Crisântemos de jardim perenes: variedades + fotos

Lindo, majestoso, luxuoso, encantador ... Não há palavras suficientes para descrever a beleza e o esplendor desta flor! É quando quase todas as plantas entram na fase final do período vegetativo que o incomparável crisântemo de jardim começa a ganhar cor e está pronto para mostrar aos floricultores toda a sua beleza e graça.

Em quase todos os lotes domésticos, você pode encontrar pelo menos 2-3 arbustos desta bela flor. E a razão de tanta popularidade desta planta reside no fato de que depois de plantar um crisântemo perene no jardim, é necessário um cuidado mínimo, mas o esplendor e o brilho das flores dão um verdadeiro prazer.

Descrição geral da planta

Crisântemo é uma planta perene pertencente à família Asteraceae, ou Asteraceae. De acordo com a estrutura das inflorescências, algumas variedades de crisântemos pertencem ao gênero Tansy ou Yarrow.

O sistema radicular das flores é forte, ramificado, localizado na camada superior de 25 centímetros do solo. Após o plantio de um crisântemo perene de jardim e cuidados adequados, as flores (veja a foto) criam raízes e crescem rapidamente. Ao longo da estação de crescimento, o sistema radicular produz um excelente crescimento radicular.

As inflorescências dos crisântemos de jardim são uma cesta de flores. O diâmetro mínimo das flores em crisântemos de jardim perenes é de apenas 5 cm. Nas variedades de flores grandes, as flores podem atingir 18-20 cm de diâmetro. Durante a floração exuberante, até 30-50 flores podem florescer imediatamente em um arbusto.

Interessante! Traduzido do grego, "crisântemo" significa "cor de ouro", e recebeu um nome tão brilhante para a cor dourada das inflorescências.

A altura da planta pode variar de 15 a 18 cm e até um metro e meio. Essa ampla difusão se deve ao grande número de espécies e variedades de crisântemos. Algumas variedades de flores são cultivadas exclusivamente para fins decorativos, enquanto outras são cultivadas para corte.

No momento não existe uma classificação estrita dos crisântemos, pois é muito difícil dividir em grupos a variedade de flores que se diferenciam na época de floração, altura dos arbustos, tamanho, forma e estrutura complexa das inflorescências.

Na verdade, até mesmo as pétalas de crisântemos perenes diferem muito dependendo da variedade. Pode ser simples, em forma de junco, em forma de colher e tubular. E às vezes esse esplendor atinge não apenas as cores brilhantes e uma profusão de cores, mas também a forma inimitável das flores.

A popularidade do crisântemo perene só aumenta a cada ano, o que é causado pelas seguintes vantagens:

  • As flores são altamente resistentes às quedas bruscas de temperatura e às geadas de inverno, típicas do nosso país.
  • Flor longa e luxuosa é outra vantagem dos crisântemos de jardim.
  • Qualidades decorativas. Você pode cultivar crisântemos em qualquer canto do jardim, em um canteiro de flores, é benéfico enfatizar a beleza do local usando uma composição paisagística, decorar uma varanda, sótão ou varanda com arbustos baixos e brilhantes.
  • Flores fáceis de cuidar.
  • Despretensão com a composição do solo.
  • Eles se multiplicam com facilidade e rapidez.
Interessante! Pela primeira vez na crônica, os crisântemos de jardim foram mencionados nas obras do filósofo Confúcio meio século antes de nossa era.

Cores brilhantes, lindas e únicas não têm medo de ventos fortes, frios ou chuvas. No outono, quando a maioria das flores já murcha e se prepara para o inverno, os crisântemos começam a ganhar cor e se preparam para se mostrar em toda a sua glória.

Classificação de cor

As disputas sobre de onde o crisântemo de jardim foi trazido ainda estão em andamento. Algumas fontes afirmam que a flor foi importada da China. De acordo com outras fontes, o Japão é o berço do crisântemo. Algumas enciclopédias dizem que começaram a crescer na Coréia. Portanto, o crisântemo de jardim costuma ser chamado de coreano.

De acordo com o tamanho das inflorescências, os crisântemos são divididos em flores pequenas (flores de até 10 cm de diâmetro) e flores grandes (mais de 10 cm de diâmetro). Por sua vez, as flores pequenas são subdivididas em:

  • semi-duplo
  • anêmico
  • pompom
  • terry.

De acordo com a altura do arbusto, os crisântemos de jardim podem ser divididos em:

  • de tamanho reduzido (ou meio-fio), a altura das plantas não ultrapassa 30 cm, podendo ser plantadas ao longo dos caminhos, em pequenos vasos ou vasos.
  • médio - a altura dos arbustos varia de 30 a 50 cm
  • de altura - os crisântemos atingem uma altura de 1-1,2 m.

O primeiro grupo de crisântemos perenes de jardim é caracterizado não apenas por um tamanho relativamente pequeno do arbusto, mas também por um período de floração precoce. Em sua maioria, os crisântemos ou multiflora de arbusto pertencem a variedades subdimensionadas.

Interessante! A primeira exposição de crisântemos aconteceu nos anos 900, o que impulsionou a introdução de um feriado dedicado a esta flor.

Uma breve descrição das flores deste grupo: arbustos curtos e densos, cobertos por muitas flores pequenas de vários tons. Eles crescem muito rapidamente e exigem o cumprimento de certas regras de cuidado. Existem muitos sinônimos para esse tipo de crisântemo de jardim. Esférico, arbusto, fronteira.

Todas as variedades de crisântemos de jardim podem ser classificadas convencionalmente como de tamanho médio, cuja altura dos arbustos varia em média de 30 a 50 cm. A paleta de cores é representada por uma variedade de cores e tonalidades com duplo, semiduplo e simples inflorescências. Os arbustos crescem bem e, em uma estação, dão um bom crescimento de raízes. Bloom principalmente a partir da segunda quinzena de agosto a meados de outubro.

As variedades de crisântemos perenes de tamanho médio são mais frequentemente plantadas em plantações de grupo, em canteiros de flores e em canteiros de flores, em touceiras. Se um flores de fronteira extremamente raramente cultivado para corte, esse tipo de crisântemo é frequentemente usado para fazer buquês.

As variedades altas de crisântemos de jardim distinguem-se não apenas pelo seu crescimento, atingindo 1-1,2 m, mas também pelos caules mais fortes e espessos, capazes de conter flores bastante grandes, bem como a floração posterior.

As flores pertencentes a este grupo são cultivadas principalmente para o corte. As inflorescências de várias cores podem ser pompom, duplas, semi-duplas, esféricas, hemisféricas. As variedades altas são cultivadas principalmente em estufas ou nas regiões do sul.

Misterioso e único

A variedade de espécies e variedades de crisântemos de jardim perenes surpreendem a imaginação dos jardineiros mais inveterados e sofisticados. Flor grande e flor pequena, alta e baixa, arbustiva e única - a escolha é muito difícil.

Interessante! Mais de 3.000 variedades de crisântemos são cultivadas somente na China.

Também é difícil descrever em poucas palavras a gama de cores das inflorescências e a estrutura das inflorescências. Veja na foto abaixo como são diversas as variedades de crisântemos perenes de jardim.

  • Annecy Dark
  • Julieta
  • Renda vologda
  • vermelho anêmona
  • Extremo Oriente
  • Santos
  • Tarantella
  • H. Hanenburg
  • Mishal
  • Shiena

Quais são as formas de reprodução

Você pode propagar crisântemos de jardim usando estacas ou dividindo um arbusto. Ambos os métodos são bastante fáceis de usar.Além disso, em ambos os casos, todas as características varietais serão totalmente preservadas.

Método de semente

As sementes de crisântemo raramente são propagadas. E há uma série de boas razões para isso:

  • Em primeiro lugar, devido ao momento da floração, as sementes de flores simplesmente não têm tempo de amadurecer.
  • Em segundo lugar, durante a propagação de sementes de crisântemos perenes, as características varietais podem ser parcialmente perdidas. Isso é especialmente verdadeiro para variedades híbridas de crisântemos de jardim.
  • Em terceiro lugar, os criadores costumam usar esse método de melhoramento ao criar variedades novas e exclusivas.
  • E por último, ao escolher este método de reprodução, deve-se ter em mente que o cultivo de crisântemos perenes a partir de sementes é um processo meticuloso que requer muito tempo e esforço para crescer uma planta madura com um poderoso sistema de raízes.

Interessante! No Japão, não só são cultivados crisântemos decorativos, mas também culturais, cujas folhas e pétalas são usadas para fazer saladas.

As regras de plantio e cuidado ao cultivar crisântemos perenes a partir de sementes não são muito diferentes da tecnologia agrícola para o cultivo de outras flores. Mas ainda existem algumas diferenças, e é aconselhável conhecê-las com antecedência:

  • Para cultivar mudas, você precisa preparar recipientes com drenagem e solo fértil e solto.
  • É aconselhável semear crisântemos perenes no início da primavera, quando começa a semeadura em massa das sementes. As datas ideais são do início a meados de março.
  • Espalhe as sementes de crisântemo suavemente sobre a superfície e umedeça o solo com um borrifador. Polvilhe as sementes de flores com uma fina camada de terra 3-4 mm. As sementes precisam de muita luz solar e calor para germinar rapidamente.
  • As mudas devem aparecer em cerca de 7 a 10 dias.
  • A colheita das flores, como de costume, é realizada na fase de formação de 2-3 folhas.
  • Não se esqueça de endurecer as mudas de crisântemo antes de transplantá-las.

O plantio de sementes de crisântemos perenes pode ser feito diretamente em terreno aberto. Espere até que o solo aqueça a uma temperatura de + 15˚C + 18˚C. Uma data adequada é do início a meados de maio. Algumas variedades de crisântemos de jardim podem ser semeadas por sementes no outono, ou seja, antes do inverno.

A semeadura é feita em canteiros previamente preparados, a distância mínima entre eles é de pelo menos 20-25 cm, após a semeadura umedeça o solo. As mudas geralmente aparecem em 7 a 10 dias. No futuro, dê às flores os cuidados necessários.

Gostaria de mencionar que algumas variedades de crisântemos perenes, quando cultivadas a partir de sementes, florescerão apenas no próximo ano.

Interessante! “Festival da Felicidade” - este é o nome do festival das flores, realizado anualmente no Japão e dedicado aos crisântemos.

Como enraizar estacas

Para a propagação de crisântemos por meio de estacas, você precisa pegar um arbusto original e saudável. As mudas podem ser cortadas de plantas em seu jardim, ou você pode tirar vários brotos de vizinhos ou amigos para expandir a variedade de flores no local.

É necessário cortar o material adequado para enxertia na primavera, logo que o ar se aqueça a uma temperatura de + 20˚С + 26˚С. Olhe atentamente para os arbustos e selecione brotos fortes e saudáveis ​​com pelo menos 15-20 cm de altura.

A parte superior e as folhas inferiores das estacas são cortadas. O material preparado é colocado em recipientes pré-preparados com solo fértil e solto para o enraizamento.

O solo em caixas e recipientes deve ser mantido sempre úmido. Não vale a pena umedecer o solo, para não provocar o apodrecimento das mudas. Os recipientes com cortes devem ser mantidos em uma área relativamente quente e bem ventilada.

As mudas de crisântemos perenes de jardim criam raízes muito rapidamente, dentro de 2-3 semanas. Assim que surgirem os primeiros sinais de que os rebentos criaram raízes e começaram a crescer, pode transplantar as flores para um terreno aberto.

Como dividir um arbusto

Os arbustos de crisântemo podem crescer em um local por um tempo relativamente longo sem serem transplantados.Mas para atualizar o sistema radicular e garantir uma floração exuberante, eles precisam ser plantados pelo menos uma vez a cada 3-4 anos.

Eles geralmente começam a dividir o arbusto na primavera. Neste caso, as flores toleram o processo de transplante sem complicações, enraízam-se e enraízam-se com relativa rapidez. Dentro de algumas semanas, você notará o aparecimento de novos brotos basais.

Interessante! O chá de pétalas e folhas de crisântemo é a bebida favorita na Ásia.

Os arbustos são cuidadosamente escavados com um forcado, que deve ferir o sistema radicular o menos possível. Sacuda o excesso de solo. Usando uma faca limpa e afiada, divida o arbusto de crisântemo de jardim em vários pequenos. O principal é que em cada parcela haja pelo menos 4-5 brotos completos e uma parte de um sistema radicular saudável.

Blocos de flores são desinfetados em uma solução leve de permanganato de potássio por 2-3 horas e plantados em canteiros preparados com antecedência de acordo com as regras e regulamentos de plantio.

Crisântemos perenes plantados dessa forma florescem no final de agosto - início de setembro.

Recursos crescentes

Se alguém lhe disser que plantar e cuidar de crisântemos perenes é uma tarefa fácil que qualquer cultivador pode realizar, não acredite. Crisântemo não é uma flor para os preguiçosos ou ocupados. E se o plantio como um todo não causa dificuldades, então cuidar do crisântemo é um negócio problemático.

Para que um arbusto de flores desabroche de forma magnífica e brilhante, sem perder as características varietais, é necessário muito esforço.

Como escolher a variedade certa

Variedades corretamente selecionadas serão a chave para uma floração exuberante e exuberante. Neste caso, crisântemos perenes inimitáveis ​​e lindos irão florescer em seu site, como na foto ao comprar mudas ou sementes.

No entanto, deve-se ter em mente que as variedades de flores de flores grandes são muito exigentes no cuidado e caprichosas. Na maioria das vezes, eles são cultivados em estufas ou em regiões com climas quentes e amenos. Variedades de crisântemos perenes de jardim com flores pequenas são excelentes para latitudes médias e áreas com condições climáticas adversas. Eles são mais resistentes e toleram com relativa calma mudanças bruscas de temperatura e geadas severas de inverno.

Interessante! Em japonês, o nome da flor soa incomum - "Kiku", que significa "sol".

Ao escolher flores, certifique-se de considerar as características individuais de cada variedade e as recomendações para o plantio e cuidados com os crisântemos de jardim.

Que lugar determinar para o futuro canteiro de flores

Para garantir uma floração luxuosa para o cultivo de crisântemos perenes, é importante selecionar uma área suficientemente iluminada. O principal é que as flores tomam banho de sol pelo menos cinco a seis horas por dia.

A falta de luz solar afeta não apenas a abundância da floração. A aparência da planta com pouca iluminação torna-se pouco apresentável. Os rebentos são alongados, a folhagem dos caules diminui, o período de floração muda várias semanas e as flores tornam-se pálidas e pequenas.

Portanto, uma área bem iluminada e elevada é o melhor lugar para plantar crisântemos perenes de jardim.

Qual solo é adequado para o cultivo

Considerando que as áreas sombreadas são completamente inadequadas para o cultivo de crisântemos perenes, elas também reagem de forma muito dolorosa à umidade excessiva do solo. Para um bom crescimento, é necessário fornecer às raízes um solo solto e bem ventilado.

Solo muito úmido, pouco permeável à umidade, é a primeira razão para a morte até mesmo de crisântemos perenes resistentes à geada. Portanto, para o plantio de flores, é necessário escolher áreas com solo fértil, solto e permeável ao ar, com valores de acidez na faixa de 5,5-6,5 Ph.

Ao preparar o solo para o plantio de crisântemos perenes, adicione um balde de composto ou esterco podre ao solo enquanto escava. As flores não precisam de muitos fertilizantes orgânicos. Em solos excessivamente férteis, as plantas “engordam”, ou seja, ocorre um crescimento ativo da massa verde em detrimento da floração abundante.

Interessante! Na China, as flores colhidas no 9º mês no 9º dia são creditadas com poderosas propriedades mágicas.

Datas de desembarque recomendadas

Você pode plantar crisântemos perenes de jardim em terreno aberto na primavera e no outono.

Na primavera, as flores são plantadas na segunda quinzena de maio ou início do verão. Nas regiões do sul, você pode plantar crisântemos um pouco mais cedo, no final de abril. As plantas terão tempo suficiente até o outono para criar raízes.

No outono, é aconselhável ter tempo para plantar crisântemos antes do início de outubro, para que as flores tenham tempo de criar raízes e se prepararem plenamente para o inverno. No entanto, não se esqueça que o plantio de crisântemos de jardim no outono é indesejável. Portanto, se você comprou vários arbustos no outono, plante-os em uma pequena caixa ou vaso de flores e guarde-os em um porão seco e fresco até a primavera.

Começando a pousar

Os crisântemos são flores bastante despretensiosas, toleram facilmente um transplante e criam raízes rapidamente. Portanto, o processo de plantio não lhe causará complicações especiais. Tente seguir as seguintes diretrizes:

  • A distância entre as plantas depende da variedade. Para variedades de flores grandes e altas, esses parâmetros são de pelo menos 30 cm. Mas para flores de arbustos e flores pequenas, a distância pode ser aumentada para 40-50 cm.
  • A profundidade das covas de plantio não é superior a 25-30 cm.
  • Não se esqueça de colocar 1-2 punhados de areia em cada buraco.
  • É aconselhável transferir as flores para a cova de plantio durante o transplante junto com um pedaço de terra para prejudicar o sistema radicular o menos possível.
  • Não vale a pena aprofundar profundamente o sistema radicular das plantas. Basta que as raízes fiquem cobertas de terra e não olhem para fora do solo.
  • Coloque um suporte próximo às flores altas imediatamente após o plantio.
Interessante! Poucas pessoas sabem que na Rússia os crisântemos são geralmente chamados de “carvalhos”. A flor recebeu este nome no século passado pela semelhança do formato das folhas da planta com as folhas do carvalho.

Se, após o plantio, houver risco de geadas de primavera de curto prazo, cubra as plantações com lutrasil ou outro material não tecido para proteger os brotos jovens e imaturos do congelamento.

Segredos de cuidados para a temporada

Todo florista sabe que somente se as regras de cuidado forem seguidas após o plantio, os crisântemos perenes se deliciarão com suas flores luxuosas e deliciosas por vários anos.

Regar, alimentar-se na hora certa, soltar-se, formar um arbusto e preparar-se para o inverno são várias atividades que você precisa realizar ao longo da temporada.

Regras de rega

Ao cultivar crisântemos de jardim, deve-se prestar muita atenção à rega. A abundância da floração e a aparência da planta dependem inteiramente do teor de umidade do solo. Flores de água em tempo hábil. Aumente o volume de água durante os períodos de seca. Não vale a pena molhar demais o solo do jardim de flores, para não provocar o aparecimento de doenças e a morte dos crisântemos do jardim.

Como, quando e o que

O próximo estágio de cuidado após o plantio de crisântemos perenes em campo aberto é a alimentação oportuna e competente. Na primavera e no início do verão, você precisa fertilizar as flores com curativos à base de nitrogênio. O primeiro procedimento é realizado uma semana após o plantio, após 2-3 semanas - o segundo. Posteriormente, você pode fertilizar as flores com uma solução líquida à base de excrementos de pássaros ou verbasco.

Crisântemos respondem bem a fertilizantes minerais complexos. Assim que aparecerem os primeiros sinais, indicando o início da floração, os fertilizantes nitrogenados devem ser excluídos.

Interessante! Após o corte, os crisântemos de jardim permanecem em buquês por muito tempo, enquanto mantêm sua atratividade por até 3-4 semanas. Esta propriedade é amplamente utilizada por floristas em todo o mundo para criar buquês e arranjos de flores únicos e inimitáveis.

Na fase de brotação, os crisântemos de jardim são alimentados com fertilizantes à base de fósforo e potássio.

Como formar um arbusto corretamente

A formação de um arbusto é um procedimento obrigatório no cultivo de arbustos e variedades subdimensionadas de crisântemos de jardim.Para que os arbustos sejam exuberantes e pareçam limpos e bem tratados no outono, cada broto deve ser pinçado em tempo hábil.

Assim que os brotos principais atingem uma altura de 10-12 cm, a ponta é comprimida. Os brotos laterais crescem gradualmente, nos quais você também precisa apertar os topos na mesma altura. Assim, no outono, o arbusto parecerá uma bola uniforme, organizada e peculiar. Em breve, bolinhas de flores coloridas vão encantar os olhos e embelezar seu site por meses.

O pinçamento das pontas é feito até o final de junho. No entanto, lembre-se de que você precisa parar de beliscar os brotos um mês antes da floração.

Alguns produtores observam que, em muitas variedades de crisântemos de jardim, os primeiros botões aparecem 1-2 semanas após o plantio. É aconselhável cortá-los para direcionar as forças e os nutrientes para o crescimento da planta.

Antes de cultivar crisântemos perenes, você deve saber que flores murchas precisam ser removidas das plantas com flores pequenas em tempo hábil. Este exercício simples ajudará a estender o período de floração para 2-3 meses.

Afrouxamento e cobertura morta

Imediatamente após o plantio, para fornecer oxigênio às raízes, é necessário afrouxar regularmente o solo. Neste momento, os crisântemos estão desenvolvendo ativamente o sistema radicular.

No entanto, 1-1,5 meses após o plantio, o afrouxamento deve ser abandonado. Durante este período, você pode facilmente danificar as raízes dos crisântemos de jardim.

Importante! É altamente indesejável replantar crisântemos de jardim durante o período de floração! Isso pode levar à morte da planta.

Crisântemos respondem bem a um estágio de cuidado como cobertura morta. Este procedimento ajuda a manter o solo úmido. Em um jardim de flores coberto de palha ervas daninhas crescer mais lentamente e em menor volume.

Os seguintes materiais podem ser usados ​​como cobertura morta:

  • agulhas de pinheiro;
  • casca de pinheiro desfiada;
  • palha picada.

Com os devidos cuidados, os crisântemos de jardim crescem muito rapidamente. Literalmente, em um mês, você notará que um pequeno arbusto quase dobrou e, no outono, se transformará em um arbusto luxuriante e florido.

Trabalho de outono no jardim de flores

Ao preparar crisântemos de jardim perenes para o inverno, você precisa realizar uma série de atividades no jardim de flores. No final da floração, todas as hastes das flores devem ser cortadas a uma altura de 7 a 10 cm. Remova a folhagem e os detritos do jardim de flores e cuide de um bom abrigo.

É impossível prever quão severo e gelado será o inverno. Portanto, é imperativo cobrir os crisântemos de jardim.

Conselho! Variedades de flores resistentes à geada podem ser deixadas sem abrigo durante o inverno apenas nas regiões do sul.

Antes de cobrir, amontoe as plantas, renove a camada de cobertura morta e cubra-as com ramos de abeto ou folhas caídas. Se na sua área a temperatura costuma cair abaixo de -30˚C -35˚C, tome cuidado com um abrigo adicional - cubra os canteiros de flores com lutrasil ou qualquer outro material respirável. É importante que o abrigo tenha um bom fluxo de ar.

Crisântemos de jardim altos e com flores grandes exigirão mais cuidados de você antes que o inverno chegue. Eles são bastante caprichosos a esse respeito e têm medo de baixas temperaturas. Portanto, é aconselhável desenterrá-los, transplantá-los para um recipiente adequado e enviá-los para o inverno em uma sala seca, cuja temperatura do ar deve estar estritamente entre 0˚С + 5˚С.

Verifique como estão as flores pelo menos 1 a 2 vezes por mês e regue o solo em recipientes com um pouco de água. Não deixe o solo secar.

Quem ou o que pode prejudicar flores

Sujeitos às regras de cuidado após o plantio, os crisântemos perenes raramente adoecem. E as pragas raramente podem ameaçar as flores. No entanto, inspecione a folhagem e os caules da planta de vez em quando para ter certeza de que ninguém está invadindo suas flores.

Interessante! Até o momento, mais de 150 espécies desta flor inimitável são conhecidas. Não há dados exatos sobre quantas variedades existem até hoje.

Ao cultivar crisântemos de jardim, você pode encontrar os seguintes problemas:

  • Se pequenas teias de aranha forem encontradas na parte inferior das folhas, a folhagem muda sua cor esmeralda para marrom acinzentado, isso significa que um ácaro se instalou em suas flores. Ele suga a umidade e os nutrientes das plantas e, se não forem tomadas medidas urgentes, as flores morrerão. Se forem encontrados insetos, trate urgentemente as plantações com produtos químicos.
  • A deformação e o escurecimento da folhagem indicam doença dos nematóides das folhas. Corte todas as partes danificadas das flores e remova-as do local ou queime. Desenterre cuidadosamente as flores, trate as raízes com solução de permanganato de potássio e transplante para outro local. É impossível plantar crisântemos de jardim no mesmo lugar por 4-5 anos.
  • As folhas ficam amarelas por baixo e, em seguida, caem. Isso sugere que as flores estão infectadas com verticelose, uma doença infecciosa que afeta principalmente o sistema radicular das plantas. No estágio inicial, você ainda pode salvar as flores pulverizando-as com preparações especiais. Em casos avançados, a planta morre.
  • Uma flor clara cinza-esbranquiçada nas folhas e botões avisa que o oídio apareceu em seu jardim de flores. Para prevenir a propagação da doença, remova as partes infectadas das flores e trate as plantas com líquido bordalês.
Interessante! No Oriente, eles dizem que se uma pessoa quer viver feliz para sempre, ela definitivamente deve cultivar crisântemos.

Em geral, os crisântemos de jardim são altamente resistentes a muitas doenças e é relativamente raro que as pragas de insetos os escolham como refúgio ou alimento.

O autor do vídeo vai falar sobre as peculiaridades de plantar e cuidar de crisântemos perenes

Conclusão

Com a chegada do outono, essas flores graciosas e únicas podem ser encontradas no site de qualquer florista ávida. Brilhante e exuberante, caprichoso e despretensioso, chique e luxuoso - é impossível descrever em poucas palavras a beleza irresistível e a atratividade excepcional dos crisântemos perenes de jardim.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção