Contente
A geléia de casca de tangerina é uma iguaria deliciosa e original que não requer despesas especiais. Pode ser servido com chá, mas também utilizado como recheio e decoração de sobremesas. Fazer essa geléia não será difícil, mesmo para cozinheiros novatos. O principal é observar rigorosamente todas as etapas do processo tecnológico e seguir as recomendações.
É possível fazer geléia com cascas de tangerina
Preparar tal iguaria não só é possível, mas também necessário. Sua principal vantagem é que as cascas de tangerina contêm muitos componentes benéficos para a saúde humana. Entre eles estão as vitaminas C, A, grupo B e minerais - cobre, cálcio, magnésio. Esses componentes ajudam a normalizar a pressão arterial e os processos metabólicos, reduzir o inchaço, limpar os vasos sanguíneos e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.
Mas, como muitas pessoas se recusam a usar cascas frescas de tangerina, essa geléia pode se tornar um verdadeiro achado. Como mostra a prática, ele é amado não apenas pelos adultos, mas também pelas crianças.
Receita de doce de casca de mandarim
É preciso estocar matéria-prima para compotas em pleno inverno, quando as frutas cítricas são vendidas em grandes quantidades. Depois de comer a fruta, as cascas devem ser dobradas em um saco e mantidas na geladeira até o suficiente para fazer a geleia.
Seleção e preparação de ingredientes
Para o preparo de iguarias, são necessárias variedades, cuja casca se separa facilmente da polpa e se caracteriza por um teor mínimo de fibras brancas. Ao mesmo tempo, é importante que as crostas não apresentem danos mecânicos e sinais de podridão.
Antes de começar a trabalhar, você deve primeiro preparar o ingrediente principal. Para isso, deve-se lavar bem a matéria-prima em água morna e, em seguida, secar levemente. No último estágio de preparação, você deve limpar cuidadosamente o excesso de camada branca com uma faca afiada.
Em seguida, corte as cascas de tangerina em tiras ou pedaços. Dobre a massa resultante em uma bacia de esmalte e encha com água comum por 5 a 6 horas.O líquido deve ser trocado de três a quatro vezes para remover o amargor das crostas. Só então você pode começar a cozinhar diretamente.
Ingredientes necessários:
- 500 g de peles;
- 400 g de açúcar;
- 50 ml de suco de tangerina;
- 1,5 colher de chá sal;
- 0,5 colher de chá Ácido Cítrico;
- 1,5 litros de água.
Descrição da preparação
O processo de cozimento é simples, mas contém vários pontos importantes aos quais você precisa prestar atenção.
Procedimento:
- Coloque as cascas de tangerina preparadas em uma panela de esmalte.
- Despeje 1 litro de água sobre eles, adicione sal e cozinhe por cerca de uma hora.
- Depois de decorrido o tempo, escorra o líquido e reserve a peça de trabalho.
- Despeje o restante da água em uma panela, acrescente o açúcar, leve para ferver e cozinhe por 2 minutos.
- Jogue as cascas na calda fervente, deixe ferver e reduza o fogo para baixo.
- Cozinhe por 2 horas, mexendo ocasionalmente.
- Durante esse tempo, a guloseima começará a engrossar e as crostas ficarão transparentes, saturadas de xarope.
- Em seguida, reserve até que esfrie completamente.
- Esprema o suco de tangerina para fazer pelo menos 50 ml.
- Adicione à geléia resfriada.
- Coloque no fogo, ferva por 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Em seguida, adicione ácido cítrico.
- Cozinhe por mais 10 minutos.
Regras para armazenar geleia de tangerina
É necessário guardar a guloseima na geladeira em recipiente fechado para que não absorva outros odores. O prazo de validade nesta forma é de 1 mês. Para armazenamento a longo prazo, espalhe a iguaria quente em potes esterilizados e enrole. Temperatura ótima + 5-25 graus, umidade 70%. Neste caso, a compota pode ser guardada no armário, na varanda, terraço e cave. O prazo de validade é de 24 meses.
Conclusão
A geléia de casca de tangerina é uma iguaria saudável que não será difícil de preparar. Sua base é a casca, que muitos jogam fora sem se arrepender. Mas contém componentes muito mais úteis do que a polpa de tangerina. Portanto, tal iguaria se tornará um verdadeiro achado no período outono-inverno, quando o corpo carece de vitaminas, sua imunidade diminui e o risco de desenvolver resfriados aumenta.