Crisântemo de camomila: descrição, variedades, plantio e cuidados

Os crisântemos de camomila são representantes populares da flora, amplamente utilizados em paisagismo moderno, floricultura (buquês individuais e pré-fabricados, coroas, florinhas, composições). Plantas despretensiosas de meados de julho até o final do outono servem como uma decoração magnífica para toda a casa, quarto, terraço, escadas, na área local ao longo da parede e em forma de bordaduras, canteiros de flores, rabatki. A floração abundante de arbustos individuais dura até 2-2,5 meses.

Os crisântemos são uma das flores decorativas mais deliciosas, simples, versáteis e procuradas que são cultivadas como plantas domésticas, em estufas e ao ar livre.

Plantas saudáveis ​​e bonitas são o resultado de cuidados adequados e proteção contra doenças e pragas

Quais são os nomes de crisântemos, como camomila

Na comunidade científica, os crisântemos comuns na forma de margaridas são chamados de Chrysanthemum morifolium, que em grego significa "cor de ouro". As plantas Compositae aster pertencem ao gênero das plantas anuais e perenes arbustivas.

Os crisântemos de camomila são caracterizados não apenas por uma paleta de cores diversificada, mas também pelas seguintes características:

  • caule ereto, frondoso e ramificado, com 25-120 cm de altura;
  • inflorescências em forma de guarda-chuva;
  • flores com pétalas liguladas, marginais e tubulares em uma ou mais fileiras em um receptáculo;
  • tipo de inflorescência simples ou semi-dupla;
  • o diâmetro das flores individuais é de 3-25 cm (dependendo da variedade);
  • folhas pecioladas dissecadas com 7-15 cm de comprimento e 4-8 cm de largura;
  • sistema radicular fibroso;
  • sementes de frutas.

Um ramo pode ter simultaneamente até 20 inflorescências de vários diâmetros, dependendo das variedades.

A deliciosa variedade de cores das espécies de camomila impressiona com uma profusão de cores desde meados do verão até a chegada da primeira geada

Qual é a diferença entre crisântemo e camomila

A camomila de campo ou jardim comum e os crisântemos em forma de margarida pertencem à mesma família Astrov.

O crisântemo arbusto e a camomila (gênero Matricari) são caracterizados apenas por uma semelhança visual na estrutura das inflorescências, mas apresentam um grande número de diferenças significativas:

  • ao contrário dos crisântemos (que se caracterizam por uma grande variedade de tonalidades e cores), as margaridas que crescem no campo e nos canteiros distinguem-se pela clássica combinação de centro amarelo e pétalas brancas;
  • ao contrário dos crisântemos altos, o tamanho dos arbustos de camomila atinge em média 15-60 cm;
  • o diâmetro das flores de uma camomila comum é muito menor do que o de um crisântemo (até 2,5 cm);
  • as folhas retas, regulares ou em forma de agulha de jardim ou camomila do campo parecem muito mais "pobres" do que as folhas de crisântemo primorosamente esculpidas;
  • o período de floração das margaridas comuns começa em junho e termina com a chegada do primeiro outono frio, os crisântemos enfeitam jardins e canteiros com sua floração de julho a agosto, até novembro e com a chegada das primeiras geadas.

Camomila russa modesta - um parente de crisântemos requintados de camomila

Variedades de camomila e crisântemo

O pequeno crisântemo como a camomila, devido à grande variedade de variedades, leva justamente o nome de "rainha dos buquês".Variedades altas são usadas para arranjar buquês e composições, e variedades médias e pequenas são uma decoração ideal para canteiros, canteiros de flores e um canteiro de flores.

Variedades altas populares

Entre os crisântemos de camomila do arbusto alto, a variedade Bacardi, criada em 2004, se distingue por uma enorme variedade de tonalidades de inflorescências aveludadas, cujas pétalas delicadas circundam um núcleo convexo "aberto". A planta é caracterizada por um caule forte e elástico, cuja altura pode chegar a 1,5 m. Flores densas e separadas na inflorescência têm 5-7 cm de diâmetro. Um pequeno meio convexo - até 1,5 cm de diâmetro é uma decoração real de a flor.

Variedades de Bacardi:

  1. Bacardi White - o crisântemo da camomila é branco, ao contrário da camomila clássica, tem uma cor verde no meio, e mais arredondadas, grandes pétalas de cor branca fervente.

    Frágil e delicado Bacardi White - um clássico sofisticado de um buquê de casamento para uma noiva

  2. Bacardi Rosa - crisântemo com pétalas arredondadas de tom rosa claro e centro verde-claro.

    A energia irreprimível e pura da juventude está associada às inflorescências de Bacardi Pink.

  3. Bacardi Sani - uma variedade original brilhante com inflorescências de uma cor amarela intensa e ensolarada e um núcleo verde-claro-escuro contrastante.

    Mesmo o dia mais chuvoso será adornado com a cor amarela ensolarada das pétalas do crisântemo de camomila Bacardi Sani

  4. Creme Bacardi - crisântemo com inflorescências graciosas de cor cremosa suave e centro verde pronunciado.

    Inflorescências delicadas de Creme Bacardi são a solução ideal para a decoração de cerimônias de casamento

  5. Bacardi Bordo - flores nobres de tonalidade vermelho-bordô com núcleos verde-amarelos.

    Bacardi Bordo - uma flor elegante e nobre para ocasiões especiais

  6. Bacardi Celebrite - uma variedade requintada de cor pequena com uma cor amarelo brilhante de pétalas em forma de língua de três fileiras, com um centro amarelo-esverdeado.

    Fogos de artifício solares do feriado são visíveis nos raios das pétalas do crisântemo de camomila amarelo brilhante Bacardi Celebrite

  7. Rosa de dois tons - uma variedade alta solene de duas cores (a altura dos arbustos chega a 1,3 m) com inflorescências simples da cor carmesim escuro original com uma borda branca contrastante ao longo da borda das pétalas marginais de junco (o diâmetro das flores individuais é de até 4,5 cm).

    A magia e a magia estão presentes nas flores bicolores do crisântemo camomila rosa de dois tons

Variedade de variedades de médio e baixo crescimento

Entre as variedades de borda de crescimento médio e baixo de crisântemos de camomila, o mais popular pode ser distinguido:

  1. Fantasia - uma variedade popular de baixo crescimento (até 30 cm de altura), que é ideal para a formação de passeios baixos espetaculares. Pétalas de seis fileiras semi-duplas rosa lilás combinam-se de maneira ideal com um centro amarelo de margarida.

    Fantasia de crisântemo margarida de baixo crescimento - decoração ideal para camas de outono

  2. Peixe dourado - uma variedade incomum, que se caracteriza por um núcleo convexo amarelo "recheado" bastante grande. Emoldurado por pétalas de seis fileiras amarelo-ouro com tonalidade alaranjada, que lembram as escamas de um peixe fabuloso, o centro contrasta graças a um rebordo esverdeado requintado.

    Reflexos dourados do outono com pétalas amarelas deslumbrantes são característicos do crisântemo camomila Zolotaya Rybka

  3. urso Teddy - variedade atraente, semidupla, com pétalas de cor tijolo, cuja tonalidade se transforma suavemente em uma rica cor de areia no meio. Um pequeno centro amarelo coroa as inflorescências.

    Um delicioso jogo de cores é visível em inflorescências semi-duplas de crisântemos de camomila de tamanho médio.

  4. Campo russo - uma planta de floração incrivelmente luxuriante com inflorescências brancas de três fileiras, até 4 cm de diâmetro, com um grande centro amarelo de forma convexa. O efeito de um campo de camomila em flor é obtido graças ao centro amarelo texturizado e às pétalas brancas contrastantes.

    A beleza hipnotizante e inspiradora do prado de camomila está presente nas impressionantes inflorescências de crisântemos de camomila Russkoe Pole

  5. Dia ensolarado - os crisântemos de camomila, em forma de flor como a equinácea, são dotados de uma inflorescência simples de rica cor amarela. O diâmetro de um botão individual chega a 4 cm, enquanto as pétalas e o núcleo são pintados em uma cor ensolarada. A variedade é de médio porte, a altura chega a 70 cm.

    Cópias em miniatura do corpo celestial nas camas de outono estão presentes na forma de crisântemos de camomila. Dia ensolarado

  6. Desconhecido - variedade atraente, de tamanho médio (40-45 cm de altura), de flores pequenas. As inflorescências simples de uma fileira são pintadas em uma cor variegada de branco framboesa. Pétalas de junco, dirigidas para cima. O diâmetro de uma única flor é de até 6 cm.

    Refinamento e sofisticação podem ser vistos em cada pétala de crisântemos de camomila. Estranho

  7. Artemon - Variedade nobre, solene, de tamanho médio (arbustos até 60-70 cm de altura), com inflorescências simples de cor vermelho vivo até 6 cm de diâmetro, caracterizada por pétalas marginais de incomum formato tubular em colher.

    Crisântemos de camomila Artemon - inesquecíveis, brilhantes luzes vermelhas de alegria nas camas de outono

  8. Haze Roxo - uma variedade popular de tamanho médio da Crimeia (arbustos de até 65 cm de altura) com inflorescências de camomila luxuosas e simples de cor lilás claro. As flores podem ter até 7 cm de diâmetro.

    A leveza pensativa das delicadas pétalas de crisântemos de camomila A névoa lilás hipnotiza os olhos

  9. cabelos dourados - uma variedade semi-dupla de crisântemos de camomila precoces, amarelos brilhantes, caracterizados por uma floração muito exuberante. Durante o período de floração abundante, as folhas são completamente invisíveis na planta. O diâmetro das inflorescências é de 3,5 cm em média.

    É impossível desviar o olhar da exuberante floração de arbustos amarelos brilhantes de crisântemos de camomila semidupla de tamanho médio.

  10. Yuri Bagatikov - variedade semi-dupla, deliciosamente solene, nobre, que se distingue pela cor vermelho-vinho das pétalas, contrastando com o núcleo convexo amarelo.

    Variedade de crisântemo de camomila Yuri Bagatikov - a personificação da beleza orgulhosa e força inflexível

  11. Hebe - variedade tardia, resistente ao gelo, com pétalas rosa esfumadas de inflorescências simples, com um núcleo convexo amarelo arenoso.

    Ternura, entusiasmo, leveza - nas pétalas refinadas do crisântemo de camomila Hebe

Plantar e cuidar de crisântemos de camomila

Os especialistas recomendam a propagação de crisântemos seletivos de camomila em casa por meio de estacas ou dividindo o arbusto "adulto" em partes. As sementes estratificadas podem ser usadas para dividir as plantas anuais. O material de plantio (sementes, mudas, estacas, arbustos filhos) deve ser retirado no início da primavera, após o estabelecimento de um clima quente estável.

Seleção e preparação do local de pouso

Um local para o plantio de crisântemos deve ser selecionado e preparado com antecedência. As plantas devem ser plantadas em terreno aberto em uma colina, em local suficientemente iluminado para evitar a estagnação da umidade.

Escolha um dia nublado para o desembarque. Nos primeiros dias após o plantio, as plantas devem ser protegidas da luz solar direta.

Imediatamente antes do plantio para as mudas, é necessário preparar covas de até 45 cm de profundidade a uma distância de 30-60 cm entre si (dependendo da variedade).

Não se esqueça que os crisântemos de camomila crescem melhor e florescem profusamente em solos argilosos e arenosos com alto teor de substâncias orgânicas nutritivas.

Regras de pouso

Os especialistas recomendam o plantio do crisântemo de camomila principalmente na primavera, mas se necessário, isso pode ser feito em qualquer estação quente (verão, outono). Uma camada de areia deve ser colocada no fundo de cada furo para drenagem. Além disso - vermicomposto e terra fértil. O solo preparado deve ser regado em abundância.

As estacas ou mudas devem ser colocadas com cuidado no recesso e cobrir cuidadosamente as raízes com terra.Plantas altas requerem a instalação de suportes e amarração. Para tornar o processo de enraizamento mais bem-sucedido, você pode fertilizar o solo com um bioestimulante ("Kornevin", outras drogas). O crisântemo deve ser fixado 14-20 dias após o enraizamento.

Regar e alimentar

A rega pode variar dependendo da época. No plantio no outono, a rega deve ser feita exclusivamente em tempo seco. No verão e na primavera, a umidade excessiva também deve ser evitada.

No meio do verão, durante o tempo particularmente quente e seco, os crisântemos de camomila são regados pela raiz a cada dois dias. A irrigação deve ser realizada de manhã para evitar que o solo seque durante o dia. Durante o período de floração ativa, a rega é reduzida para 2 vezes por semana.

Para "obter" uma floração abundante após uma humidificação regular, recomenda-se a aplicação de fertilizantes de fósforo e potássio.

O cuidado correto e meticuloso dos crisântemos de camomila promove o crescimento, o desenvolvimento e a floração de longo prazo

Reprodução

Crisântemos com inflorescências em forma de camomila se reproduzem por divisão do arbusto e enxerto. O método da semente também é possível, mas requer mais experiência.

Propagação de sementes

Utilizando este método, no final de fevereiro ou início de março, as sementes são semeadas em um recipiente especial e criam um efeito estufa (coberto com vidro ou filme plástico). Neste momento, as plantas precisam de rega suave e delicada. Para esses fins, é usado o spray de um frasco spray. Os primeiros brotos aparecem 14 dias após a semeadura. Após a formação das duas primeiras folhas principais, as plantas são transplantadas para recipientes separados (mergulho).

Deve-se notar que os crisântemos de semente crescem muito lentamente, por isso requerem cuidados constantes, alimentação, iluminação adicional. Regras de engenharia agrícola:

  • colocação de recipientes com brotos no peitoril da janela;
  • iluminação adicional com lâmpada UV;
  • rega moderada;
  • curativo de cobertura com fertilizantes complexos 1 vez em 2 semanas.

60 dias após o plantio das sementes, a planta pode ser transplantada para uma estufa ou para o solo. Em algumas regiões do sul, as sementes preparadas são semeadas diretamente no solo após o aquecimento do solo (em maio).

Brotos frágeis de crisântemos de camomila cultivados a partir de sementes preparadas requerem cuidados especiais

Propagação por estacas

As estacas são realizadas principalmente no outono, durante a poda sazonal das plantas. Brotos fortes e saudáveis ​​de até 7 cm de comprimento são colocados na água. Após o aparecimento dos brotos das raízes, as estacas acabadas são plantadas em recipientes separados com solo e colocadas em local fresco e sombreado, onde "hibernam" a temperaturas de até + 7 С. Na primavera, as plantas são plantadas no solo.

Para propagar o crisântemo de camomila por meio de estacas, você deve escolher os primeiros brotos, dos quais crescerão plantas com flores exuberantes

Reprodução pela divisão do arbusto

Crisântemos de dois ou três anos são desenterrados, os arbustos são cuidadosamente divididos em várias partes. Isso deve ser feito não apenas para a propagação de plantas. Por 2-3 anos de crescimento ativo, as raízes crescem e "tiram" do solo quase todas as reservas de nutrientes. Isso afeta negativamente a qualidade e abundância da floração.

Os arbustos "filhos" resultantes são plantados em covas separadas, especialmente preparadas, sombreadas para criar condições favoráveis ​​para o enxerto do sistema radicular em um novo local.

Seguindo regras simples, você pode propagar crisântemos de camomila incrivelmente bonitos em casa.

Doenças e pragas

Os pequenos crisântemos de camomila são suscetíveis aos efeitos negativos de certas doenças e pragas:

  1. A ferrugem branca é caracterizada pelo aparecimento de manchas claras e convexas nas folhas, que ficam marrons após um certo período de tempo. Para bloquear a doença, as folhas afetadas são tratadas com remédios antifúngicos ("Abiga-Peak", oxicloreto de cobre).

    O fungo Puccinia horiana causa uma doença que se apresenta como manchas verdes claras ou brancas de até 5 mm de diâmetro

  2. O oídio é caracterizado pelo aparecimento de uma flor branca no arbusto. Para "curar" a planta, deve-se aplicar regularmente fertilizantes de potássio e fósforo, remover as folhas infeccionadas inferiores, tratar com preparações especiais ("Topázio", "Chistotsvet", "Fitosporina-M").

    Oídio no crisântemo de camomila pode causar a ausência de uma fase de floração das plantas afetadas

  3. A podridão do caule se manifesta por manchas escuras no caule, que se transferem gradualmente para as folhas. Aos primeiros sinais da doença, a planta pode ser tratada com os preparados "Fongilan", "Baktofit". Para a prevenção, vale a pena cuidar de uma drenagem de solo de alta qualidade. Se a doença afetar completamente o arbusto, ele deve ser removido do solo e queimado para não infectar outras plantas com apodrecimento.

    A podridão do caule dos crisântemos de camomila é uma doença bacteriana perigosa que se manifesta com mais frequência devido à umidade excessiva do solo

  4. Os nemátodes podem infectar botões, flores, folhas. Para salvar as plantas, o solo é desinfetado com formalina, carbotion. O arbusto é desenterrado com raízes e colocado em um recipiente com água quente a uma temperatura de até 60 ° C por 5 minutos, após o qual é transplantado para outro local.

    Nematoda (Aplielenchoides ritzemabosi Schwartz) - pequenos vermes filamentosos que causam manchas amarelo-claras e marrons nas folhas

  5. Os ácaros da aranha se instalam na parte inferior das plantas. Para combater as pragas, os arbustos são borrifados com água com sabão ou produtos "Lightning", "Vertimek".

    Um pequeno inseto, de até 0,5 mm de tamanho - um ácaro, pode bloquear a fase de floração dos crisântemos de camomila

  6. Pulgões infectam todas as partes dos crisântemos de camomila. Pulverizar com as preparações "Iskra", "Zubr", "Decis", "Akarin" é eficaz.

    Nem sempre é possível se livrar dos pulgões no crisântemo de camomila pela primeira vez; o processamento repetido das plantas deve ser realizado após 4-6 dias

Conclusão

Os crisântemos de camomila são plantas surpreendentemente belas, nobres e despretensiosas que podem ser cultivadas em casa de forma rápida e fácil: em vasos internos, estufas, ao ar livre. Os japoneses associam os mais ternos sentimentos, amor e devoção a essas flores e, em muitas culturas do mundo, estão associados à imagem do sol. Devido à presença de óleos essenciais e vitaminas valiosas nas pétalas, os extratos das flores de camomila do crisântemo são usados ​​para tratar enxaquecas, artrose, artrite, alcoolismo e malária.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção