Rosa chá-híbrido da variedade Bella Vita (Bella Vita): plantio e cuidados

Rosa Bella Vita é uma das variedades de chá híbrido mais populares. A planta é valorizada pela sua robustez e excelentes qualidades decorativas. A variedade Bella Vita é cultivada por jardineiros nacionais e estrangeiros. Devido às suas características, essa rosa é ativamente usada em projetos paisagísticos na criação de arranjos florais.

História de criação

A variedade foi cultivada na Holanda em 2000. O organizador do trabalho é o famoso criador holandês Lex Wum.

As rosas chá híbridas Bella Vita são obtidas pelo cruzamento da variedade Dolce Vita com uma muda desconhecida. Isso explica a cor única de dois tons da planta.

Descrição e características da rosa Bella Vita

É um arbusto de tamanho médio até 100 cm de altura, a planta é constituída por vários caules eretos com copa proporcional compacta. As roseiras são altamente ramificadas, com muitos rebentos laterais. A largura da planta chega a 80 cm.

O sistema radicular é fundamental, altamente ramificado. Os rebentos subterrâneos são poderosos e situam-se a uma profundidade de 40-45 cm.

Os caules são leves, com poucos espinhos. As folhas são ovóides, verde-escuras e opacas. Os entalhes nas bordas, característicos de muitas variedades de rosas, estão ausentes. Existem veios claros perceptíveis nas folhas. As placas são coletadas em hastes curtas de 2 a 5 peças. A folhagem é densa, densa, mantém o efeito decorativo até ao final do outono.

As flores de rosa Bella Vita consistem em 40-50 pétalas

O período de florescimento ocorre em maio. A floração começa em junho e dura várias semanas. Após um curto período de tempo, os botões se abrem novamente. A segunda onda dura até o final de agosto ou início de setembro.

Os botões são bicolores, compostos por pétalas branco-rosadas, medianamente duplas. A forma é em forma de concha. O diâmetro é de 10-12 cm, mas alguns exemplares têm 13-14 cm. Nas hastes geralmente há 1 flor, mas em algumas há feixes de 3-5 peças. O aroma das rosas Bella Vita é agradável, mas fraco, perceptível apenas se a planta estiver nas proximidades.

Os caules são fortes, por isso durante o período de floração não se dobram com o peso dos botões. Portanto, durante este período, não são necessários suportes adicionais ou cinta.

Importante! A folhagem da rosa é formada de forma desigual se o arbusto estiver parcialmente sombreado. Portanto, é recomendável plantar em um local ensolarado.

A variedade de rosas Bella Vita é caracterizada pela baixa sensibilidade ao frio. A planta pertence à sexta zona de resistência à geada e tolera bem temperaturas de até -23 graus. No sul e no centro da Rússia, a variedade Bella Vita pode passar o inverno sem abrigo. Em regiões com clima mais severo, são necessárias medidas adicionais para proteger os arbustos do congelamento.

A variedade é caracterizada por uma resistência média à seca. A falta de rega e precipitação a longo prazo afeta a duração e a qualidade da floração, podendo levar ao murchamento prematuro. A chuva regular não prejudica a planta, desde que seja plantada em solo bem drenado.

Bella Vita é altamente resistente a doenças, principalmente o oídio, ferrugem e podridão negra. Por falta de aroma intenso, as flores não atraem insetos nocivos.

Devido à sua resistência a doenças e ao frio, a variedade Bella Vita é adequada para o cultivo em qualquer região da Federação Russa.A planta é considerada despretensiosa de cuidar, porém o cultivo em diferentes regiões tem características próprias.

Vantagens e desvantagens da variedade

Bella Vita ganhou grande popularidade entre os jardineiros de todo o mundo. Ele recebeu repetidamente prêmios em exposições e competições. Isso se deve aos muitos benefícios da planta.

Entre eles:

  • excelentes qualidades decorativas;
  • compactação do arbusto;
  • facilidade de atendimento;
  • alta resistência de inverno;
  • falta de pragas;
  • baixa sensibilidade a doenças infecciosas.

Em algumas regiões, as rosas Bella Vita começam a murchar apenas com a chegada da geada

Existem muito poucas desvantagens dessa variedade. Uma desvantagem significativa para os jardineiros é a sensibilidade da rosa à seca. Outra desvantagem é que os arbustos não se desenvolvem bem à sombra e requerem uma quantidade suficiente de luz solar. O resto da planta é reconhecido como despretensioso.

Métodos de reprodução

As rosas Bella Vita se prestam bem à divisão. É realizada no início da primavera, quando o mato começa a se recuperar após o inverno. A planta deve ser totalmente desenterrada, limpa do solo e cortada em 2-3 partes. Devem ter raízes intactas com botões e vários brotos, que são posteriormente encurtados. Os arbustos resultantes são plantados em área pré-preparada.

Importante! Por divisão, apenas rosas com suas próprias raízes são propagadas, e não enxertadas em outras plantas.

Outro método eficaz usado para variedades de chá híbrido são as mudas. A parte do meio dos brotos com 2-3 botões é usada como material de plantio. O corte inferior deve ser de 1 cm sob o olho mágico. É embebido em um estimulador de crescimento e plantado em uma mistura de solo preparada.

A variedade Bella Vita não é propagada por sementes. Esse material de plantio não permite o cultivo de arbusto maduro com as características declaradas.

Crescendo e cuidando

A variedade Bella Vita é plantada em solo fértil solto enriquecido com vermicomposto e outras substâncias orgânicas. A preparação do local é realizada no início da primavera. A terra é desenterrada, fertilizantes são aplicados. O plantio é realizado durante o aquecimento ou no outono.

Importante! A acidez do solo para a planta está entre 5,6-6,5 pH.

O local da roseira deve ser ensolarado e calmo.

Estágios de plantio:

  1. Prepare um poço com 60-70 cm de profundidade.
  2. Coloque uma camada de drenagem com 25-30 cm de espessura.
  3. Polvilhe com terra.
  4. Coloque uma muda no buraco.
  5. Espalhe as raízes.
  6. Cubra com terra e compacte.

Para rosas Bella Vita, um regime de rega abundante é recomendado. Na primavera é realizada uma vez por semana, e no verão 2-3 vezes. A secagem do solo ao redor da planta é inaceitável, portanto, é necessária irrigação regular.

A primeira alimentação é realizada na primavera. Os fertilizantes de nitrogênio são usados ​​para estimular o crescimento de brotos e folhagens. Durante o período de brotação, são introduzidos compostos de potássio-fósforo, que têm um efeito positivo na floração. A última alimentação é feita no outono junto com a rega final para saturar o mato com nutrientes.

Ao longo da estação de crescimento, é necessário afrouxar e cobrir o solo periodicamente. Isso é feito 1-2 vezes por mês. A profundidade do cultivo é de 8-10 cm.

A poda é realizada duas vezes por ano. A primeira é a primavera, formativa, destinada a estimular o crescimento de novos brotos. O segundo é o outono, higiênico, no qual as flores e folhagens murchas são removidas.

Para o inverno, os brotos são cortados, deixando caules curtos. Eles só devem ser protegidos se houver previsão de tempo frio e ventoso. A planta é batida e coberta com casca. Os brotos externos são envolvidos em um material não tecido respirável.

Características de plantar e cuidar de rosas de chá híbridas:

Pragas e doenças

A variedade Bella Vita é resistente a infecções fúngicas. A planta não adoece com oídio e ferrugem, mesmo em caso de alagamento prolongado. O risco de doenças existe apenas no contexto de uma seca prolongada. Para fins preventivos, os arbustos podem ser tratados com fungicida na primavera e durante o período de formação das flores.

Durante a floração, você não pode pulverizar a rosa

As pragas raramente infectam uma flor.Pulgões, tripes ou rolos de folhas podem aparecer nas rosas. Quando infectada por insetos, a planta é tratada com preparações inseticidas de acordo com as instruções.

Aplicação em paisagismo

As rosas compactas Bella Vita são perfeitas para plantações em grupo. Os arbustos são colocados em fileiras, de preferência em áreas abertas. Rosas não devem ser plantadas sob cercas onde possam ser sombreadas. Eles ficam melhor em gramados bem aparados ou contra o fundo de arbustos pequenos.

Importante! A distância entre as rosas e outras plantas é de pelo menos 30 cm.

Ao plantar em canteiros de flores ou slides alpinos, é necessário dar aos arbustos um lugar central. Em seguida, eles serão acentuadamente acentuados contra o fundo de outras plantas. Esta variedade não é utilizada para sebes. No entanto, o plantio em recipientes é permitido, o que é conveniente para decorar vários edifícios de jardim.

Conclusão

Rosa Bella Vita é uma variedade de chá híbrido comum, ideal para cultivo em diferentes regiões da Rússia. A planta se adapta bem às condições climáticas e não exige muito do local de cultivo. Cuidar dessas rosas fornece um conjunto padrão de atividades, incluindo regar, alimentar e podar.

Críticas com fotos sobre a rosa Bella Vita

Arseny Mironov, 39 anos, Syzran
A longa experiência no cultivo de rosas provou que Bella Vita é uma das melhores variedades em termos de resistência de inverno. A planta tolera bem a geada a longo prazo, sem prejuízo da subsequente floração.

Sofia Bukhanova, 47 anos, Yekaterinburg
Bella Vita foi recomendada em uma floricultura como uma das variedades mais resistentes a doenças. A muda se enraizou muito rapidamente em um novo lugar. A primeira floração começou um ano após o plantio. Por 5 anos, a planta não doeu, enquanto a ferrugem apareceu nas rosas de outra variedade.

Anastasia Fedorchuk, 41 anos, Bryansk
As rosas Bella Vita crescem bem em uma área iluminada pelo sol. Sob os raios diretos, as pétalas da planta não desbotam ou queimam. No verão, basta regar o arbusto duas vezes por semana para que o solo ao redor não seque. Eu realizo outras atividades relacionadas ao cuidado da rosa apenas quando necessário.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção