Como congelar pêssegos frescos para o inverno

Congelar pêssegos no freezer durante o inverno é uma boa maneira de conservar suas frutas favoritas de verão. Os pêssegos são perfumados e macios. Muitas pessoas os amam por seu sabor agradável. Você pode apreciá-los o suficiente apenas no período de verão, pois no inverno frio é muito difícil adquirir esta iguaria e seu custo é muito alto. Portanto, muitos recorrem ao congelamento da fruta.

Pêssegos podem ser congelados

Muitas donas de casa não sabem se os pêssegos podem ser congelados para o inverno, porque sua casca e polpa são muito macias. Claro que, de acordo com muitos comentários, congelar pêssegos para o inverno é uma forma muito inconveniente de armazenar, porque depois de descongelar, você pode obter uma fruta sem sabor e sem forma. Mas isso é possível, apenas se você não cumprir todos os requisitos de congelamento, a saber:

  • escolha os frutos de pêssego certos;
  • observe todas as nuances do congelamento;
  • encontre um bom recipiente para congelar e armazenar frutas no congelador.

Se tudo isso for levado em consideração, o resultado só vai agradar.

Como congelar pêssegos para o inverno

O principal requisito para o congelamento é a escolha correta das frutas. Deve-se ter em mente que eles devem estar maduros, mas não maduros demais. A casca deve estar intacta e sem amassados, manchas ou marcas quebradas em sua superfície. Além disso, deve-se dar preferência a variedades mais doces, porque o sabor azedo e amargo aumentará após o descongelamento.

Os pêssegos devem ser bem lavados e inspecionados quanto a danos antes de colocá-los no congelador para armazenamento no inverno.

Dependendo da receita de congelamento, os pêssegos podem ser inteiros, cortados ao meio, em rodelas ou cubos. Em algumas modalidades, a polpa é completamente picada. Como regra, os frutos pequenos são congelados inteiros. Se as frutas tiverem polpa muito macia, devem ser esmagadas até ficarem macias. O purê de frutas também pode ser convenientemente armazenado no congelador.

Pêssegos inteiros podem ser congelados sem descascar ou descascar. Mas corte em rodelas ou cubos, assim como antes de picar o purê de batata, deve primeiro ser descascado. Para fazer isso, as seguintes manipulações devem ser realizadas:

  • os pêssegos são selecionados, bem lavados, secos e uma incisão em cruz é feita com uma faca afiada na parte inferior;
  • coloque uma panela de água no gás, leve para ferver;
  • todas as frutas com entalhe são mergulhadas em água fervente e deixadas para ferver por 45-60 segundos;
  • retire a fruta com uma escumadeira e coloque-a imediatamente em água fria;
  • os pêssegos resfriados são removidos e a pele pode ser removida deles.

Outro requisito importante antes de congelar pêssegos frescos para o inverno na forma picada é que eles devem ser pré-embebidos em água acidificada na proporção de 10 g de ácido cítrico por 1 litro de água. Esse procedimento é necessário para que a polpa da fruta não escureça.

Importante! O congelamento dessas frutas requer recipientes ou sacos especiais bem fechados, pois a polpa da fruta absorve bem os odores estranhos, que podem afetar o sabor subsequente das frutas descongeladas.

Como congelar pêssegos inteiros para o inverno

Pêssegos inteiros congelados com caroços podem ser feitos de forma bastante simples. Mas deve-se ter em mente que congelar a fruta inteira requer uma seleção cuidadosa. Em nenhum caso são permitidos danos e amassados, caso contrário o pêssego começará a se deteriorar.

Todo o processo de congelamento do pêssego é realizado de acordo com o seguinte esquema:

  1. Os frutos são examinados cuidadosamente para verificar se estão danificados, depois são lavados e secos.
  2. Os pêssegos secos são embrulhados individualmente em papel usando guardanapos comuns ou toalhas de papel.
  3. Os frutos embalados são colocados em sacos congeladores especiais e bem fechados. Eles são enviados para o freezer.

As frutas congeladas desta forma parecem frescas após a descongelação. O sabor também é praticamente o mesmo, a única coisa é que a polpa vai ficar bem mais macia.

Congelando pêssegos com açúcar para o inverno

Frutas congeladas com açúcar são freqüentemente usadas como recheio para produtos de panificação. Frutos de pêssego não são exceção.

Pêssegos congelados com açúcar para o inverno no freezer são feitos de acordo com o seguinte princípio:

  1. Os bons frutos são selecionados, lavados e secos.
  2. Retire a pele, corte ao meio, retire o osso.
  3. As metades são cortadas em fatias finas com cerca de 1 cm de espessura.
  4. Mergulhe em água acidificada.
  5. Dobre em camadas em um recipiente de plástico. Polvilhe açúcar sobre cada camada.
  6. Feche bem e envie para o freezer.
Conselho! Como os pêssegos congelados com açúcar para o inverno são usados ​​com mais frequência como recheio de tortas, eles podem ser cortados em cubos pequenos.

Como congelar corretamente pêssegos em fatias

Pêssegos congelados em rodelas para o inverno podem ser preparados de acordo com a seguinte receita com fotos passo a passo:

  1. Primeiro lavam os frutos, descascam, cortam ao meio e retiram o caroço.
  2. Em seguida, corte as metades dos pêssegos em fatias finas de cerca de 1-1,5 cm.
  3. Mergulhe as fatias fatiadas em água ácida.
  4. Em seguida, são retirados da água e os pedaços dispostos individualmente sobre uma assadeira, tábua de madeira ou prato raso. Cubra com filme plástico.
  5. Os pêssegos dispostos são colocados no congelador e congelados.

Aí eles tiram e colocam em um saco, fecham bem e colocam de volta no freezer.

Como congelar purê de pêssego para o inverno

Embora apenas moderadamente maduras, frutas duras são usadas para congelar, pêssegos maduros também podem ser usados ​​para congelar. Só neste caso, o congelamento não é feito com frutas inteiras ou picadas, mas em forma de purê.

Para congelar purê de pêssego, você deve:

  1. Enxágue, seque as frutas e retire a casca.
  2. Corte os pêssegos em 4 pedaços.
  3. Moa no liquidificador. Você pode adicionar açúcar a gosto.
  4. O purê resultante deve ser despejado em recipientes de plástico (você pode usar potes ou garrafas de meio litro). Aí é preciso fechar bem a tampa para que o purê não vaze.
  5. Recipientes (garrafas) bem fechados devem ser colocados no congelador.
Importante! O purê não deve ser derramado até a borda, pois aumentará levemente de volume quando congelado.

Você pode fazer um espaço em branco na forma de cubos de purê de pêssego congelados. Então, em vez de um recipiente de plástico, o purê é despejado em uma forma de gelo e coberto com filme plástico.

Como congelar pêssegos de figo

Os pêssegos de figo diferem dos pêssegos comuns em sua forma plana. Mas os métodos de congelamento dessas frutas são completamente idênticos. Eles podem ser congelados inteiros com um osso, cortados em fatias e amassados. Ao congelar picados ou picados, certifique-se de retirar a casca, pois é densa e possui uma pequena quantidade de penugem na superfície.

Congelando pêssegos em calda de açúcar

Existe outra maneira de congelar pêssegos para o inverno usando açúcar. Apenas nesta modalidade, o açúcar é usado para preparar o xarope, que é derramado nas frutas preparadas antes do congelamento.

O processo de congelamento dessas frutas em calda é o seguinte:

  1. Eles escolhem frutas inteiras sem estragar, lavam bem, enxugam. A pele não precisa ser removida. Corte ao meio, retire o osso.
  2. As metades são cortadas em fatias e a água acidificada é baixada.
  3. Enquanto os pêssegos estão em água ácida, o xarope de açúcar é preparado na proporção de 300 g de açúcar por 1 litro de água.
  4. Despeje o açúcar em uma panela, despeje a água e leve ao fogo. Mexa até que o açúcar se dissolva. Adicione uma colher de suco de limão. Leve para ferver.
  5. O xarope fervido é retirado do fogo e deixado esfriar.
  6. As fatias são retiradas da água ácida e colocadas em um recipiente de plástico. As fatias devem ser colocadas de modo que pelo menos 1-1,5 cm permaneçam na borda superior.

Despeje com calda resfriada apenas até que os pedaços estejam cobertos. O recipiente é bem fechado e colocado no freezer.

Como congelar pêssegos em cubos para o inverno

Congelar pêssegos em cubos para o inverno em casa é feito de acordo com o mesmo princípio que congelar fatias.

Primeiro, a fruta é preparada:

  • são bem lavados e enxugados;
  • remova a pele;
  • corte ao meio e retire os ossos.

Em seguida, as metades são cortadas em cubos iguais de cerca de 1 por 1 cm (o tamanho pode ser maior, não é aconselhável fazer menos, pois após o descongelamento perderão a forma). Coloque em uma chapa plana ou assadeira. Cubra com filme plástico e coloque no congelador. Cubos congelados são colocados em um saco ou recipiente especial e bem fechado. Coloque novamente no freezer.

Colhendo pêssegos para o inverno usando pergaminho

Você pode congelar pêssegos ao meio usando papel manteiga. Para isso, a fruta é lavada, seca e cortada ao meio. Retire os ossos. Em seguida, as metades são dobradas no recipiente, primeiro com um recorte, coberto com pergaminho e novamente colocado as metades restantes das frutas, apenas com um corte em papel manteiga. Feche bem o recipiente e coloque no congelador.

O que pode ser feito de pêssegos congelados

Pêssegos congelados são uma ótima alternativa às frutas frescas. Eles são adequados para preparar recheios de frutas para diversos produtos de panificação. O purê deles pode ser usado como creme natural para bolos. E as fatias ou cubos são adequados para sobremesas, smoothies, cocktails ou gelados.

O purê de pêssego congelado costuma ser feito para ser usado como comida para bebês. Nesse caso, o purê é congelado sem açúcar.

Após a descongelação, pêssegos inteiros congelados podem ser consumidos como fruta fresca.

Prazo de validade de pêssegos congelados

A polpa do pêssego é capaz de absorver odores, portanto, é imprescindível congelar os frutos em um recipiente bem fechado ou em um saco especial com Zip Lock.

A uma temperatura padrão do freezer de -12 a -18 C0 eles podem ser armazenados por até 10 meses. Após o término desse período, eles simplesmente começarão a perder o sabor e as qualidades úteis. Não é recomendado armazená-los por mais de um ano.

Descongele a fruta gradualmente à temperatura ambiente. Descongelar rapidamente no micro-ondas ou usar água morna liberará muita água. Assim, você pode perder muitos nutrientes e prejudicar o sabor.

Conclusão

Existem várias maneiras de congelar pêssegos no congelador durante o inverno. Todos eles são bastante simples e se seguir os seus requisitos básicos poderá obter um bom resultado, que lhe permitirá desfrutar das suas frutas favoritas em qualquer altura do ano.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção