temperatura necessária para o desenvolvimento normal dos pintinhos. Embora, se for muito necessário, e não houver uma incubadora personalizável, eles incubam e no modo "galinha" o número de pintadas nascidas será menor, mas nem todos morrerão.
As regras básicas sobre como criar galinhas d'angola em uma incubadora não são diferentes das regras que são usadas ao criar outros tipos de aves:
- limpeza da sujeira;
- desinfecção;
- verifique o ovoscópio;
- colocar em uma incubadora;
- manter a temperatura e a umidade ideais em diferentes períodos de incubação;
- mantendo os termos do período de incubação.
O penúltimo ponto requer alguma explicação, uma vez que a temperatura e a umidade ideais para cada espécie são diferentes.
Tabela do modo de incubação de galinhas d'angola em comparação com o modo de incubação de ovos de galinha
Para pintadas:
Para galinhas:
As tabelas mostram que os requisitos de umidade para frangos são significativamente mais baixos do que para galinhas d'angola, e os requisitos para virar os ovos são maiores.
Em uma nota! A tabela mostra que a incubação de ovos de galinha-d'angola pode durar 26 dias. Mas isso vai acontecer se a temperatura na incubadora for mais alta do que a ideal. Neste caso, os Césares nascerão subdesenvolvidos. É melhor se a incubação durar mais tempo, mas os pintinhos ficarão cheios.
Se você colocar as tabelas juntas, você obtém:
galinha d'angola | galinhas | |
---|---|---|
Período de incubação, dias | 28 | 21 |
Temperatura da incubadora | De 38 ° no início diminui para 37 no final | De 37,6 no início para 37,2 no final |
Umidade | Ele flutua dependendo do período de incubação, o máximo no final da incubação é de 70% | Aumenta de 50% para 80% |
Ovoscopia | 8, 15, 24 dias de incubação * | 7, 12, 19 dias de incubação |
* Há recomendações para ovoscopia e remoção de ovos inférteis da Guiné apenas no 24º dia antes da eclosão.
A segunda opção: remover não fertilizado por 8; 15 - aqueles em que apareceu uma mancha de sangue; para 24 - ovos com um embrião congelado
Ambos os métodos têm prós e contras. No processo de trabalho, é muito indesejável abrir a incubadora para não atrapalhar o regime térmico. Com essa abordagem, a orientação da ovoscopia somente no 24º dia tem direito de existir. Mas se houver rachaduras no ovo e ele morrer muito antes, em 3 semanas o conteúdo terá tempo de vazar e infectar ovos saudáveis.
Não há problema se o lote de ovos for muito grande e os pintinhos nascidos forem plantados em criadouros diferentes. Neste caso, você pode colocar alguns dos ovos mais tarde. Os ovos colocados na incubadora após o lote principal devem ser marcados para saber quantos dias os ovos “frescos” foram incubados e em que dia devem ser verificados com um ovoscópio.
O principal requisito: em uma chocadeira deve haver os príncipes da mesma idade. Caso contrário, os mais jovens podem ser pisoteados.
Portanto, o método a ser escolhido depende dos proprietários, embora às vezes seja irritante dirigir uma incubadora incompleta.
Normalmente, os ovos devem ser colocados com a extremidade cega em uma incubadora automática. Ao virar manualmente, os ovos são postos de lado, da mesma forma que ficariam sob a galinha. Para não se confundir com virar, é melhor marcar um lado com um marcador.
Pintando galinha
No 27º dia ou até antes, os mamilos podem aparecer nos ovos. A formação final e a eclosão da galinha-d'angola levarão cerca de um dia. Se o regime de incubação não foi violado, a conclusão será amigável. Mas, dependendo do desenvolvimento da galinha-d'angola, alguns podem pular quase imediatamente e tentar correr, outros ficarão quietos e ganharão força. Aqueles que tentam correr devem ser pegos e movidos para uma chocadeira. Os Caesars são muito móveis e cabem em qualquer buraco. A calma deve ser deixada um pouco na incubadora.
Como aumentar a umidade na incubadora
Se o avicultor tiver uma incubadora programável cara, ele pode definir a umidade desejada, a temperatura e o número de espiras de ovos por dia.
Mas e se você tiver apenas uma "tigela com ventilador" barata ou uma incubadora caseira de uma geladeira velha ou caixa de espuma? Nestes últimos casos, você só pode aumentar a área de onde a água irá evaporar, colocando uma cubeta cheia de água na incubadora. Ou dois. Em uma caixa de espuma, você pode despejar água no fundo da caixa.
A pulverização recomendada de ovos para aumentar a umidade só será eficaz com um ventilador externo. Mas, para a pulverização, o proprietário terá que abrir a incubadora.
Se a incubadora for "semiautomática" com um ventilador embutido, então é simplesmente perigoso borrifar qualquer coisa dentro, já que a água pode entrar no sistema elétrico e água mais do que suficiente pode ser despejada de qualquer maneira. Nesse caso, o "aquecimento" da incubadora ajuda. Quanto mais isolada essa incubadora estiver do ambiente, maior será a umidade nela. Mas ainda não será possível arrecadar até 80%. E não é realmente necessário.
Em incubadoras caseiras sem determinador automático, a umidade é calculada de acordo com a tabela pela diferença de temperatura entre o termômetro "seco" e "úmido". Um termômetro "úmido" é um termômetro com um pavio de pano enrolado em sua ponta inferior. A outra extremidade do pavio é mergulhada em um recipiente com água.
Se a incubadora for grande o suficiente, você pode colocar um recipiente com água quente para aumentar a umidade. Mas isso fará com que a temperatura suba, o que pode prejudicar os pintinhos.
Subaquecimento ou superaquecimento de ovos para incubação
Para diminuir a umidade, bastará reduzir o "espelho" d'água ou remover o "isolamento".
Conclusão
Como os ovos de galinha d'angola não requerem uma grande porcentagem de umidade, como ovos de pato ou ganso, a porcentagem de eclodibilidade é maior. E mesmo com o modo de incubação "frango", a criação de galinhas d'angola será bastante lucrativa.