Contente
- 1 Pode uma rosa renascer em roseira
- 2 Por que e quando uma rosa se transforma em uma roseira
- 3 Como saber se uma rosa está se transformando em uma roseira
- 4 Como consertar e o que fazer se uma rosa se transformou em uma roseira
- 5 O que fazer para evitar que as rosas se transformem em roseiras
- 6 Conclusão
Uma rosa se transforma em quadril por vários motivos. Para evitar esse renascimento, os jardineiros estão ansiosos para descobrir os métodos de prevenção mais eficazes. É possível salvar sua flor favorita. É importante atuar com competência e rapidez, não permitindo que a planta silvestre destrua a rainha do jardim.
Pode uma rosa renascer em roseira
A reprodução das rosas geralmente ocorre de forma vegetativa. No entanto, em climas mais frios, os jardineiros enfrentam desafios. Mesmo com o enraizamento bem-sucedido, os arbustos auto-enraizados nem sempre resistem às temperaturas de inverno da zona central e das regiões norte. Aqui, os amantes de flores ajudam a enxertar uma cultivar em um tronco de roseira brava. Uma técnica de propagação semelhante é usada para todos os tipos de rosas - chá, trepadeira, padrão. É muito confortável e dá excelentes resultados. Mas, para uma rosa, sempre existe o perigo de renascer como uma rosa mosqueta.
Se os brotos começarem a se desenvolver na planta abaixo do local do enxerto, será um crescimento selvagem. É muito mais estável do que um arbusto cultivado, capaz de suportar temperaturas agudas e flutuações climáticas. Portanto, o renascimento de uma rosa em uma rosa mosqueta é um processo bastante comum.
Uma rosa trepadeira pode renascer em uma roseira
Variedades trepadeiras também são enxertadas em roseiras silvestres. Portanto, eles podem renascer, como outras espécies. Após a regeneração, a planta expele brotos abaixo do local do enxerto com um conjunto completo de roseiras. Os rebentos costumam aparecer a alguma distância do arbusto ou no meio dele.
Por que e quando uma rosa se transforma em uma roseira
Os motivos dessa transformação precisam ser conhecidos antes mesmo de a variedade ser plantada no local. Caso contrário, o jardineiro pode não perceber os sinais óbvios e perder o momento de salvar a planta cultivada.
Existem vários motivos principais para a transformação:
- Mudas mal enxertadas. Se os botões da rosa mosqueta permanecerem abaixo do enxerto, eles certamente darão seus brotos. Os ramos cultivados receberão menos nutrição, enfraquecerão e deixarão de se desenvolver. Como resultado, a rosa pode morrer. Aqui, o cuidado e a instrução do jardineiro também desempenham um papel importante na compra de uma muda de jardim.
- Incompatibilidade entre porta-enxerto e copa. Isso ocorre quando o cultivar é enxertado em uma espécie de roseira brava de crescimento agressivo. É capaz de formar brotos poderosos desde as raízes, o que inibe o crescimento de brotos culturais.
- Ajuste incorreto. Se o lugar do herdeiro não for enterrado, ele pode secar. Recomenda-se aprofundar o ponto de inoculação em 7-8 cm.
- Violação de requisitos agrotécnicos. É necessário proteger da geada o espessamento da parte inferior da muda. Para tal, efetue amontoados e proteja do congelamento com a ajuda de um abrigo. É importante aprender a aparar adequadamente o arbusto. Certifique-se de realizar o procedimento de verão, faça um corte no rim externo. Remova os brotos enfraquecidos, doentes e danificados regularmente. Se o procedimento for executado em violação às regras, isso levará à degeneração de um arbusto cultivado em um selvagem. A pulverização preventiva também deve ser realizada com cuidado. A propagação de doenças ou pragas é outra razão para a morte da rosa e o renascimento do arbusto em uma rosa mosqueta.
Vídeo sobre o motivo pelo qual uma rosa renasce em uma roseira:
Como saber se uma rosa está se transformando em uma roseira
Para fazer isso, você precisa conhecer as principais diferenças entre plantas cultivadas e silvestres. Claro, é muito fácil identificar um quadril rosa adulto. Os rebentos jovens são muito mais difíceis de detectar. Você pode entender que uma rosa se transformou em um cinorrodo de acordo com vários critérios:
- Escapes... Na natureza, eles são verdes brilhantes. Eles podem germinar não apenas no meio do mato, mas também a alguma distância dele. A rosa de seleção produz brotos avermelhados. A espessura dos ramos também varia. Os rebentos jovens da roseira são mais finos, com um arranjo esparso de folhas. A planta varietal expele caules mais poderosos e frondosos.
- Folhas... São brilhantes e grandes em variedades, cor de couro, verde escuro ou avermelhado. A ponta da folha é arredondada. Os ramos da roseira brava são cobertos por pequenas folhas ásperas de cor cinza claro ou verde claro com uma ponta afiada.
- Espinhos... A rosa tem rebentos com grandes agulhas localizadas a uma distância considerável umas das outras. Na rosa selvagem, eles são densamente cobertos por pequenos espinhos.
Você também pode prestar atenção ao número de folhas. Mas com o desenvolvimento moderno do trabalho de criação, este critério não é considerado preciso. Muitas novas variedades e híbridos de rosas têm o mesmo número de folhas que as roseiras. Portanto, se você encontrar vários dos sinais acima, deve iniciar imediatamente as medidas para salvar a beleza do jardim.
Como consertar e o que fazer se uma rosa se transformou em uma roseira
Tendo determinado que a rosa cresceu e se tornou uma roseira, você precisa reanimar a planta imediatamente. Para fazer isso, o jardineiro deve realizar uma série de ações não difíceis, mas eficazes:
- Desenterre o solo no local do sistema radicular. Faça isso com muito cuidado.
- Encontre o local do rebento e o ponto de germinação do crescimento.
- Remova o crescimento emergente na base. Faça isso não com podadores, mas com as mãos. Se os brotos forem cortados, eles voltam a crescer rapidamente. Jardineiros experientes afirmam que a erupção protegerá o arbusto da aparência de "selvagem" por um período mais longo.Importante! O corte dos brotos no nível do solo, e não na base, dará origem a um grande número de novos brotos selvagens.
- Trate os locais de remoção com iodo, verde brilhante ou polvilhe com carvão.
O procedimento deve ser realizado pelo menos 2 vezes durante a estação de crescimento. Se os brotos reaparecerem no ano que vem, você terá que repetir tudo. É importante remover todos os brotos que brotaram. Mesmo quando eles são significativamente removidos do mato.
Em alguns casos, a roseira brava pode substituir completamente os brotos de uma planta cultivada. Mas mesmo assim você pode fazer uma rosa da roseira. Recomenda-se plantar estacas de rosas em um roseira bravo para obter um arbusto padrão.
Outra opção é transferir a rosa para seu próprio sistema de raiz. Adequado apenas para variedades resistentes ao inverno. O procedimento é melhor realizado na primavera, quando o solo aquece:
- cavar uma trincheira longe do tronco;
- estabelecer uma fuga cultural;
- prenda com um grampo de cabelo;
- polvilhe com solo nutriente solto, deixando o topo em posição vertical acima do solo (amarre-o a uma estaca);
- depois de um ano, transplante um novo arbusto para um local permanente.
O que fazer para evitar que as rosas se transformem em roseiras
Você pode ajudar sua planta favorita. Para isso, há uma série de medidas preventivas que os jardineiros devem conhecer. E para que a rosa não entre na rosa mosqueta, eles devem ser realizados em tempo hábil. Essas atividades incluem:
- Cumprimento estrito dos requisitos agrotécnicos - poda correta, rega e alimentação competentes. Isso fornecerá ao arbusto nutrição adequada e a capacidade de resistir ao desenvolvimento de roseira brava.
- Inspeção regular e remoção de rebentos emergentes "selvagens".
- O transplante de um arbusto para evitar a fuga.Esta opção é necessária se o local da muda não for aprofundado o suficiente no momento do plantio. É melhor transplantar a rosa corretamente e, ao mesmo tempo, verificar a presença de botões e roseiras.
- Transferência da planta para seu próprio sistema radicular.
Um transplante de planta deve ser feito da seguinte forma:
- escolha um dia favorável com clima quente;
- fertilizar e regar uma nova cova;
- para um transplante de verão, reduza o número de folhas em 1/3, remova os botões;
- cave uma rosa, examine cuidadosamente o local de vacinação;
- remova todos os botões e camadas de roseira brava
- trate com um anti-séptico;
- plante uma rosa em um novo local, aprofundando o colo da raiz em 7 a 8 cm;
- água e cobertura morta.
É melhor transplantar no outono e no início da primavera. Em seguida, pule o parágrafo com a remoção de botões e folhas.
A transferência para as próprias raízes só é adequada para variedades resistentes ao inverno. Você precisa escolher a fuga cultural mais poderosa. Faça um corte em anel, retire a casca verde. A área exposta deve ter pelo menos 0,5 cm de largura Cubra-a com esfagno umedecido, fixe com um recipiente. Irrigue o musgo periodicamente. Após 1-1,5 meses, o caule formará suas próprias raízes. Quando estiverem suficientemente desenvolvidos e fortes, separe o broto do arbusto e transplante para um novo local. Essa muda não está ameaçada de renascimento.
Para qualquer rosa com tendência a correr selvagem, você precisa criar as condições de cultivo mais confortáveis. Cumprir com muito cuidado todos os requisitos da tecnologia agrícola, remover atempadamente os rebentos de roseira brava, realizar uma poda competente, preparar cuidadosamente o arbusto para o inverno.
A possibilidade de renascimento depende da qualidade do material de plantio. Ajudar a planta quando as rosas se transformam em roseira é muito mais difícil. E às vezes é completamente impossível.
Conclusão
A rosa se transforma em rosa silvestre e perde completamente o efeito decorativo. Se você seguir as recomendações para proteger as rosas varietais contra o descontrole, o processo pode ser interrompido. Depois haverá medidas preventivas suficientes para que a sua planta preferida o agrade com a sua floração por muito tempo.