Muitas pessoas acreditam que a produção de vinho é uma ocupação exclusivamente para aqueles felizes proprietários de jardins ou quintais que têm árvores frutíferas disponíveis. Com efeito, na ausência de uvas, muitos gostam de fazer vinhos de fruta e baga a partir das suas próprias matérias-primas, pois neste caso pode-se ter a certeza da naturalidade dos ingredientes que o constituem. Bem, se existe o desejo de fazer vinho em casa com as próprias mãos, e obter bagas ou frutos frescos é um problema por várias razões - ou as condições climáticas não permitem, ou a época não é adequada para o quintal. Neste caso, existe a solução ideal para este problema, que é que o vinho caseiro pode ser feito a partir de frutos secos e, em particular, de passas, que são fáceis de obter em qualquer altura do ano e em qualquer lugar.
O fato é que as passas, sendo uvas secas, concentram o açúcar em até 45-55% e retêm todas as suas propriedades aromáticas. Portanto, se você fizer vinho de passas em casa, poderá desfrutar de um sabor macio e aveludado e uma bebida caseira moderadamente forte.
Seleção de matérias-primas
Você deve estar ciente de que nem todas as passas oferecidas a você no mercado ou na loja são adequadas para vinho caseiro. As passas, secas sem adição de uma variedade de produtos químicos, devem ter na superfície a chamada levedura natural selvagem - microorganismos que desempenham um papel protagonista no processo de fermentação. Aliás, por isso mesmo, nunca lave ou mesmo enxágue as passas antes de usá-las.
Muitas passas disponíveis comercialmente têm um acabamento brilhante. Como regra, isso é o resultado do processamento com produtos químicos que destroem muitos microrganismos benéficos, portanto, essas passas não são adequadas para fazer vinho. É melhor preferir bagas secas de aspecto discreto e com floração natural.
A cor das passas, em princípio, não é decisiva, mas lembre-se que quando seca, qualquer uva escurece. Portanto, passas muito leves também podem levantar suspeitas de processamento adicional com substâncias desnecessárias.
Sourdough é o principal
É sabido que é difícil obter um bom vinho sem fermento vínico de alta qualidade. Mas a singularidade das passas reside no fato de que ela mesma é a base para a obtenção de massa fermentada de vinho natural de alta qualidade, que pode ser usada posteriormente para obter vinho de quase qualquer matéria-prima natural (mesmo congelada ou digerida). Pode guardar o fermento de vinho obtido por um curto período de tempo, cerca de 10 dias e apenas no frigorífico, por isso recomenda-se fazer esta entrada pouco antes do momento em que pretende colocar o vinho caseiro.
Então, como você faz essa massa fermentada com passas?
Você vai precisar de:
- 200 gramas de passas não lavadas;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- meio copo de água.
É aconselhável moer as passas passando-as por um moedor de carne ou usando um liquidificador para esse fim. Em seguida, despeje em uma pequena jarra ou garrafa com capacidade de 0,5 a 1 litro, encha com água purificada morna e adicione açúcar. Mexa para que o açúcar se dissolva completamente. Fechar o pescoço com gaze em várias camadas e colocar o frasco em local quente e não necessariamente escuro (a temperatura deve ser de pelo menos + 22 ° C) por 3-4 dias. Durante este tempo, a massa fermentada deve fermentar - as passas flutuam, surge a espuma, ouve-se um assobio, sente-se um cheiro azedo.
Se durante este tempo no calor não apareceram sinais de fermentação ou se forem muito fracos, é melhor procurar outras passas. Caso contrário, está tudo em ordem com as passas, a massa fermentada está pronta e o vinho pode ser fermentado.
Tecnologia de vinificação
Uma das receitas mais simples para fazer vinho caseiro com passas é a seguinte.
Se assumirmos que você já fez a cultura inicial, então você precisa encontrar outro 1 kg de passas, 2 kg de açúcar e 7 litros de água purificada.
O recipiente de fermentação é melhor retirado de vidro ou esmaltado e, apenas como último recurso, use plástico de qualidade alimentar. O recipiente deve ser esterilizado antes do uso.
É aconselhável moer as passas - desta forma, o processo de fermentação será mais rápido. Despeje as passas no recipiente preparado, acrescente exatamente a metade do açúcar prescrito pela receita (1 kg) e água aquecida a + 40 ° C. O açúcar deve ser completamente dissolvido.
Agora, uma massa fermentada de vinho com passas pré-preparada é adicionada à mistura (você não precisa filtrá-la). Para que o processo de fermentação prossiga corretamente, qualquer selo d'água é instalado no recipiente. Não permite que o oxigênio do ar penetre no recipiente e, ao mesmo tempo, permite que o excesso de dióxido de carbono gerado durante a fermentação escape.
A opção mais simples para um selo d'água é uma luva médica esterilizada com um pequeno orifício em um de seus dedos, usada no pescoço do seu tanque de fermentação.
Coloque o recipiente com a mistura de passas no escuro (pode-se cobrir com alguma coisa por cima) em um lugar quente com temperatura de + 20 ° + 25 ° С. Depois de um tempo, o processo de fermentação deve começar - a luva vai subir e inflar. Tudo está indo bem. Neste caso, após cerca de 5 dias, acrescente mais 0,5 kg de açúcar ao recipiente.
Para fazer isso, remova o selo d'água, escorra uma pequena quantidade de mosto (cerca de 200-300 g) usando um tubo e dissolva o açúcar nele. O xarope com açúcar é colocado em um recipiente com o futuro vinho e novamente uma luva é bem fixada nele ou um selo d'água é colocado.
Após mais 5 dias, este procedimento é repetido novamente com a quantidade restante de açúcar (0,5 kg). Em geral, o processo de fermentação costuma durar de 25 a 60 dias. Durante esse tempo, um sedimento espesso se forma no fundo, o mosto clareia e a luva lentamente cai. Quando está completamente baixado, a fermentação está completa e você pode prosseguir para a próxima etapa de fazer vinho a partir de uvas passas - o amadurecimento.
Terminada a fermentação, escoe cuidadosamente o vinho do recipiente, utilizando um tubo especial para o efeito, de forma que todo o sedimento fique no mesmo recipiente. Você precisa derramar o vinho em garrafas de vidro limpas e absolutamente secas, que são cheias até o topo e seladas. Na hora de servir, pode-se degustar vinho de passas caseiro e, se desejar, adicionar açúcar a gosto ou vodca para fixar a bebida (geralmente de 2 a 10% do volume usado). É necessário apenas levar em consideração que a adição de açúcar provoca o processo de fermentação, portanto, neste caso, será necessária novamente uma luva ou selo d'água por um tempo.
Nesta forma, o vinho envelhece de 3 a 6 meses em ambiente escuro e fresco. Isso melhora muito o sabor do vinho caseiro de passas. A força do vinho resultante é de aproximadamente 11-12 graus. Após a maturação, o vinho é fechado hermeticamente e armazenado nas mesmas condições até três anos.
Para criar efeitos aromatizantes adicionais, você pode adicionar pétalas de hibisco, mel, limão, baunilha e canela ao vinho. Mas mesmo sem esses aditivos, o vinho com uvas passas pode deliciar você com o verdadeiro sabor e aroma do vinho de uva. E qualquer bebida feita com suas próprias mãos aquecerá sua alma e seu corpo de forma muito mais confiável do que um produto de fábrica.