Contente
As rosas são consideradas uma planta exigente e caprichosa. Por causa disso, nem todo jardineiro decide cultivar tal flor em seu site. Plantar e cuidar de uma rosa do parque é uma opção muito menos difícil para iniciantes. Essa planta não é tão caprichosa, ela se adapta bem a qualquer condição e é adequada para diferentes regiões da Federação Russa.
Características do cultivo de rosas de parque
Para o pleno crescimento das plantas ornamentais, certas condições são necessárias. As rosas do parque são menos exigentes do que as rosas em spray. Esta categoria inclui variedades especialmente criadas por criadores para tais plantações. As rosas do parque têm habilidades adaptativas aumentadas, graças às quais podem se adaptar rapidamente às condições ambientais.
As principais características do cultivo:
- As rosas do parque são arbustos de tamanho médio com hastes fortes. A planta é menos sensível ao estresse mecânico, ventos.
- As variedades do parque são resistentes a baixas temperaturas. Em muitas regiões, eles hibernam sem abrigo, pois suportam facilmente geadas.
- A alta resistência a doenças torna as rosas do parque insensíveis a infecções. Variedades de arbustos são muito mais propensas a serem atacadas por pragas de insetos
- As rosas do parque florescem por mais tempo e com mais abundância. Eles atraem insetos polinizadores.
Normalmente, os botões de rosa do parque florescem no final de maio ou início de junho. Isso é 2-3 semanas antes da maioria das espécies de arbustos. Eles não precisam de rega frequente, poda, alimentação.
Tipos de rosas do parque
Os jardineiros distinguem dois grupos principais - com floração única e floração repetida. Ao decorar paisagismo, geralmente são utilizadas rosas canadenses e inglesas.
Essas espécies diferem na estrutura dos arbustos. A maioria das rosas canadenses tem hastes eretas, enquanto as inglesas são trançadas.
As variedades mais populares:
- William Shakespeare
- Quarda;
- Abraham Derby
- Prairie Joy
- Parsla;
- Alexander MacKenzie
- Westerland.
Graças à variedade de variedades, cada jardineiro tem a oportunidade de escolher uma rosa do tamanho e cor de flores desejados. Isso é especialmente importante para quem usa plantas para criar composições decorativas em sua área.
Condições de plantio para rosas do parque
A principal vantagem dessas plantas é sua despretensão. Plantar e cuidar de uma rosa do parque no jardim é reduzido a um conjunto mínimo de atividades.
Os arbustos são plantados individualmente ou em grupos. Você precisa decidir sobre um local para uma planta com antecedência. É aconselhável familiarizar-se com as características varietais antes do plantio, conhecer o grau de resistência à geada e os requisitos básicos para a composição do solo.
Quando plantar rosas do parque
Essas plantas são classificadas como resistentes à geada. É melhor plantá-los ao ar livre no outono. Então, a rosa do parque terá tempo para se adaptar a um novo lugar e criar raízes antes do início do frio. Se você plantar uma planta na primavera, ela gastará energia no crescimento de brotos superficiais. As raízes permanecerão fracas.
Outra razão pela qual é recomendado plantar rosas do parque ao ar livre no outono é que a planta não está exposta à seca do verão. É melhor plantar um arbusto no início de setembro, antes do início de uma onda de frio e chuvas fortes.
Como plantar uma rosa-do-parque
A tecnologia de plantio em campo aberto não difere muito de outras culturas ornamentais. É necessário preparar o local e o solo para uma rosa de parque, escolha uma boa muda. Essas etapas são executadas de acordo com as instruções.
Requisitos do local e do solo
As rosas do parque se adaptam bem às condições externas, mas não podem ser plantadas em qualquer lugar. Para que a planta se desenvolva normalmente e floresça regularmente, vários requisitos devem ser observados.
O local da rosa do parque deve ser bem iluminado pelo sol. A luz promove a formação de botões e floração abundante. É aconselhável que as raízes do arbusto fiquem protegidas da luz solar e elimine o risco de sobreaquecimento.
Os arbustos requerem uma boa aeração. É aconselhável plantar em locais onde o ar circule livremente, mas não haja correntes de ar forte.
Ao escolher um local, certifique-se de que não haja fontes potenciais de infecção nas proximidades. Isso inclui árvores frutíferas, arbustos e outras plantas ornamentais.
O solo para uma rosa do parque deve atender aos seguintes requisitos:
- frouxidão, leveza;
- boa respirabilidade;
- acidez neutra;
- teor de nutrientes suficiente.
Se o local tiver solo pobre e infértil, você precisará preparar um local para o plantio com antecedência. Desenterre o solo. Composto ou húmus são adicionados a ele para atrair minhocas. Eles secretam vermicomposto, que é a melhor fonte de nutrientes para as plantas.
Preparando a rosa
As mudas são usadas como material de plantio. É melhor comprá-los em viveiros ou lojas de jardinagem. É aconselhável levar material de plantio em vasos pequenos. Basta transferi-los para uma cova junto com um pedaço de terra, cavar com solo fresco e água.
Mudas com raízes abertas devem ser preparadas:
- Mergulhe em água fria por 2-3 horas.
- Examine a raiz em busca de danos, defeitos, focos de decomposição.
- Apare as raízes quebradas.
- Mergulhe os brotos inferiores na solução fungicida por 20 minutos antes de plantar.
Até a época do plantio, as mudas devem ser armazenadas em local fresco. Um porão ou adega funcionam melhor. Os rebentos com raízes abertas devem ser plantados dentro de 3-5 dias, caso contrário, irão secar.
Plantando uma rosa-do-parque
O procedimento é realizado à noite. Nesse caso, o clima deve ser favorável, sem chuvas intensas.
Como pousar:
- Cave um buraco com 70 cm de profundidade.
- Argila expandida ou pedra triturada é colocada no fundo para drenar o líquido.
- Despeje uma camada de mistura de solo solto.
- Coloque a muda dentro.
- Cubra com terra e aperte levemente ao redor dos brotos.
- Polvilhe com água.
Após o plantio no outono, a planta deve ser regada 1-2 vezes por semana até que apareça a precipitação. Então a frequência é reduzida para que o arbusto se prepare para o inverno.
Como cuidar das rosas do parque
Após o plantio em terreno aberto, vários fatores desfavoráveis afetam a planta. Para que se adapte às novas condições e no futuro agrade com a floração regular, são necessárias várias medidas agrotécnicas.
Rega, cobertura morta e soltura
Os procedimentos listados são necessários para qualquer tipo de rosa. As variedades do parque são menos sensíveis à escassez de água e às secas. Recomenda-se rega rara, mas abundante. Cada arbusto adulto requer 20-30 litros de água morna e sedimentada.
A rega é realizada uma vez por semana. Na presença de precipitação, a frequência é reduzida. As folhas das variedades do parque evaporam rapidamente a umidade.A aspersão é recomendada em tempo seco.
A maior parte da água é trazida no outono, em preparação para o inverno. Para 1 arbusto, 50-60 litros de líquido são usados para que as raízes fiquem totalmente saturadas.
A cobertura morta é recomendada para reter a umidade no solo. Use casca de árvore, serragem, palha. A cobertura morta é colocada no solo após a rega em uma camada de 5-10 cm.
O afrouxamento do solo é realizado à medida que ele se comprime. Com irrigação rara, o solo permanece leve por muito tempo. Portanto, o procedimento é necessário uma vez a cada 1-2 meses.
Top curativo
O cuidado competente da roseira canadense não está completo sem fertilizantes. No primeiro ano após o plantio no solo, a cobertura não é necessária. Em abril, os arbustos são fertilizados com uma complexa composição mineral. Eles também usam excrementos de pássaros ou esterco podre - 100 g para cada arbusto.
A segunda vez que o nitrato de amônio é usado em maio. Por 1 sq. m de solo adicione 10-15 g de solução. A realimentação de minerais é realizada no início de junho.
Quando os botões murcham, o composto e o superfosfato são recomendados. Em agosto, o acabamento final é feito com sal de potássio e cinza de madeira.
Podando e modelando o arbusto
Durante os primeiros 2-3 anos, as rosas do parque não precisam ser aparadas. No futuro, o arbusto é podado com a retirada simultânea de brotos secos e fracos. É em forma de tigela.
Apenas as variedades que florescem duas vezes por ano são cortadas. Os arbustos que florescem uma vez não precisam ser cortados.
Doenças e pragas
As rosas do parque são resistentes a infecções. As doenças se desenvolvem apenas com uma violação grosseira da tecnologia de cultivo ou com uma total falta de cuidado.
Possíveis doenças:
- oídio;
- murcha de fusarium;
- mancha negra;
- podridão cinzenta;
- ferrugem.
O tratamento depende do tipo de infecção. Os fungicidas de amplo espectro são comumente usados. Os brotos afetados devem ser removidos dos arbustos para que a infecção não se espalhe. Pulverize com fungicida 2-3 vezes.
A rosa pode ser afetada por pragas:
- pulgão;
- centavos;
- ácaros da aranha;
- rolos de folhas;
- bainhas.
Para espantar as pragas, recomenda-se que as roseiras do parque sejam pulverizadas com água com sabão, infusão de alho ou calêndula. Quando as plantas são danificadas, é necessário um tratamento complexo com inseticidas.
Como propagar uma rosa-do-parque
Existem vários métodos para obter uma nova planta com arbusto-mãe. Uma das vantagens das rosas do parque é que elas se reproduzem bem de quase todas as formas.
Estacas
O método é considerado o mais simples, mas o mais longo. Os caules semilignificados são usados como material de plantio. Eles são separados antes ou depois da floração.
O caule cortado deve ter 2-3 folhas e o mesmo número de botões. A parte inferior da estaca é mergulhada na água até que apareçam pequenas raízes. Em seguida, é plantado em um substrato nutritivo.
Dividindo o mato
O procedimento é realizado em abril ou início de maio. O arbusto é escavado no solo, dividido com uma faca afiada ou podador. Os rebentos superiores são podados. Cada corte é embebido em uma solução anti-séptica e, a seguir, plantado em terreno aberto ou em recipientes com solo nutritivo.
Reprodução por camadas
As rosas do parque têm hastes bastante flexíveis para este procedimento. É escolhido um broto jovem e saudável, que é dobrado e pressionado no chão. De cima é coberto com terra e regado.
As camadas são feitas na primavera. Eles criam raízes até o outono. Na primavera seguinte, eles são separados da mata-mãe e plantados em um novo local.
Reprodução pela prole
Um grande número de rebentos de raízes laterais é formado nas rosas do parque. Eles geralmente crescem no lado sul do mato. Eles são separados da planta e plantados em um recipiente com solo bem fertilizado.Como resultado, uma muda jovem é obtida do sugador de raiz, que pode ser plantada em local aberto no outono.
Reprodução por enxerto
Rosas varietais são enxertadas em um quadril. O método consiste em transferir uma parte da planta para outra. Para reprodução, um caule ou botão de uma rosa é enxertado em uma roseira.
O procedimento é realizado na primavera. A vantagem do método é que permite preservar as características varietais da flor. A principal desvantagem é que leva muito tempo para cultivar novo material de plantio. Além disso, mudas enxertadas e botões geralmente não criam raízes em um novo arbusto.
Recomendações
Para facilitar o cultivo e o cuidado das rosas do parque, existem algumas dicas de jardineiros experientes. Isso ajudará a eliminar erros comuns entre iniciantes.
Dicas úteis:
- A cova de plantio deve ser 2-3 vezes mais profunda do que a altura da muda.
- Apenas estrume podre ou estrume é usado como fertilizante. Fresco pode provocar podridão radicular.
- No momento do plantio, as raízes da muda podem ser mergulhadas em uma solução de argila para proteção contra nematóides e para acelerar o crescimento.
- A cal é adicionada a solos com alta acidez.
- As rosas do parque não devem ser plantadas muito próximas, para que não se somem umas às outras.
- Para proteção contra pragas, a cinza do tabaco é adicionada ao solo próximo ao arbusto.
- As flores da planta devem ser removidas imediatamente após murchar.
Ao cultivar rosas de parque, é importante cumprir os padrões agrotécnicos básicos. O cuidado inadequado pode levar ao murchamento prematuro e à morte da planta.
Conclusão
Plantar e cuidar de uma rosa do parque é um processo passo a passo que requer uma abordagem competente e responsável. Apesar da despretensão, essas plantas precisam criar condições adequadas. Assim poderão agradar ao proprietário com uma floração regular e exuberante, ausência de doenças e resistência a fatores adversos.