Contente
- 1 História de criação
- 2 Descrição e características da variedade de roseira trepadeira Laguna
- 3 Vantagens e desvantagens
- 4 Métodos de reprodução
- 5 Crescendo e cuidando da rosa da Lagoa Azul
- 6 Pragas e doenças
- 7 Escalando a lagoa rosa em projeto paisagístico
- 8 Conclusão
- 9 Críticas com fotos sobre escalada na Lagoa Azul de rosas
Escalar a lagoa rosa está ganhando popularidade no paisagismo como planta para decorar gazebos, paredes e arcos. Sua popularidade é promovida não apenas por belas flores, mas também por sua despretensão.
História de criação
Uma cultura de flores foi criada pela empresa "Wilhelm Kordes and Sons" da Alemanha. A empresa cria e cria rosas desde o final do século XIX. A sua principal ocupação é a hibridação de variedades existentes para obter novas variedades bonitas e despretensiosas. Eles produzem até 50 mil híbridos por ano. Mas apenas 4-6 variedades passam nos "testes" comerciais.
A empresa recebeu a rosa escalada Laguna em 1995. Mas como a duração da inspeção é de 8 a 10 anos, as primeiras menções à variedade apareceram apenas em 2004. Ao mesmo tempo, a empresa recebeu os direitos do originador do Laguna. É verdade que não se sabe se este híbrido está incluído no Registro do Estado Russo ou ainda não recebeu reconhecimento oficial na Federação Russa.
A empresa desenvolveu esta subida escalada cruzando La Sevilland e Sympathy. Além disso, a primeira variedade materna é arbustiva, a segunda é encaracolada.
Descrição e características da variedade de roseira trepadeira Laguna
A empresa "V. Cordes and Sons ”é especializada na criação de híbridos despretensiosos que não requerem cuidados especiais e condições de cultivo. Laguna não é diferente de outras variedades desta empresa. É verdade, deve-se ter em mente que sua despretensão é indicada para as condições climáticas da Alemanha. Jardineiros russos notam a resistência de inverno não muito boa desta rosa trepadeira.
Características:
- o arbusto cresce até 3 m;
- diâmetro máximo - 1 m;
- as flores são coletadas em um pincel de 8 peças cada;
- afirma-se que a Lagoa pode suportar geadas até -35 ° C;
- as folhas são densas, verde-escuras com um brilho brilhante;
- flores com diâmetro de 10 cm;
- tom rosa escuro;
- o número total de pétalas em cada flor é 50;
- a textura das pétalas e botões é sedosa;
- Laguna floresce durante toda a estação quente até as geadas de outono em 2 ondas;
- a abundância de floração determina a idade do arbusto.
A segunda onda de floração não é inferior em intensidade à primeira.
Lagoa Azul
A principal diferença entre esta rosa trepadeira e a variedade parental é o tom das pétalas. Eles podem mudar de cor dependendo da idade da flor. Eles são originalmente roxos. Nas rosas maduras, adquirem uma tonalidade púrpura clara. As flores semi-duplas são menores do que a variedade original e têm menos pétalas.
A Lagoa original está "equipada" com uma boa protecção: tem caules muito espinhosos. Mas Blue "se destacou" aqui também. Tem espinhos ainda mais curvos.
Sweet Lagoon
Uma variedade completamente nova, introduzida em 2012. Ela reteve todas as vantagens da variedade-mãe e adquiriu novas vantagens. As flores duplas grandes têm um aroma muito original, onde se destacam as notas:
- gerânios;
- limão;
- patchouli;
- muitos outros componentes.
Vantagens e desvantagens
A principal qualidade que atrai os jardineiros na variedade Laguna é a floração muito longa. Outra vantagem significativa sobre outras roseiras é a boa resistência à geada. Esta rosa trepadeira pode crescer na zona IV, pois pode resistir a geadas de até -28-35 ° С. Teoricamente, a Lagoa pode ser cultivada nos jardins da Rússia Central, sem esquecer de cobri-la para o inverno. Mas, a esse respeito, nem tudo é tão simples.
Além da floração abundante, devido à qual a folhagem é quase invisível, e resistência à geada, a rosa trepadeira Laguna apresenta outras vantagens:
- resistência à maioria das doenças que afetam as roseiras, incluindo a mancha preta e o oídio;
- a capacidade de tolerar a falta de umidade;
- resistência a condições naturais adversas;
- resistência durante chuvas prolongadas;
- o rápido crescimento do mato, graças ao qual a decoração do jardim ocorre com o mínimo de tempo;
- um aroma rico e agradável que se espalha por todo o jardim no verão;
- as pétalas quase não mudam de cor à medida que a flor amadurece.
As desvantagens de uma rosa trepadeira incluem um número significativo de espinhos afiados e fortes, que tornam difícil cuidar do arbusto. As desvantagens menos óbvias do Laguna são a baixa resistência aos ácaros-aranha e pulgões, bem como a necessidade de um abrigo de inverno.
A foto e a descrição da rosa trepadeira Laguna são muito atraentes, mas os comentários dos jardineiros sobre ela geralmente não são muito favoráveis. É verdade que isso não se deve ao capricho da planta, mas às peculiaridades de sua floração. As rosas desbotadas não caem, mas permanecem no arbusto em protuberâncias marrons. Parece feio, mas é difícil tirar flores mortas: aqueles espinhos muito afiados interferem. Além disso, você pode retirar o excesso se o arbusto estiver baixo. Quando cresce até 3 metros, a missão de enobrecer a aparência da planta torna-se quase impossível.
Métodos de reprodução
As rosas trepadeiras são propagadas de 4 maneiras:
- sementes;
- camadas;
- estacas;
- vacinação.
As sementes germinam mal e você precisa comprá-las em uma loja confiável para evitar a classificação incorreta. E então as flores terão que esperar mais. As vacinações são geralmente realizadas por floristas experientes. Este é um procedimento relativamente difícil, especialmente o brotamento.
Com este método, apenas um botão de rosa trepadeira é "plantado" no tronco. Existe outra forma de enxerto: por enxerto. O procedimento é semelhante, mas em vez de um botão, uma parte do caule é usada.
Nesse caso, é muito mais fácil propagar os arbustos por meio de estacas ou camadas. A técnica de propagação por estacas é a mesma para as espécies vegetais. É ainda mais conveniente obter novas rosas trepadeiras usando camadas. Os caules dessas variedades são finos e flexíveis. Sem apoio, eles se espalham pelo solo. Basta privar alguns brotos de apoio e borrifá-los com terra no meio. Se você fizer isso na primavera, será possível plantar arbustos jovens em um novo local no outono.
A lagoa é propagada por camadas da mesma forma que outra rosa no vídeo.
Crescendo e cuidando da rosa da Lagoa Azul
As estacas adquiridas podem ser plantadas no outono ou na primavera. As plantas plantadas em setembro ou início de outubro enraízam-se melhor. Mas se por algum motivo os prazos foram perdidos, você pode comprar e plantar a Lagoa na primavera, depois que o solo aquecer até 10 ° C.
As regras gerais para o plantio de Laguna e outras plantas são as mesmas:
- escolha um local de pouso;
- preparar uma fossa com 0,5 m de profundidade e 60 cm de diâmetro;
- encher o buraco com terra;
- muda com raiz nua para fiscalização e retirada de partes mortas, se o plantio for planejado com torrão de terra, nada disso precisa ser feito;
- mergulhe as raízes em uma solução estimulante;
- ao plantar, distribua uniformemente as raízes sobre o solo na cova e certifique-se de que o colo da raiz está ao nível do solo;
- regar abundantemente a muda.
Mas as rosas trepadeiras têm características próprias. Ao preparar o fosso, observe a distância necessária para objetos localizados verticalmente: 50 cm.É imprescindível a instalação de treliças ao lado da muda para futuras brotações.
Após o plantio, a lagoa de escalada é cortada a uma altura de 20-25 cm do nível do solo. Nas primeiras 2 semanas, a muda deve ser protegida da luz solar direta.
Na ausência de precipitação natural, é necessário regar a Lagoa com bastante frequência no primeiro ano: a cada 5 dias. Nos anos subsequentes - a cada 10 dias.
Devido à floração abundante, a rosa trepadeira Laguna requer alimentação frequente, 4-5 vezes por estação.
Fertilizado de acordo com o esquema:
- na primavera - nitrogênio;
- no verão - potássio e fósforo;
- no final da estação de crescimento - potássio.
A matéria orgânica natural é aplicada a cada 2 anos. Foi estabelecido experimentalmente que uma combinação de húmus, composto amadurecido e farinha de ossos é ideal para Laguna.
A poda é realizada na primavera, todos os rebentos doentes e secos são removidos. No outono, são colhidas flores que não tendem a cair sozinhas.
Para o inverno, a Lagoa fica protegida depois que a temperatura do ar cai para -7 ° C. Seus brotos são retirados da treliça e colocados no chão. O espaço livre restante é preenchido com ramos de abeto. Spunbond, folhas caídas ou galhos de coníferas são jogados no topo. Cubra tudo com material de cobertura e coloque em cima da placa.
Pragas e doenças
A lagoa não é muito resistente a pragas físicas, como ácaros-aranha e pulgões. No entanto, praticamente não existem plantas resistentes a esses parasitas. São aquelas pessoas de outro continente que não estão incluídas na dieta de pulgões e carrapatos. Proteja a Lagoa com inseticidas.
A rosa trepadeira Cordes resiste ao oídio e bolor negro melhor do que muitas outras variedades. Mas às vezes essas doenças se desenvolvem na Lagoa. Os métodos para lidar com eles são os mesmos que para outras plantas.
Escalando a lagoa rosa em projeto paisagístico
As rosas trepadeiras são usadas em paisagismo para decorar casas e criar arcos de flores ou sebes de treliça. A variedade de flores desta variedade permite criar belas composições. Freqüentemente, espécies trepadeiras são usadas para decorar e sombrear caramanchões de jardim.
Conclusão
Escalar a lagoa das rosas servirá como decoração de jardim, mesmo para um produtor inexperiente. A falta de pretensão permite que ela "perdoe" os erros de um jardineiro novato.