Contente
É difícil encontrar um jardim no qual esta baga despretensiosa útil não cresça. Na maioria das vezes, as groselhas vermelhas, brancas ou pretas são cultivadas na Rússia central. De um arbusto, dependendo da variedade e idade, você pode colher até 7 kg de frutas vermelhas. São consumidos frescos, moídos com açúcar, compotas, geleias, geleias e compotas são fervidos. As bagas podem ser congeladas ou secas para uso posterior e prosperam durante todo o inverno. As groselhas em seu próprio suco são populares entre as donas de casa: dessa forma, a baga retém todos os nutrientes e vitaminas sem o uso de conservantes.
Propriedades úteis das groselhas em seu próprio suco
Os nutricionistas recomendam colher bagas de groselha sem ferver para que as vitaminas nelas contidas não sejam destruídas. Com essa colheita de frutas vermelhas, minerais importantes para o corpo são preservados no suco: potássio, zinco, ferro e magnésio, além de vitaminas dos grupos B, C e K. Estudos mostram que a planta contém mais vitamina C do que as frutas cítricas , e o conteúdo de antioxidantes é maior do que mirtilos. Devido à presença de tantos nutrientes no suco, ele é utilizado não só na culinária, mas também em procedimentos cosméticos.
Bom suco de passa de Corinto para vários resfriados, anemia, processos inflamatórios. Com efeito diurético, a bebida ajuda a remover do corpo não só o excesso de líquidos, mas também toxinas nocivas: mercúrio, cobalto, chumbo e outros metais pesados.
Características de cozinhar groselhas em seu próprio suco
Fazer alguns litros de uma guloseima saudável é fácil. As bagas devem ser classificadas, livrar-se de manchas e espécimes amassados. Apenas as matérias-primas selecionadas vão para o frasco. Depois de descascadas, as passas devem ser lavadas e secas, espalhando-se os bagos em camada fina sobre um pano limpo. A matéria-prima deve secar completamente: para isso, pode ser deixada na tela durante a noite. Agora você pode começar a colher groselhas em seu próprio suco.
Receitas de groselha em seu próprio suco para o inverno
Cada dona de casa tem sua própria receita para cozinhar groselha em seu próprio suco, mas os especialistas distinguem três tipos, que são descritos a seguir. Com esse processamento, é possível atingir uma alta concentração de vitaminas e ácidos úteis no frasco, reduzindo as perdas ao mínimo.
Com açucar
Os ingredientes devem ser tomados em partes iguais: 1 kg de matéria-prima - 1 kg de açúcar. Despeje uma fina camada de açúcar no fundo do recipiente, em seguida, coloque uma camada de passas de Corinto e assim por diante, até que o jarro esteja cheio. É melhor terminar a alternância com açúcar. Isso é necessário para fixar as camadas de forma que as bagas não se movam livremente pelo frasco, mas se acomodem uniformemente durante a esterilização e liberação de seu próprio suco.
Assim que terminar o preparo, deve-se colocar os potes na frigideira, tendo previamente tapado o fundo com um pano. Os recipientes não devem estar em contato uns com os outros, portanto, devem ser embrulhados com papel de cozinha e tampados. Em seguida, despeje água no fundo da panela, cerca de 3/4 da altura das latas, e aqueça em fogo médio.Quando a água começa a ferver, significa que a esterilização começou. Para embalagens de até 1 litro, o processo leva de 10 a 15 minutos. Quando o volume do conteúdo diminuir, você pode adicionar seu próprio suco de groselha de outra jarra e enrolar o conteúdo.
Outra forma de preparar a comida enlatada no próprio caldo com açúcar é mais rápida, pois não envolve a secagem da matéria-prima.
Os bagos lavados são cobertos com açúcar, misturados e colocados em potes de capacidade suficiente. Em seguida, cubra os espaços em branco com as tampas e deixe durante a noite. Após 10 a 12 horas, os frascos terão suco próprio suficiente, enquanto o volume das bagas diminui. É necessário relatar aos potes a baga crua pré-misturada com açúcar e novamente deixar por 10 horas. Assim que o processo é concluído, os potes são pasteurizados a uma temperatura de 80 graus. O tempo depende do volume:
- 0,5 l - 20 minutos;
- 1 litro - 30 minutos;
- 2 litros - 40 minutos.
Sem açúcar
A tecnologia de cozimento da groselha no próprio suco sem açúcar é semelhante à da primeira receita. Coloque um pano no fundo da panela, despeje água até a metade e leve a composição resultante para ferver. Em potes esterilizados a seco, é necessário deitar bagas de groselha, colocar em água a ferver e reduzir ligeiramente o fogo para que a água não ferva, mas permaneça quente. Sob a influência da temperatura, a groselha libera seu próprio caldo e se deposita no fundo, fervendo assim. É necessário colocar gradualmente a matéria-prima no frasco até que o volume desejado seja alcançado. Quando o recipiente estiver cheio, as peças de trabalho devem ser enroladas.
Com suco adicionado
Para este método, você precisa dividir a matéria-prima em duas partes. Bata metade das bagas no liquidificador e coe. Despeje o suco resultante na segunda parte da groselha e ferva em uma panela com água seguindo o mesmo princípio das duas primeiras receitas. Este método de cozimento evita o aquecimento prolongado, o que significa que a maior quantidade de vitamina C é preservada.
Conteúdo calórico
O número de calorias em groselhas em seu próprio suco depende da quantidade de açúcar adicionada durante a colheita das bagas. Sem açúcar em groselha vermelha 42 kcal por 100 g Em groselha preta - cerca de 40 kcal por 100 g.
Termos e condições de armazenamento
A groselha estanhada em seu próprio suco sob uma tampa de ferro pode ser armazenada de 12 meses a três anos, sujeito a condições adequadas: em um quarto escuro, fresco e seco. Com muita umidade, as tampas podem enferrujar e estragar as peças de trabalho em seu próprio suco. A temperatura ideal de armazenamento está entre 0 e 5 graus Celsius.
Conclusão
A groselha em seu próprio suco é uma preparação muito saborosa e saudável para o inverno, que até uma dona de casa inexperiente pode aguentar. É importante seguir as regras básicas para quaisquer espaços em branco:
- Ter utensílios de cozinha separados: recipientes de esterilização, costuras, tampas novas, pano limpo, coadores ou peneira, potes, tampas novas, espátulas e colheres misturadoras;
- Verifique sempre a integridade das latas. Os recipientes para preservação devem estar livres de lascas, rachaduras e rachaduras;
- Separe as frutas com cuidado, especialmente antes de preparar alimentos enlatados em seu próprio suco. Esses espaços em branco não são levados à fervura, o que significa que bactérias patogênicas de frutas danificadas podem arruinar o frasco inteiro;
- Não apenas as latas, mas também as tampas estão sujeitas a lavagem e esterilização antes da colocação do produto;
- Antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar as tampas: suas juntas de borracha devem estar intactas, sem danos, rachaduras e manchas escuras. Se a goma estiver danificada, ela passará facilmente oxigênio para o produto acabado, junto com os micróbios.
Observando regras tão simples, de acordo com as receitas acima, você pode fornecer a si e à sua família uma sobremesa vitamínica para todo o inverno.