Contente
Rosa Pomponella é uma variedade de cultura decorativa de tamanho médio e lindamente florida, amplamente utilizada em projetos paisagísticos. Não é exigente com o crescimento, mas precisa de alguma atenção. No primeiro ano de vida, a "Pomponella" floresce mal, principalmente gasta energia para se adaptar a um novo local. O aparecimento de grande número de botões é observado apenas no segundo ano, desde que devidamente cuidados.
História de criação
A Rosa Pomponella (Pomponella) pertence à classe Floribunda, série "Rosa Fada" (porta-enxerto - roseira brava). Foi aberto ao mundo em 2005 pelos criadores alemães da corporação W. Kordes Sons. Graças ao trabalho de especialistas, a nova variedade de safra revelou-se despretensiosa no cultivo, resistente a geadas e doenças e tem uma aparência requintada. Devido ao seu crescimento ativo, a rosa está mais relacionada com esfoliantes.
No ano seguinte à sua descoberta, esta variedade floribunda recebeu o selo de qualidade ADR, que é concedido apenas às variedades resistentes e com floração abundante. Desde então, tem participado regularmente em vários concursos e exposições internacionais.
Descrição da variedade de rosas floribunda Pomponella e características
A rosa-pompom floribunda é considerada uma cultura despretensiosa e pouco exigente para cuidar e cuidar do solo, com alta resistência a doenças. É um arbusto exuberante, ereto e ramificado, com brotos fortes. A rosa cresce em altura até 190 cm e largura até 160 cm. Quando cultivada em condições confortáveis, muitas vezes excede o tamanho declarado. As flores da variedade "Pomponella" são densamente duplas, apresentam uma cor rosa brilhante e um aroma delicado e agradável. Os botões têm 4-5 cm de diâmetro, cada um contendo 80 a 85 pétalas. Externamente, lembram pompons, reunidos em grandes inflorescências, podendo ter até 15 peças no caule. No processo de floração, eles são capazes de mudar sua forma de cônica para esférica. A folhagem da rosa é densa, densa, de cor verde escura, ligeiramente brilhante.
A floribunda "Pomponella" é caracterizada pela abundante formação de rebentos, por isso a variedade necessita de poda obrigatória. As flores mantêm-se perfeitamente em qualquer clima, não têm medo de chuva forte ou vento, mas devido à severidade dos botões, jardineiros experientes aconselham amarrar chicotes aos suportes.
A rosa é caracterizada por um longo período de floração. Com muito cuidado, começa a florir na segunda quinzena de maio e continua a encantar os veranistas com sua beleza até meados de setembro, em climas quentes - até o inverno.
Vantagens e desvantagens da variedade
A rosa Polyanthus "Pomponella", como qualquer planta, tem seus prós e contras. As principais características positivas da variedade incluem:
- Resistência... A densa folhagem da floribunda é bem resistente a doenças e ataques de insetos nocivos. Após o transplante, a cultura enraíza-se rapidamente, tolera bem o inverno. Os botões não são danificados pelo vento e pela chuva.
- Decoratividade... A "Pomponella" tem um formato de flor interessante, mantém uma aparência atraente mesmo após o corte.
- Duração da floraçãoEU.Os arbustos de Floribunda são cobertos por inúmeras flores durante o verão.
Se falamos das desvantagens da variedade, deve-se mencionar que ela não tolera climas quentes e áreas ao sol. Sob os raios escaldantes da "Pomponella", as pétalas começam a desbotar e queimar. Além disso, no final da temporada, a lavoura lança brotos longos e começa a ficar desarrumada. Alguns dizem que a rosa tem uma cor monocromática simples e desinteressante.
Métodos de reprodução
A opção de criação mais comum para a rosa Pomponella em casa são as mudas. O método é simples, preserva perfeitamente as características varietais da cultura. Execute o seguinte:
- Um corte de cerca de 8 cm de comprimento é feito de um broto saudável de floribunda 5 mm acima do botão em um ângulo de 450.
- Remova todos os espinhos e folhas dela.
- Eles são tratados com um estimulante de crescimento.
- Eles são plantados em solo fértil.
Em vez de solo, o caule pode ser cravado no tubérculo da batata e, depois de um tempo, quando criar raízes, plante-o em um vaso ou no solo.
Crescendo e cuidando
Rose "Pomponella" corporação "Cordes" não requer muito esforço para crescer. Mesmo um jardineiro novato pode lidar com o plantio de uma cultura e cuidados subsequentes.
É costume plantar mudas desse tipo de floribunda em campo aberto no meio da primavera ou início do outono. É preferível escolher um local para plantio à sombra, próximo a edificações, com baixa ocorrência de água subterrânea, boa permeabilidade ao ar e à umidade. É melhor se o solo for ligeiramente ácido, rico em húmus, argiloso.
O tratamento com rosas inclui procedimentos padrão:
- Rega... Basta hidratar a planta uma vez por semana. Um arbusto requer 1-1,5 baldes de água.
- Afrouxamento... É aconselhável realizar após cada rega.
- Mulching... Aparas de madeira são mais adequadas para isso.
- Top curativo... Floribunda Pomponella responde bem aos fertilizantes compostos. O composto e o estrume ajudam a saturar o solo com matéria orgânica, a turfa aumenta a fertilidade e os minerais melhoram a floração. A fertilização de "Pomponella" com farinha de osso, cinza de madeira e vitríolo de ferro não será menos útil.
- Poda... Para rejuvenescer a roseira floribunda ao longo da estação, brotos finos, de crescimento interno e laterais devem ser cortados dela. Também é recomendável remover todos os ramos velhos e secos, flores murchas.
- Abrigo para o inverno... Apesar da alta resistência à geada de "Pomponella" (até -20 graus), seus arbustos devem ser batidos e cobertos para o inverno. Antes disso, os brotos devem ser cortados e a camada superior da terra deve ser afrouxada.
Pragas e doenças
A variedade pompom rose tem excelente resistência a várias doenças, especialmente a uma doença comum como a mancha preta. Das doenças que podem afetar "Pomponella", vale a pena notar, como o oídio e câncer bacteriano.
Quanto às pragas, mais frequentemente do que outras, a rosa Cordes é atacada:
- ácaro-aranha;
- pulgões;
- rolo de folhas de rosa.
Aplicação em paisagismo
Pomponella floribunda, que tem uma aparência muito impressionante, é frequentemente usada para criar paisagens de jardim originais. Principalmente a rosa é cultivada em mixborders e plantações de fronteira. A cultura é ótima para decorar cercas, sebes e gazebos. Fica linda com rosas pompom de outras variedades: Misty Bubbles ou Ascot. Interessante na composição com vizinhos como Leonardo de Vinci, Peter Paul Rubens, Golden Border.A variedade de tons de rosa é demonstrada com as variedades Hans Gonewein Rose e Geoff Hamilton. Devido à elevada reparabilidade da floração e ao formato peónico dos botões, a rosa da pomponela é colocada no tronco, onde lhe parece muito vantajosa. A planta não parece menos impressionante em plantações únicas.
Esta variedade floribunda pode ser usada em qualquer tipo de canteiro de flores, desde o interior até o pomposo jardim francês.
Conclusão
Rosa Pomponella é uma variedade resistente e confiável na classe Floribunda. Suas principais características são consideradas uma floração generosa de longo prazo com flores duplas densas e originais e boa resistência a fatores ambientais. A cultura recebeu vários prêmios de ouro e prata, recebeu um grande número de certificados e recebeu muitas críticas positivas. Freqüentemente, "Pomponella" se torna uma decoração de jardins e lotes domésticos de diferentes países do mundo, é cultivada com sucesso nas regiões russas.