Contente
- 1 Vantagens de fabricação
- 2 Tipos de estruturas
- 3 Seleção e preparação do balão
- 4 Como fazer um fumeiro a partir de uma botija de gás com as próprias mãos
- 4.1 Fumeiro fumado faça você mesmo a partir de um cilindro
- 4.2 Seleção de modelo
- 4.3 Dimensões e Desenhos
- 4.4 Preparação de ferramentas e materiais
- 4.5 Algoritmo de montagem, montagem do firebox
- 4.6 Montagem do armário superior do fumeiro
- 4.7 Fumador de fumaça a frio de um cilindro de gás
- 4.8 Seleção de modelo
- 4.9 Dimensões e Desenhos
- 4.10 Preparação de ferramentas e materiais
- 4.11 Seleção e preparação do local
- 4.12 Algoritmo de construção
- 4.13 Fumeiro faça você mesmo a partir de um cilindro de freon
- 5 Acabamento e pintura
- 6 Regras operacionais
- 7 Idéias para fotos feitas por você mesmo, fumando de um cilindro
- 8 Conclusão
A criação de um aparelho para fumar quente e frio não requer nenhum conhecimento ou habilidade excepcional. É necessário apenas fazer uma caixa confiável e um gerador de fumaça. Os principais problemas surgem com o caso. Portanto, eles usam recipientes de metal pré-fabricados, torna-se rápido e confiável, então, por exemplo, um fumeiro a partir de um cilindro de gás com as próprias mãos pode ser feito em um dia, enquanto construir um aparelho do zero levará pelo menos 3 -4 dias.
Vantagens de fabricação
Em teoria, um fumeiro pode ser construído a partir de qualquer cilindro de metal de tamanho adequado, mas são os recipientes de gás os mais procurados entre os caseiros. Existem apenas duas razões para tais simpatias e preferências em favor dos modelos a gás:
- Um volume de recipiente adequado, geralmente 27-50 litros, é mais do que suficiente para um fumeiro doméstico;
- Maior espessura da parede. Em média, as paredes de um tanque de gás para propano são feitas de 4 a 5 mm de espessura, para cilindros de oxigênio a espessura chega a 9 mm.
À primeira vista, qual é a diferença, para qualquer recipiente, mesmo se você tirar um cilindro de uma caldeira ou de um acumulador hidráulico, o metal do corpo vai suportar a carga de calor em condições de fumaça fria ou quente.
Mas isso só à primeira vista, na prática, ao fazer um fumeiro com as próprias mãos, a frio ou a quente, não importa se é necessário cortar uma janela de tamanho suficiente na parede lateral ou na extremidade. Caso contrário, será muito inconveniente colocar comida dentro.
Todos os outros recipientes de dispositivo semelhante, a mesma caldeira ou acumulador hidráulico, os cilindros de alumínio para filtros de ar, após o corte, perdem a estabilidade e podem ser amassados mesmo com uma ligeira carga mecânica. Em teoria, você pode fazer um fumeiro a partir de um acumulador hidráulico, mas será extremamente inconveniente trabalhar com ele.
Tipos de estruturas
A gama de fumódromos caseiros a partir de cilindros pode ser condicionalmente dividida em quatro grandes grupos:
- Construção de casco duplo com câmara de fumo a lenha horizontal;
- Fumeiro a frio com dois corpos e uma câmara vertical;
- Fumódromos verticais de forno a lenha e defumação a quente de um corpo;
- Fumeiros elétricos.
O projeto e o layout de um fumeiro do mesmo tipo podem diferir, embora a base seja o mesmo princípio de processamento de produtos com uma mistura de ar, vapor e fumaça obtida em um dispositivo separado - um gerador de fumaça. Portanto, para fazer com as próprias mãos a partir de um cilindro de um fumeiro a frio, você precisará de três recipientes. Para quem gosta de fumar, pode sobreviver com duas ou até uma botija de grande capacidade, por exemplo, oxigênio.
Esquemas e modelos de fumantes quentes
A opção mais comum são dois cilindros ou um par de recipientes de aço, interligados através de uma aba reguladora ou tubo em cotovelo metálico.
Um bom fumeiro a quente consiste sempre em três blocos:
- Capacidade ou pequeno cilindro do gerador de fumaça;
- Chaminé com válvula;
- Bloco horizontal de um grande tanque de propano.
Além disso, muitas vezes a superfície interna do cilindro é limpa até brilhar ou forrada com chapa de aço inoxidável. O metal é bem lavado, por isso é possível evitar o cheiro de gordura velha queimada que é liberada para o interior do fumeiro durante o processamento da banha ou do peixe com fumaça quente.
Outro sinal de um bom fumeiro é o uso de uma chaminé - um divisor de fluxo de fumaça. Este é um tubo comum de aço inoxidável, conectado de um lado e perfurado com um grande número de orifícios. Ele é colocado na parte inferior da seção intermediária do gerador de fumaça à chaminé. Graças à divisória, todos os produtos são fumados no fumeiro com a mesma temperatura de fumo.
Você pode fazer um fumeiro vertical com um cilindro de gás com suas próprias mãos. Em termos de design, tais dispositivos são considerados mais avançados, uma vez que todo o enchimento, incluindo o gerador de fumaça, é recolhido dentro de um cilindro.
A forma e o design de tal aparelho acabam sendo mais lacônicos; faz sentido fazer um fumeiro de fumaça a quente a partir de um cilindro de gás, pelo menos porque ocupa menos espaço, é mais fácil de operar e transportar.
Opções de layout para aparelhos para fumar a frio
Os aparelhos para processamento de produtos com fumaça fria são construídos, via de regra, a partir de três cilindros. O menor, com 10-25 litros, é usado para gerar fumaça. A seção intermediária é usada como cooler, e a última, feita do cilindro maior, funciona essencialmente como cabine de fumar.
Nesse caso, a seção central não é carregada ou, em casos raros, é colocado um recipiente com água com sabor.
Existem também projetos com uma disposição vertical do cilindro, neste caso a fumaça é resfriada até a temperatura necessária fornecendo ar frio através de um tubo de ramificação adicional.
Seleção e preparação do balão
Para a fabricação do aparelho, os tanques de gás de produção ainda soviética, de 50 litros e 27 litros cada, são os mais adequados. O metal nas paredes desses cilindros é mais espesso e a qualidade das soldas é visivelmente superior à dos modelos modernos. Um fumódromo com fumaça de tal cilindro de gás, foto, acabará sendo uma ordem de magnitude mais durável e confiável.
Antes de tentar dar os primeiros passos na fabricação de um fumeiro, o cilindro deve ser enxaguado e removido dos restos da película de condensado de gás nas paredes internas. Para isso, a válvula é tratada com fluido de freio ou querosene, após o que é removida com uma chave de boca especial.
A próxima etapa é limpar. Água com um pouco de sabão é despejada em seu interior e o líquido repousa por pelo menos um dia.Em seguida, tudo é drenado, o procedimento de enxágue do cilindro pode ser repetido com água quente.
Desta forma, os recipientes ou cilindros de produtos de petróleo são evaporados na produção antes da soldagem.
O que fazer se você não puder remover a válvula
Em cilindros antigos, a torneira gruda tanto que só pode ser fechada depois que a graxa de revestimento e o fio da linha forem queimados. Mas é absolutamente impossível fazer isso até que o recipiente tenha sido lavado de resíduos de gás e condensado.
Portanto, é necessário fazer furos na parede inferior e superior do cilindro, por onde o recipiente é lavado.
Como fazer um fumeiro a partir de uma botija de gás com as próprias mãos
Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o design do aparelho de fumar, use o princípio de fumar a frio ou quente. Não só a tecnologia difere, mas também a qualidade do produto, o tempo de permanência no fumeiro. Além disso, você precisará escolher o tipo de dispositivo, torná-lo móvel ou parar em uma versão fixa do fumeiro. No primeiro caso, é aconselhável limitar-se ao número mínimo de cilindros para reduzir as dimensões e o peso da estrutura. No segundo caso, as restrições são removidas, a aparência e a qualidade do produto preparado vêm à tona.
Fumeiro fumado faça você mesmo a partir de um cilindro
Os aparelhos construídos com base no princípio de defumação quente e fria não são intercambiáveis. Ou seja, em um fumeiro quente, com ajuste fino do gerador de fumaça, se desejar, pode-se fumar com fumaça fria, embora a qualidade dos produtos seja medíocre. Em um defumador frio, a disposição do cilindro não permitirá que você organize o processamento quente no nível de qualidade desejado, não importa o quanto você tente. Portanto, a maioria dos DIYers prefere construir a versão quente, mesmo com um custo mais alto.
Seleção de modelo
Para a primeira experiência, é melhor escolher a opção mais simples, por exemplo, montar um fumeiro a partir de um cilindro de oxigênio com as próprias mãos. Um diagrama de tal aparelho é apresentado abaixo, nada complicado. Basta cortar a porta, soldar os toldos e instalar grelhadores de peixe e carne ou cabides no seu interior.
Características do dispositivo do aparelho de fumar:
- O gerador de fumaça no fumeiro é uma pilha de lascas despejadas no fundo do cilindro. O aquecimento é realizado com uma chama aberta através de um fundo de metal espesso;
- Para instalar o fumeiro, você precisará soldar os suportes de metal das conexões ao cilindro;
- Tiras de metal são soldadas na fenda e na base do pescoço para evitar que o ar entre no interior do fumeiro. Caso contrário, a fumaça pode inflamar.
Os cilindros de oxigênio são difíceis de comprar a um preço acessível, então os entusiastas da fumaça quente fazem seus próprios fumódromos verticais com tanques de gás propano.
Para fumantes estacionários, você pode usar o modelo clássico com uma disposição horizontal da seção principal de fumantes.
Dimensões e Desenhos
Este projeto é considerado mais difícil de fabricar, uma vez que é necessário para garantir soldas de alta qualidade no metal relativamente fino do cilindro de propano. Além disso, mesmo pelos desenhos, pode-se ver que o fumeiro de uma botija de gás é muito volumoso e pesado.
Portanto, os fumantes quentes horizontais são mais frequentemente feitos para o status de proprietários do que para o verdadeiro fumo e preparação de produtos para o inverno. Uma descrição detalhada da montagem de um fumeiro com as próprias mãos a partir de um cilindro de gás é mostrada no vídeo:
Preparação de ferramentas e materiais
Independentemente do esquema escolhido, para construir o dispositivo você precisará de:
- Soldador, semiautomático ou inversor com função de ajuste automático de corrente para metal fino;
- Moedor com conjunto de discos de corte;
- Furadeira elétrica com um conjunto de brocas e um acessório de cerdas de bronze para remover ferrugem e tinta;
- Tesouras de metal.
Além disso, será útil ter em mãos uma variedade de ferramentas de chaveiro, que vão desde uma chave de fenda coccígea, um alicate, um jogo de limas, uma pinça. Durante a montagem, você terá que usar reforço de aço, chapa, hastes e cascalhos. Em qualquer garagem, qualquer construtor sempre tem lixo suficiente, então não haverá problemas com materiais.
Algoritmo de montagem, montagem do firebox
O fumeiro vertical é montado a partir do compartimento inferior, ou fornalha, e o compartimento superior, da cabine de fumar. Primeiro você precisa fazer uma fornalha de um cilindro de propano de 27 litros. Para isso, corta-se do contentor o fundo do corpo e uma das paredes redondas, de onde será obtido o fundo inferior. Soldamos as pernas a ele, na parte restante cortamos uma janela sob a porta, uma saída de fumaça e uma grelha.
Além disso, você precisará instalar a grade e pendurar a porta.
Montagem do armário superior do fumeiro
Para o compartimento de fumantes, é usada uma lata padrão de 50 litros. Cortamos a porta quase a toda a altura do contentor, instalamos no seu interior as grelhas para colocação dos produtos.
Resta apenas soldar o tubo, e o fumeiro da botija de gás está pronto para funcionar.
Fumador de fumaça a frio de um cilindro de gás
A operação de um fumante frio exige que o sistema tenha um recipiente ou linha em que a fumaça seja resfriada até a temperatura exigida de 40CERCA DEC antes de entrar no recipiente de alimentos.
Seleção de modelo
Se pretende construir um fumeiro a frio com vista à venda, pode utilizar o modelo da foto abaixo.
Para o uso diário, você pode escolher um modelo mais simples, por exemplo, remover o gabinete vertical, fumegar os produtos em um cilindro horizontal e organizar o resfriamento do gás por meio de um tubo adicional.
Dimensões e Desenhos
O projeto do sistema de defumação a frio é mostrado no diagrama abaixo.
Nesse caso, obtém-se uma estrutura com centro de gravidade muito alto, um movimento errado, e o fumeiro pode tombar, por isso é necessário fazer apoios muito largos.
Preparação de ferramentas e materiais
Se você construir um aparelho de acordo com um esquema simplificado, precisará de uma quantidade mínima de materiais:
- Garrafa de 50 l;
- Recipiente de metal para o gerador de fumaça;
- Suportes para Smokehouse;
- Toldos;
- Tubo mais frio.
Neste último caso, você pode usar qualquer tubo de aço ou ferro fundido com um diâmetro de pelo menos 90 mm e um comprimento de pelo menos um metro. Para o trabalho usamos um moedor, um soldador, uma broca com um conjunto de brocas.
Seleção e preparação do local
Para montar uma estrutura, você não precisa procurar um site separado. O fumeiro pode ser montado e instalado nas imediações da casa, visto que o fumo da fumagem a frio durante o processamento dos produtos praticamente não é sentido nem perto do aparelho.
Algoritmo de construção
Para um fumeiro frio, pode-se usar quase qualquer cilindro, mesmo com orifícios e vestígios de corrosão. Mas, mesmo assim, o recipiente terá de ser desmontado e certifique-se de enxaguar, despejar vários litros de água e refrigerante nele e ferver no fogo. Caso contrário, o cheiro de gasolina e gás não pode ser removido.
Em primeiro lugar, você precisa cortar a porta.
A seguir montamos o corpo em suportes ou moldura dobrada a partir do reforço, fixamos o setor recortado nas dobradiças ao cilindro. Ao mesmo tempo, soldamos o tubo da chaminé.
Um gerador de fumaça é melhor feito de uma caixa de metal ou fogão de tijolos a lenha. A etapa mais difícil em todo o processo de montagem de um fumeiro é a instalação de um tubo refrigerador. As dimensões e o comprimento deverão ser selecionados manualmente, ajustando-se aparando nas pontas com uma roda de corte.
Se as qualificações para este nível de trabalho não forem suficientes, então você pode substituir o tubo de aço por uma chaminé de alumínio comum, que era usada ativamente em exaustores de cozinha alguns anos atrás.
Fumeiro faça você mesmo a partir de um cilindro de freon
As dimensões de um recipiente de metal para armazenar o freon não são tão grandes quanto as dos cilindros de propano ou oxigênio, portanto, apenas um pequeno aparelho para fazer carnes defumadas no campo pode ser construído a partir dele.
Em primeiro lugar, cortamos a tampa superior do recipiente, retiramos tudo o que ficou dentro, também cortamos o excesso da superfície com uma trituradora. Deixamos apenas as alças laterais.
Separadamente, você precisará pegar um pequeno palete redondo, que instalaremos em seu interior com três parafusos. Esse prato é necessário para coletar a gordura que goteja.
Em seguida, você precisa fazer uma grade para armazenar alimentos. Todas as prateleiras e suportes de arame doméstico podem ser usados, de preferência niquelados. Instalamos a grade dentro do cilindro em três parafusos através dos orifícios feitos nas paredes logo abaixo da costura.
A tampa pode ser retirada da loiça de microondas. Depois de carregar os produtos, coloque o fumeiro sobre as brasas e espere que os produtos de combustão quentes fumem o marcador.
Acabamento e pintura
A maioria dos tanques de armazenamento de gás é feita de metal ferroso, portanto, o fumeiro precisa ser pintado ou azulado. Em qualquer caso, é aconselhável limpar o corpo de metal branco e desengordurar completamente. Pode ser pintado com tinta epóxi com massa preta.
Em vez de tinta, o corpo pode ser azulado; para isso, uma fina camada de óleo de máquina é aplicada nas paredes e aquecida a 200cerca deC. O bluing não descasca mesmo com forte aquecimento do fumeiro.
Regras operacionais
Em primeiro lugar, é necessário pensar na forma de anexar o fumeiro ao local. As pernas do aparelho são mais bem fixadas com ganchos ou âncoras. Esta solução exclui a queda do gabinete durante o carregamento e a operação.
Além disso, durante o processo de fumagem, uma grande quantidade de monóxido de carbono pode ser liberada das fissuras da porta e das juntas soldadas dos cilindros. Para evitar o envenenamento, é necessário trabalhar com fumeiro à corrente de ar ou ao ar livre, mas não em recinto fechado.
Idéias para fotos feitas por você mesmo, fumando de um cilindro
Os designs para fumantes podem ser verdadeiramente bonitos e originais.
Conclusão
Um fumeiro planejado e montado com sucesso a partir de uma botija de gás com as próprias mãos sempre será objeto de inveja e respeito de vizinhos e conhecidos. O dispositivo estará sempre em destaque, será copiado e ativamente interessado em seu trabalho. Portanto, ao escolher um modelo, o design também deve receber a máxima atenção.