Escalada floribunda Rumba (Rumba) rosa re-florida

Floribunda Rumba é uma cultura em floração usada para cultivo em climas quentes. A planta forma grandes botões bicolores, não há espinhos nos rebentos. A variedade de escalada de tamanho compacto é adequada para paisagismo vertical de varandas, gazebos de jardim, criando estruturas em arco. A escalada Floribunda Rumba é frequentemente encontrada nos jardins das regiões meridionais.

História de criação

A rosa trepadeira Rumba foi criada em 1972 por um criador da Dinamarca E. Poulsen

Uma variedade de flores múltiplas (polyanthus) e várias variedades de chá com botões de cores vivas foram tomadas como base. A rosa Rumba foi classificada como floribunda por seu ciclo de floração repetido e crescimento relativamente curto para a variedade trepadeira.

Descrição e características da rosa trepadeira floribunda da variedade Rumba

A floribunda da variedade Rumba é caracterizada por um ciclo biológico plurianual. A rosa cresce lentamente, na terceira época após o plantio, forma botões únicos. A variedade trepadeira atinge seu ponto final de crescimento no quinto ano da estação de cultivo. A partir desta idade, a floração abundante começa e continua por 15 anos sem transplante.

O floribunda Rumba de escalada tem baixo índice de resistência à geada. O cultivo de rosas só é possível nas zonas climáticas 6-9. Se a temperatura do inverno cair abaixo de -20 0C, a planta morre mesmo com um bom isolamento.

Importante! Na parte central da Federação Russa, é possível cultivar a rosa trepadeira Rumba em volumosos vasos portáteis.

Quando a planta entra na fase de dormência, é colocada em uma estufa ou varanda aquecida e na primavera é levada para o local.

A roseira trepadeira floribunda tem uma tolerância média à seca. Rumba não pode ficar sem regar por muito tempo, mas não tolera bem o solo alagado. Ele responde negativamente à alta umidade do ar em baixas temperaturas, as flores perdem sua forma e cor.

A rosa trepadeira Grandiflora Rumba é termofílica, portanto a floribunda é colocada em uma área aberta. Esta é uma das poucas variedades que não tem medo da luz solar direta ao longo do dia. Não há queimaduras nas folhas, as flores não murcham, então não há necessidade de dar sombra periódica à Rumba.

A vegetação da roseira trepadeira floribunda só é possível em solos leves e férteis com boa drenagem. A rosa trepadeira não tolera a proximidade de lençóis freáticos, planícies. O tamanho das flores, seu número e brilho de cor dependem da reação ácido-base do solo. Floribunda Rumba se desenvolve totalmente apenas em solos neutros.

Atenção! Antes do plantio das mudas, a composição do solo é ajustada para atender aos requisitos biológicos da rosa trepadeira.

A variedade Rumba distingue-se por brotações repetidas. O primeiro ciclo de floração ocorre em brotos perenes. As flores não desabrocham ao mesmo tempo, o processo começa em junho. A segunda onda floresce nos brotos da temporada atual, o período vai de julho a setembro. Na zona subtropical, a floração da roseira trepadeira Rumba pode dar botões da terceira onda em setembro, mas são solteiros, abertos novamente.

Descrição da Floribunda Rumba:

  1. Uma rosa trepadeira cresce em altura de 60 cm a 1,5 m, largura - dentro de 50 cm. Os cílios são retos sem espinhos, verde escuro.
  2. A folhagem é densa com um tom esmeralda.As placas das folhas são redondas, pontiagudas de cima, brilhantes.
  3. Os botões são coletados em inflorescências racemosas de 5-7 pedaços. As flores são densamente duplas, seu diâmetro é de 3 a 6 cm. Os botões são amarelos, as pétalas inferiores, quando florescem, tornam-se cor de vinho claro, depois escarlate escuro ao longo das bordas, o núcleo permanece arenoso.
  4. A rosa trepadeira tem um perfume sutil, mas persistente.

Vantagens e desvantagens da variedade

Rumba é uma variedade popular que se compara favoravelmente com outras variedades de floribunda com uma cor bicolor exótica. Os principais benefícios de uma rosa:

  • compactação do arbusto;
  • falta de espinhos;
  • não desbota ao sol;
  • pode ser cultivado em um recipiente portátil;
  • período de floração longo;
  • decoratividade;
  • alta resistência ao estresse;
  • aroma pronunciado.

A escalada floribunda tem as seguintes desvantagens:

  • não tolera alta umidade do ar e do solo;
  • resistência média à seca. A cultura precisa de rega frequente;
  • a baixa resistência à geada não permite o cultivo da planta em regiões com invernos frios.
Importante! A variedade Rumba não responde bem a mudanças bruscas de temperatura.

Métodos de reprodução

A rosa trepadeira é criada a partir de várias variedades, por isso não funcionará obter uma planta a partir de sementes. Rumba vai crescer, mas não herdará qualidades maternas.

O floribunda escalando pode ser propagado por camadas. Este método é adequado para regiões com climas quentes. Os botões vegetativos estão mal enraizados. À menor queda de temperatura ou falta de umidade, os filamentos da raiz morrem.

Importante! O método de criação mais eficaz são as mudas. O enraizamento e a sobrevivência do material da rosa trepadeira Rumba no local são elevados.

As estacas são retiradas dos rebentos do ano passado. Todo o chicote é dividido em seções de 12 cm de comprimento, a parte superior é cortada exatamente, a parte inferior em ângulo. A colheita é realizada antes da brotação ou após a primeira onda de floração da floribunda, para que o material tenha tempo de enraizar antes do outono.

Se houver muito material de plantio, você pode fazer uma planta-mãe sob arcos com uma película esticada. Feche um pequeno número de cortes com garrafas de plástico cortadas. O material é tratado com antifúngico e a parte inferior é colocada no solo, aprofundando em 5 a 6 cm, com irrigação e circulação de ar constantes. Eles são isolados para o inverno; na primavera, mudas de dois anos são atribuídas ao local. A escalada da Rumba florescerá em duas temporadas.

2-3 folhas superiores são deixadas nas estacas, uma vez que são necessárias para a rosa para a fotossíntese

Plantando e cuidando de uma rosa floribunda Rumba

Uma rosa trepadeira é plantada no local na primavera. Se o material for cultivado a partir do corte por conta própria, eles aguardam até que a temperatura positiva seja estabelecida. Timidamente, o plantio começa no final de abril. Se uma muda com sistema radicular fechado foi comprada por um viveiro, você pode plantá-la em qualquer estação quente. Anteriormente, o arbusto era deixado ao ar livre por vários dias para adaptação. Transplantado juntamente com um torrão de terra. Escalar Rumba tolera facilmente o procedimento e cria raízes com facilidade. O período de outono também é adequado para transplante (1,5 meses antes da geada).

Algoritmo de plantio:

  1. Eles cavam um lugar para uma rosa trepadeira, adicionam matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos.
  2. Cave um buraco, tendo em conta o comprimento da raiz e acrescente 15 cm para drenagem e solo fértil.
  3. O solo é despejado no fundo, uma colina é feita.
  4. Eles colocaram uma muda, adormeceram levemente e regaram para que não houvesse bolsas de ar.
  5. Encha o buraco com terra, afunde o colo da raiz em 5 cm.

O círculo da raiz é coberto com húmus misturado com turfa. Uma floribunda trepadeira cresce apenas próximo ao suporte, portanto, após o trabalho, é instalada uma estrutura, na qual, ao longo do tempo, os chicotes são fixados em qualquer direção. O arbusto é bastante compacto, por isso não são necessárias treliças largas. Para uma rosa Rumba, uma coluna com altura de no máximo 1,5 m é o suficiente.

Agrotécnica de Floribunda Rumba:

  1. A rega é realizada à medida que a camada superior do solo seca. A terra deve estar constantemente úmida, mas sem água estagnada. Não é necessária rega adicional durante a estação das chuvas.
  2. A aeração do solo é importante para uma rosa jovem.O afrouxamento deve ser superficial para não danificar o sistema radicular, mas deve ser regular. Durante o procedimento, as ervas daninhas são removidas.
  3. A cobertura durante a época de plantio da floribunda Rumba trepadeira não é necessária, ela precisa de uma mistura de nutrientes e cobertura vegetal orgânica. A partir do próximo ano, nitrogênio e potássio são adicionados na primavera e fosfato no verão. No outono, use um fertilizante mineral complexo e composto na forma de cobertura morta.
  4. A poda é realizada no terceiro ano de crescimento. No outono, os rebentos fracos e crescentes para dentro são removidos. Se necessário, a bucha é desbastada. Na primavera, os cílios congelados são removidos. Flores murchas são cortadas durante o ciclo.

Quando a escalada Rumba entra em um período de dormência, eles fazem irrigação com água, batem e cobrem com uma camada de cobertura morta. Em áreas frias, os caules são retirados do suporte, fixados na superfície do solo e cobertos com folhas ou serragem.

Pragas e doenças

A escalada da Rumba não tolera mudanças de temperatura. Se a umidade do ar for muito alta, a planta é afetada pela mancha preta. No início da estação de crescimento, a profilaxia com qualquer preparação contendo cobre é necessária. Se aparecer uma flor enferrujada nas folhas, trate-a com "Hom".

Em caso de nutrição e irrigação insuficientes, a trepadeira floribunda é afetada por oídio, o tratamento é realizado com "Fitosporina-K"

No que diz respeito às pragas, a Rumba não difere das outras variedades. Com a disseminação maciça de insetos em uma floribunda escalada, eles revelam:

  • pulgões, neste caso "Confidor" é eficaz;
  • folheto, use "Iskra";
  • fel ou ácaro, "Agravertin" é usado para combatê-lo.

No início da estação, quando as folhas estão em flor, a Rumba é tratada com enxofre coloidal.

Aplicação em paisagismo

A rosa Rumba é cultivada perto do suporte. A escalada floribunda é uma boa opção para paisagismo vertical no jardim e no quintal. A variedade é mais frequentemente usada:

  1. Como uma cor de destaque para o primeiro plano de uma sebe de éfedra.
  2. Em combinação com outras variedades de rosas trepadeiras para decorar a cerca.
  3. Solo para decoração de relvados.
  4. Decore as paredes do edifício.
  5. Estruturas arqueadas são criadas.
  6. Uma variedade de trepadeiras é cultivada em treliças decorativas para socar árvores de grande porte.
  7. Decore as áreas de lazer.

Rumba é adequado para qualquer composição que inclua trepadeiras rosas de tamanho médio.

Conclusão

Floribunda Rumba rose é uma variedade híbrida, que se distingue por uma cor de flores de dois tons e uma coroa compacta. Uma planta perene é caracterizada por floração abundante. A cultura possui baixo índice de resistência à geada, por isso é utilizada para cultivo em climas quentes.

Comentários com a foto de uma rosa trepadeira Floribunda Rumba

Valeria Novikova, 42 anos, Território de Stavropol

Escalar Rumba está em meu jardim há mais de seis anos. A planta é brilhante, as flores são grandes, o arbusto está completamente coberto de botões. A cor é completamente diferente, o que confere à rosa um charme extra. A coroa é densa e compacta. Ela plantou uma floribunda trepadeira perto do poste e, à medida que crescia, amarrava os cílios, o que acabou sendo um design bastante atraente.
Taisiya Lisina, 37 anos, região de Rostov
Rose Rumba cresceu em um tronco. Ela tem mais de oito anos. Duvidou que a variedade escalada pudesse ser formada dessa forma. Vi várias opções de vizinhos no local, resolvi experimentar o Rumba. A rosa virou o orgulho do sítio, os botões são grandes, floresce toda a estação, a altura é de cerca de 2 m. Nos primeiros 5 anos, ela amarrou o tronco a um suporte, agora não há necessidade de fixação, a planta é bastante estável.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção