Contente
Rosa Super Excelsa é um excelente padrão de escalada, ideal para decorar territórios limítrofes. Recentemente, a cultura tornou-se muito popular entre os paisagistas da moda devido ao cuidado despretensioso e à incrível agitação do florescimento. Durante o período vegetativo, a roseira trepadeira Super Excelsa adulta produz um grande número de botões, que florescem, substituindo-se uns aos outros.
História de criação
A rosa trepadeira Super Excelsa é uma variedade bastante popular com uma história de 34 anos. O autor da variedade é o criador alemão Karl Hatzel. Ele conseguiu melhorar as qualidades do velho Excelsa resistente ao inverno. Ano de criação - 1986. O primeiro híbrido da variedade Excelsa se distingue por um ciclo de floração repetido e um alto grau de resistência a patógenos. Em 1991, a rosa decorativa Super Excelsa de Karl Hetzel recebeu o prestigioso prêmio ADR.
Descrição da roseira escalada Super Excels
Rose Super Excelsa é uma variedade híbrida muito popular entre os jardineiros. A planta cria raízes com igual rapidez e sucesso, floresce magnificamente e deliciosamente nas latitudes sul e norte, e se distingue pelas seguintes características:
- um padrão extenso ou arbusto de cobertura do solo (dependendo da finalidade do cultivo);
- altura do arbusto 1,5-4 m;
- diâmetro da bucha 1,8-2,1 m;
- os rebentos são flexíveis, fortes, longos, com numerosos espinhos;
- as inflorescências são coletadas em grandes borlas;
- o número de botões em um broto - de 5 a 40 unidades;
- as flores são densamente duplas;
- diâmetro da flor de 3,5 cm a 4 cm;
- o número de pétalas em uma flor - 75-80 unidades;
- a cor das pétalas no início da floração é carmesim brilhante com um núcleo branco;
- a cor das pétalas durante a floração é roxa;
- a cor das pétalas na fase final da floração é rosa prateado;
- aroma de flores é pouco expresso, com notas finais de baunilha;
- as folhas são grandes, ovais, ligeiramente alongadas;
- a cor das folhas é verde escuro, brilhante;
- o início da primeira floração - a primeira década de junho;
- o início da (segunda) floração repetida - o início de agosto;
- duração da floração - 1-1,5 meses.
A rosa trepadeira Super Excelsa é considerada uma das mais despretensiosas "rainhas do jardim". Cresce bem, desenvolve-se rapidamente mesmo à sombra, em solos pobres, com rega esparsa ou insuficiente.
A floração da variedade é tão espetacular e exuberante que, quando a grande maioria dos botões da framboesa desabrocham, a folhagem fica praticamente invisível. Na primeira vez, a rosa floresce abundantemente e abundantemente. A floração repetida durante uma estação de crescimento é acompanhada por muito menos formação de botões.
Às vezes, a rosa mostra uma "disposição caprichosa" e se recusa a florescer. Nesse caso, é necessário revisar os fatores que impactam diretamente no processo de formação dos botões: a escolha correta do "local de residência" da cultura, a colocação dos ramos com pedúnculos no plano vertical, material de plantio de qualidade, violação das regras de atendimento.
A planta ornamental é versátil: pode ser cultivada como cobertura do solo ou cultura padrão.
Vantagens e desvantagens da variedade
A rosa trepadeira Super Excelsa é uma magnífica planta decorativa com flores, que se caracteriza por um grande número de vantagens:
- resistência à geada;
- resistência a doenças e pragas;
- primeira floração abundante;
- re-florescimento;
- uso universal em paisagismo.
As desvantagens da cultura incluem as seguintes qualidades:
- um grande número de espinhos nos brotos;
- a tendência de desbotamento das cores;
- a necessidade de remover inflorescências murchas.
Métodos de reprodução
A rosa decorativa Super Excelsa reproduz de várias maneiras:
- semente;
- vegetativo (mudas, estacas por estratificação).
A propagação da semente não dá os resultados esperados devido ao híbrido pertencer à variedade.
A forma mais aceitável é o cultivo de mudas prontas, que são transferidas para o solo de maio a junho.
Crescendo e cuidando
A rosa dos jardins Super Excelsa é uma cultura despretensiosa. O cultivo de uma planta com flores bonitas requer um mínimo de manutenção.
Seleção de assento
Super Excelsa não gosta de áreas pantanosas. O Super Excelsa prefere um local claro, arejado e seco, com muito sol matinal.
O solo é solto, bem drenado, enriquecido com fertilizantes minerais e orgânicos.
Algoritmo de aterrissagem
Um dia antes do plantio pretendido no solo, a muda de rosa é mergulhada na água, os chicotes são cortados, deixados até 30 cm. As seções são borrifadas com cinza de madeira. Algoritmo para plantar rosas:
- os orifícios de aterragem são formados com antecedência;
- a drenagem é colocada no fundo;
- as mudas são colocadas no buraco, as raízes são espalhadas;
- as mudas são aspergidas com terra, comprimidas;
- o local de plantio é regado.
Cuidado atual
A principal tecnologia agrícola atual se reduz à implementação das seguintes atividades:
- rega e cobertura morta uma vez por semana;
- afrouxando o solo;
- remoção de ervas daninhas;
- fertilização (a partir do segundo ano de vida) alternada com preparações minerais e orgânicas complexas;
- poda de brotos na primavera e no outono;
- formação de forma;
- remoção de inflorescências desbotadas;
- preparação para o inverno (remoção de madeira morta, fixação de cílios com uma corda, deposição em uma camada de ramos de abeto, cobertura com material não tecido, folhagem seca).
Pragas e doenças
Apesar da forte imunidade da variedade de rosa híbrida Super Excelsa, em alguns casos a planta pode ser afetada por patógenos:
- Os microrganismos Sphaeroteca pannosa são considerados a fonte do oídio nas rosas. A doença se manifesta pela formação de placa branca nas folhas. As partes afetadas das rosas são destruídas, o arbusto é tratado com uma solução de sulfato de cobre.
- O câncer de raiz bacteriana é uma doença perigosa das rosas causada por Agrobacterium tumefaciens. Os crescimentos e inchaços nas raízes apodrecem gradualmente, o arbusto perde o seu apelo decorativo e morre. Para combater as bactérias, é utilizada uma solução de sulfato de cobre a 1%.
Há ocasiões em que a rosa Super Excelsa resistente a pragas é atacada por colônias de pulgões. Os insetos sugam o suco dos brotos e das folhas. Esses meios são eficazes no combate aos pulgões: solução de sabão, amônia, cinza de madeira, decocção de copa de tomate, tabaco ou absinto.
Aplicação em paisagismo
A rosa trepadeira Super Excelsa é muito utilizada para decorar a zona. A cultura parece espetacular como cobertura do solo ou cultura padrão. Rose Super Excelsa é uma solução de decoração elegante:
- arcos;
- mandris;
- varandas;
- jardinagem vertical de muros e cercas;
- obeliscos;
- apoia;
- pérgola.
Você pode plantar malmequeres, margaridas, erva-doce, tomilho, sálvia, lavanda ou hortelã perto da rosa trepadeira Super Excels.
Conclusão
Rose Super Excelsa é uma ótima solução para um grande jardim e uma pequena cabana de verão. Com a escolha certa do local de plantio, a planta floresce deliciosamente ao longo do verão, mudando gradualmente da cor carmesim brilhante dos botões para lilás-púrpura e, no final da floração - para rosa prateado. A fragrância de flores rosa com notas de baunilha envolve o jardim como uma manta de veludo.
Críticas com a foto de uma rosa trepadeira Super se destaca em um tronco
Avaliações, fotos e descrições da rosa Super Excels permitem formar um conceito geral de cultura de jardim para aqueles que decidem plantar este milagre em seu site.