Contente
- 1 Vantagens e desvantagens de enraizar rosas em batatas
- 2 Quais rosas são adequadas para enxertia
- 3 Qual é a melhor hora para enraizar uma rosa
- 4 Como plantar corretamente uma rosa em uma batata em casa
- 5 Como plantar uma rosa em batatas com mel
- 6 Recomendações
- 7 Conclusão
- 8 Comentários de rosas em batatas
As rosas são magníficas flores de jardim que adornam o local com seus grandes botões perfumados durante a estação quente. Cada dona de casa tem suas variedades favoritas que eu gostaria de aumentar em quantidade e plantar no local. A propagação de rosas por cortes em batatas é uma tecnologia bastante comum que aumenta significativamente a taxa de sobrevivência do material de plantio. Os métodos de cultivo de rosas em batatas são simples e acessíveis. A técnica não requer habilidades especiais, é adequada até mesmo para floristas inexperientes.
Vantagens e desvantagens de enraizar rosas em batatas
Muitos floristas novatos têm uma pergunta natural: por que usar um método tão complexo de cultivo de rosas, porque você pode enraizar as mudas diretamente em solo nutriente ou em um copo d'água.
A questão é que as estacas não dão raízes imediatamente. E durante este período, eles precisam de nutrição aprimorada, umidade estável. As seções do caule plantado no solo não têm umidade suficiente, começam a secar e morrer. E rosas caprichosas não têm oxigênio na água, o que também causa uma grande porcentagem de brotos mortos.
Por tentativa e erro, os cultivadores de flores encontraram a melhor opção para cultivar rosas em casa - plantar batatas. Os tubérculos saturam as mudas com umidade na quantidade certa, fornecem nutrientes vitais e aceleram a formação de raízes. As vantagens deste método de cultivo de rosas:
- Nas batatas, você pode cultivar uma rosa tanto de um arbusto de sua variedade favorita quanto de uma flor doada.
- O corte permite obter uma cópia da planta-mãe em todas as características, ao contrário das tentativas de propagação por sementes. Além disso, distribuidores inescrupulosos podem vender mudas não vacinadas, das quais crescem posteriormente frutos do mar.
- A tecnologia de cultivo é extremamente simples e eficaz, a taxa de sobrevivência do material é superior a 70%.
- Não há necessidade de se preocupar com nutrição e regas frequentes dos brotos após o plantio, eles já vêm com tudo o que você precisa.
- O amido contido nas batatas em grandes quantidades contribui para o enraizamento e o pleno desenvolvimento de uma planta jovem.
- Batatas são uma espécie de escudo contra fatores externos desfavoráveis para plantas delicadas - geadas, infecções fúngicas.
Essa tecnologia em crescimento também tem suas desvantagens:
- nem todas as variedades de rosas são adequadas para o cultivo de batatas;
- se pretende aterrar ao ar livre, deve abordar cuidadosamente a escolha do local, deve ser protegido do mau tempo, do sol quente e do excesso de água da chuva;
- quando plantadas em terreno aberto, alguns dos rebentos enraizados podem morrer.
Quais rosas são adequadas para enxertia
Nem todas as rosas são adequadas para propagação por estacas. Para plantar com sucesso uma rosa de um buquê ou uma rosa cortada de um arbusto em uma batata, é necessário levar em consideração uma série de nuances:
- variedades de rosas trepadeiras e de cobertura do solo não são adequadas para estacas;
- você precisa usar apenas caules fortes com botões e folhas vivas, cuja espessura é superior a 0,5 cm;
- estacas de caules com botões maduros e flores desabrochando criam raízes muito duras, por isso é melhor escolher os rebentos que ainda não floresceram;
- a maior percentagem de rebentos enraizados é produzida por caules maduros com espinhos que se partem facilmente.
Deve-se lembrar que brotos fúngicos, lentos e secos são inadequados para reprodução e cultivo.
Qual é a melhor hora para enraizar uma rosa
Para a propagação de rosas por estacas em um tubérculo de batata, os cultivadores experientes escolhem os meses de primavera, dependendo das condições climáticas. É necessário estar a tempo durante o período em que as folhas começaram a crescer, mas os botões das flores ainda não apareceram ou acabaram de eclodir. As estacas de tal arbusto são as mais fortes e enraízam-se melhor.
Se necessário, você pode usar essa tecnologia de cultivo durante a estação quente. Mas, ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração a necessidade de enraizamento das mudas jovens antes do início do frio. Mais tarde, no final de junho, as mudas raramente são realizadas, quando o plantio para o inverno em salas aquecidas ou estufas.
Como plantar corretamente uma rosa em uma batata em casa
O cultivo de rosas em batatas em casa é um processo muito interessante que não requer materiais ou habilidades especiais. Mas você deve seguir cuidadosamente as regras estabelecidas. Qualquer violação da técnica acarreta a perda de valioso material de plantio.
Preparação de tubérculos de batata
Ao escolher batatas para enraizar brotos, você deve seguir os seguintes critérios:
- é aconselhável usar tubérculos frescos, recém-escavados do seu sítio, não saturados com produtos químicos perigosos;
- o diâmetro das batatas deve ser de pelo menos 8 cm;
- você precisa de espécimes inteiros e saudáveis, sem podridão, manchas, infecções fúngicas e bacterianas.
Os tubérculos devem ser limpos do solo, remover todos os olhos com uma faca afiada. O procedimento é realizado de forma que as batatas não brotem no processo. Em seguida, é necessário fazer um furo, um pouco mais largo que a base da estaca, aprofundando-o aproximadamente até o meio do tubérculo.
Preparação de corte
Nas batatas, você pode cultivar uma rosa cortada de um arbusto vivo ou usar um caule fresco de um buquê comprado. Você precisará de uma faca afiada ou podador para que os cortes fiquem perfeitamente retos. Se os brotos forem longos e fortes, podem ser cortados em vários pedaços. Em comprimento, as estacas devem ter pelo menos 15 cm, e o número de botões vivos deve ser de 3-4 pedaços. Então, eles devem estar preparados para o plantio:
- fazer um corte estritamente horizontal, localizado 5 mm acima do rim superior;
- o corte inferior é feito em ângulo de 45 graus, distante 1 cm do último rim;
- todas as folhas devem ser removidas para reduzir a evaporação da umidade;
- se desejar, quebre todos os espinhos;
- diluir uma solução de manganês levemente rosada e mergulhar o material de plantio nela por várias horas;
- pode-se processar o corte inferior com “Kornevin” diluído de acordo com as instruções ou uma preparação semelhante para um melhor enraizamento.
Depois disso, o material de plantio está pronto para uso.
Plantando uma rosa em um tubérculo de batata
Depois de terminar os preparativos, você pode prosseguir para a fase mais crucial: o enraizamento de uma rosa de uma muda de batata. Para isso, o material de plantio é inserido nos tubérculos com a extremidade cortada obliquamente. Em seguida, são colocados em recipientes com mistura de solo fértil. Ou plantado diretamente em um local preparado localizado na zona sul, em sombra parcial, protegido de ventos fortes.
O canteiro deve ser bem cavado a uma profundidade de 20 cm, deve-se adicionar húmus, turfa, cinzas. Se o solo for muito pesado, adicione areia. Hidratar. Plante batatas com estacas a uma distância de 20 cm, não mais profundo do que 5 cm.Polvilhe por cima com turfa, terra de jardim ou terra preta.
Cuidados de acompanhamento
O enraizamento de mudas de rosas em batatas será bem-sucedido se você fornecer os brotos suaves com os cuidados adequados:
- cubra com potes de vidro, filme, garrafas de plástico para garantir um microclima favorável;
- água com moderação para manter o solo ligeiramente úmido, mas não encharcado;
- após 5 dias de plantio, descarte uma solução açucarada - 40 g por 200 ml de água;
- fornecer aos brotos jovens iluminação adequada e proteção da luz solar direta.
Assim que as mudas de rosas criarem raízes e surgirem novos brotos laterais, o abrigo pode ser retirado gradativamente, alongando o período diariamente, adaptando as mudas ao ar livre.
Para transplantar um rebento enraizado para um local permanente, é necessário desenterrá-lo com cuidado e remover as batatas restantes sem danificar as raízes. Plante em solo fértil preparado. A profundidade dos buracos é de 7 a 10 cm. Polvilhe com terra e cubra com palha. No inverno, as mudas jovens devem ser cobertas com patas coníferas, folhagem, palha.
Como plantar uma rosa em batatas com mel
Um excelente efeito é obtido germinando estacas de rosas em batatas com tratamento preliminar em solução de um bioestimulante natural. O mel natural na quantidade de 30 g deve ser diluído em 1 copo de água à temperatura ambiente. Mergulhe os cortes na solução por meia hora. Em seguida, plante rosas em batatas de acordo com o procedimento padrão: com uma extremidade inclinada para o meio do tubérculo. Em seguida, coloque-os em um recipiente com terra e cubra com papel alumínio, vidro ou garrafas de plástico.
Recomendações
Os cultivadores de flores experientes têm seus próprios segredos para cortar rosas em batatas com sucesso:
- na solução de permanganato de potássio, na qual as estacas são processadas, pode-se adicionar uma colher de chá de suco de aloe vera;
- para fazer um furo no tubérculo, pode-se pegar um prego grosso ou uma chave de fenda;
- o pedúnculo deve ser inserido na batata com cuidado para não danificá-la;
- a temperatura ideal para mudas de rosa é 25 graus, a umidade do ar é normal;
- não é necessário "encher" a plantação - as rosas não suportam o alagamento, começam a doer.
As estacas cultivadas em casa ou em estufa devem ser acostumadas ao ar livre. Para isso, recipientes com mudas devem ser levados para a rua, aumentando gradativamente o tempo de residência. Com a abordagem certa, as mudas estão finalmente prontas para serem transplantadas para o campo aberto após 60 dias.
Conclusão
Os métodos para cultivar rosas em batatas foram inventados não há muito tempo, mas já ganharam uma popularidade merecida entre os jardineiros. Esta é uma tecnologia simples e eficaz que permite cultivar mudas maduras a partir de um único caule cortado ou propagar sua variedade favorita. Para que as mudas se enraízem na batata, é necessário seguir as regras de plantio, escolher um material completo e saudável. A técnica não requer habilidade especial ou ferramentas especiais. Mesmo os residentes de verão novatos podem lidar com a tarefa.