Contente
- 1 Como fazer vinho de pêssego
- 2 Como fazer vinho de pêssego clássico
- 3 Uma receita simples de vinho de pêssego caseiro
- 4 Vinho Fermentado de Pêssego
- 5 Como fazer vinho de suco de pêssego
- 6 Fazendo vinho de pêssegos e ameixas
- 7 Vinho de pêssego em casa: uma receita com passas
- 8 Receita de vinho de pêssego e banana
- 9 Receita de vinho de pêssego com suco de uva
- 10 Como fazer vinho de pêssego com álcool
- 11 Receita de vinho fortificado de pêssego caseiro com mel e noz-moscada
- 12 Como fazer vinho de pêssego com canela e baunilha
- 13 Regras de armazenamento de vinho de pêssego
- 14 Conclusão
O vinho de pêssego é igualmente agradável em uma tarde quente de verão, proporcionando um frescor suave e revigorante, e em uma noite gelada de inverno, mergulhando nas memórias de um verão ensolarado. Embora fazer em casa não seja das tarefas mais fáceis, todos os esforços serão recompensados com uma bebida fácil de beber com um sabor pronunciado da sua fruta favorita.
Como fazer vinho de pêssego
A vinificação, em geral, é um verdadeiro mistério, mas no caso do vinho de pêssego, muitos detalhes adquirem profundidade adicional.
Afinal, os próprios frutos de pêssego, apesar de seu sabor delicado e aroma atraente, dificilmente podem ser considerados uma matéria-prima adequada para fazer vinho.
- Em primeiro lugar, não contém praticamente nenhum ácido, o que significa que é difícil iniciar o próprio processo de fermentação.
- Em segundo lugar, os pêssegos também se distinguem pela quase total ausência de taninos, necessários para a obtenção de vinhos de qualidade.
- Por fim, na superfície da casca, além do fermento silvestre, podem existir muitos mais “associados” desfavoráveis à vinificação, principalmente quando se trata de frutas importadas processadas.
Mas todas essas dificuldades são facilmente superadas, mas o resultado é capaz de atrair a atenção de qualquer amante de bebidas alcoólicas caseiras.
Como escolher pêssegos adequados para vinificação
Claro, um vinho feito dos chamados pêssegos selvagens terá as melhores qualidades. Ainda são encontrados aqui e ali no sul do país, mas não é fácil encontrá-los. Ao escolher a variedade certa no mercado ou na loja, as seguintes considerações devem ser seguidas:
- É aconselhável abandonar os representantes importados da família do pêssego, pois eles são necessariamente tratados com uma variedade de produtos químicos para melhor preservação e belo aspecto.
- Não se deve escolher frutas de formato perfeito, os pêssegos mais saborosos são sempre um pouco assimétricos.
- A cor dos pêssegos também pode dizer muito. As variedades escuras têm um aroma mais intenso, mas as mais leves são as mais doces. É melhor combinar essas duas características no vinho, portanto, eles costumam escolher metade de frutas claras e metade de frutas escuras.
- A densidade dos pêssegos de qualidade deve ser média. Uma pequena pressão sobre a casca pode deixar amassados.
- Em geral, os pêssegos naturais totalmente maduros têm um aroma muito intenso que permanece até nas palmas após segurar a fruta nelas.
- É esse perfume que se torna muito atraente para os insetos. Se houver abelhas ou vespas em volta da barraca de frutas, é provável que os pêssegos sejam de boa qualidade.
- A semente também pode dizer sobre a qualidade da fruta. Se você quebrar um dos pêssegos e a pedra dentro dela ficar seca e até entreaberta, então essas frutas foram processadas mais de uma vez com produtos químicos e não é seguro usá-las cruas.
- E, claro, os pêssegos não devem apresentar quaisquer sinais de podridão, danos, manchas e pontos escuros ou pretos.Essas frutas não são adequadas para fazer vinho, mas podem ser processadas em altas temperaturas para fazer geléia.
Regras e segredos para fazer vinho de pêssego
Para tornar o vinho de pêssego verdadeiramente saboroso e saudável, você precisa prestar atenção aos seguintes pontos:
- Não manuseie utensílios de metal durante o processo de fabricação. Os recipientes devem ser de vidro ou madeira, em uma pitada, plástico ou esmalte (menos desejável).
- Mesmo para picar pêssegos, é indesejável o uso de acessórios de metal (liquidificador de cozinha, picadora de carne ou faca). É melhor cortar a fruta com as mãos em luvas descartáveis esterilizadas ou usar uma faca de cerâmica. Caso contrário, pode aparecer amargor na bebida acabada.
- Nenhum detergente sintético é usado para lavar e enxaguar os recipientes nos quais o futuro vinho de pêssego fermentará e armazenará. Use apenas uma solução de água e bicarbonato de sódio. Ele remove perfeitamente todos os odores e sujeira desnecessários.
- Frutas destinadas à vinificação não devem ser lavadas. A levedura selvagem pode permanecer na superfície da casca, sem a qual o processo de fermentação não pode ser iniciado.Comente! É verdade que, no caso de fazer vinho de pêssego, é melhor jogar pelo seguro e adicionar fermento especial para vinho (normalmente cerca de 1-2 g de fermento são usados por 1 litro do suco obtido).
- A falta de ácido em pêssegos é geralmente reposta adicionando ácido cítrico e, melhor ainda, suco de limão espremido na hora.
- O teor de açúcar nos pêssegos também não é suficiente para a fermentação completa, por isso também é adicionado ao mosto do vinho sem falhar.
Como fazer vinho de pêssego clássico
Segundo essa receita, os componentes propostos são suficientes para fazer cerca de 18 litros de vinho de pêssego.
Você vai precisar de:
- 6 kg de frutos de pêssego maduros;
- 4,5 kg de açúcar granulado;
- cerca de 18 litros de água;
- suco espremido de 5 limões;
- 1 saco de fermento para vinho;
- 1,25 colher de chá tanino de vinho (você pode substituir 5-6 colheres de chá de infusão de chá preto).
Fabricação:
- Os frutos são separados, retirando, se necessário, todos os espécimes estragados e enxugando-os em caso de contaminação com um pano húmido.
- Retire as sementes e pique com a mão ou com uma faca de cerâmica.
- Os pêssegos picados são colocados em uma tigela com capacidade para cerca de 20 litros, que são despejados com água limpa filtrada em temperatura ambiente.
- Adicione metade do açúcar prescrito, suco de limão, tanino ou chá preto e, se desejar, 5 comprimidos Campden triturados.
- Mexa, cubra com um guardanapo limpo e deixe em local fresco por 12 horas.
- Se necessário, adicione o fermento de vinho após 12 horas e deixe em local aquecido e sem luz por cerca de uma semana para fermentar.
- Duas vezes por dia é necessário mexer o conteúdo do recipiente, derretendo a cada vez a polpa flutuante.
- Após o término da primeira etapa de fermentação vigorosa, o conteúdo do recipiente é filtrado por várias camadas de gaze, espremendo cuidadosamente a polpa.
- Adicione o restante do açúcar, misture bem e acrescente água, se necessário, para levar o conteúdo total para 18 litros.
- Um selo d'água ou uma luva de borracha comum com um orifício em um dedo é instalada no recipiente.
- Coloque o futuro vinho de pêssego para fermentação em local fresco e sem luz.
- Regularmente (a cada 3-4 semanas), a bebida deve ser cuidadosamente filtrada, procurando não tocar no sedimento que se forma no fundo.
- Quando o vinho estiver totalmente clarificado, você pode saboreá-lo e adicionar mais açúcar, se desejar.
- Se for decidido adicionar açúcar, um selo d'água é novamente instalado no recipiente e mantido no mesmo local fresco por mais 30-40 dias.
- Finalmente, o vinho de pêssego é filtrado pela última vez (retirado do sedimento) e colocado em garrafas estéreis preparadas e hermeticamente fechadas.
- Para obter todo o sabor da bebida caseira de pêssego, ela deve ser mantida em local fresco por mais 5-6 meses.
Uma receita simples de vinho de pêssego caseiro
Usando uma tecnologia muito simples, você pode fazer vinhos espumantes com sabor a pêssego em casa.
Isso exigirá:
- 7 kg de pêssego sem caroço;
- 7 kg de açúcar granulado;
- 7 litros de água;
- 1 litro de vodka.
Fabricação:
- Água pura é despejada em um grande prato de vidro ou garrafa.
- Os pêssegos são lavados, sem caroço, cortados em pedaços e imersos em água.
- Açúcar e vodka são adicionados ali, misturados.
- Deixe o recipiente ao sol ou coloque-o no local mais quente para a fermentação.
- Todos os dias, o conteúdo da vasilha deve ser mexido até a dissolução completa do açúcar.
- Após 2 semanas, todas as frutas devem estar por cima e a bebida é filtrada por várias camadas de gaze. Os restos da fruta são removidos.
- O vinho coado é colocado na geladeira, previamente bem fechado.
- Após alguns dias, a bebida de pêssego é filtrada novamente, novamente rolhada e colocada em local fresco e sem luz para o envelhecimento.
- Após 2 meses, você já pode experimentar.
Vinho Fermentado de Pêssego
Geléia de pêssego fermentada ou simplesmente açucarada pode ser usada para fazer um excelente vinho caseiro. O principal é que na compota não haja vestígios de bolor, pois neste caso terá de ser jogada fora.
Para obter vinho de pêssegos fermentados, você precisará de:
- 1,5 kg de geléia de pêssego fermentada;
- 1,5 litros de água;
- 1 xícara de açúcar granulado;
- 1 Colher de Sopa. eu. passas sujas.
Preparação:
- A água é ligeiramente aquecida até cerca de + 40 ° C e misturada com compota fermentada.
- Adicione as passas e metade do açúcar.
- Coloque tudo em uma garrafa de vidro ou plástico adequada (cerca de 5 L).
- Uma luva com um furo é colocada no pescoço ou um selo d'água é instalado.
- Coloque em local aquecido e sem luz por várias semanas até que o processo de fermentação termine.
- Depois disso, a bebida é filtrada, o açúcar granulado restante é adicionado e o futuro vinho é novamente colocado em selo d'água.
- Após cerca de um mês, o vinho é novamente vertido com cuidado através de um filtro, sem afetar o sedimento do fundo.
- Despeje em garrafas limpas e secas, bem seladas e colocadas em local fresco por vários meses.
Como fazer vinho de suco de pêssego
Usando suco de pêssego ou mesmo purê de pêssego, você pode fazer um espumante leve e interessante em casa.
Para isso, você precisará de:
- 1,5 litros de champanhe semidoce ou seco;
- 0,5 l de suco de pêssego pronto ou purê de pêssego.
Se for usado champanhe meio doce, nenhum açúcar pode ser adicionado. Caso contrário, outros 100 g de açúcar granulado são adicionados à composição dos ingredientes.
O processo de fabricação do vinho espumante de pêssego é muito simples.
- Todos os ingredientes são bem resfriados.
- Suco de pêssego e champanhe são misturados em uma jarra de vidro.
- Adicione alguns pedaços de gelo, se desejar.
Ao despejar a bebida em copos, cada um é decorado com uma fatia de pêssego.
Fazendo vinho de pêssegos e ameixas
Você vai precisar de:
- 3,5 kg de pêssegos;
- 7,5 g de ameixas;
- 4 litros de água;
- 3,5 kg de açúcar granulado;
- 3 g de vanilina.
Fabricação:
- Os caroços são retirados de ambas as frutas, mas não são lavados e, em caso de contaminação severa, são limpos apenas com um guardanapo.
- Em um recipiente separado, amasse as frutas com um amassador de madeira.
- O xarope é fervido de água e açúcar, resfriado à temperatura ambiente.
- Despeje o purê de frutas com a calda, acrescente a vanilina e misture bem.
- Toda a mistura é despejada em um recipiente para posterior fermentação, um selo d'água (luva) é instalado e levado para um local aquecido e sem luz.
- A fermentação ativa deve ocorrer por uma semana ou mais.
- Na sua extremidade (a luva desinflada, as bolhas no selo d'água acabaram), é necessário drenar cuidadosamente o conteúdo principal do recipiente por um tubo em um recipiente separado, sem perturbar o sedimento do fundo.
- Neste ponto, o vinho de pêssego deve ser degustado para finalmente determinar a quantidade de açúcar. Adicione se necessário.
- O vinho é então filtrado novamente em algodão ou várias camadas de tecido e colocado em garrafas adequadas.
- Feche bem e coloque em local fresco e sem luz para amadurecer por vários meses.
Vinho de pêssego em casa: uma receita com passas
A adição de passas ao futuro vinho de pêssego é considerada quase clássica. Isto enriquecerá o seu sabor e permitirá prescindir da adição de um fermento especial de vinho.
Você vai precisar de:
- 3500 g de pêssegos maduros;
- 1800 g de açúcar granulado;
- 250 g de passas não lavadas;
- 2-3 limões;
- 2,5 litros de água morna mais a quantidade necessária, conforme necessário.
Fabricação:
- Sove os pêssegos com as mãos, retirando as sementes.
- As passas são picadas com uma faca de cerâmica.
- Combine frutas de pêssego amolecidas, passas e meia porção de açúcar e despeje água morna.
- Mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
- Adicione o suco de limão e adicione água fria de modo que o volume total seja de cerca de 10 litros.
- Cubra com um pano e deixe por um dia antes do início da fermentação.
- Em seguida, após misturar bem, adicione o açúcar granulado restante e instale um selo d'água.
- O recipiente com o futuro vinho é deixado em uma sala escura e fresca até que o processo de fermentação pare completamente.
- Filtre a bebida sem afetar o sedimento, volte a adicionar água até um volume total de 10 litros e coloque no mesmo local até que quaisquer indícios de fermentação estejam completos.
- Ao mesmo tempo, deve ser removido do sedimento (filtrado) a cada 2 semanas.
- Se nenhum sedimento aparecer em 2 semanas, o vinho de pêssego pode ser despejado em garrafas limpas, bem fechadas e amadurecido por 6-12 meses.
Receita de vinho de pêssego e banana
O vinho é preparado de acordo com o mesmo princípio descrito na receita anterior. Apenas o fermento de vinho é adicionado em vez de passas.
Você vai precisar de:
- 3500 g de pêssegos;
- 1200 g de bananas;
- 1800 g de açúcar granulado;
- 1,3 colher de chá Ácido Cítrico;
- 5,5 litros de água fervente;
- fermento de vinho de acordo com as instruções.
Fabricação:
- As bananas são descascadas, cortadas em pedaços e fervidas em 2,5 litros de água por cerca de 20 minutos após a fervura.
- Passe por uma peneira sem espremer a polpa.
- A polpa separada dos pêssegos é despejada em 3 litros de água fervente e, adicionando metade da dose de açúcar, misture bem.
- Deixe esfriar, acrescente o suco de banana, o ácido cítrico e a quantidade necessária de água para levar o volume a 10 litros.
- Cubra com um pano e deixe o mosto em local fresco por 24 horas.
- Em seguida, adicione o fermento de vinho, o açúcar restante de acordo com as instruções e proceda da mesma forma como descrito na receita acima.
Receita de vinho de pêssego com suco de uva
Você vai precisar de:
- 3500 g de pêssegos;
- suco de 2 limões;
- 900 ml de suco de uva light concentrado;
- 1800 g de açúcar granulado;
- fermento de vinho de acordo com as instruções;
Fazer vinho de pêssegos em casa usando esta receita não difere muito da tecnologia clássica:
- A polpa do pêssego é separada das sementes e extraída do suco máximo. O suco resultante é derramado em um recipiente separado.
- A polpa que sobra da fruta é despejada em 4 litros de água fervente e adiciona-se açúcar.
- Mexa bem até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
- Resfrie à temperatura ambiente, adicione o suco de limão, o suco de uva concentrado
- Despeje tudo em um recipiente de fermentação, adicione o fermento e o suco espremido dos pêssegos.
- Cobrindo com um pano, coloque para fermentar em local aquecido por 8 a 10 dias com agitação diária.
- A bebida resultante é removida do sedimento e filtrada adicionalmente sem espremer a polpa.
- Coloque uma luva no orifício (ou coloque um selo d'água) e coloque para fermentar em local fresco e sem luz.
- A cada 3 semanas, verifique se há sedimentos e filtre o vinho até que os sedimentos não se formem mais.
- Em seguida, é colocado em garrafas e o vinho pode fermentar por pelo menos 3 meses.
Como fazer vinho de pêssego com álcool
Para fazer vinho de pêssego fortificado de acordo com a receita clássica, você deve primeiro obter uma mistura de frutas fermentadas.
Fabricação:
- Os caroços são retirados dos pêssegos e a polpa é esmagada com um amassador de madeira.
- Adicionar 2 litros de água morna, adicionar 0,7 kg de açúcar granulado, mexer e, coberto com um guardanapo, fermentar 20 dias em local aquecido.
- Todos os dias, o purê deve ser mexido, acrescentando um chapéu de polpa de fruta.
- Após 20 dias, o líquido é filtrado, acrescenta-se mais 0,6 kg de açúcar e adiciona-se álcool.
- Em seguida, eles insistem por mais 3 semanas.
- O vinho de pêssego quase acabado é filtrado novamente, colocado em pratos esterilizados, rolhado e deixado em infusão por 2 meses.
Receita de vinho fortificado de pêssego caseiro com mel e noz-moscada
Usando o mesmo esquema, você pode fazer vinho de pêssegos em casa, enriquecendo-o com aditivos interessantes.
Você vai precisar de:
- 3 kg de pêssegos;
- 3 litros de água;
- 1 litro de álcool;
- 100 g de mel;
- 1500 g de açúcar granulado;
- 10 g de noz-moscada.
O processo de fabricação difere do descrito na receita anterior apenas porque na primeira fase os pêssegos são infundidos apenas com a adição de mel. E o açúcar e todas as especiarias são adicionados na segunda etapa junto com o álcool.
Como fazer vinho de pêssego com canela e baunilha
O vinho de pêssego em casa pode ser preparado com uma tecnologia muito simples. Embora já esteja mais perto do licor de pêssego.
Você vai precisar de:
- 1 kg de pêssegos;
- 100 g de açúcar;
- 500 ml de vodka;
- 50 ml de água;
- meio pau de canela;
- uma pitada de vanilina;
- ½ colher de chá hortelã seca.
Preparação:
- Corte a polpa de pêssego em rodelas pequenas.
- Colocado em um recipiente de vidro e preenchido com vodka, que deve cobrir completamente a fruta.
- O recipiente é bem fechado e deixado por 45 dias em local escuro em temperatura ambiente.
- Agite o recipiente uma vez a cada 5 dias.
- No final do tempo programado, a infusão é filtrada em gaze, ao mesmo tempo que se espreme bem a polpa.
- Em uma tigela separada, o açúcar, a vanilina, a canela e a hortelã são dissolvidos em água.
- Ferva em fogo baixo por alguns minutos, retirando a espuma da espuma até que ela pare de aparecer.
- O xarope é filtrado em gaze e misturado com a infusão.
- É hermeticamente selado e mantido por vários dias antes do uso.
Regras de armazenamento de vinho de pêssego
O vinho de pêssego corretamente preparado pode ser facilmente armazenado em ambiente fresco e escuro por até três anos sem alterar suas propriedades.
Conclusão
O vinho de pêssego pode ser feito em casa de várias maneiras. E cada um escolhe o que mais se adequa ao seu gosto e às suas condições.