Kombuchá e pressão arterial: benefícios e malefícios para a hipertensão

O kombuchá ou medusomiceto é pouco estudado. Os cientistas nem mesmo sabem a composição química exata e o número de compostos que compõem a bebida preparada a partir dele - o kombuchá. Mas, recentemente, a pesquisa foi ativamente realizada. O Kombuchá vem ganhando popularidade e tem mostrado bons resultados no tratamento de diversas doenças. O Kombuchá afeta a pressão arterial e pode baixá-la, mas não substitui a medicação.

É assim que o corpo de um kombuchá e uma bebida dele se parecem durante a preparação

O kombuchá afeta a pressão arterial

Medusomiceto é uma simbiose de leveduras e bactérias do ácido acético. Ao interagir com uma solução nutritiva adoçada com chá ou chá feito a partir de uma pequena quantidade de chá, ela o transforma em um complexo de substâncias úteis para o corpo humano.

Kombuchá contém vitaminas, minerais, enzimas, alcalóides, açúcares, ácidos orgânicos, lipídios e outros compostos. O Kombuchá reduz a pressão arterial devido ao seu conteúdo:

  • teobromina - um alcalóide que dilata os vasos sanguíneos e tem efeito diurético;
  • Lipase, uma enzima solúvel em água que desempenha um papel crítico na quebra de gorduras (o excesso de peso costuma ser a causa da pressão alta);
  • vitamina B2, que melhora o metabolismo;
  • teofilina - um alcalóide, um diurético leve com vasodilatador e propriedade de dilatação brônquica;
  • ácido glucônico, que ativa processos metabólicos;
  • uma rotina que fortalece as paredes dos vasos sanguíneos;
  • calciferol, que regula o metabolismo.
Importante! Nos primeiros 3-5 dias de cozimento, o kombuchá decompõe o açúcar, o kombuche contém principalmente álcool vínico e dióxido de carbono, que não são benéficos para o corpo. A bebida começa a curar antes do quinto dia, quando começa a liberar ácidos orgânicos.

Kombuchá aumenta ou diminui a pressão arterial

O Kombuchá reduz a pressão arterial, mas não pode substituir um tratamento completo. Tem efeito tônico e fortalecedor do corpo, ajuda a emagrecer, o que é muito importante para a hipertensão.

O kombuchá não pode aumentar a pressão arterial se for cozido apenas com folhas de chá e açúcar. Portanto, não é recomendado em sua forma pura para pacientes hipotônicos.

Como beber kombuchá com pressão alta

Uma bebida jovem à base de kombuchá, carbonatada, com sabor a vinho, é considerada por muitos a mais agradável. Mas não traz benefícios para o corpo. Você pode falar sobre algumas propriedades medicinais do kombuchá não antes de 5 dias. Às vezes você precisa esperar 10 dias. Depende da idade do kombuchá, da qualidade da água e da bebida, da quantidade de açúcar, da temperatura e da luminosidade do ambiente.

Importante! O tempo em que a água-viva fica no fundo do pote não é incluído no tempo de cozimento.

O fato de a bebida ter adquirido propriedades medicinais é sinalizado pelo cheiro - ela se torna não vinho, mas vinagre, não muito agradável. Depois de alguns dias, o kombuchá precisará ser drenado em um recipiente separado e colocado na geladeira - você também não pode exagerar.

A bebida de Kombuchá é melhor preparada em uma jarra de 3L

Receitas

O Kombuchá, que foi infundido por 8 a 10 dias, é útil para hipertensão. É melhor usar uma infusão de folhas verdes. Para aumentar o efeito, o kombuchá é misturado com infusões de ervas e o mel é adicionado para tornar o sabor mais agradável. Às vezes, as plantas medicinais são adicionadas na fase de preparação da bebida.

Comente! Ao contrário da crença popular, o medusomiceto interage perfeitamente não só com o chá preto, mas também com o chá verde e algumas ervas. Poucos de nós sabem disso, mas na América, que é líder no consumo de kombuchá, é muito utilizado.

Receita tradicional

O kombuchá, preparado de acordo com a receita tradicional, age o mais brando de todos sob pressão. A bebida final é diluída 1: 1 com água fervida. Beba 3-4 vezes ao dia por 0,5 xícaras.

Kombuchá em um marshmallow

O kombuchá do pântano infundido com leite moído em pó é útil para a hipertensão no estágio inicial:

  1. 130-140 g de ervas são derramadas sobre 2 litros de água fervente durante a noite.
  2. De manhã, a infusão já resfriada é filtrada.
  3. O xarope de açúcar é adicionado.
  4. Delicadamente, adicione ao pote de kombucha.
  5. Quando o cheiro começa a exalar vinagre, a infusão é colocada em um prato limpo e colocado na geladeira.

Beba 3-4 vezes ao dia por 1/3 de xícara. O Kombuchá, adicionado em vez de folhas de chá, reduz a pressão sanguínea, dilata os vasos sanguíneos e diminui a frequência cardíaca.

Kombuchá com infusão de feijão

No curso crônico da hipertensão, uma mistura da mesma quantidade de kombuchá e um extrato aquoso de vagens de feijão seco pode ajudar. Se a hipertensão for acompanhada de dores de cabeça, você pode colocar uma compressa umedecida com uma solução na testa.

Com sementes de endro

Uma mistura de proporções iguais de uma infusão aquosa de sementes de endro e kombuchá ajudará as mulheres que amamentam que sofrem de hipertensão. A bebida, além de reduzir a pressão, acalma, melhora a lactação.

Comente! O álcool contido na infusão de kombuchá, do 8º ao 10º dia, em mistura com água de endro, tem concentração não superior a 0,5%. Esta é a mesma força do kefir, e esta bebida é definitivamente permitida para as mães.

Regras de admissão

O Kombuchá não perde suas propriedades na geladeira por cerca de 3 meses, mas é melhor bebê-lo morno. Você pode aquecer o kombuchá logo antes de beber - isso é bom para uma bebida pronta.

A infusão de kombuchá diluída com ervas é bebida 1/3 xícara 3-4 vezes ao dia. O kombuchá puro pode ser tomado em 100 ge 200 g.

Uma bebida diluída em água ou infusão de ervas torna-se menos saborosa. É útil adicionar mel, especialmente ao tratar a pressão.

O efeito terapêutico não é alcançado de uma só vez. Para normalizar a pressão arterial, você precisa beber uma bebida do kombuchá por 2 meses.

A bebida de Kombuchá deve ser diluída em água e bebida não mais do que 1 copo

O momento da recepção é de grande importância. A regra principal é não combinar a bebida com a comida. As enzimas contidas nele "ajudam" o alimento a se decompor tão rapidamente que a pessoa logo sentirá fome. Aceitando kombuchá:

  • 60 minutos antes das refeições;
  • 2 horas após uma refeição de origem vegetal;
  • se houver carne no cardápio, o tempo de espera é dobrado.

Algumas fontes aconselham beber a infusão de água-viva com o estômago vazio e imediatamente antes de deitar. Na verdade, o efeito de cura será poderoso.

Mas as pessoas que sofrem de pressão alta não podem se permitir essa liberdade. Seu corpo está enfraquecido, os vasos são frágeis, muitas vezes a arteriosclerose está presente como uma doença concomitante. Além disso, a hipertensão costuma ser uma doença relacionada à idade. É melhor ser tratado aos poucos, não "chicotear" o corpo.

É possível que o kombuchá fique hipotônico

Em sua forma pura, o kombuchá não aumenta a pressão. Pessoas hipotônicas não são recomendadas a beber, e o kombuchá cozido em uma folha verde é proibido.

A bebida de medusomiceta em pequenas doses pode ser tomada por jovens com pressão arterial baixa, se eles se sentirem bem e se sua condição não for dolorosa. Pacientes hipotensos relacionados à idade podem beber um pouco de kombuchá com chá preto durante o período de remissão. Diluído 2 vezes com água fervida, no máximo 1 copo por dia, nunca com o estômago vazio.

Comente! Kombuchá infundido com certas ervas aumenta a pressão arterial. Mas esse assunto é tão individual que é melhor não se tratar sozinho, é preciso consultar um especialista.

Limitações e contra-indicações

Não diluído, você pode beber apenas a infusão de água-viva, preparada por 3-4 dias.Não tem valor medicinal, mas também não trará muitos danos. É apenas uma bebida tônica deliciosa.

É absolutamente impossível tomar kombuchá para diabéticos, pessoas com úlceras estomacais em fase aguda, principalmente com acidez elevada. Durante o período de remissão, é permitido tomar chá preto, diluído em água pelo menos duas vezes, sempre com a adição de mel (na ausência de obesidade).

Em caso de acidez elevada, deve-se adicionar mel ao kombuchá.

Conclusão

O Kombuchá afeta a pressão arterial, baixando-a, mas não pode curar a hipertensão, é usado apenas em combinação com medicamentos. Para potencializar o efeito, pode ser preparado em folha verde, ervas medicinais ou diluído em infusão de água.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção