Contente
- 1 História de criação
- 2 Descrição da escalada rosa Indigoletta e características
- 3 Qual é a diferença entre a escalada rosa Ingoletta e Indigoletta
- 4 Métodos de reprodução
- 5 Plantando e cuidando da rosa trepadeira Indigoletta
- 6 Pragas e doenças
- 7 Escalada rosa Indigoletta em paisagismo
- 8 Conclusão
- 9 Comentários com a foto de uma rosa trepadeira Indigoletta
As rosas trepadeiras são apreciadas por sua ampla gama de usos em paisagismo. Eles não podem ser chamados de pouco exigentes no cuidado, mas por uma questão de decoratividade, os jardineiros estão prontos para devotar tempo e energia à planta. A cor das pétalas varia muito - desde tons "clássicos" até os mais incomuns. A este respeito, destaca-se a rosa trepadeira Indigoletta com flores roxas como tinta.
História de criação
Indigoletta (Indigoletta) é uma rosa trepadeira (alpinista), criada na Holanda (Limburg) em 1981. A autoria pertence ao criador van de Laak. O nome oficial da flor é Azubis, mas ainda não pegou. Ele também é encontrado sob os nomes de Morvana (Morvana) e sob os apelidos Blue Lady (Blue Lady) ou Blue Queen (Blue Queen).
As trepadeiras (ou rosas "trepadeiras") são o resultado do cruzamento de variedades trepadeiras com chás híbridos ou floribundas. Do primeiro herdam rebentos longos, do segundo - grandes flores brilhantes. Essas variedades não podem se enrolar em um suporte, mas elas "escalam" com sucesso ao longo de qualquer vertical.
Descrição da escalada rosa Indigoletta e características
A rosa trepadeira Indigoletta é um arbusto vigoroso e densamente frondoso com um diâmetro de cerca de 1,5 m com poderosos rebentos eretos que atingem uma altura de 2,5-3 m. As folhas são coriáceas, verde rico e brilhante.
Os botões são roxos muito escuros, ligeiramente alongados. Quando se abrem, as pétalas iluminam-se, tornando-se escuras, lilases, roxas, às vezes com tons de framboesa, azulado, lavanda. As flores da rosa trepadeira Indigoletta são bastante grandes - 8-10 cm de diâmetro, duplas (22-30 pétalas), em cada haste há 2-3 botões. A forma é clássica, típica das rosas-chá híbridas - o "vidro" transforma-se gradualmente em "pires". Os estames não são visíveis mesmo quando estão totalmente expandidos.
A floração é muito abundante e duradoura. A primeira "onda" cai em meados de junho até o final de julho. Além disso, os botões se abrem em massa na segunda metade de agosto e no início de setembro. As flores individuais aparecem até a primeira geada. No clima subtropical do sul da Rússia - até novembro-dezembro.
Uma das principais características da rosa trepadeira da Indigoletta é um aroma muito intenso, como se fosse de "perfumaria". Em intensidade, é comparável ao perfume das rosas de damasco. Os especialistas detectam notas de mel, lírio do vale e violeta.
A roseira trepadeira Indigoletta demonstra boa resistência a doenças, mas apenas se as recomendações para o seu plantio forem seguidas e com os devidos cuidados. Neste caso, sofre de fungos apenas se o tempo chuvoso e a rega excessiva contribuírem para o seu desenvolvimento.
Em termos de resistência ao gelo, a variedade pertence à sexta zona. Ele sobreviveu sem abrigo a uma temperatura de -22-25 ° C. Mas isso se aplica apenas a arbustos absolutamente saudáveis, por isso ainda é recomendável jogar pelo seguro e proteger as plantas do frio. Para os Urais e a Sibéria, Indigoletta não é adequado, mas para a parte europeia do território da Rússia - bastante.
Esta rosa trepadeira sofre pouco com as chuvas. Mesmo as chuvas fortes danificam apenas flores individuais. Botões inteiros também não caem.
As vantagens indiscutíveis da rosa Indigoletta incluem:
- cores raras de pétalas;
- amplas oportunidades para uso em projetos paisagísticos;
- abundância e duração da floração;
- resistência das flores à precipitação;
- boa imunidade em condições ideais e com atendimento de qualidade.
Também existem desvantagens:
- resistência ao frio insuficiente para muitas regiões da Rússia;
- dificuldades de preparação para o inverno (os rebentos duros são difíceis de dobrar ao solo sem os partir);
- a necessidade de poda regular;
- pétalas desbotando para um lilás desbotado ou até mesmo tom cinza sob a luz direta do sol (mas a luz é vital para ela);
- sensibilidade à alta umidade do substrato e do ar (desenvolvimento de doenças).
Qual é a diferença entre a escalada rosa Ingoletta e Indigoletta
Não existe nenhuma rosa chamada Ingoletta. Alguns jardineiros abreviam seu nome dessa forma, mas isso está errado. Se tal "variedade" for encontrada à venda, definitivamente vale a pena evitar a compra.
Métodos de reprodução
Para a propagação da rosa trepadeira lilás Indigoletta, as estacas são mais adequadas. É problemático desenterrar e dividir um arbusto adulto devido ao seu tamanho, e essa operação nem sempre garante o sucesso. Não é possível obter a estratificação, pois é muito difícil dobrar os brotos ao solo sem quebrá-los.
Estacas de rosas são cortadas quando a primeira "onda" de floração termina. Você precisa tirar a parte do meio de um rebento anual de cerca de 15 cm de comprimento com 3-4 botões de crescimento. O corte inferior é feito obliquamente, o superior - reto. As folhas são cortadas ao meio.
As estacas são enraizadas numa "estufa", numa mistura de turfa com areia, perlite (1: 1), plantando-as com ligeiro ângulo. Para acelerar o processo, recomenda-se borrifar o corte inferior ou mergulhar em um estimulador de formação de raízes.
Plantando e cuidando da rosa trepadeira Indigoletta
A rosa trepadeira da variedade Indigoletta se manifesta da melhor forma somente se você escolher corretamente o local de plantio. O principal requisito é uma boa iluminação. Mas durante as horas de atividade solar máxima, ela precisa de sombra parcial leve.
A planta é dimensional, portanto, ao plantar vários exemplares, resta pelo menos 1-1,2 m entre eles, pelo menos um metro se afasta de qualquer suporte vertical sólido, proporcionando ventilação. Mas a Indigoletta pode crescer sem "apoio", os rebentos poderosos não se dobram por si próprios, nem sob rajadas de vento ou chuva.
Pela primeira vez, a rosa trepadeira Indigoletta é regada em abundância imediatamente após o plantio, gastando-se até 20 litros de água. Além disso, durante esta estação, o solo é umedecido a cada 2-3 dias, evitando que seque. Nos anos seguintes, os intervalos são aumentados para 5-10 dias, levando em consideração a precipitação. A próxima rega é realizada quando o solo no círculo próximo ao tronco seca 5 a 7 cm de profundidade. Não é necessário derramar água apenas na raiz - o arbusto e as flores não sofrem durante a aspersão.
Após cada rega, o solo do canteiro de flores é cuidadosamente solto. É altamente recomendável cobri-lo com cobertura morta e renovar essa camada conforme necessário. A cobertura morta permite intervalos de irrigação prolongados e economiza tempo de remoção de ervas daninhas.
O grande tamanho e abundância da floração da rosa trepadeira Indigoletta causam o aumento da necessidade de nutrientes da planta.No início da estação de crescimento, húmus ou composto deve ser adicionado ao círculo do tronco para manter a fertilidade do solo e os fertilizantes contendo nitrogênio mineral necessários para formar a massa verde.
Depois, com um intervalo de 3-4 semanas, Indigoletta é alimentado com meios especiais para rosas. No final da segunda "onda" de floração, são adicionados fósforo e potássio.
Alimentando uma rosa com remédios populares, é muito difícil fornecê-la com esses nutrientes.
A poda é realizada duas vezes por temporada. Na primavera, embora o fluxo de seiva ainda não tenha começado, eles se livram dos brotos congelados e quebrados. No outono cortam-se os talos que não tiveram tempo de se tornar lenhosos, os demais são encurtados em no máximo 30 cm. Dos brotos de segunda ordem, sobra de um terço a meio, escolhendo-se os mais potentes e "produtivo".
O Indigoletta está protegido se a temperatura prevista for de -20 ° C ou menos no inverno. Junto ao arbusto, é cavada uma "trincheira" de comprimento suficiente, com 15-20 cm de profundidade, cujo fundo é coberto por folhas caídas, feno e ramos de abeto. Os rebentos são retirados do suporte ou simplesmente dobrados, colocados sobre uma "almofada". Os arcos são instalados de cima e um material de cobertura respirável é puxado sobre eles.
Se for impossível dobrar os brotos de uma rosa trepadeira, eles são embrulhados com o mesmo material de cobertura em uma posição vertical em 2 a 2 camadas. A base do arbusto é bem alta.
Pragas e doenças
As pragas raramente se interessam pela escalada da rosa roxa Indigoletta. Para evitar seus ataques, é suficiente para a prevenção uma vez por mês durante a estação ativa de cultivo, tratar o arbusto e o solo sob ele com qualquer inseticida universal de amplo espectro de ação.
A imunidade da planta é geralmente boa. Mas Indigoletta é muito sensível à alta umidade. Sob tais condições, ele rapidamente se infecta com oídio (uma camada pulverulenta esbranquiçada em todas as partes da planta, gradualmente transformando-se em "muco" marrom-escuro) e mancha preta (manchas marrom-pretas em torno das quais o amarelado se espalha, logo se transformando em "protuberâncias ").
A melhor prevenção é a rega adequada da planta. Se o tempo chuvoso chegar, a rosa trepadeira de Indigoletta e o solo no círculo próximo ao tronco são borrifados com uma solução de qualquer fungicida a cada 7 a 10 dias.
Escalada rosa Indigoletta em paisagismo
A descrição da rosa trepadeira Indigoletta, assim como as fotos e comentários de jardineiros, sugerem que no projeto paisagístico ela é usada principalmente para decorar quaisquer superfícies verticais - paredes de edifícios, gazebos, cercas, pérgulas, treliças. A altura dos arbustos permite formar uma sebe com eles. Uma solução interessante é o zoneamento do território do local com sua ajuda.
Os brotos de Indigoletta são eretos, então ela pode ser plantada como uma tênia. Em um gramado bem cuidado, verde brilhante, flores de um tom lilás incomum atraem imediatamente os olhos. Grupos de um alpinista e três roseiras de crescimento baixo não parecem menos impressionantes. A cor branca como a neve combina melhor com lilás, também rosa claro, amarelo pastel, creme, pêssego.
Conclusão
A rosa trepadeira Indigoletta é uma variedade decorativa e original. Devido à invulgar cor lilás-lilás das pétalas, não se perderá nem no maior jardim de rosas. Atrai a atenção e tem um aroma pronunciado. Cuidar de uma flor não pode ser chamado de simples, mas nada sobrenatural é exigido de um jardineiro. Você só precisa estudar as nuances importantes da tecnologia agrícola com antecedência.