Kalina para o inverno sem cozinhar

Antigamente, diziam que cortar o viburno era um grande pecado. Você só pode colher seus frutos e flores, levar alguns galhos finos para tratamento ou conspirações. E também se acreditava que o viburnum é capaz de confortar uma mulher ofendida - basta abraçar uma árvore ou um arbusto, gritar, falar sobre as adversidades e imediatamente ficará mais fácil.

Seja como for, o viburnum conquistou uma atitude reverente para consigo mesmo - decora, cura, dá frutos silvestres, com os quais se podem fazer doces, molhos, compotas, vinhos, licores. Esta planta pode ser chamada de medicinal e de fruta. Não vamos discutir como isso é correto, apenas vamos descobrir como cozinhar saborosas preparações doces saudáveis ​​de viburnum com açúcar para o inverno sem cozinhar.

Os benefícios do viburnum

Todos sabem que as bagas de viburnum são muito úteis, contêm muitas vitaminas, vários elementos úteis. A vitamina C, por exemplo, chega a ser 70% mais do que limões. Todas as partes da planta têm propriedades úteis:

  • as raízes são mais frequentemente usadas para insônia, histeria, reumatismo;
  • folhas - para doenças de pele, como um agente hemostático, fortalecedor da imunidade;
  • a casca para sangramento severo, trata doenças periodontais, alivia espasmos;
  • flores reduzem a temperatura, são um remédio de ação rápida para alergias, restauram a voz, aliviam a rouquidão;
  • os ossos têm um forte agente antioxidante, diaforético e anti-esclerótico, removem toxinas do corpo e areia ou pequenas pedras da vesícula biliar e dos rins.

Embora muitos doces deliciosos possam ser preparados com viburnum, não é recomendável abusar deles - a mesma vitamina C vital no caso de uma overdose causará coceira e, em seguida, aparecerá uma erupção na pele. Trate o viburnum como uma adição agradável e saudável à dieta, não um alimento básico - aproveite, mas não abuse.

Atenção! Kalina é contra-indicado para pacientes hipertensos, mulheres grávidas, pessoas com aumento da coagulação sanguínea ou gota. Para os diabéticos, o viburnum é útil, mas sem açúcar!

Viburnum em branco sem cozinhar

O viburno cozido do inverno sem cozinhar retém quase todas as propriedades úteis e é especialmente saboroso. Mas nem todo mundo gosta da amargura característica. Para reduzi-lo, os frutos são colhidos após a primeira geada. Mas há pessoas que simplesmente adoram o sabor amargo. Especialmente para eles, informamos que o viburnum costuma atingir a maturação em setembro. Pode ser colhido e reciclado com segurança.

Na maioria das vezes, os guarda-chuvas viburnos são cortados, amarrados em cachos e pendurados para secar. Depois, para curar um resfriado ou apenas tomar chá vitaminado, os bagos são fermentados com água fervente, aromatizados com mel ou açúcar e gozam de sabor e aroma incomparáveis. Mas o viburno seco pode virar poeira, e você nem sempre quer esperar até que ele amoleça ou infunda.

Enquanto isso, muitas coisas saudáveis ​​e saborosas podem ser preparadas a partir dele. Claro, se você cozinhar geléia, algumas das substâncias curativas irão evaporar. Para conservá-los o máximo possível, recomendamos cozinhar o viburnum sem ferver.

Conselho! Ao cozinhar viburnum com açúcar sem sementes, você ficará com resíduos. Em vez de jogá-los fora, ferva-os para formar uma compota rica em vitaminas ou seque-os.

Viburnum polvilhado com açúcar

Esta é a receita mais fácil de viburnum com açúcar sem cozinhar. Talvez todos que colhem frutas vermelhas para o inverno usem.Isso requer quantidades iguais de açúcar e viburnum, bem como uma lata limpa.

Separe as bagas, enxágue e seque com papel-toalha. Você pode simplesmente borrifá-los em um pano limpo e seco em uma camada fina. Despeje 1-1,5 cm de açúcar granulado no fundo do frasco, em cima - a mesma camada de frutas vermelhas. Para evitar vazios, bata levemente o recipiente na mesa. Em seguida, adicione camadas de açúcar e frutas novamente.

Continue até que a jarra esteja cheia. Deve haver uma camada de açúcar por cima. Se não for suficiente, você pode adicioná-lo com segurança - não ficará pior. Bata o pote na mesa pela última vez, acrescente açúcar de forma que todas as bagas fiquem completamente cobertas, feche a tampa de náilon, esconda na geladeira.

Viburnum, ralado com açúcar

Esta não é uma, mas duas receitas. Para prepará-los, você precisa da mesma quantidade de açúcar e viburnum.

Método 1

Despeje água fervente sobre as bagas por 2 minutos, despeje a água, passe por uma peneira ou peneira. Misture o viburnum com o açúcar granulado, arrume em potes, cubra com as tampas. Coloque em um local aquecido por alguns dias para derreter o açúcar e, em seguida, coloque na geladeira.

Método 2

Se você não remover as sementes, o viburnum ficará com um sabor rico e amargo, contendo mais nutrientes. Algumas pessoas realmente gostam.

Recheie as frutas vermelhas com o açúcar, pique no liquidificador. Arrume em potes, deixe fermentar, coloque na geladeira.

Conselho! As bagas de viburnum são muito suculentas, ao moê-las corre-se o risco de salpicar a roupa, a mesa e tudo à sua volta com um líquido vermelho. É difícil não apenas lavá-lo, mas também removê-lo de superfícies lisas. Para evitar isso, adicione açúcar ao viburno antes de fazer qualquer coisa com as frutas.

Geleia de viburnum crua

Esta geleia é muito saborosa e saudável, pois é preparada sem ferver. Endurece graças às pectinas contidas no viburno. Para prepará-lo, você precisa de volumes iguais de frutas e açúcar.

Despeje água fervente sobre as frutas, esprema o suco. Adicione o açúcar, mexa, coloque em um lugar quente. Mexa bem o conteúdo do recipiente de vez em quando. Quando o açúcar estiver completamente derretido, despeje a geleia nos potes e leve à geladeira.

Vai endurecer em menos de um dia. Cubra o gargalo das latas com papel manteiga dobrado ao meio, amarre. A geléia pode ser armazenada na geladeira, no porão, no porão, em temperatura ambiente - em qualquer lugar, mas não no sol, caso contrário, a peça de trabalho perderá sua cor brilhante e ficará feia.

Geléia de viburnum cru com laranjas

Esta receita de geléia não fervida pode novamente ser preparada de duas maneiras - com ou sem açúcar. Decida se sua família adora a amargura do viburnum antes de iniciar os suprimentos.

Conselho! Para perceber se gosta do sabor das sementes, não basta experimentá-las uma vez. Por dois dias, 3 vezes ao dia, mastigue bem uma baga de viburnum inteira. A primeira vez que você quiser cuspir. Se ao final do segundo dia você não tiver se apaixonado por esse sabor, poderá preparar suprimentos sem caroço no futuro.

Para 1 kg de viburnum, você precisa da mesma quantidade de açúcar e 0,5 kg de laranja.

Pique as bagas com ou sem sementes. Descasque as laranjas, bata no liquidificador. Combine as frutas, cubra com açúcar, mexa bem. Embale em potes secos esterilizados, cubra com tampas e coloque na geladeira.

Bagas de viburnum cristalizadas

Para 1 kg de frutas vermelhas, você precisa de 2 xícaras de açúcar de confeiteiro e 2 proteínas.

Lave o viburnum, mas não seque. Bata as claras em neve com 1 xícara de açúcar de confeiteiro. Primeiro, role o viburnum com essa mistura e depois nos cristais de açúcar moído. Coloque as bolas imediatamente em uma assadeira ou assadeira forrada de pergaminho. Coloque em um local seco e quente por 1-2 dias. Arrume os rebuçados em potes esterilizados, cubra com as tampas e guarde em local fresco.

Bagas de viburnum cristalizadas de chocolate

Se você adicionar cacau ao açúcar de confeiteiro, obterá balas completamente diferentes. Dependendo do resultado desejado, 1-3 colheres de sopa são colocadas em 2 xícaras de açúcar moído. colheres de sopa de chocolate em pó.

Fora isso, o preparo de frutas cristalizadas não difere do método descrito na receita anterior.

Bagas de viburnum em açúcar de confeiteiro

Para esta receita, leve 1 kg de viburnum, 1 xícara de açúcar de confeiteiro e 5 g de amido.

Enxágue as bagas, mas não seque. Misture o açúcar granulado com o amido.

Mergulhe o viburno em uma mistura doce e coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga.

Deixe em temperatura normal por 15 horas.

Polvilhe os bagos em potes secos, feche as tampas e guarde em local fresco.

Café substituto de semente de viburnum

Embora nosso artigo seja dedicado ao viburnum, cozido para o inverno com açúcar sem tratamento térmico, não podemos ignorar os resíduos da produção - ossos.

Deixe que esta receita simples seja uma espécie de bônus.

Enxágüe as sementes, seque bem. Frite no forno, moa com um moedor de café. Armazene em um recipiente fechado. Este é um excelente café substituto com muitas propriedades benéficas.

Importante! O sabor dependerá do grau de assado, então experimente.

Conclusão

Ao preparar um viburno com açúcar sem cozinhar, reterá o máximo de substâncias úteis e obterá uma deliciosa preparação de inverno. Desfrute de sua refeição!

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção