Contente
Recurso spray de rosas é que eles têm várias inflorescências em uma haste. Se falamos de tipos híbridos de rosas, então apenas uma flor aparece em seu caule. Como resultado, você deve cortar rosaspara que fiquem lindas e cresçam adequadamente. Portanto, você pode moldar o arbusto a seu próprio critério. A época certa para começar a poda é a primavera e o outono.
A poda da primavera começa com o início de um clima quente estável. Nós vamos te contar como podar uma rosa do arbusto... Você verá fotos e vídeos visuais que o ajudarão neste assunto.
Dicas para iniciantes - podando uma rosa na primavera
Se você é um jardineiro iniciante, precisa se concentrar especialmente neste tópico. A questão é que a qualidade da poda afetará o esplendor de cada rosa e sua quantidade. Na maioria das vezes, a poda das rosas do mato começa na primavera, após o início da estação de crescimento.
Recurso aparando plantas trepadeiras não é apenas a retirada do excesso de brotos, mas também a formação do formato dos arbustos antes que ganhem massa verde. Por exemplo, alguns ramos de um arbusto podem não crescer no lugar certo. Nesse caso, eles devem ser cortados, mas isso deve ser feito até que a flor comece a crescer ativamente. O período ideal é o início da primavera, quando a temperatura do ar favorece a estação de crescimento e a massa verde ainda não está crescendo. Ao podar um arbusto limpo, você não apenas simplifica sua tarefa, mas também não danifica a estrutura básica da planta. Na melhor das hipóteses, levará muito tempo para cicatrizar; na pior, um esqueleto danificado pode causar a morte de uma rosa do arbusto.
É importante notar que a poda de roseiras não é a única coisa a fazer na primavera. Os iniciantes devem saber que há mais uma coisa importante:
- cobertura morta do solo;
- fertilizante em spray de rosas;
- cuidado adequado das plantas.
Preste atenção especial aos preparativos necessários para tratar flores contra pragas. E para dar um formato bonito à planta, amarre os arbustos.
Tipos de poda de roseira arbustiva
Antes de começar a praticar, você deve estar ciente dos tipos de poda. Existem 4 variações deles:
- Poda baixa do arbusto - retirada de alguns centímetros do solo, de 2 a 4 gemas na base da planta.
- Poda média de um arbusto, em que é necessário cortar 5 ou 7 botões.
- Alta poda do arbusto, que deixa um tronco comprido e corta ligeiramente os rebentos.
- Poda combinada de um arbusto.
Todos esses tipos são usados em um determinado momento e para diferentes fins. Por exemplo, o primeiro tipo é típico para a primavera e é usado para enraizar mudas quando a flor está muito fraca ou quando eles querem reviver mudas velhas.
O segundo tipo também é típico da primavera e é usado para formar as primeiras inflorescências e dar à flor uma forma elegante. Já a terceira poda é feita no verão. O desafio é remover partes secas ou desbotadas da planta. O último método é usado por jardineiros experientes que conseguem florescer rosas durante todo o ano. Cada variedade tem sua própria combinação de alternância desta ou daquela poda, selecionada individualmente.
Ferramentas para o trabalho
A ferramenta certa para o jardim é a chave para uma poda de qualidade. Sem o equipamento certo, o trabalho simplesmente não funcionará. Então, o que um jardineiro experiente deve fazer antes de podar as rosas do arbusto corretamente? Aqui está uma lista dos fundamentos:
- Tesouras de jardim de qualidade... Eles devem ser bem afiados. Isso deve ser feito regularmente, pois seu uso é bastante frequente.
- Tesouras de podar lateraiscom o qual você irá encurtar os brotos e enobrecê-los.
- Bem afiado faca de jardim... É importante que tenha uma pega confortável. Você vai aparar as pontas para eles.
- Para cortar brotos densos que crescem em flores perenes, é melhor usar serra de jardim... Tesouras de poda ou tesouras podem não ser adequadas para a tarefa. E com uma serra, você terá sucesso.
- Pasta protetora "Ranet"... É necessário para proteger o corte mínimo de infecções. Cortando o excesso, é preciso aplicar a pasta na superfície. Você também pode usar um campo de jardim para essa finalidade.
- Vários pares de luvas grossas... Todo mundo sabe como as rosas do mato podem ser cruéis. Luvas são essenciais para proteger as mãos dos espinhos. O ideal é usar luvas emborrachadas que fornecem proteção extra.
Quando você tiver abastecido com tudo que você precisa, você pode começar a praticar. A poda das rosas é uma tarefa simples, mas requer atenção especial, rigor e cumprimento das instruções. Vamos descobrir como você pode começar.
Podando uma rosa do arbusto
Para começar, examine cuidadosamente o arbusto em busca de danos, galhos secos e desnecessários que não trazem beleza ou benefício. Se você encontrar esses ramos, eles devem ser completamente removidos. O fato é que já estão inutilizáveis, folhas verdes e ainda mais lindas rosas não aparecerão nelas. Certifique-se de usar luvas e cortar qualquer coisa desnecessária com uma tesoura ou uma serra de jardim.
Mas se estamos falando de brotos jovens e galhos com crescimento ativo, você precisa ter um cuidado especial para podá-los de maneira adequada. Tudo depende de seus objetivos. Por exemplo, se sua tarefa é criar uma roseira pequena e bem cuidada, você precisa cortar cada galho principal do primeiro topo ou do segundo botão. No caso em que é necessário criar uma roseira luxuriante, sobre a qual existe um grande número de flores, então os ramos principais devem ser podados com a inclusão do primeiro botão superior.
Além disso, preste atenção aos ramos da rosa que começaram a não se enrolar ao longo da planta, mas a crescer em sua parte central. Muitos floristas novatos ignoram esse fato. Contudo, isto não é recomendado. Tudo se resume ao fato de que, ao operar esses galhos, você obtém uma roseira feia que perdeu a forma. Os ramos vão se entrelaçar e os botões ficam achatados. Para evitar este fenômeno, recomenda-se retirar todos os ramos que crescem em direção à parte central. Assim, você dará ao arbusto a forma correta, idealmente formando-o na fase inicial da estação de crescimento. A forma mais produtiva é a forma, cuja parte central está ausente. É bom que o arbusto se pareça com uma cúpula, em que falta a parte central.
Falando em tamanhos específicos, tudo é escolhido individualmente. Na maioria das vezes, são feitos arbustos, cuja altura é pequena. Normalmente são 10 ou 30 cm, não mais. Os arbustos são limpos e bonitos. Mas, você não pode se limitar e formar uma coroa que chega a 1 m de altura. É uma questão de gosto. Você pode fazer pequenas roseiras na frente da casa, onde todos podem vê-las. As plantas altas, por outro lado, são boas para as costas.
Aqui estão algumas dicas a seguir para obter a poda certa de suas rosas do mato:
- Faça um corte reto com um movimento firme.
- Nenhuma borda fibrosa deve estar presente no corte.
- Não encurte um galho muito perto dos botões. Deixe um espaço de 0,5 cm.
- Corte os arbustos em ângulo.
Você aprenderá mais sobre como fazer o trabalho direito neste vídeo:
Vamos resumir
Usar rosas para uma casa de verão é uma ótima maneira de decorá-la, torná-la brilhante e nobre. Eles vão encantar seus olhos durante todo o verão, atraindo a atenção dos vizinhos. Apesar de precisarem de cuidados e poda, qualquer um pode fazer o trabalho sem muitos problemas. Como você pode ver no vídeo, tudo acontece rapidamente, então não se preocupe. Tudo o que é exigido de você é seguir estritamente as instruções e orientações de floristas experientes. O resultado será incomparável. Os arbustos de rosas cortados ficarão limpos, frescos e com um formato bonito.