Geléia de Morango com Bagas Inteiras

De todas as bagas que crescem nos nossos jardins, os morangos são os mais aguardados e deliciosos. Poucos podem resistir a suas frutas perfumadas. Infelizmente, sua frutificação não é tão longa e os frutos em si não podem ser armazenados por muito tempo. Portanto, muitas donas de casa estão tentando fechar rapidamente a geléia dele. As opções de cozinha são muitas, mas a mais perfumada e bonita é uma iguaria com frutos silvestres inteiros.

As principais sutilezas da geléia de frutas vermelhas

No que se refere ao preparo, a geléia de morango com frutos silvestres é diferente da geléia comum. Vamos listar as principais características de sua preparação:

  • Para esta iguaria, você precisa escolher apenas frutos silvestres fortes e maduros. Somente eles serão capazes de manter sua forma em todas as fases de preparação. Além disso, morangos moles e enrugados darão muito suco durante o cozimento, e a geléia ficará muito líquida;
  • O tamanho dos bagos é de grande importância. Bagas grandes definitivamente não são adequadas para uso: elas vão ferver por mais tempo e perder a maior parte dos nutrientes. É melhor escolher bagas de tamanho médio, especialmente porque são as mais doces;
  • Para que os bagos mantenham a forma, é necessário enxaguá-los apenas com uma pequena pressão de água. É mais conveniente fazer isso em uma peneira, mas você também pode usar uma tigela grande;
  • O doce de morango com frutos silvestres inteiros não deve ser apenas saboroso, mas também saudável. Portanto, em nenhum caso deve ser fervido por mais tempo do que o recomendado. A geléia cozida demais perde todas as vitaminas e minerais úteis e não contém nada além de sabor;
  • Guarde a sua guloseima de morango apenas em um quarto frio e escuro, como um armário, porão ou armário.

Seguindo essas recomendações simples, você pode preparar não só saborosa e saudável, mas também uma linda geléia de morango com frutas vermelhas inteiras.

Receita clássica

Compota de morango com frutos silvestres inteiros, preparada de acordo com esta receita clássica, vai lembrar a muitos da infância. É basicamente assim que essa iguaria sempre foi produzida. Para ele, você deve se preparar:

  • um quilograma de morangos;
  • 1300 gramas de açúcar granulado.
Importante! As proporções dadas devem ser alteradas dependendo da quantidade de morangos disponíveis.

O processo de fazer guloseimas de morango de acordo com esta receita pode ser dividido em três etapas:

  1. Preparação de bagas... Morangos frescos comprados ou coletados em seu jardim devem ser limpos de todas as folhas e caudas. A seguir, deve-se enxaguar bem a baixa pressão com água para não danificar toda a estrutura dos bagos. Quando toda a água sair das bagas, elas devem ser transferidas para um recipiente fundo de esmalte e coberto com açúcar. Nesta forma, os bagos devem ser deixados por 6-7 horas. Portanto, é melhor começar a preparar os bagos à noite para deixá-los com açúcar durante a noite. Durante esse tempo, o morango deve liberar suco. Se, após o tempo especificado, os morangos soltarem pouco suco, você pode esperar mais 1-2 horas.
  2. Cozinhar frutas silvestres... Após 6-7 horas, o recipiente com as frutas vermelhas deve ser levado para ferver em fogo médio e cozinhe por 5-7 minutos. Durante o processo de cozimento, formar-se-á espuma, que deverá ser removida. Neste caso, é muito importante não danificar os bagos. A geléia fervida deve ser completamente resfriada. Depois disso, o ciclo de cozimento e resfriamento deve ser repetido mais 2 vezes, mas o tempo de cozimento deve ser reduzido para 3-4 minutos.
  3. Fechamento de Jam... Após o resfriamento completo, a geleia fervida três vezes pode ser colocada em frascos pré-lavados e esterilizados.As tampas das latas devem ser bem fechadas.

Os potes de guloseimas de morango devem ser armazenados em local fresco, ao abrigo da luz solar direta.

Geléia espessa com morangos

Geléia espessa com morangos

Esta receita de geléia de morango é ótima para quem adora pastéis doces. Pode ser usado como recheio de tortas e panquecas sem medo de vazar. Para prepará-lo, você precisará de:

  • um quilograma de morangos;
  • um quilograma de açúcar granulado;
  • meio copo de água.

Os morangos devem ser descascados e enxaguados. Quando toda a água tiver sido drenada das bagas, elas devem ser transferidas para uma panela funda de esmalte. Metade do açúcar granulado preparado é despejado em cima dos morangos. Isso é feito para que as frutas dêem suco.

A segunda metade do açúcar granulado preparado será usada para preparar o xarope. Para fazer isso, o açúcar deve ser completamente dissolvido em meio copo de água.

Quando as bagas dão sumo, e isto é cerca de 2-3 horas após misturá-las com o açúcar, o sumo deve ser cuidadosamente escorrido e misturado com a calda preparada. Depois disso, a panela com calda e suco pode ser colocada em fogo médio e levada para ferver. Neste caso, deve-se lembrar a necessidade de mexer constantemente. Quando a calda com o suco ferver por 3-5 minutos, você precisa adicionar com cuidado as frutas e levar para ferver novamente.

Cozinhe geléia de morango espessa precisa de 2 vezes. Neste caso, entre duas infusões, deve ser totalmente resfriado. Na segunda vez é necessário cozinhá-lo por 5-7 minutos, retirando constantemente a espuma.

Você pode determinar a prontidão de uma iguaria por sua consistência: a geléia finalizada deve ser espessa e não espalhada. Se esta for a consistência que resultou, então pode ser despejado com segurança em frascos esterilizados. Neste caso, primeiro deite um pouco de açúcar granulado no jarro, depois despeje a geleia propriamente dita e, em seguida, polvilhe novamente com açúcar granulado.

Receita francesa de geléia de morango inteira

Receita francesa de geléia de morango inteira

Os franceses sempre foram famosos por sua culinária. Eles cozinham qualquer prato em sua visão característica. Este destino não foi poupado pela iguaria de morango. A compota preparada de acordo com esta receita revela-se bastante espessa e aromática, com ligeiras notas cítricas no paladar.

Para prepará-lo, você precisará de:

  • 2 quilos de morangos;
  • 1400 gramas de açúcar granulado;
  • meio limão;
  • laranja.

Antes de começar a cozinhar doces de morango de acordo com esta receita, você precisa descascar os morangos das folhas, enxaguar e misturar com açúcar em uma tigela funda de esmalte. Para que as bagas dêem todo o seu suco, elas devem ser deixadas sob o açúcar durante a noite em temperatura ambiente.

A próxima etapa da preparação é obter suco de limão e laranja de qualquer maneira conveniente. Algumas receitas também usam raspas de limão, mas para a geléia francesa você só precisa de suco.

Conselho! Não se preocupe se a polpa dessas frutas cítricas entrar no suco. Isso não afetará o sabor e a consistência da geléia.

O suco de limão e laranja resultante deve ser adicionado às bagas. Depois disso, você pode colocar a panela em fogo médio e esperar até ferver. Nesse caso, os morangos devem ser levantados com cuidado para que o açúcar granulado do fundo da panela se dissolva mais rapidamente. Após o início da fervura, espere 5 minutos e desligue o fogo. Mas se a massa ferve fortemente, então o fogo deve ser reduzido.

Agora você precisa pegar as frutas quentes com cuidado. É melhor usar uma escumadeira para isso, mas uma colher comum também funciona. Quando todas as bagas são determinadas em outro recipiente, a calda deve ser fervida novamente. Neste caso, o tempo de cozedura dependerá da espessura que a consistência deverá obter no final. Se você precisar de uma geléia mais espessa, precisará cozinhá-la por mais tempo.

Conselho! Determinar a prontidão do xarope é muito simples: para isso você precisa colocar uma gota de xarope em um pires. Se a gota não se espalhar, o xarope está pronto.

Quando o xarope estiver pronto, todos os frutos extraídos devem ser devolvidos a ele.Para que eles sejam distribuídos uniformemente sobre a calda, você deve inclinar cuidadosamente a bandeja em diferentes direções. Não é recomendado o uso de colher ou espátula misturadora. Depois de distribuídas, volte a colocar a panela no fogo e cozinhe por mais 15 minutos.

O tratamento quente acabado deve ser derramado em frascos pré-esterilizados e bem fechado.

A geléia de morango, preparada de acordo com qualquer uma dessas receitas, vai se tornar não só uma guloseima deliciosa, mas também uma decoração para qualquer mesa.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção