Contente
Uma rosa com o nome de "grande festa" pode ser uma decoração brilhante para qualquer jardim. Um buquê de grandes flores cortadas irá deliciar absolutamente todas as meninas. Despretensiosa no cultivo, resistente à geada e a várias doenças - essa é a descrição da rosa de chá híbrida Grand Gala.
História de criação
Rosa Grand Gala é uma representante proeminente do grupo de híbridos de chá. Foi criado em 1995 por criadores da empresa francesa Meilland International. Obtida pelo cruzamento de variedades chinesas de rosas com grandes botões. Ao mesmo tempo, o híbrido absorveu apenas as melhores qualidades dos pais. E, apesar de a variedade Grand Gala obtida como resultado de um trabalho árduo não ter uma origem ancestral, ainda assim conseguiu o reconhecimento da maioria dos jardineiros que preferem tipos naturais de rosas semi-selvagens. Dentre as qualidades positivas, destacaram a despretensão no cuidado, floração longa e abundante, além de boa resistência a pragas.
Descrição e características da variedade de rosas Grand Gala
O arbusto da rosa do chá híbrido Grand Gala não é muito extenso, até 80 cm de largura, mas sim alto, atingindo até 1,2 m com os devidos cuidados. Os brotos são retos, fortes, abundantemente cobertos por folhagem verde escura com uma superfície brilhante . A altura dos pedúnculos é de 40-80 cm. Tenho poucos espinhos, bem espaçados ao longo de todo o comprimento. Os próprios pratos de folha são bastante grandes, cheios de suco, com pequenos entalhes ao longo das bordas. Durante o período de floração, a massa verde complementa idealmente os botões vermelho-escuros ou rosa como pano de fundo.
As flores aparecem isoladas no caule. A própria variedade Grand Gala pertence ao re-florescimento, sua floração é quase contínua de maio a meados do outono. Os botões têm um formato clássico para variedades de chá híbrido, alongado, em forma de tigela. A inflorescência consiste em 40-60 pétalas duplas arredondadas, que florescem lentamente e, quando totalmente abertas, dobram-se elegantemente para fora. O diâmetro dos botões varia de 8 a 12 cm e a cor, dependendo da espécie, pode ser vermelho saturado ou rosa pálido. Uma característica distintiva da variedade Grand Gala é a espetacular camada de poeira mais escura nas bordas onduladas das pétalas. O aroma é sutil, sutil, com notas de frutos silvestres, que lembram framboesas.
Vantagens e desvantagens
Como você pode ver pela foto e descrição, a rosa Grande Gala tem muitas qualidades positivas, mas essa variedade de chá híbrido tem suas desvantagens.
Prós:
- alto efeito decorativo do arbusto;
- botões grandes de cor vermelho escuro ou rosa;
- floração longa e repetida;
- pode ser cultivado sob o corte;
- cuidado despretensioso;
- capacidade de resistir a baixas temperaturas (zona de resistência à geada do USDA - sexta);
- resistência ao oídio e mancha preta;
- não tem medo de pragas;
- aguente calmamente o tempo chuvoso;
- os botões não murcham sob o sol e não se desintegram por muito tempo;
- adequado para cultivo em campo aberto e em condições de estufa.
Desvantagens:
- baixa tolerância à sombra;
- ao ar livre para o inverno requer abrigo.
Métodos de reprodução
Para maximizar a preservação de todas as características varietais, a Grand Gala rosa e rosa vermelha é propagada exclusivamente de forma vegetativa. O mais popular é o método de enxerto.
O material de plantio é colhido antecipadamente de arbustos jovens e fortes. Ao mesmo tempo, brotos verdes são usados para estacas de primavera, e no outono, ramos anuais lignificados com um diâmetro de cerca de 5 mm são escolhidos. Em ambos os casos, os segmentos não devem ultrapassar 15 cm, após o corte, todas as folhas são retiradas do material de plantio, é feito um corte reto acima da gema superior e um corte angular na inferior (45 o). Em seguida, as mudas são mantidas em uma solução de estimulante de crescimento e, em seguida, são colocadas em solo úmido misturado com areia.
Além do enxerto, você pode propagar a rosa Grande Gala dividindo o arbusto. Para fazer isso, na primavera, após o degelo da neve, a planta é desenterrada e dividida em 2-3 partes. Além disso, todos eles devem ter raízes e brotos. Para tornar o enraizamento do material de plantio mais rápido, os brotos restantes são encurtados.
Você também pode tentar propagar a rosa Grande Gala por camadas. Este procedimento é realizado na primavera. Para isso, os brotos são dobrados e fixados ao solo com grampos, borrifados com terra. As camadas enraizadas são separadas do arbusto-mãe no outono. Via de regra, esse método é o mais problemático e menos bem-sucedido.
Crescendo e cuidando
O mais importante ao cultivar uma rosa Grande Gala é o seu plantio correto. O local deve ser escolhido com iluminação suficiente, mas com leve escurecimento. Também vale a pena prestar atenção à proteção contra os ventos.
O solo deve ser preparado com antecedência. Será ideal se o solo tiver uma estrutura leve e solta, caso contrário é aconselhável adicionar areia e argila durante a escavação. Ao mesmo tempo, para o híbrido Grand Gala, é importante ter drenagem e alto valor nutricional do solo. Portanto, a introdução de fertilizantes orgânicos é obrigatória.
A melhor época para plantar a rosa Grande Gala é em meados de abril ou maio. No outono, o início de setembro é considerado uma época adequada, pois antes do início das primeiras geadas, a muda deve ter tempo para criar raízes.
Os cuidados de acompanhamento após o plantio consistem em regar, podar e alimentar oportunamente. Para uma boa saturação da umidade do solo, é aconselhável cavar um sulco ao redor do tronco. Regar o arbusto no calor é necessário pelo menos 1 vez em 3 dias, e em clima moderado, é suficiente 1 vez por semana. Após a rega, é realizado o afrouxamento da superfície do solo e a remoção simultânea das ervas daninhas.
A cobertura por temporada é aplicada pelo menos 3 vezes para acelerar a formação de botões e garantir uma floração mais longa. Uma mistura de matéria orgânica e complexos minerais é usada para fertilizar o solo. Especialmente importante é a nutrição da rosa durante o período de floração.
Uma vez que todas as variedades de chá híbrido precisam de poda na primavera e no outono, a rosa Grande Gala também requer este procedimento. Antes do inverno, certifique-se de remover os brotos ao meio, cortando-os acima do botão em um ângulo. Na primavera, é realizada a poda dos caules danificados. Ao mesmo tempo, o arbusto não requer uma formação especial, ele já parece compacto e organizado.
Para o inverno, o mato está coberto. Isso pode ser feito com ramos de abeto, construindo uma espécie de moldura, ou embrulhe a planta com material denso, fixando a parte superior e inferior com arame.
Pragas e doenças
Apesar da boa imunidade, a rosa Grande Gala vermelha e rosa, com cuidados inadequados, pode ser suscetível às seguintes doenças:
- oídio, caracterizado pelo aparecimento de uma flor branca nas folhas e nos rebentos;
- mancha preta, cujos sinais aparecem são manchas marrons na parte superior da folha;
- ferrugem que surge na primavera na parte superior dos caules e placas foliares em forma de tubérculos de laranja.
Entre as pragas que representam uma ameaça para a variedade Grand Gala, vale a pena notar o seguinte:
- inseto da escala da rosácea alimentando-se da seiva da planta;
- ácaro-aranha, que se instala nas folhas, amarelece e cai.
Aplicação em paisagismo
Rosa Grand Gala é um atraente arbusto decorativo com flores que fica bem tanto em composições com outras plantas de jardim quanto em uma única plantação. Ele pode se tornar o centro de uma fronteira de mixagem ou pode ser um destaque brilhante em um gramado verde esmeralda como uma tênia.
Os botões vermelho-escuros se destacam elegantemente quando colocados em um canteiro de flores com tons mais claros. Mas no contexto de outras variedades altas de rosas, o híbrido Grand Gala pode facilmente se perder.
Conclusão
Rosa Grand Gala, embora pertença a variedades relativamente novas criadas por mãos humanas, ainda pode atrair a atenção de jardineiros ávidos. Suas flores são lindas não só no arbusto, mas também no corte. Ao mesmo tempo, o chá híbrido não será muito problemático para o cultivo.