Contente
- 1 Os benefícios e malefícios da geléia de dente-de-leão
- 2 Como fazer geléia de dente de leão
- 3 A receita clássica de geléia de dente de leão
- 4 Dandelion Blossom Jam
- 5 Como fazer dente-de-leão e geléia de laranja
- 6 Como tirar geleia de dente-de-leão corretamente
- 7 Como armazenar geléia de dente de leão
- 8 Limitações e contra-indicações
- 9 Conclusão
A geléia de dente de leão retém totalmente as propriedades benéficas da planta. O dente-de-leão pertence às prímulas, cresce em todos os lugares, a colheita de matérias-primas é um processo de fácil acesso e trabalhoso. Eles usam geléia como sobremesa e para fins medicinais.
Os benefícios e malefícios da geléia de dente-de-leão
O produto dente-de-leão contém proteínas, carboidratos e gorduras que são necessários para o funcionamento normal do corpo. Também inclui os seguintes componentes:
- vitaminas K, PP, grupo B, colina;
- vitamina C;
- potássio;
- zinco;
- cálcio;
- ferro;
- fósforo;
- tocoferol.
Devido às suas propriedades benéficas, a planta é amplamente utilizada na medicina popular. A composição química está envolvida em quase todas as funções do corpo. Benefícios do doce de dente de leão:
- Tem efeito sedativo. Acalma o sistema nervoso, melhora a qualidade do sono.
- Possui propriedades antivirais. Previne e trata infecções sazonais, diminui a febre, fortalece a resistência do corpo.
- Os antioxidantes tocoferol e o ácido ascórbico restauram as células danificadas, previnem o crescimento do câncer, previnem patologias cardiovasculares, normalizam a pressão arterial e inibem o processo de envelhecimento.
- Melhora o funcionamento do sistema endócrino. Reduz os níveis de açúcar no sangue, normaliza os hormônios.
- Promove a produção de leite durante a lactação.
- Participa da hematopoiese. Reduz o colesterol, previne a anemia.
- Regula os processos metabólicos, atua como absorvente, absorve toxinas e metais pesados.
- Tem efeito diurético. Elimina a congestão do sistema urinário, melhora a potência.
- Promove a digestão, trata doenças do fígado, pode ser usado como agente colerético.
- Possui propriedades anti-helmínticas.
- Melhora o tom, restaura a energia.
Não é recomendado o uso de geléia de dente-de-leão em caso de reação alérgica e com alta acidez do suco gástrico, pois o produto estimula a produção de secreções.
O que ajuda a curar geleia de flor de dente de leão
A gama de aplicação do produto é bastante ampla, os benefícios da geléia de dente-de-leão foram comprovados experimentalmente no tratamento de:
- disbiose, manifestada por constipação;
- flatulência;
- adenoma da próstata;
- diabetes mellitus;
- aterosclerose;
- trombose;
- helmintíase;
- bronquite, infecções virais, gripe;
- Tumores malignos;
- hepatite, cirrose;
- herpes;
- gastrite de baixa acidez;
- anemia;
- leucemia;
- tuberculose.
O produto normaliza processos metabólicos, é indicado para obesidade.
Como fazer geléia de dente de leão
A geléia de dente-de-leão é fervida apenas das flores da planta, as matérias-primas são coletadas na primavera, durante a floração em massa. Para obter um produto com o conteúdo máximo de propriedades úteis, certas condições são atendidas:
- Escolha flores grandes, totalmente abertas, de um amarelo brilhante. As propriedades benéficas da planta aumentam após os dois anos de idade.Dentes de leão entreabertos ou desbotados não são adequados para compotas. A principal concentração de substâncias ativas é encontrada no pólen.
- As flores são arrancadas ou cortadas com uma tesoura, dobradas em um saco, vidro ou recipiente de esmalte. Não leve recipientes de coleta de metal para evitar a oxidação.
- Após a colheita, os dentes-de-leão são colocados em papel ou pano branco. Os insetos podem estar nas flores, após alguns minutos eles deixarão a planta e se moverão para uma superfície branca.
- As matérias-primas são embebidas por 2 horas antes do cozimento, se for necessário fazer geleia de dente-de-leão para fins medicinais, a medida não é pertinente. As propriedades benéficas do produto serão maiores sem encharcar, mas haverá amargor no sabor.
A compota é preparada a partir de dentes-de-leão recém-colhidos, as flores secas não são adequadas para este fim, as propriedades benéficas da planta não são totalmente preservadas.
Onde e como coletar flores de dente-de-leão para geléia
Os dentes-de-leão são colhidos para a geleia aproximadamente no início ou meados de maio, quando a planta entra na fase de floração ativa. Propriedades úteis neste momento atingem seu nível máximo. Flores danificadas ou pequenas não são arrancadas. Os dentes-de-leão formam vários caules com até 10 cm de altura, quanto mais velha a planta, mais forte é a folhagem, mais longos os caules e maiores as flores.
Para a aquisição de matéria-prima, eles escolhem uma orla da floresta ou uma clareira fora do assentamento. Local inadequado para coletar dentes-de-leão:
- área urbana industrial;
- próximo ao aterro;
- perto de instalações de tratamento;
- áreas de pastagem de gado;
- parques e praças da cidade onde os animais são passeados;
- Posto de gasolina;
- acostamentos de estradas.
Nas áreas rurais, a situação ecológica é várias ordens de magnitude maior do que a urbana. Os dentes-de-leão podem ser colhidos em qualquer lugar, exceto em áreas públicas e áreas sanitárias.
A receita clássica de geléia de dente de leão
A receita precisará dos seguintes ingredientes:
- flores de dente de leão - 300 pcs .;
- açúcar - 750 g;
- ácido cítrico - 1 colher de chá;
- água - 1,5 xícaras.
Os ingredientes podem ser reduzidos ou aumentados, mantendo a proporção declarada dos componentes. Abaixo está uma receita passo a passo para geléia de dente de leão com uma foto.
As flores colhidas são dispostas sobre uma toalha de mesa branca, revisadas, os fragmentos verdes da base são removidos. Apenas a parte amarela é usada para compotas.
As matérias-primas preparadas são colocadas em uma peneira, lavadas em torneira, colocadas em um recipiente, derramado com água. Deixe por 4-5 horas. Em seguida, com a ajuda de uma escumadeira, são retirados os dentes-de-leão, dispostos sobre uma superfície plana para evaporar o excesso de umidade.
Misture o açúcar com a água, leve ao fogo lento, ferva a calda, mexendo sempre. Quando os cristais estiverem completamente dissolvidos, adicione flores de dente de leão, continue a ferver no mesmo modo de fogo - 20 minutos, mexa constantemente e remova a espuma.
Os recipientes com geléia são deixados esfriar e colocados na geladeira até de manhã. No dia seguinte, coloque uma panela grande com uma peneira e um pano de algodão por cima. Coloque geléia de dente de leão.
Quando o xarope está completamente drenado, as bordas da gaze com flores são agrupadas e os restos são espremidos.
O xarope de dente-de-leão espremido é colocado no fogo, dependendo da espessura desejada do produto, fervendo por 20-35 minutos. Antes de terminar, adicione ácido cítrico.
A geléia quente é colocada em recipientes esterilizados, enrolada com tampas e guardada para armazenamento. Se parte do produto for deixada para o consumo, o recipiente é coberto com uma tampa de náilon e colocado na geladeira.
Dandelion Blossom Jam
A compota segundo a receita clássica é de densidade média e cor âmbar brilhante. A consistência do produto pode ser tornada mais espessa até se tornar um doce. Receita de compota de pectina de dente de leão:
- flores - 200 pcs .;
- água - 3 copos;
- açúcar - 3 xícaras;
- pectina em pó - 4 colheres de chá;
- ácido cítrico - ½ colher de chá.
Sequência de cozimento:
- Água é despejada no recipiente, flores pré-preparadas são colocadas.
- Ferva por 10 minutos.
- Retire do fogo e deixe por 5 horas.
- Esprema a matéria-prima através de uma gaze.
- Colocam no fogo, quando o caldo ferve, vão introduzindo o açúcar, mexendo sempre.
- Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
- Diluir a pectina de acordo com as instruções, adicionar à calda antes de terminar o preparo, manter no fogo até a densidade desejada.
- Antes de retirar a panela do fogo, coloque o ácido cítrico.
A compota é acondicionada em potes tapados com tampas. A sobremesa mantém suas propriedades benéficas por 24 meses.
Como fazer dente-de-leão e geléia de laranja
Sujeito às proporções e à tecnologia de cozimento, o produto acabará sendo laranja com um sutil cheiro cítrico. De acordo com a receita, a geléia de flor de dente-de-leão é preparada com casca de laranja e polpa. Ingredientes:
- flores - 0,250 g;
- laranjas de tamanho médio - 3 pçs .;
- açúcar - 750 g;
- água - 1,5 l.
Sequência de ação:
- As flores são separadas, os fragmentos verdes são cortados.
- Despeje a água, leve à geladeira por um dia para remover o amargor.
- Em seguida, eles são colocados em um guardanapo, secos.
- Corte uma laranja em cubos.
- Coloque em um recipiente, despeje a quantidade necessária de água de acordo com a receita.
- Coloque no fogo, cozinhe por 60 minutos em fogo médio.
- O caldo é deixado esfriar, espremido em uma gaze, o bolo é jogado fora.
- Coloque o açúcar no líquido, ferva por 30-40 minutos.
Sabor, açúcar ou ácido cítrico podem ser adicionados se desejado. Após a fervura, o produto é acondicionado em potes, enrolados com tampas. A geléia de laranja retém propriedades úteis por cerca de 3 anos. A sobremesa pode ser armazenada em um recipiente de plástico na geladeira.
Como tirar geleia de dente-de-leão corretamente
A geléia de dente-de-leão (foto) é uma substância âmbar de espessura média. O sabor do produto é específico, por isso é improvável que consiga consumir uma grande quantidade. Como sobremesa bastam umas colheres de pão torrado e chá ou café. Pode ser usado com panquecas, panquecas, usado como uma impregnação entre os bolos na preparação de um bolo. Se não houver doenças crônicas, a diária não passa de 8 colheres.
Se a geléia de dente-de-leão for usada como medicamento, recomenda-se seguir a norma:
- durante a gravidez, se não houver contra-indicações e houver uma reação alérgica, o produto é usado para melhorar o tônus pela manhã (1 colher de sopa. l), a mesma quantidade à noite para melhorar o sono;
- com edema de várias etiologias, a dosagem diária é de 4-5 colheres de sopa. eu .;
- para o tratamento do diabetes mellitus, a taxa diária não é superior a 4 colheres de sopa;
- como profilaxia para resfriados, a geléia é consumida todas as manhãs por 2 colheres de sopa. l., regado com leite quente;
- para doenças cardíacas, tome geléia 21 dias pela manhã e à noite por 1 colher de chá.
As propriedades benéficas da geléia de dente de leão são usadas para limpar o corpo de toxinas. Use o produto em uma sauna ou banho russo. Antes da sauna, tome 4 colheres de chá de ervas. O produto atua como um diaforético.
Como tirar geléia de dente de leão para perder peso
Uma das propriedades benéficas do dente-de-leão é um efeito diurético e diaforético. Com o excesso de peso, o líquido se acumula nos tecidos, surge o edema. Jam ajuda a lidar com o problema. Os componentes de sua composição participam do metabolismo das proteínas, decompõem as gorduras, removem toxinas e eliminam a constipação. Ao eliminar todos os fatores negativos que acompanham a obesidade, o dente-de-leão ajuda a perder peso. As propriedades benéficas de um produto de emagrecimento são manter a composição necessária de vitaminas e minerais com uma dieta simples ou sem sal.
De acordo com avaliações de pessoas que perderam peso com geleia de dente-de-leão, a perda de peso é observada 14 dias após a ingestão. O curso do tratamento é ilimitado, eles usam 1 colher de sopa. eu. 30 minutos antes das refeições. Se a dieta for fracionada, o produto dente-de-leão é ingerido em intervalos de 4 horas.
Como armazenar geléia de dente de leão
De acordo com as avaliações, a vida útil da geléia de dente de leão, sujeita à tecnologia de cozimento, é de pelo menos 2 anos. Depois de pronto, o produto é colocado em potes pré-esterilizados. Selado a quente com tampas esterilizadas. O suco do dente-de-leão é propenso a fermentação, a geléia não é exceção. Para preservar as propriedades úteis do produto, os frascos são colocados em uma sala sem iluminação a uma temperatura constante de não mais de +50 C.
Limitações e contra-indicações
A geléia de dente-de-leão tem um conjunto significativo de propriedades úteis, mas também há contra-indicações:
- Não recomendado para crianças menores de 4 anos. O produto pode provocar uma reação alérgica.
- Durante a amamentação, a dosagem não deve ser ultrapassada (2 colheres de chá).
- Em caso de intolerância às substâncias contidas na planta, a sobremesa de dente-de-leão não é consumida.
- Não é possível usar o produto em caso de úlcera péptica do trato digestivo.
- No momento da exacerbação da gastrite, decorrendo num contexto de alta acidez, também não é recomendado o uso de compotas.
- Se a defecação estiver prejudicada (diarreia frequente).
A composição química do dente-de-leão pode piorar significativamente a condição.
Conclusão
A geléia de dente-de-leão tem um sabor elevado e inúmeras propriedades benéficas. Utilizam o produto como sobremesa e no tratamento de diversas patologias. A planta é facilmente acessível, ela cresce em toda a Rússia. Devido à estrutura, as sementes de dente-de-leão voam por distâncias consideráveis, ocupando grandes territórios, por isso não há problemas com a obtenção de matéria-prima.
Há 30 anos que preparo geleia de dente-de-leão (segundo a receita da avó de uma curandeira): 200 flores + 1 limão com casca, pedaços + 0,5 l de água 20 min. ferva sob a tampa e insista por um dia, depois de um dia, esprema, acrescente 750 g de açúcar ao caldo e cozinhe, mexendo e retirando a espuma até que a gota fique na unha (cerca de uma hora), despeje em potes e sele . Tomar uma colher de chá 3-4 vezes ao dia para tosses e dispneia cardíaca realmente ajuda.