Contente
- 1 O que pode ser cozido de cereja de pássaro para o inverno
- 2 Os benefícios e malefícios da geléia de cereja de pássaro
- 3 Como fazer geléia de cereja de passarinho
- 4 A receita clássica de geleia de cereja de pássaro para o inverno
- 5 Uma receita muito simples de geléia de cereja de pássaro em um moedor de carne
- 6 Geléia de cereja de passarinho com sementes
- 7 Receita de doce geléia de cereja de pássaro
- 8 Como fazer geléia de cereja de passarinho com suco de limão
- 9 Como cozinhar cereja de passarinho com canela
- 10 Geléia de cereja de pássaro sem caroço
- 11 Como fazer geléia de cereja de pássaro
- 12 Receita de suco de cereja de pássaro para o inverno
- 13 Como armazenar geleia de cereja de pássaro
- 14 Conclusão
A cereja de pássaro é uma planta única, cujas propriedades curativas são conhecidas pelas pessoas desde os tempos antigos. O sabor dos frutos silvestres frescos não é muito comum, adocicado, ligeiramente ácido. Mas em muitos espaços em branco para o inverno, parece muito mais atraente. A variedade de receitas de cereja de passarinho para o inverno permite escolher o que mais se adapta ao seu gosto. E durante todo o ano para desfrutar das propriedades curativas de uma baga deliciosa e ao mesmo tempo muito útil.
O que pode ser cozido de cereja de pássaro para o inverno
Quem, desde a infância, não está acostumado a se deliciar com a cereja de passarinho e seus preparos, às vezes nem imagina o quanto se pode fazer com esta baga saborosa e saudável.
A maneira mais fácil é cozinhar compota de frutas. Além disso, você pode fazer isso com apenas uma cereja de pássaro, ou você pode usar aditivos na forma de uma variedade de frutas: espinheiro, viburnum, groselha, framboesa, freixo da montanha.
Existem várias receitas e técnicas para fazer geléia de cereja de passarinho para o inverno. Afinal, pode ser cozinhado com ou sem caroço, com frutos silvestres inteiros ou em puré. E você pode até criar geleia de cereja de passarinho sem cozinhar.
Você também pode fazer geléia e deliciosa geléia de frutas vermelhas. Uma receita interessante para conservar cereja de passarinho em forma de suco. Afinal, no inverno você pode fazer uma variedade de drinks com ela, usar como molho.
Os benefícios e malefícios da geléia de cereja de pássaro
Provavelmente, a geleia de cereja de pássaro não é um prato culinário, mas um remédio curativo. No mínimo, as preparações de cereja de pássaro contendo sementes não devem ser consumidas em quantidades ilimitadas. Por conterem certa quantidade de uma substância que, quando armazenada por muito tempo, começa a liberar ácido cianídrico. E esse ácido não trará nenhum benefício ao corpo humano.
E o resto das bagas de cereja de pássaro contém muitas substâncias biologicamente ativas, o que determina suas propriedades curativas. Portanto, como qualquer medicamento, é aconselhável usar com moderação a geléia de cereja de pássaro.
Portanto, o benefício da geléia de cereja de pássaro é que:
- Contém uma grande quantidade de taninos - taninos e pectina, o que possibilita uma assistência significativa em diarreias e infecções intestinais.
- Devido à grande quantidade de antioxidantes, é capaz de normalizar a digestão e estabelecer outras funções de suporte à vida no organismo.
- Tem efeito diurético, o que significa que pode aliviar a doença em caso de doenças renais ou hepáticas.
- Ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos por meio de seu conteúdo de rutina.
- O doce ajudará a reduzir a temperatura e a aliviar o estado geral de quaisquer condições inflamatórias e doenças infecciosas.
- É um antidepressivo e afrodisíaco devido ao conteúdo de endorfinas nas frutas vermelhas.
Mas a geléia e outras sobremesas feitas de cereja de pássaro também têm contra-indicações tangíveis de uso. Eles não são estritamente recomendados para mulheres grávidas e lactantes, bem como crianças menores de 6 anos de idade. Além disso, dada a propriedade da cereja de pássaro para consertar a cadeira, você não deve se deixar levar por essa geléia para constipação.
Como fazer geléia de cereja de passarinho
Os frutos de cereja de pássaro mais maduros são adequados para compotas, têm um mínimo de adstringência. Eles podem ser comprados nos mercados ou coletados na natureza ou nas parcelas de seus amigos. Os frutos das variedades silvestres de acerola não são tão grandes, mas estão mais saturados de substâncias úteis.
Para preparar a cereja de pássaro para o inverno, ela geralmente é colhida junto com os galhos. Portanto, em primeiro lugar, os frutos devem ser cuidadosamente separados, removendo todas as folhas, estacas e outros restos de plantas. Frutas amassadas, danificadas, enrugadas e com aparência dolorida também devem ser descartadas. As bagas saudáveis devem ser brilhantes, bastante grandes e intensamente pretas.
Em seguida, as frutas são lavadas. É melhor fazer isso em um recipiente fundo de tamanho adequado, trocando a água por água limpa várias vezes. Você pode colocar a cereja de pássaro em uma peneira e enxágue, colocando-a várias vezes em um balde de água.
Os frutos lavados devem ser bem secos. Isso geralmente é feito colocando-os em uma única camada sobre um papel ou toalha de pano. Quanto menos umidade permanecer neles, melhor será o armazenamento da geléia finalizada. Uma boa secagem é especialmente relevante para uma receita de geleia de bagas de cereja de pássaro inteiras.
Para fazer geléia de cereja de passarinho para o inverno, é melhor usar panelas de aço inoxidável. Esmaltado também é bom, mas cereja de pássaro contém pigmentos altamente coloridos que podem deixar marcas escuras no interior do pote. Mas os pratos de alumínio e cobre devem ser descartados, uma vez que esses metais podem entrar em contato com substâncias contidas nas bagas. E o resultado será totalmente prejudicial à saúde.
A geléia preparada com métodos tradicionais geralmente não precisa de esterilização adicional. Mas os potes e as próprias tampas devem ser fervidos antes do uso.
A receita clássica de geleia de cereja de pássaro para o inverno
De acordo com a receita clássica, a geléia é feita de bagos inteiros de cereja de passarinho, e a princípio pode parecer líquida, mas com o tempo vai necessariamente engrossar.
Você vai precisar de:
- 1 kg de acerola;
- 1,25 kg de açúcar granulado;
- 0,75 l de água.
Da quantidade de ingredientes descrita, obtém-se cerca de 2,5 litros de geléia pronta.
Fabricação:
- A cereja de pássaro é lavada e seca.
- A água é aquecida até ferver e 500 g de açúcar são dissolvidos nela.
- Os frutos são transferidos para uma peneira e mergulhados em calda fervente por 3-5 minutos.
- Em seguida, o coador é removido e deixado por um tempo sobre a panela para que a calda possa escorrer o máximo possível dos frutos.
- A cereja de pássaro é transferida para um recipiente separado e reservada temporariamente.
- E gradualmente adicione todo o açúcar restante à calda e ferva até que esteja completamente dissolvido.
- As frutas são derramadas com xarope fervente e reservadas por várias horas para deixá-las de molho.
- Em seguida, eles movem o futuro congestionamento para um fogo muito baixo.
- Após a fervura, retire a espuma e cozinhe por 20 a 30 minutos, mexendo de vez em quando e evitando que a geléia grude no fundo.
- Coloque a geléia de cereja de passarinho em potes esterilizados, feche com tampas de metal ou plástico.
Uma receita muito simples de geléia de cereja de pássaro em um moedor de carne
A receita mais simples de fazer geléia de cereja de passarinho para o inverno nem requer tratamento térmico do produto. Ao mesmo tempo, a geléia mantém inalteradas todas as propriedades benéficas da baga. É importante apenas que a cereja de pássaro esteja totalmente madura.
Você vai precisar de:
- 500 g de frutos maduros colhidos e lavados;
- 1000 g de açúcar granulado.
Fabricação:
- Bagas de cereja de pássaro preparadas são torcidas em um moedor de carne duas a três vezes. Cada vez a mistura se torna mais e mais homogênea.
Atenção! Não é recomendado usar um liquidificador para picar bagas de cereja de pássaro - você pode danificar o dispositivo. - Pese o purê de frutas vermelhas resultante.
- Aos poucos, adicione 1 kg de açúcar granulado para cada 500 g. Misture bem após cada adição de açúcar.
- Eles esperam cerca de meia hora. Se os cristais de açúcar não se dissolverem, deixe a peça de trabalho repousar em um local quente por mais 30 minutos.
- Em seguida, a geléia é acondicionada em potes esterilizados, guardada e armazenada na geladeira.
A iguaria resultante é usada principalmente para fins medicinais. Como imunomodulador, você pode comer 2 colheres de chá no início do dia. Além disso, geléia de cereja de pássaro, preparada de acordo com esta receita, servirá como um bom remédio para tosse.
Mas é aconselhável usá-lo nos primeiros 6 meses.
Geléia de cereja de passarinho com sementes
A compota de acordo com a seguinte receita é preparada de forma semelhante, mas já é necessariamente tratada termicamente. Isso permite que seja armazenado em uma despensa normal ou em um armário de cozinha fechado.
Você vai precisar de:
- 1 kg de cereja de pássaro;
- 1 kg de açúcar granulado.
Fabricação:
- A cereja de pássaro coletada é separada, bem lavada e seca em uma toalha para remover o excesso de umidade.
- Passe as bagas várias vezes por um moedor de carne.
- A massa de baga resultante é movida para um utensílio de cozinha, o açúcar é adicionado, misturado e enviado para aquecimento moderado.
- Após a fervura, a geléia é aquecida por mais 3-5 minutos, removida do fogo e deixada esfriar até a temperatura ambiente.
- Em seguida, eles são colocados novamente em aquecimento.
- Um procedimento semelhante é repetido 2-3 vezes.
- Por fim, a cereja de passarinho é fervida pela última vez por cerca de 10 minutos, distribuída entre os potes e, embrulhada, deixada esfriar.
Receita de doce geléia de cereja de pássaro
A mesma tecnologia pode ser usada para fazer geléia de cereja de pássaro vermelha. Poucas pessoas sabem da existência de outro pássaro vermelho cereja, ou, como os botânicos chamam, Virgínia. Ela veio da América do Norte para a Rússia e por muito tempo foi usada exclusivamente como arbusto ornamental. Seus frutos são ligeiramente maiores e, quando verdes, são de um vermelho vivo. Quando maduros, eles escurecem e sua cor torna-se vermelho escuro, quase marrom. São ligeiramente mais agradáveis ao paladar do que os frutos da cereja-do-passarinho comum, pois apresentam menos adstringência. A geléia de cereja de pássaro vermelha também tem propriedades benéficas, embora sua composição não seja tão rica quanto a de sua irmã de fruta preta.
Você vai precisar de:
- 1500 g de acerola vermelha;
- 1500 g de açúcar granulado.
Fabricação:
- Os frutos vermelhos maduros da cereja também são bem lavados e levemente secos sobre uma toalha.
- Em seguida, torcido três vezes em um moedor de carne. Se quiser obter uma textura particularmente delicada da geléia, você pode virar a massa de frutas 4 e 5 vezes.
- Em seguida, eles agem de acordo com o mesmo esquema que com frutas pretas, ferva a geléia por 4-5 minutos com pausas entre os períodos de cozimento.
- Basta fazer este procedimento 2-3 vezes e colocar a geleia em pratos esterilizados.
Como fazer geléia de cereja de passarinho com suco de limão
A doçura da cereja de pássaro irá realçar favoravelmente a acidez do suco de limão, e a geléia resultante irá surpreender não só pelo seu sabor, mas também pelo seu aroma incrível.
Você vai precisar de:
- 1500 g de cereja de pássaro;
- 50-60 ml de suco de limão espremido na hora (de 2 limões médios);
- 1,5 kg de açúcar granulado.
Fabricação:
- Os frutos são cuidadosamente lavados para não prejudicar a integridade, secos.
- Em uma panela grande com lados baixos, polvilhe com açúcar, despeje o suco de limão espremido na hora.
- Deixe a cereja de pássaro em local fresco por 10-12 horas (durante a noite).
- O suco resultante é colocado em um pequeno recipiente separado no dia seguinte e fervido por pelo menos 5 minutos para que o açúcar possa se dissolver completamente.
- As frutas são novamente derramadas com xarope fervente e deixadas de molho por várias horas.
- Em seguida, coloque a geléia em fogo pequeno e ferva por 20 a 30 minutos, mexendo sempre.
- A geléia pronta é despejada em potes esterilizados, hermeticamente fechados.
Como cozinhar cereja de passarinho com canela
Segundo esta receita simples, a geleia de cereja de passarinho acaba não sendo menos perfumada, embora seu cheiro seja mais picante, canela.
Você vai precisar de:
- 1 kg de frutas cereja;
- 0,75 l de água;
- 5 g de canela;
- 1 kg de açúcar.
Fabricação:
- As frutas são lavadas e colocadas em uma peneira em água fervente por 5 minutos.
- Retire-os e seque-os sobre uma toalha de papel.
- Despeje 750 ml de água daquele onde os frutos de cereja de pássaro foram branqueados.
- Aqueça a água até ferver, despeje o açúcar e a canela e cozinhe por cerca de 10 minutos até obter uma composição homogênea.
- Em seguida, a cereja de passarinho é colocada na calda, aquecida até ferver e, diminuindo o fogo, cozinhe em fogo baixo, mexendo periodicamente, por cerca de meia hora. Certifique-se de remover a espuma ao mesmo tempo.
- A geléia quente é embalada em potes, lacrados.
Geléia de cereja de pássaro sem caroço
Cozinhar geleia de cereja de pássaro sem sementes é mais trabalhoso, mas o resultado vale o esforço. Uma vez que tal peça pode ser armazenada por um período muito mais longo. Mas, o mais importante, se livrar das sementes, você pode reduzir significativamente a possibilidade de intoxicação alimentar causada pelo ácido cianídrico, que começa a se formar nas sementes durante o armazenamento prolongado. E é muito mais agradável festejar com tal sobremesa - nada range, não fica grudado nos dentes.
Então, você vai precisar de:
- cerca de 1,3 kg de cereja de pássaro;
- 1 kg de açúcar granulado.
Fabricação:
- Os frutos da cereja de passarinho são separados como de costume, bem lavados em peneira e ligeiramente secos.
- Coloque a cereja de passarinho preparada em uma panela de tamanho adequado e encha-a com água para que os frutos fiquem completamente escondidos nela.
- Aqueça tudo até ferver e cozinhe por cerca de 12-15 minutos.
- Em seguida, a água é drenada das bagas por meio de uma peneira.
- O fundo da peneira de metal é coberto com gaze e os frutos de cerejeira cozidos são despejados em pequenas porções.
- Usando um empurrador de madeira, moa cada porção em uma peneira, por fim espremendo o bolo acumulado com as sementes por um pano de algodão.
- Uma massa de frutos silvestres bastante espessa deve permanecer na frigideira.
- Adiciona-se açúcar, agita-se e deixa-se repousar meia hora à temperatura ambiente para a impregnação.
- Em seguida, coloque no fogo e ferva por pelo menos 5-10 minutos.
- Você pode transferir o purê resultante para potes esterilizados já nesta forma e, torcendo firmemente, armazená-lo em um local fresco.
- E você pode adicionar 50 g de gelatina, pré-embebida por 40 minutos em um pouco de água fria. Neste caso, a geleia adquire uma consistência muito espessa e assemelha-se a marmelada.
- No entanto, em qualquer caso, é aconselhável armazená-lo em local fresco e com temperatura não superior a + 18 ° C.
Como fazer geléia de cereja de pássaro
Você pode fazer geléia de cereja de passarinho em casa usando uma tecnologia semelhante, apenas a água após o cozimento não é drenada.
Você vai precisar de:
- 500 g de cereja de pássaro;
- 500 g de açúcar;
- cerca de 500 ml de água.
Fabricação:
- A cereja de passarinho preparada é vertida com água para cobrir completamente os bagos em 1-2 cm.
- Ferva por 10 minutos.
- O coador é coberto com gaze, colocado sobre outro recipiente e gradualmente despeje todo o conteúdo da panela nele. É melhor fazer isso em pequenas porções para ter tempo de moer sempre os bagos cozidos e retirar o bolo prensado com as sementes.
- O purê resultante é pesado e acrescenta-se a mesma quantidade de açúcar granulado.
- Coloque a geléia em fogo baixo e cozinhe por 10-15 minutos.
- Quando quente, a geleia de cereja de passarinho é colocada em potes esterilizados, bem amassados e, depois de resfriada, é armazenada.
Receita de suco de cereja de pássaro para o inverno
O princípio de fazer suco de cereja de pássaro é muito semelhante ao descrito em receitas anteriores. Apenas mais líquido é usado.
Você vai precisar de:
- 500 g de cereja de passarinho preparada;
- 1000 ml de água purificada;
- 500 g de açúcar.
Fabricação:
- A cereja de passarinho é despejada com água fria purificada e aquecida até à ebulição, enquanto se esmaga os bagos com uma colher de pau ou esmaga.Conselho! Não é recomendado o uso de colheres de metal e plástico.
- Depois que a água com as frutas vermelhas ferve, tudo é colocado em uma peneira, cujo fundo é coberto com gaze.
- As bagas ainda são ligeiramente esfregadas e o suco é deixado escorrer desta forma por cerca de uma hora.
- Obtém-se um líquido turvo com grande quantidade de sedimentos.
- É defendida por mais uma hora, após a qual a parte relativamente transparente é cuidadosamente drenada, tentando não tocar no sedimento do fundo.
- O açúcar é adicionado ao suco resultante, aquecido até ferver e fervido por apenas alguns minutos.
- O suco pronto é colocado em garrafas fervidas e seladas para o inverno.
Como armazenar geleia de cereja de pássaro
Qualquer geleia de cereja de passarinho preparada de acordo com uma receita com sementes deve ser consumida no prazo de 6 meses a partir da data de fabricação. Além disso, o ácido cianídrico pode se acumular nele.
Compotas e outras sobremesas feitas de cereja de pássaro sem caroço podem ser armazenadas em local fresco e sem luz por um ano.
Conclusão
As receitas de cereja de pássaro para o inverno podem ser especialmente úteis para quem prefere cuidar da saúde com remédios naturais. Afinal, os preparados com essas frutas vermelhas ajudam a lidar com muitas enfermidades e deixam uma agradável lembrança do processo de tratamento.