Contente
A rosa é uma das flores de jardim mais lindas e encantadoras. Possui aroma agradável e alto efeito decorativo. Nem todos os jardineiros decidem cultivar este maravilhoso arbusto, considerando-o caprichoso e muito exigente nas condições climáticas. Mas a experiência de floristas experientes mostra que rosas podem ser cultivadas na região de Moscou e até no norte. E a alimentação oportuna resolve o problema com solos esgotados. Plantar rosas na primavera na região de Moscou, bem como o cuidado posterior delas, não apresenta nenhuma dificuldade particular se você seguir as regras da tecnologia agrícola.
Quando é melhor plantar rosas na primavera nos subúrbios
O plantio de arbustos na região de Moscou tem suas especificidades. Devido às geadas do início do outono, jardineiros experientes preferem plantar mudas em terreno aberto na primavera. Isso reduz o risco de congelamento dos arbustos, que conseguem ficar mais fortes no verão e dar bons brotos de raízes. As rosas são plantadas apenas quando o solo aquece até + 10 + 12 graus. A melhor época na região de Moscou é abril. Ao mesmo tempo, não vale a pena atrasar. É preciso captar o momento em que o solo aqueceu o suficiente, mas a umidade ainda não o deixou.
Características do plantio de diferentes tipos de rosas
É possível plantar e cultivar rosas com sucesso na região de Moscou na primavera. Mas é preciso levar em consideração as características da variedade selecionada.
Rosas trepadeiras
As variedades de escalada requerem suportes. Pérgulas, treliças e cones de madeira e metal, estruturas de parede e pilares de gazebos são perfeitos. Além disso, ao pousar na região de Moscou na primavera, os parâmetros recomendados devem ser observados:
- a distância da bucha ao suporte deve ser de 30 cm;
- uma distância de 1-1,5 m deve ser mantida entre as plantas;
- no momento do plantio, a inoculação é aprofundada em 8-10 cm.
Você não deve podar variedades trepadeiras ao plantar. É o suficiente para atualizar ligeiramente as seções. À medida que cresce, é necessário direcionar os brotos para um suporte.
inglês
Plantar e cultivar rosas inglesas na região de Moscou na primavera requer uma abordagem especial:
- uma distância de 1,2-2 m deve ser deixada entre os corpos de prova individuais, uma vez que os arbustos deste tipo são poderosos, ramificados;
- ao plantar na primavera, os brotos devem ser encurtados para 5-7 botões;
- o local de vacinação deve ser enterrado 5 cm no subsolo.
Parque
O plantio de rosas do parque na região de Moscou na primavera exige o cumprimento das seguintes condições:
- antes do plantio, é necessário inspecionar e aparar levemente o sistema radicular, removendo processos quebrados e apodrecidos;
- é necessário encurtar os brotos, deixando 5-7 botões vivos em cada um;
- aprofundar o local de vacinação (espessamento) em 5 cm.
Chá-híbrido
Para cultivar rosas de chá híbridas na região de Moscou, você deve seguir as regras de plantio:
- plantado em terreno aberto deve ser na primavera, quando o solo aquece o suficiente;
- antes do plantio, as mudas devem ser cortadas, deixando não mais do que 2-3 botões vivos em cada haste;
- o local de vacinação deve ter 3-5 cm de profundidade.
É necessário manter uma distância de 0,5 m entre as plantas. Se for planejado o plantio em linhas, a distância será de 0,4-0,6 meo espaçamento entre linhas - 0,8-1 m.
Floribunda
Esta variedade de rosas tem uma floração longa e amigável. Ao plantar na primavera nos subúrbios, suas características devem ser levadas em consideração:
- a profundidade ideal de enxerto é de 5-8 cm;
- a poda preliminar dos brotos é necessária durante o plantio, até 3-4 botões vivos;
- deve haver uma distância de pelo menos 0,5 m entre as cópias individuais.
No caso de plantio em linha, as valas ou covas são cavadas a uma distância de 0,4-0,6 metros, deixando um espaçamento entre linhas de 0,7-1 m.
Cobertura do solo
Ao plantar rosas de cobertura do solo na primavera, você deve seguir as seguintes regras:
- o local de vacinação deve ser aprofundado em pelo menos 5 cm;
- a distância entre os furos deve ser de 0,5 a 2 m, dependendo da variedade de rosas e das suas características, em particular, a largura declarada do arbusto - quanto mais espalhado, mais área requer para o seu crescimento normal.
Plantar e cuidar de rosas na primavera nos subúrbios
O cumprimento das regras agrotécnicas recomendadas ao plantar rosas na primavera na região de Moscou garante a saúde e o crescimento amigável das mudas. E no próximo ano, os arbustos vão se deliciar com uma floração abundante.
Requisitos do local e do solo
As rosas são exigentes em termos de iluminação. Além disso, não toleram a proximidade das águas do subsolo, a estagnação das chuvas e a umidade da irrigação. Por isso é necessário escolher locais altos para o plantio na primavera, protegidos do vento, no lado sul ou sudeste.
Solos leves e bem drenados com uma reação levemente ácida, pH 5,5-6,5, são adequados para o crescimento de arbustos. Solo muito pesado e saturado de umidade provoca o apodrecimento das raízes e o desenvolvimento de fungos. O solo para vasos de rosas deve ser nutritivo, pois essas plantas são muito sensíveis às deficiências minerais. É necessário adicionar húmus, composto, grama e solo frondoso em partes iguais à cova de plantio. Se o solo for arenoso, você pode adicionar 2 partes de argila. Em lamas pesadas, é necessário adicionar 6 partes de areia pura do rio.
Não plante rosas em solos argilosos e arenosos. No primeiro caso, os arbustos podem ficar molhados, no segundo faltam nutrientes. Recomenda-se que os buracos de plantio nesses solos sejam preenchidos com uma mistura de solo fértil.
Preparando rosas para o plantio
Para o plantio nos subúrbios na primavera, são selecionados espécimes nos quais os botões ainda não começaram a inchar. Mudas adquiridas com sistema de raiz aberta devem ser preparadas:
- inspecione cuidadosamente, corte as raízes quebradas e podres, encurte um pouco para que o sistema radicular se ramifique;
- os rebentos, dependendo da variedade, são cortes encurtados ou ligeiramente atualizados;
- em seguida, as raízes devem ser imersas na solução bioestimulante por 20-30 minutos;
- Mergulhe o sistema radicular em um purê de argila com 5 comprimidos de fosforobacterina dissolvidos nele.
Os arbustos estão prontos para o plantio. Para mudas de rosas com ZKS, o torrão de terra não é perturbado, apenas os brotos são podados conforme necessário.
Como plantar rosas corretamente (instruções passo a passo)
Ao plantar rosas na primavera na região de Moscou, você deve seguir o algoritmo:
- com antecedência, de preferência com 3-4 semanas de antecedência, prepare covas de plantio com profundidade de 70 cm (ou 15-25 cm mais profundo que as pontas das raízes), com 40-60 cm de largura;
- colocar uma camada de drenagem de 10-15 cm no fundo - cascalho, seixos, quebra de tijolo, areia grossa;
- despeje a mistura de solo com um monte, adicionando um fertilizante mineral complexo para rosas ou universal para flores decorativas;
- polvilhe com uma camada de terra, deixe até o plantio;
- colocar na cova as mudas preparadas, espalhando as raízes ao longo do monte, observando o nível da profundidade da enxertia - dependendo da variedade, deve ficar 3-8 cm abaixo do nível do solo;
- cubra suavemente as raízes com solo, compactando ligeiramente;
- derrame o círculo do tronco com uma solução bioestimulante (10 l) ou água em temperatura ambiente, cobertura morta.
Cuidados de acompanhamento
Imediatamente após o plantio de rosas na primavera nos subúrbios, é necessário proteger delicados brotos da luz solar direta por 10-15 dias. A rega deve ser feita diariamente, de manhã ou à noite, em pequenas quantidades e apenas com água aquecida ao sol ou em casa. Evite molhar os brotos.
Após a rega, o solo deve ser afrouxado, sem aprofundar, para não danificar as raízes, acrescente cobertura morta. A primeira mamada é necessária na primavera, já 20 dias após o plantio. Você pode alimentá-lo com fertilizantes comprados ou fertilizantes naturais, espalhando excrementos de galinha ou esterco, fazendo infusões de urtiga e outras ervas. Durante a temporada, as rosas são alimentadas mais três vezes: na primavera, em maio, após a floração e em setembro.
Recomendações de floristas experientes
Para que as rosas plantadas na primavera na região de Moscou criem raízes e encantem os proprietários com suas flores magníficas, você deve seguir os conselhos de especialistas experientes:
- antes da fertilização, as roseiras devem ser bem eliminadas para evitar queimaduras nas raízes;
- as rosas percebem perfeitamente o adubo foliar usando um pulverizador ou regador, para isso você pode diluir um fertilizante potássico complexo;
- no período de floração, para maior esplendor e brilho dos botões, os arbustos são tratados com uma emulsão de óleo de mamona;
- um bom efeito é dado pulverizando com uma infusão de cinza de madeira, despeje um copo da substância com um litro de água fervente, deixe por uma hora, coar, dilua em 5 litros de água;
- para curativos naturais, você pode insistir em camomila, dente de leão, celidônia, bardana e outras plantas.
Conclusão
Plantar rosas na primavera na região de Moscou é um processo responsável, do qual depende o crescimento e a saúde dos futuros arbustos. Se você levar isso a sério e seguir as recomendações de especialistas, o sucesso é garantido. É necessário levar em consideração qual variedade está planejada para ser plantada, escolher cuidadosamente o local mais adequado para o plantio na primavera. As rosas responderão aos seus cuidados com um crescimento amigável e uma floração exuberante na próxima estação.