Contente
Rosa Niccolo Paganini é uma variedade popular de floribunda de tamanho médio. A planta é usada ativamente para fins decorativos. Uma característica da variedade é a floração longa e muito abundante. Ao mesmo tempo, necessita de cuidados adequados e cumprimento das normas agrotécnicas básicas.
História de criação
Acredita-se erroneamente que a rosa de Niccolo Paganini foi trazida à Dinamarca pelo famoso cientista Sven Poulsen. Na verdade, este criador recebeu muitas outras espécies pertencentes ao grupo floribunda.
Floribunda rosa por Niccolo Paganini foi criada em 1991. A variedade foi obtida na empresa de criação francesa Meilland.
Descrição da floribunda rosa Niccolo Paganini e características
A planta é um arbusto vertical compacto. A altura média da rosa Niccolo Paganini é de 80 cm. Em condições favoráveis, os espécimes adultos crescem até 100-120 cm.
A largura da planta é de 100 cm Os arbustos são de distribuição média. Durante o período de floração, os rebentos podem dobrar-se com o peso dos botões, mas não se partem. Portanto, a liga ou o uso de suportes são necessários apenas para manter a forma correta.
Os caules são cobertos por uma casca verde escura, que pode ficar avermelhada no final do verão. Arbustos frondosos médios. O número de espinhos é insignificante.
As folhas nos brotos são ovóides com bordas irregulares características. As placas são mate, verde escuro, com leve venação. Eles estão localizados em pernas de 2-3 peças.
O período de florescimento começa em maio. As primeiras flores abrem em junho. Com menos frequência, o prazo é alterado para o final do mês. Os botões desabrocham alternadamente, garantindo a continuidade da floração até o final de agosto.
Nos estágios iniciais, os botões são em forma de xícara. Após 2-3 semanas, eles florescem completamente e se tornam achatados, hemisféricos. A cor das flores é vermelho escuro. São aveludados com muitas pétalas. As flores são coletadas em grupos de 4-12 peças cada.
A variedade Niccolo Paganini é caracterizada por uma alta resistência à geada. As plantas adultas podem resistir a geadas de curto prazo de até -23 graus. Os arbustos jovens no primeiro ano após o plantio no solo precisam de abrigo para o inverno.
A planta é considerada exigente no solo. Deve ser nutritivo e fértil. O indicador mais importante é a acidez. O nível ideal para rosas Niccolo Paganini é de 5,6 a 6,5 pH.
Para um bom desenvolvimento, os arbustos são plantados em locais iluminados pelo sol. A variedade Niccolo Paganini é uma das variedades resistentes à seca. A flor tolera a falta de líquido normalmente. A secagem só pode ser provocada por uma prolongada falta de rega.
A variedade é gravemente afetada pelo alagamento e estagnação de líquido nas raízes. No contexto de tais fatores, podem desenvolver-se doenças. A planta exibe sensibilidade moderada à ferrugem, oídio e outras patologias fúngicas.
Vantagens e desvantagens
As variedades de Floribunda Niccolo Paganini ganharam grande popularidade entre os jardineiros. Rose foi premiada repetidamente em exposições e competições internacionais.
Entre as principais vantagens da variedade estão:
- compactação do arbusto;
- floração longa e abundante;
- alta resistência à seca;
- baixa sensibilidade ao gelo;
- cuidado despretensioso.
Apesar de uma série de vantagens, a variedade de rosa Niccolo Paganini tem várias desvantagens. Eles podem causar dificuldades para jardineiros inexperientes.
Principais desvantagens:
- exatidão com a composição do solo;
- sensibilidade ao alagamento;
- suscetibilidade moderada a certas doenças.
As desvantagens listadas compensam as vantagens da variedade. A conformidade com a tecnologia agrícola permite que você exclua complicações ao cultivar tal planta.
Métodos de reprodução
A principal forma é dividir o mato. A variedade Niccolo Paganini tolera bem esse procedimento. Os brotos da rosa são podados e retirados do solo. Vários processos radiculares são separados do arbusto uterino.
Cada galho deve ser colocado em terreno aberto. Uma opção alternativa é o plantio em recipiente com substrato nutritivo, onde a divisão se enraizará mais rapidamente.
As rosas de Niccolo Paganini também são propagadas por estacas. Este método é aplicável para arbustos maduros, a partir dos 3 anos.
O material de plantio é enraizado em um recipiente com solo. Eles são mantidos em uma área com luz solar parcial. O pouso no solo é realizado no outono ou na próxima primavera.
Crescendo e cuidando
A variedade Niccolo Paganini é plantada em áreas abertas e bem iluminadas. É desejável que a planta esteja ligeiramente sombreada ao meio-dia.
O solo para a rosa deve ser nutritivo, solto e leve. A composição ideal inclui turfa, grama e solo folhoso, uma pequena quantidade de areia de rio.
Estágios de plantio:
- Cave um buraco com 60-70 cm de profundidade.
- Coloque uma camada de drenagem com 25-30 cm de espessura.
- Preencha um pouco da mistura de envasamento.
- Coloque a muda no buraco.
- Espalhe as raízes para os lados.
- Cubra a muda com terra e compacte.
- Molhar a planta.
Após esses procedimentos, a camada superficial do solo deve ser coberta com turfa. As plantas jovens são regadas todas as semanas. Um arbusto requer 10-15 litros de água.
As plantas adultas são regadas à medida que o solo seca. No verão, isso é feito 2 a 3 vezes por semana.
Durante o período de brotação, os fertilizantes são aplicados a cada 2-3 semanas. A última alimentação é realizada no início de setembro.
O solo ao redor do arbusto deve ser limpo de ervas daninhas. Afrouxamento periódico é recomendado - pelo menos uma vez por mês. A cobertura morta é realizada ao mesmo tempo.
A poda é necessária duas vezes por ano. O primeiro - primavera, é realizado para formar um arbusto. Os caules são cortados 3-4 botões mais baixos para estimular o crescimento de novos brotos. No outono, fazem um corte de cabelo higiênico.
No sul e nas regiões da zona média da rosa, o abrigo das rosas não é necessário. Nos Urais e na Sibéria, a variedade Niccolo Paganini precisa de proteção contra geadas. A planta é amontoada e os brotos da superfície são cobertos com uma película permeável ao ar.
Pragas e doenças
A planta é propensa a oídio, ferrugem, murcha de fusarium e podridão negra. O aparecimento de tais doenças se reflete nas qualidades decorativas da planta. Quando os sintomas da doença aparecem, é necessário remover os brotos afetados. A planta é tratada com fungicida.
As pragas comuns incluem:
- pulgão;
- ácaro-aranha;
- tripes;
- centavos.
Para evitar danos por insetos, a planta deve ser pulverizada com agentes inseticidas duas vezes por ano. Para fins de proteção, calêndula e urtiga podem ser plantadas ao lado de roseiras, que repelem pragas.
Aplicação em paisagismo
As rosas de Niccolo Paganini são geralmente usadas para plantações individuais. Devido às exigências sobre a composição do solo, o arbusto não pode ser plantado próximo a outras plantas de floração longa.
Nos arranjos de flores, as rosas de Niccolo Paganini devem ocupar um lugar central.A variedade é freqüentemente usada em slides alpinos, colocando plantas de baixo crescimento pouco exigentes ao redor.
Adequado como vizinho:
- sinos;
- hospedeiros;
- centáureas;
- brunners;
- violetas;
- lobelia;
- subulate phlox.
Niccolo Paganini não deve ser colocado com arbustos altos. Eles irão sombrear a rosa, o que afetará seu desenvolvimento.
Conclusão
Rosa Niccolo Paganini é uma variedade da floribunda que conquistou amplo reconhecimento por suas qualidades decorativas. É caracterizada por uma floração longa, alta resistência à geada e resistência à seca. Essa rosa exige muito da composição do solo, mas é considerada despretensiosa de cuidar. A planta será uma excelente decoração para qualquer área ao ar livre.