Por que os potes de pepinos explodem: o que fazer, como conservar corretamente

Pepinos em potes explodem por várias razões - pepinos selecionados incorretamente e tecnologia de enlatamento alterada podem causar problemas. Para conservar pepinos corretamente, você precisa saber por que os bancos explodem e não cometer erros elementares.

Por que os pepinos enlatados explodem

Após a preservação adequada, os pepinos em conserva ou em conserva podem ser armazenados por muito tempo - até alguns anos. Mas não é raro que ocorra uma situação desagradável - a comida enlatada fresca simplesmente explode, ou melhor, as tampas das latas incham e voam sozinhas do gargalo.

Existem várias razões pelas quais os potes de pepino explodem. No entanto, a fonte original do problema é sempre a mesma - os processos de fermentação ocorrem em uma jarra de pickles, que normalmente não deveria estar presente. Como resultado, o dióxido de carbono é liberado na salmoura, gradualmente se acumula, procura uma saída e, como resultado, simplesmente arranca a tampa da peça de trabalho.

Para evitar a explosão de pepinos enlatados, é necessário considerar com mais detalhes todos os possíveis erros cometidos durante o processo de decapagem.

As latas explodem quando a fermentação começa

Variedades de pepino selecionadas incorretamente para conservação

Os pepinos freqüentemente explodem devido ao fato de que as variedades erradas foram originalmente selecionadas para o preparo de alimentos enlatados. Salgar pepinos para o inverno para que não explodam só é possível se a variedade for adequada para enlatamento. Por exemplo, as variedades Nezhinsky, Muromsky, Kustovoy e Voronezhsky, Aristocrat F1, Favourite, Avangard e outras são adequadas para a colheita. Os pepinos em conserva são de tamanho pequeno, sabor adocicado, polpa muito densa e presença de espinhos duros na casca.

O enlatamento também é permitido para variedades universais. Mas os pepinos para salada são adequados apenas para consumo fresco, ou seja, em saladas, e não são adequados para saladas em princípio. Em uma jarra, eles amolecem, começam a se deteriorar e fermentar, e então explodem.

Frascos e vegetais mal lavados

Ao conservar pepinos, é muito importante manter a esterilidade completa. Muitas vezes, os processos de fermentação em latas começam devido à presença de microrganismos, no processo de sua atividade vital eles emitem dióxido de carbono, e as peças explodem.

As bactérias nos frascos geralmente se acumulam no fundo, onde é difícil alcançá-las com uma esponja ao lavar os recipientes, ou em um gargalo estriado. Além disso, os microrganismos podem permanecer nos próprios pepinos, se não forem bem lavados antes de enlatá-los, mas apenas rapidamente enxaguados na torneira.

Você precisa esterilizar o recipiente com muito cuidado antes de salgar.

Água e sal de baixa qualidade

Às vezes, os pepinos explodem por causa da água e do sal que não são adequados para a decapagem. A água para enlatamento de vegetais deve ser limpa, destilada ou pelo menos fervida. Em nenhum caso você deve usar água da torneira comum - muitas vezes há bactérias nocivas no abastecimento de água que podem estragar os picles.

Salgue os pepinos para que os potes não explodam, só precisa de sal de alta qualidade com marcações especiais na embalagem, permitindo utilizá-lo em vazios. O sal iodado não pode ser usado, apenas o sal comum para alimentos é adequado, o qual foi armazenado de acordo com todas as regras.

Violação da receita culinária

Os pepinos devem ser conservados estritamente de acordo com uma receita comprovada, caso contrário explodem. As proporções dos ingredientes ao salgar são de grande importância. Se você adicionar um pouco mais de sal ou vinagre, adicionar muito açúcar ou ácido cítrico, na melhor das hipóteses, a peça adquirirá um sabor inesperado. Porém, com mais frequência, os pepinos explodem quando as proporções são violadas, e todo o procedimento deve ser feito novamente.

Vinagre ou ácido cítrico vencido

Na preservação dos vegetais, o ácido cítrico e o vinagre atuam como substâncias responsáveis ​​pela preservação dos compostos benéficos e do sabor, ou seja, são conservantes naturais. E a qualidade desses ingredientes deve ser incondicional, se o ácido cítrico ou o vinagre expirarem, as latas inevitavelmente explodirão.

Apenas pepinos pequenos e densos com espinhas duras devem ser salgados.

Importante! Outro motivo para as tampas incharem é o descaso com a receita e o uso de vinagre em vez de ácido cítrico e vice-versa. A receita segundo a qual pepinos não explodem deve ser seguida à risca e os ingredientes indicados devem ser tomados - vinagre e ácido nem sempre são capazes de se substituir.

Violação da tecnologia de enlatamento

Enlatar pepinos, em que as latas não explodem, é um processo tecnológico complexo, onde você não deve se preocupar. É necessário seguir exatamente a receita comprovada, passo a passo - pegar os ingredientes nas quantidades prescritas, respeitar o tempo correto de processamento dos produtos. Se você medir os ingredientes "a olho" e medir o tempo de cozimento sem horas, então quase inevitavelmente surgirá uma situação em que os pepinos explodirão.

Ao conservar, não se deve omitir as etapas de cozimento indicadas na receita, mesmo que seu significado não seja totalmente claro. Por exemplo, sem falta, os pepinos não são apenas lavados antes da salga, mas também embebidos. Em primeiro lugar, isso permite remover qualitativamente a sujeira e as bactérias deles, bem como remover possíveis nitratos.

Além disso, os vegetais ganham uma quantidade suficiente de umidade - se um pepino foi colhido do jardim pelo menos algumas horas antes da decapagem, significa que teve tempo de secar um pouco e não é adequado para enlatamento imediato. Durante a imersão, o excesso de ar sai da polpa do pepino, se deixar os vegetais já na salmoura, as peças de trabalho frequentemente explodem.

Ao enlatar, você deve seguir rigorosamente a receita selecionada.

Esterilização de latas e tampas

É quase inevitável que pepinos em conserva explodam se o recipiente não for esterilizado adequadamente ou não. A esterilização de latas e tampas é a etapa mais importante do preparo, pois permite eliminar todos os microrganismos da superfície do recipiente.

Às vezes, as donas de casa esterilizam os potes sobre o vapor muito rapidamente e, como resultado, os micróbios ainda permanecem dentro dos recipientes. Uma situação comum é quando as tampas dos blanks, em princípio, não são esterilizadas, mas, entretanto, devem ser processadas em água fervente para eliminar os micróbios.

Atenção! Após o processamento a vapor do recipiente, coloque os pepinos no frasco o mais rápido possível - os potes não permanecem limpos e esterilizados por muito tempo.Às vezes, os vazios explodem pelo fato de as latas serem esterilizadas de acordo com todas as regras, mas depois ficam vazias na cozinha por várias horas.

Bancos transbordando

Pepinos explodem se rolados com muita força para dentro do jarro. Normalmente as donas de casa lembram-se bem da regra segundo a qual o picles deve cobrir completamente os vegetais.

Mas, ao mesmo tempo, muitos esquecem que alguns centímetros devem permanecer entre a superfície da salmoura e a tampa, e os vegetais devem estar um pouco abaixo do nível do líquido. Você não pode encher o frasco com salmoura sem resíduos e também não pode encher o recipiente com muitos pepinos. Se a receita sugerir a decapagem de legumes como um todo, é proibido adicionar pepinos cortados ao recipiente para preencher o espaço livre com eles.

Os vegetais não podem ser martelados no frasco com muita força.

Tampas defeituosas e máquina de enrolar defeituosa

De acordo com as regras de enlatamento, potes de pepino não bastam apenas para fechar as tampas. Eles precisam ser bem enrolados para que o ar externo não entre no interior da lata. Se essa condição for atendida, a peça de trabalho pode permanecer fresca e útil por meses.

Mas com tampas defeituosas que não se ajustam bem ao gargalo, o aperto é rompido e o ar ainda entra no recipiente. Além disso, a peça de trabalho pode explodir devido a uma máquina de laminação que não funciona bem se ela não cumprir suas funções. Antes de colher pepinos, deve-se inspecionar cuidadosamente as tampas e, se necessário, consertar ou substituir a costura, caso contrário, poderão ocorrer situações desagradáveis.

Violação de regras de armazenamento

Mesmo quando todas as regras de enlatamento são seguidas, os potes de pepino frequentemente explodem. O armazenamento incorreto de peças torna-se o motivo. Ao enrolar pepinos para o inverno, é importante deixar os vegetais esfriarem naturalmente sob um cobertor quente de acordo com todas as regras e só depois colocá-los em um local fresco para armazenamento.

Não é recomendável manter os potes de pepino em lata à luz, coloque-os num local muito quente ou numa divisão com temperatura variável. Nessas circunstâncias, os pepinos ficam turvos, incham e explodem com muito mais frequência.

O que fazer com pepinos se as latas já explodiram

Qualquer dona de casa já ouviu falar sobre o perigo de comida enlatada estragada. Mas, ao mesmo tempo, é uma pena jogar fora os pedaços em branco, especialmente se os pepinos explodirem em grandes quantidades e quase toda a salga desaparecer.

Se as latas explodiram há apenas alguns dias, os vegetais ainda podem ser salvos.

Nem sempre é necessário descartar os vegetais explodidos, às vezes eles podem ser salvos. Se os pepinos explodirem, é possível reprocessá-los se não tiverem se passado mais de 3 dias desde o dia do preparo da comida enlatada.

Como economizar pepinos se os potes explodissem no dia seguinte

Se a comida enlatada recém-enrolada explodir, você pode tentar reanimá-la. Isto exige:

  • enxágue os vegetais em água fria com torneira e depois enxágue em água salgada, dissolvendo 30 g de sal em 1 litro de líquido;
  • coloque os pepinos em água fria por mais 20 minutos;
  • esterilize frascos e tampas completamente;
  • Coe a salmoura das ervas e especiarias e ferva-a duas vezes por 15 minutos.

Depois disso, os pepinos são colocados novamente em potes esterilizados, regados com salmoura quente e um pouco de vinagre é adicionado ao recipiente - 1 colher pequena por frasco de 3 litros. O recipiente é selado e ajustado para esfriar.

Atenção! Antes de voltar a enlatar, os pepinos devem ser verificados para garantir que não estão amolecidos, amargos ou emitindo um aroma característico de fermentação. Se os vegetais estragaram, eles precisam ser jogados fora - girar novamente será inútil e perigoso.

Como conservar pepinos corretamente para que não explodam

Se os pepinos explodirem, nem sempre é possível salvá-los. É muito mais fácil conservar os pepinos na hora para que não explodam - de acordo com todas as regras, evitando o inchaço das pálpebras e o turvamento da salmoura.Para que os blanks tenham boa qualidade e não se deteriorem, basta seguir recomendações simples.

Você precisa salgar vegetais usando sal comestível universal - sal marinho e iodado não são adequados

Regras para a seleção e preparação dos ingredientes principais

Nem todas as variedades de pepinos são adequadas para enlatamento, mas apenas as variedades universais e aquelas que são especialmente concebidas para a decapagem. Existem algumas variedades específicas, mas todas têm características comuns, a saber:

  • tamanho pequeno;
  • estrutura densa;
  • sabor adocicado sem amargor;
  • a presença de pequenos espinhos escuros e duros na casca.

Pepinos longos e lisos sem espinhos ou com espinhos brancos não são adequados para enlatar, só podem ser consumidos frescos.

Ao escolher os ingredientes, deve-se prestar atenção não apenas aos pepinos, mas também a outros produtos. Para conservar os pepinos para que não explodam, é necessário usar vinagre fresco, não vencido, e sal de cozinha universal, guardado em recipiente limpo e em local seco. Antes da decapagem, os pepinos não devem ser apenas lavados, mas também embebidos para remover todas as impurezas e permitir que o excesso de ar escape da polpa.

Regras de decapagem de pepino para evitar que as latas explodam

A regra principal que permite preparar pepinos em lata para que não explodam é uma implementação clara da receita selecionada. Se você seguir estritamente um algoritmo comprovado, os pepinos não explodem nem turvam em salmoura.

Como a qualidade da peça depende muito da qualidade do líquido, é melhor comprar água filtrada para enlatamento. Ao usar água em casa, os pepinos explodem de vez em quando, pois até o líquido fervido pode conter impurezas desnecessárias.

Se os pepinos para conserva foram cultivados em seu próprio jardim e recentemente colhidos do jardim, eles podem ser ensopados por apenas uma hora. Os vegetais armazenados são melhor ensopados ao longo do dia. Após um longo processamento, explodem com menos frequência, pois liberam todo o ar, ficam saturadas de umidade e substâncias nocivas saem da polpa do pepino.

O ácido cítrico é útil para enlatados, mas não pode substituir o vinagre.

Muitas receitas sugerem salgar os pepinos para evitar que explodam, usando ácido cítrico, aspirina ou especiarias. Ao usar tais formulações, as peças explodem com menos frequência, uma vez que as substâncias listadas impedem os processos de fermentação.

Conselho! Ao esterilizar os recipientes, atenção especial deve ser dada às tampas. Muitas donas de casa os processam com menos cuidado do que as latas, o que faz com que os vazios explodam devido à permanência de bactérias sob a tampa.

Preciso virar as latas depois de rolar

Uma etapa obrigatória da colheita de vegetais para o inverno é virar as latas enroladas de cabeça para baixo. Neste caso, a tampa aquece adequadamente com o contato com salmoura quente ou marinada, e o risco de explosão do recipiente é reduzido devido a diferenças de temperatura ou microrganismos que permanecem sob a tampa.

Por que embrulhar potes de pepinos em conserva

Depois de rolar, as latas não são apenas viradas, mas também embrulhadas em uma toalha ou cobertor quente por várias horas. Isso é feito para que o frasco possa esfriar lenta e uniformemente. Nesse caso, o picles com pepino manterá sua transparência e a tampa do frasco não inchará.

Regras de armazenamento

É necessário guardar pepinos crocantes para o inverno, que não explodem, a uma temperatura fresca de 3 a 5 ° C na geladeira ou adega, se estamos falando de uma casa particular. Melhor de tudo, pickles e vegetais em conserva retêm seu frescor se não forem expostos a temperaturas extremas e exposição direta à luz. Se armazenados corretamente, os picles podem permanecer comestíveis por até 8 meses e os vegetais em vinagre por até 2 anos.

Você precisa armazenar vegetais enlatados frescos e sem mudanças de temperatura.

Conclusão

Pepinos em potes explodem devido à entrada de microorganismos na salmoura, recipientes mal esterilizados ou ingredientes de baixa qualidade. Para preparar brancos de alta qualidade e mantê-los por muito tempo, é necessário seguir estritamente as principais regras de conservação de vegetais.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção